destination_wedding

Uma cosa é fato: nunca destination weddings estiveram tanto em alta como agora! Destination Wedding é o termo usado para casamentos fora de sua cidade Natal. Pode ser no exterior ou numa cidade diferente de onde os noivos moram, com o objetivo de escolher um cenário diferente para o casamento e proporcionar uma experiência única para os convidados. Já pensou casar em Paris num barco sobre o Rio Sena? Ou na Grécia com vista para o mar mediterrâneo? Numa vila medieval na Itália? Ou mesmo numa pousada em Trancoso, Tiradentes ou Búzios? Tudo isso é possível!

Para ajudar, conversei com quem mais entende do assunto e reuni 10 dicas essenciais para quem planeja um destination wedding. A Fernanda Silva é a brasileira à frente da Wedding-Luxe, empresa especializada em casamentos elegantes e sofisticados em toda  a Europa. E a agência de viagens Cinqtours Viagens é especializada em organizar casamentos e pacotes de viagens para convidados de destination wedding.

Vdn1 Antes da escolha da data, vários fatores devem ser considerados: clima (época de chuva, sol ou frio), alta e baixa temporada, grandes eventos (Carnaval, feiras importantes, festivais (Festival de Cannes. Chiang Mai na Tailândia no Festival das Lanterninhas, lugares de cultura vinícola na época da colheita e por aí vai). Essa é uma dica importante da Cinqtours Viagens.

VDN2 Que tipo de cerimônia o casal deseja? Somente simbólico, religioso ou ambos? A cerimônia simbólica é a mais apropriada para um destination wedding em outro país. Caso você opte por uma cerimônia religiosa na igreja, discuta com a sua wedding planner os países onde isso poderá ser feito e não se esqueça que a cerimônia religiosa deve ser realizada dentro da igreja. Assim se seu sonho for uma cerimônia ao ar livre, sugiro uma cerimônia simbólica desde o início.

vdn3 Qual estilo de festa o casal sonha? Íntima (somente os dois e então não precisam se preocupar com hospedagem e logística de mais ninguém?), Mini (somente os mais íntimos e a logística/hospedagem ficará por conta do casal?), ou um Destination com todos as pessoas queridas no evento (o destino deverá comportar seus convidados, mesmo que não seja todos no mesmo hotel da cerimônia/festa, mas que haja programação de um transfer para as pessoas. Uma wedding planner local ou agência de viagens especializada pode te ajudar indicando os melhores locais para seu estilo de festa.

vdn4 Determine seu orçamento e o que irá abranger. Irá pagar a festa e apenas a viagem do casal? Cada convidado irá arcar com suas próprias despesas ou os noivos irão incluir despesas como transfer até o local da festa, coquetel de boas vindas no dia de chegada, city tour de passeio e brunch no dia seguinte do casamento? Hospedagem para todos ou somente para pais e padrinhos ou para ninguém? Não há regras sobre isso, os noivos quem devem decidir dentro do tamanho do orçamento do casal.

vdn5 A contratação de um profissional que conheça o destino e tenha contatos é muito importante para a tranquilidade do casal na ocasião do casamento. Salvo se os mesmos tiverem a oportunidade de viajar várias vezes para fazer consultas, pesquisar e degustar todos os detalhes. Esta wedding planner será os olhos e vozes do casal no local escolhido, ela quem irá intermediar todos os contratos, sugerir os melhores fornecedores locais desde a decoração até a gastronomia, tomar decisões na ausência do casal e receber os convidados adequadamente. A Wedding Luxe, além de organizar casamentos sofisticados na Europa, também atua com Wedding Designer.

vdn6 Os convites devem ter todos os detalhes e serem entregues com maior antecedência, pois os convidados precisam em muitos casos programar férias ou saídas para a ocasião. Eu indico enviar o save the date com pelo menos 8 meses de antecedência.

vdn7 Informe seus convidados o que devem vestir. Um vestido longo bordado definitivamente não combina com uma casamento na praia. A elegância e sofisticação reside em estar apropriadamente vestido para o evento. Chapéus, fascinators, vestidos na altura do joelho são extremamente elegantes para um destination wedding ao ar livre, mas não são apropriados para um casamento num hotel de luxo, por exemplo. Peça a sua wedding planner que informe a vestimenta mais apropriada para o seu evento e informe seus convidados, eles certamente irão te agradecer.

vdn8 Ofereça um mimo aos convidados. Os seus convidados certamente viajarão muitas horas para estarem presentes em seu casamento, assim eu sempre sugiro uma forma de agradecê-los. O  “Welcome Bag“ é um dos meus itens preferidos. Ele pode ser uma pequena caixa ou sacola com algum produto local e claro o programa do destination wedding.

vdn9 Mesmo o casamento sendo no exterior, é legal dar toques brasileiros. Mesa de doces e bem casados é algo bem tradicional nosso, por exemplo, e você pode levar do Brasil, assim como as rasteirinhas para distribuir na pista e uma seleção musical incluíndo músicas brasileiras!

vdn10 Os fotógrafos brasileiros estão entre os melhores do mundo e estão acostumados às festas longas, noturnas e animadas dos brasileiros, bem diferente de como costuma ser no exterior. Considere levar este professional do Brasil ou contratar as fotógrafas brasileiras que moram na Europa e indicamos em nosso Guia de Fornecedores, a Gabi Alves e a Fabiana Maruno.

Veja nossa categoria especial sobre Destination Wedding no Guia de Fornecedores.

Foto da capa: Fabiana Maruno 

converse com a gente
 0      2       0})
DEIXE SEU comentário
7 Comentários
  1. Taís Moura, disse:

    Uma outra dica q aprendi é fazer uso da acessora disponibilizada na maioria dos hotéis que fazem festa de casamento.
    É uma boa economia (estou gastando MEDADE do orçado por muito mais luxo!) e estou tendo uma ótima assessoria em português!

    Sobre os “mimos”, concordo completamente. Seus convidados já deram duro para estar no seu casamento, certos agrados são muito bem-vindos.
    No meu caso, como no casamento não tenho tanto trabalho (tudo praticamente fora), estou aproveitando para fazer alguns DIY como cartão postal, tag de mala, lembrancinhas, save the date, polaroid nas mesas para fotos instantâneas e divertidas, entre outros mimos.

  2. Dalila, disse:

    Acho lindo destination wedding, mas acho que a maioria dos convidados ainda acham estranho. Eu nem pensei em fazer isso no meu, pois achei que daria muita confusão na família… rsrs
    Espero que daqui um tempo isso se torne um costume aqui no Brasil também.

  3. Camila Frazão, disse:

    Achei bacana a ideia, mas se muita gente tem dificuldade de casar dentro do próprio país, quem dirá longe. No meu caso, me contento com uma lua de mel ou uma viagem internacional mais pra frente.
    Mas se tivesse mais condições, com certeza faria isso.
    http://www.casalsemfronteiras.com.br

  4. Andrea Cardoso, disse:

    A Fernanda Silva organizou meu casamento em Roma, ela cuidou de todos os detalhes. Eu sempre aconselho um destination wedding, é uma experiência incrível! Todos que puderam comparecer ficaram encantados com tudo. As fotos, feitas pela Gabriela Alves, indicada pela Fernanda, são apaixonantes, quem as vê tem vontade de casar como eu, hehehe. O vídeo tb é emocionante. Enfim, tudo saiu perfeitamente lindo e de muito bom gosto. Todos os profissionais que a Fernanda contratou foram de uma qualidade superior e ela é uma querida que mora no meu coração. Agradeço muito por ela ter transformado meu casamento em um sonho real.

  5. Tatiane Mano, disse:

    Nós realizamos nosso Destination Wedding em Paris também com a Fernanda Silva, da empresa Wedding Luxe, em janeiro deste ano. Foi o dia mais incrível da nossa vida. A equipe toda é formada por brasileiros que moram na Europa há anos, o que facilitou muito a concretização desse sonho, pois têm a experiência com a cultura da França e a sensibilidade do Brasil. A Fernanda Silva é atenciosa e cuidadosa. Um amor! O casamento superou nossas expectativas. E o que dizer da fotógrafa Gabi Alves? Competência e simpatia resumem essa profissional. Hoje tenho um álbum de fotos que mais parece um conto de fadas. Já agradeci milhões de vezes, mas não me canso: obrigada à equipe da Wedding Luxe!

  6. Fernanda Silva - Wedding Luxe, disse:

    Queridas Tatiane e Andrea, que carinho especial! Muito obrigada pelas palavras e acima de tudo por saberem o quanto amamos aquilo que fazemos. A Wedding Luxe é um sonho realizado e a Gabi Alves é uma pessoa querida que sabe mais que ninguem captar o nosso sonho ??. E cada dia mais e mais noivinhas querem fazer Destination Weddings ! Obrigada, Fernanda Silva – Wedding Luxe

  7. Carla Lage, disse:

    Simplesmente maravilhoso e perfeito ter realizado meu destination wedding na Costa Amalfitana, nesse ano, com as queridas Fernanda Silva e Gabi Alves!!! Lugar espetacular indicado pela Fê, que realizou com muito carinho todos os detalhes da decoração, lembrancinhas para os convidados, selecionou ótimos profissionais italianos para cabelo e maquiagem (das minhas convidadas e o meu), e indicou a Gabi, excelente fotógrafa, que captou com tanta precisão todos os momentos emocionantes que vivemos nesse dia lindo!!! Só tenho a agradece-las por ter superado totalmente nossas expectativas e realizado um casamento dos sonhos!!! Desejo muito sucesso e muitos “destination weddings” para vcs!!! E quem sabe nos encontremos novamente em uma renovação dos votos?! ;)
    Bjos Carla Lage

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Fim de semana chegando, quem vai aproveitar para resolve a lista de presentes com o noivo? Vou confessar que essa foi uma das partes favoritas do meu casamento. Não só o fato de ganhar presentes, mas ler cada cartão carinhoso que vinha junto, decidir na casa nova o espaço de cada produto, organizar jantares em casa com amigos para usar os presentes novos. Perguntei para nosso parceiro Pontofrio.com os 10 produtos mais vendidos na loja online para ajudar vocês na hora de escolher os presentes.

Clique na bolinha rosa para ir direto para a página do produto saber mais informações.

 

converse com a gente
 0      1       0})
DEIXE SEU comentário
4 Comentários
  1. Aline Farias, disse:

    Boas dicas pra colocar na lista de presentes, na loja.
    Mas fiquei confusa, nunca vi o cesto de roupa está citado nessa lista. Interessante!!!
    É falta de educação colocar lista em lojas para os convidados comprar o presente?

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Aline,
      Colocar uma lista de sugestões de presentes em lojas é uma prática bem comum, com o objetivo de facilitar a vida do convidado na hora de comprar o presente. Você pode montar lista em até 3 lojas, e com uma seleção de presentes de vários valores (opções baratas, médias e caras) para o convidados ficar à vontade de comprar o presente na faixa de preço que quiser. Lembrando que não é obrigatório o convidado comprar presente na sua lista, é apenas uma sugestão de presentes! Beijos

  2. Sara, disse:

    Acho q todos deveriam utilizar a lista de presentes ao menos como parâmetro de escolha.
    No meu casamento a maioria utilizou a lista, mas como ainda tem gente que não gosta de lista. Acabamos ganhando 6 panelas elétricas de arroz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

trailer-alessandra-e-henrik.Still019-1024x576-560x315

Uma das partes mais bacanas de ter um blog de casamento é poder conhecer um pouco dos significados das festas de casamento em todo o mundo. A Alessandra é brasileira e o Henrik é de Copenhague, capital da Dinamarca. Eles se conheceram no Rio de Janeiro em uma noite de ano novo, logo depois de a Alessandra ter feito uma oferenda para Iemanjá pedindo por um namorado.

Decidiram fazer duas festas: o casamento civil seguido de Brunch na Dinamarca,  e o casamento espiritual seguido de festa grande no Brasil.

A Alessandra conta mais detalhes: “A maior parte dos nossos amigos estão ao redor do mundo e queríamos que eles fossem aos dois casamentos, mas sabíamos que isso seria muito difícil. Por isso fizemos um convite bem bacana contando a nossa história – que aconteceu em vários países – por meio de um mapa. O convite foi altamente personalizado, com o nome de cada convidado em um aviãozinho, voando para o Brasil. Foi um convite só para os dois casamentos. Deixamos claro no convite que na Dinamarca teríamos apenas um brunch e que a festança seria no Brasil. Queríamos que todos ficassem com muita vontade de ir. A lembrancinha do casamento dinamarquês foi um saquinho de doce de leite enrolado na palha, com uma etiqueta que dizia: Continua… Brasília, Brasil, 22/02/2014 :) E deu certo. 99% dos convidados estavam presentes. Cerca de 30% foram aos dois casamentos.

Apesar de o hotel que escolhemos pra fazer o casamento ser lindo, queríamos que ele tivesse mais a nossa cara. Por isso, mergulhamos no tema viagens, já a nossa história se desenrolou entre os quatro países que morei durante o nosso namoro. Espalhamos guias turísticos e fizemos os marcadores de lugares de cada convidado em forma de etiqueta de bagagem.

Também era muito importante pra mim ter alguns elementos dos casamentos brasileiros, para que o casamento realmente simbolizasse a integração de duas culturas. Resolvi, então, fazer uma mesa de doces, que não existe nos casamentos dinamarqueses. Trouxe forminhas do Brasil e, nas véspera do casamento passei a tarde fazendo cocadinha, brigadeiro, cajuzinho e mousse de maracujá”.

A Brigadeiro Filmes foi até a Dinamarca para filmar o casamento civil e brunch. Durante o brunch sempre tem o momento dos discursos, que eu particularmente adoro! E tem algumas tradições como cortar a meia do noivo para o seu “chulé” se espalhe e, assim, as outras mulheres não queiram mais ficar perto dele. Além disso, durante a recepção, quando os convidados batem os pés no chão, os noivos precisam entrar embaixo da mesa para se beijar e, quando batem os talheres nos pratos, os noivos precisam se beijar em cima de uma cadeira.

Alessandra + Henrik // Trailer from Brigadeiro Filmes on Vimeo.

relação de profissionais desse casamento

Vídeo: Brigadeiro Filmes (SP)

Local: Nimb (Dinamarca)

Decoração: My love for Weddings

Bolo e docinhos: A noiva!

Convites e identidade visual: Estúdio Revoada (BSB)

Vestido da noiva: Anja Elefteria

Acessório de cabelo: Jannie Baltzer

Blog da Noiva: My love for Weddings

converse com a gente
 0      0       0})
DEIXE SEU comentário
8 Comentários
  1. Alessandra, disse:

    Olá, Fernanda,

    Obrigada pela linda publicação! Adorei! Muito obrigada também por ter mencionada meu blog. Se as noivas quiserem ler mais sobre o meu casamento ou outros casamentos internacionais podem acessar: http://www.myloveforweddings.com (em inglês).

    Um abraço,

    Alessandra

  2. Cass, disse:

    Gente, que delicia de casamento!!! Adorei!!!
    Fiquei morrendo de vontade de ver o convite e também o casamento no Brasil!!!!
    Bjoss

  3. Bella Lanzillo, disse:

    Adoreiii! Amo conhecer outras culturas e a noiva estava linda! Parabéns e felicidades!

  4. Lara, disse:

    nosssa gente isso é um sonho que coisa mais linda!!!

  5. Alessandra, disse:

    Obrigada, meninas!
    Eu também fiquei muito feliz com o vídeo e super recomendo o Brigadeiro Filmes. Eles são perfeitos. Para ler mais sobre meu casamento, inclusive ver o convite, e outros casamentos internacionais, podem visitar o meu blog: http://www.myloveforweddings.com

  6. Cassia, disse:

    Obrigada Alessandra!!
    Que lindo seu blog!!
    Mas não consegui achar o convite…
    bjosss

  7. larissa, disse:

    Q coisa mais linda gente!
    Adorei. Como os casamentos sao diferentes em outros lugares. Mas nao deixa nunca de ser emocionante. Adorei a parte da meia =)
    Bjs

  8. Ma, disse:

    Lindo video !!!! O noivo super emocionado e feliz!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>