suculentas-cupcake

O casamento da minha irmã mais nova está chegando e ontem foi o dia do Chá Bar! Vou contar tudo para vocês sobre como organizamos a festa. A primeira coisa era decidir qual das festas os noivos iriam querer: Chá de Cozinha (em alguns lugares chamado de Chá de Panela – festa em que só as meninas participam), Chá Bar (quando meninas e meninos participam) ou Chá de Lingerie (também somente meninas, mas ao invés de presentear com itens para casa nova, são lingeries para o enxoval da noiva). Os noivos escolheram fazer um Chá Bar, para que todos os amigos pudessem participar.

O segundo passo é escolher o tema. Eu sempre falo, com um tema definido fica muito mais fácil de organizar qualquer festa, mesmo que o tema seja apenas uma cor! Para escolher o tema, é legal pensar no que os noivos gostam, pode ser relacionado com algum hobby ou ocasião. No caso da Renata e o Claudio, eles vão passar a lua de mel num resort no México, então resolvemos usar isso como tema do Chá Bar: uma festa mexicana! 

Quando pensamos em festa mexicana, 3 coisas são muito importantes: comida, bebida e música. Não dá para pensar em festa boa sem comida boa, bebida boa e música adequada, ainda mais pensando em México, país que tem a gastronomia tão forte. Então o terceiro passo era arranjar um bom serviço de catering de comida mexicana. Pedi ajuda para um amigo meu mexicano que mora no Brasil e ele indicou um restaurante com boa comida mexicana de verdade. Encomendamos de lá todos os tacos, burritos, quesadilhas, totopos e molhos. Bebida também é importante, então pedi ajuda para a Bar e Barman, que aliás foi um dos maiores sucessos da festa. Tinha margarita frozen de 3 tipos diferentes e mojitos (ok, mojito não é mexicano, mas é a bebida favorita dos noivos!). Os drinks foram decorados com pimenta, ficaram o máximo! Além do bar, havia também cerveja e champanhe Laurent-Perrier, já tradição nas festas da família. OK, champanhe não tem muito a ver com festa mexicana, mas fiz uns gelinhos com pimenta dentro e assim ficou tudo combinando com a decoração! Para a parte musical, o DJ Julio Cesar da DB2 Produção gravou pra gente uma trilha sonora de músicas mexicanas e latinas, não tem coisa melhor para festa ficar no clima certo.

Itens básicos decididos, o quarto passo foi pensar na decoração. Resolvemos fugir de qualquer decoração pronta mexicana, nada de comprar itens em loja de festas e ficar com cara de decoração padronizada. O conceito era fazer uma festa com cara de “resort mexicano”, algo mais leve e chique mesmo, sem precisar encher todas as mesas com sombreros. Escolhemos os cactus e suculentas como inspiração e toda a decoração foi baseada nisso. Aproveitando que a Marina (minha irmã, somos em 3) é paisagista, ela e a Renata foram numa loja de jardinagem e compraram muitas suculuntas e cactos. Usamos vasos e potes de cerâmica sempre branco como base. Espalhamos os arranjos de suculentas por todas as mesas e a decoração estava decidida!

O quinto passo, meu favorito, a mesa de doces! Seguindo a mesma linha da decoração, encomendei com a Sweet Carolina doces com o tema de lua de mel no México. Ela criou cookies com o calendário Maia, mini bolos em formato de pirâmide e malas de viagem, cakepops em formato de cactos e suculentas, mini cupcakes também com cactos e suculentas e os pirulitos de chocolate de babados coloridos. Tão lindos que da dó de comer (mas eu estou comendo gora porque também são deliciosos!). Também encomendei brigadeiro belga e doce de capim limão da Louzieh, são muito bons! Para complementar, um casal de noivinhos com mini sombreros na mesa de doces, ficou fofo.

Quando a Renata comentou com as madrinhas que o tema seria festa mexicana, uma delas sugeriu ter um carrinho de picolés do Los Paleteros, o sorvete mexicano a base de frutas que tem feito bastante sucesso no Brasil. Acabou sendo a atração da festa e dentro do tema.

Por último, só faltava decidir se haveria brincadeiras com os noivos ou não. Noivos, madrinhas e padrinhos optaram por não ter. Na minha opinião, esses eventos de Chá Bar acabam sendo uma boa ocasião para reunir todos os amigos, quase um “esquenta” para o casamento. O objetivo era todos se divertirem, comerem, beberem, terem uma noite agradável junto com os noivos. Sem brincadeiras que pudessem constranger ou entediar os outros.

Só mais um detalhe que foi bem legal: compramos um Guia de Viagens do México e deixamos disponível para os convidados escreverem mensagens. Uma boa recordação para os noivos lerem enquanto estiverem a caminho da lua de mel!

E que venha o casamento!

relação de profissionais desse casamento

Fotos: Fernanda Floret

Comida Mexicana: La Mexicana

Bar: Bar e Barman

Arranjos Suculentas: Marina e Renata Floret

Cupcakes, mini bolos decorados, cookies, pirulito de chocolate: Sweet Carolina

Doces: Louzieh

Picolés Mexicanos: Los Paleteros 

Trilha Sonora: DB2 Produção

converse com a gente
 0      2       0})
DEIXE SEU comentário
6 Comentários
  1. Ruth Rufino, disse:

    Fernanda, admiro muito seu trabalho e todo empenho aplicado nele, isso é mais que visível em cada post.
    Á pouco tempo fiz minha festa de noivado e várias ideias tirei do post do noivado da sua irmã, foi uma ótima referência.
    Quando possível, gostaria de compartilhar com vc as fotos do dia!
    Sobre o Chá bar, sem comentários! Ficou simplesmente lindo! Tudo cheio de significados.
    Eu já fui para o México e esse chá bar me fez recordar muitas coisas.
    Caso eles ainda não conheçam, vão adorar o México.
    Bom, agora ficamos na ansiedade aguardando o grande dia para vê as fotos tb…rs
    Obrigada
    Beijos
    Tenha uma ótima semana!

    Ah, e parabéns pelo baby!

  2. MONICA REZENDE, disse:

    Parabéns Fernanda! Linda festa, tudo muito criativo. Adorei os cupcakes com suculentas. E não conhecia estes picolés mexicanos, aonde encontra-los? Fiquei com água na boca!
    Bjs aos noivos. Monica

    • Fernanda Floret, disse:

      Monica, você é sempre tão carinhosa! Existem vários pontos de venda dos picolés em SP, entre eles shopping Eldorado, SP Market, Shopping Paulista, Al. Lorena. Bjos!

  3. Lara, disse:

    Olá, Fernanda. Adorei toda a sua narrativa sobre a organização desse chá-bar. Muito legal mesmo!
    No entanto, acredito que muita gente não sabe, o Los Paleteros é uma empresa nacional, cuja fábrica fica na pequenina cidade de Barracão, no Paraná (meu estado natal). Os picolés que lá são fabricados, tem uma inspiração nas paletas mexicanas, mas eles não são mexicanos. São nacionalíssimos!!
    Desculpe a correção, mas como uma boa paranaense, não podia deixar de enaltecer as coisas boas de minha terra natal.
    Sugestão: quando comprar um picolé desses nos shoppings, não deixe a atendente tirar o pacotinho, assim você poderá comprovar o que estou dizendo ou se preferir, no site deles tem essa informação.
    Parabéns pelo seu belo trabalho que eu admiro!

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Lara, ah sim, eu sei que eles são produzidos no Paraná! Na verdade eu nem pretendia fazer nenhuma “propaganda” dos Los Paleteros, eles não são meus parceiros nem nada, nós pagamos normalmente para ter o sorvete na festa. E no fim, acabou fazendo sucesso, rs! Só escolhemos porque tem inspiração mexicana, então faz sentido na festa. Absolutamente tudo na festa é de inspiração mexicana, mas feito no Brasil, claro… a comida, bebida, doces… e o picolé. Beijos

  4. Renata, disse:

    O post ficou lindo!!! Os docinhos, as paletas mexicanas, o bar, foi tudo muito bom!! A festa ficou linda e divertida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

segredo_das_noivas

Nada melhor do que compartilhar experiências! Para quem não viu o primeiro post sobre o assunto, clique aqui.

segredo6
Casamento Ana Paula + Charles
Delegar funções e esquecer
Graças a Deus durante a cerimônia e festa não tive problema no meu casamento. Mas já havia recebido uma dica muito importante caso houvesse algum problema, uma amiga me avisou que se por acaso ocorresse algo que não era programado ou esperado ou mesmo que me descontentasse era para pedir primeiramente para o cerimonial intervir e posteriormente esquecer, porque provavelmente ninguém notaria e os acontecimentos positivos seriam maiores que os negativos. Então estava ciente que se  o inesperado ocorresse iria aproveitar do mesmo jeito“.

segredo5
Casamento Naira + Timothy
Contratar uma cerimonialista
“Uma coisa que eu vi que tinha pisado na bola antes do casamento começar foi a ausência de uma cerimonialista. Como eram apenas 28 convidados, todos extremamente próximos, e como eu já sabia todos os fornecedores que queria, achei que não fosse necessário. Resultado: os convidados foram chegando no hotel para um lounge que tínhamos preparado e ficaram perdidos, pois nós noivos não estávamos la. Houve desencontro de algumas pessoas, recebi várias ligações pois não conseguiam encontrar o local e a decoração do local da cerimônia não ficou como eu quis. Isso atrasou minha maquiagem, me deixou bastante estressada e não deu tempo bater fotos na praia com os convidados. Se eu pudesse mudar, mudaria isso, não importa o quanto custasse. Cerimonialista é ESSENCIAL, não importa o tanto de convidados! Outra dica é sempre fechar fotógrafos e equipe de vídeo em um só local ou que já trabalhem juntos. Dessa forma cada um já sabe seus limites, já tem intimidade para trabalhar em conjunto e o fluxo de trabalho flui com mais facilidade”.

segredo4
Casamento Fabiana + Filipe
Contratar RSVP Ativo
No meu casamento várias coisas não aconteceram da maneira que eu esperava. Honestamente acho que isso é beeem comum, no entanto não impede que gere algum tipo de frustração e eu realmente imagino que isso deve acontecer com a maioria das noivas. Obviamente são detalhes e que no final das contas não tiram o brilho daquela noite tão especial. O que mais me arrependo até hoje é de não ter feito um RSVP ativo porque no final das contas, o número de pessoas ausentes foi maior do que o esperado e se eu tivesse essa informação antes teria me programado para convidar mais pessoas que eu gostaria de ter convidado e no meio do caminho tive que cortar da lista“.

converse com a gente
 0      0       0})
DEIXE SEU comentário
7 Comentários
  1. Fernanda Camargo Farias, disse:

    Mais uma vez gostei das dicas das noivas, são sempre bem vindas! Obrigada!

  2. Daniela, disse:

    Bem eu mandei fazer o meu vestido e faltando 24hs ele não estava como imaginei… (ficou horrível) fiquei firme e fui a única loja em que havia provado somente um vestido. Não tinha mais nenhum dinheiro, nenhum mesmo. Mas em apenas 1 hora escolhi um vestido que não precisava de reparos para mim e na loja precisava dar uma entrada de hum mil (isso mesmo). Mas a vendedora que foi um anjo do Senhor em minha vida, fez uma promissória e passei no cartão de crédito que para minha surpresa tinha saldo suficiente. Me debrucei em lágrimas ali mesmo… quando contei ao noivo por telefone ele me disse assim: ” me casaria com você com qualquer vestido”. Fiquei muitos meses sem conseguir ver as fotos, porque não me casei com o vestido dos meus sonhos, mas o que importa mesmo é que Deus abençoou e sou eternamente grata por Ele sempre providenciar tudo!!!

  3. Marielen, disse:

    No meu casamento eu queria que os lugares fossem marcados, porque alguns dos convidados eram ex-namorados e eu não queria que ficassem próximos. Mas mesmo entregando o desenho do salão, as listas com nomes, número das mesas…a cerimonialista se enrolou toda e acabou deixando tudo mais bagunçado. Se soubesse teria deixado os lugares livres. Muitas pessoas confirmaram e não foram, mas isso não tem jeito de mudar, imprevistos acontecem e com isso tivemos umas 15 pessoas ausentes.
    Também tive problemas como uma das madrinhas… na última hora a madrinha achou que não estava com vestido adequado e não entrou, ninguém me falou na hora, pois se eu soubesse teria pedido para ela entrar de qualquer jeito, eu queria a presença dela independente do vestido que ela estivesse usando.
    Fora esses pequenos imprevistos meu casamento foi maravilhoso e eu lembro todos os dias de cada emoção que eu senti!

  4. Milena, disse:

    Muito bacana o post. Meu casamento foi um sonho, mas acredito que toda noivinha mudaria uma coisa ou outra. No meu caso, eu sonhei em casar em um local aberto e gramado, mas com o orçamento apertado, acabei optando por um cerimonial fechado e mais em conta. Eu pesquisei pouco, tive um 2013 complicado. Depois, acabei encontrando cerimoniais do jeito que eu queria e pouca coisa mais caro. Por isso, minha dica para as noivas é: PESQUISEM! Corram atrás, se envolvam, perguntem… Isso nunca é demais quando o que está em jogo e o sonho do nosso casamento.

  5. Lorena Castro, disse:

    Super dicas… Adoro!

  6. selma m., disse:

    todas essas dicas sao valiosas mesmo, pois é só fazendo a festa mesmo para sabermos de tudo que pode acontecer no dia!

  7. vanessa, disse:

    Eu teria escolhido mais padrinhos, e teria convidado pessoas que cortei da lista. Escolhemos em ter poucos padrinhos e nenhum da família para não dar briga entre as pessoas da família, assim nossos padrinhos eram só amigos, me arrependo disso pois tem algumas pessoas que são da família mas são além disso são amigos de verdade, não deveria ter comparado um com o outro. Além disso cortei pessoas da minha lista e me arrependo, gastei tanto com decoração, banda, locação do espaço que o custo com comida e bebida foram pequenos que deveria ter convidados todos que tinha vontade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

segredo_das_noivas

Casamento é realizar um sonho, uma etapa da vida celebrada entre as pessoas que a gente mais ama, família e amigos. Simplesmente não tem como não ser perfeito! E por mais que cada noiva sempre ache o seu próprio casamento o melhor do mundo, sempre tem uma coisinha que não aconteceu conforme planejado, que não deu tão certo ou que fariam diferente.

Como não cometer os mesmos erros de noivas que acabaram de se casar? Resolvi criar este post no blog para compartilhar os segredos das noivas recém-casadas, aquelas dicas que só quem acabou de passar por isso pode compartilhar a experiência com vocês! Espero que ajude!

segredo1Casamento Ana + Leandro

Cronograma do Making of

“O que mais atrapalhou a minha programação foi a correria na hora de me arrumar. Eu nem sei direito o que aconteceu, se foram as madrinhas ou os maquiadores que atrasaram, só sei que na hora de eu me arrumar, mal tive tempo de curtir e meu penteado ficou meio solto…. Tanto que me achei ‘despencada” em várias fotos! Esse atraso também atrapalhou o horário da cerimônia, que acabou acontecendo bem no pôr do sol, e não pudemos tirar as fotos com os padrinhos na luz do dia. Acho que o meu conselho pras futuras noivas, seria organizar bem com a assessora o cronograma do dia e ficar em cima mesmo pra que ela faça acontecer do jeito que planejaram”. 

segredos3Ana Paula + Julio

Mudança de cabelo entre cerimônia e festa

“A cerimônia e a festa do meu casamento aconteceram no mesmo local. Eu quis aproveitar o tempo que seria necessário para as pessoas se acomodarem na festa e iniciar o coquetel para transformar meu coque da cerimônia num penteado solto e quem sabe fazer algumas fotos com padrinhos, pais e só nossas. Estão aí duas coisas que eu mudaria. Deixar o cabelo solto na festa não foi como eu imaginava, porque além de muitos abraços eu dancei muito, logo o cabelo estava desarrumado e eu morrendo de calor. O outro erro foi não delimitar quais seriam as fotos e quanto tempo no máximo levaríamos nisso. A combinação arrumar cabelo e fazer fotos levou muito tempo e acabamos demorando para entrar na festa”.

segredos2Casamento Marina + Gustavo

Confirmação de Presença

“Nós não queríamos fazer um casamento pra muita gente, pois tínhamos que guardar dinheiro para uma mudança de país devido a estudos (a primeira lista somente dos meus pais, sem nenhum convidado meu, do Gustavo ou da família dele, estava com 250 pessoas). Então, depois de muita polêmica e alguns desentendimentos com nossos pais, conseguimos convencê-los de fazermos um casamento apenas para os avós, tios, primos e alguns poucos amigos bem próximos (e ainda assim a lista final chegou perto de 190 pessoas, pois tenho muitos primos e muitos deles já são casados e tem filhos!). Quando contratamos o serviço de cerimonial, achamos muito caro pagar pelo serviço de RSVP ativo e apenas optamos pelo passivo, no qual as pessoas deveriam ligar para a nossa cerimonial e confirmar a presença delas. Mas infelizmente no Brasil isso não funciona. As pessoas não pensam que faz diferença confirmar ou não e simplesmente ignoram o aviso que está no convite.  Com a data se aproximando, nossa cerimonial nos procurou e disse que não havia recebido uma ligação sequer. E isso me estressou muito. Não somente pelo fato de termos que avisar o local da festa, para ter comida e atendimento suficiente pra todo mundo, mas também porque queríamos organizar as mesas da melhor forma possível, já que o restaurante tinha áreas abertas e fechadas, climatizadas ou não, e faria total diferença sabermos quantos convidados teríamos para tentarmos deixar todo mundo o mais confortável possível. Foi aí que nossos pais começaram a ligar para as pessoas pra tentar saber quem iria ou não. Eu e o Gustavo também passamos a procurar nossos amigos. Nossa surpresa foi enorme! Muita gente não iria e não se preocupou em avisar. Muita gente avisou de última hora que não poderia ir e alguns disseram que iriam e não apareceram (acho que por vergonha de dizer para nós ou para os nossos pais que não iriam). No final, ficou tudo bem, pois na última hora eu consegui uma lista aproximada e não faltou mesa pra ninguém, tampouco ficaram muitas mesas vazias sobrando pelo restaurante. Conseguimos o casamento dos sonhos e não tivemos nenhum problema no dia, por incrível que pareça. Nós conseguimos o casamento que sonhamos, apenas com convidados mais íntimos, o que deixou o ambiente cheio de emoção (a gente ouvia o choro das pessoas durante a cerimônia) e agora sentimos saudade do dia perfeito que tivemos. Mas hoje, eu pagaria por um serviço de RSVP ativo. Isso teria nos poupado certo desgaste nos dias que antecederam o casamento e seria a única coisa que eu faria diferente”.

converse com a gente
 0      3       0})
DEIXE SEU comentário
24 Comentários
  1. nairaoliveira, disse:

    Fernanda, que post bacana. Uma coisa que eu vi que tinha pisado na bola antes do casamento começar foi a ausência de uma cerimonialista. Como eram apenas 28 convidados, todos extremamente próximos/familia e como eu já sabia todos os fornecedores que queria, achei que não fosse necessário. Resultado: os convidados foram chegando no hotel para um lounge que tínhamos preparado e ficaram perdidos, pois não estávamos la. Houve desencontro de algumas pessoas, recebi várias ligações pois não conseguiam encontrar o local e a decoração do local da cerimonia não ficou como eu quis. Isso atrasou minha maquiagem, me deixou bastante estressada e não deu tempo bater fotos na praia com os convidados. Se eu pudesse mudar, mudaria isso, não importa o quanto custasse. Cerimonialista é ESSENCIAL, não importa o tanto de convidados!

  2. Regiane Leite, disse:

    Fernanda traz outras dicas de algumas outras noivinhas, adorei o post, ajuda de maaaais nós que estamos organizando a tão sonhada festa.

    • Fernanda Floret, disse:

      Regiane, a ideia é esta! Vou fazer sempre este post com com depoimentos de noivas leitoras do blog!

  3. ALESSANDRA VINHAGA, disse:

    MEU CASAMENTO FOI UM SONHO REALIZADO! MAS SAIU ALGUMAS COISAS QUE ME CHATERAM MUITO NO DIA! MESMO TENDO GASTADO MUITO NAO ME ARREPENDO! E SO DIGO UMA COISA PRA VCS NOIVINHAS VIGIEM SUA DECORACAO!!! NAO ACREDITEI EM UMA COISA QUE MINHA AMIGA QUE SE CASOU ANTERIORMENTE PEDIU, JUSTAMENTE ISSO, VIGIE SUA DECORAÇÃO! EM CIMA DA HORA AINDA PASSEI LA E NAO DEU TEMPO MUDAR ALGUMAS COISAS PORQUE DEPOSITEI CONFIANCA E A CONTRATADA PARA O EVENTO NAO TEVE O MINIMO DE DISCERNIMENTO! MINHA DECORACAO ERA TODA BRANCA E ELA COLOCOU UM BOLO FANTASIA SUJO DE POEIRA. O PAINEL DA PARTE DE TRAS DA MESA DO BOLO QUE SERIAM AS FLORES QUE ELA PROMETEU COLOCAR DENTRO DE UM RECIPIENTE NAO COLOCOU E AMARROU, ENFIM, EU ODIEI OS GIPSENS (FLORES MOSQUITINHOS) PENDURADOS, PARECEU QUE EU MESMA TINHA FEITO, OU SEJA PARECENDO UMA GAMBIARRA JUNTO COM OS CRISTAIS.
    NO SALAO, A CABELEREIRA FALOU QUE EU IA FECHAR PARA ATENDIMENTO PARA AS DEMAIS CLIENTES, SOMENTE IRIA ME ATENDER, E NO FINAL DAS CONTAS ATENDEU OUTRAS PESSOAS QUE FICAVAM ME ASSISTINDO, NAO GOSTEI DISSO! POR MAIS QUE EU TENHA FICADO UMA NOIVA COM PENTEADO PERFEITO E A MAQUIAGEM LINDA COMO PEDI, EU SÓ QUERIA QUE AS PESSOAS TIVESSEM ME VISTO NA HORA DE ENTRAR NA IGREJA, E SOMENTE AS PESSOAS QUERIDAS E CONVIDADAS! BOM GRACAS A DEUS AS DEMAIS COISAS SAIU NA PAZ, A CERIMONIA FOI LINDA, O PADRE FEZ UMA BENÇÃO ESPECIAL, NAO FALTOU NINGUEM QUE CONVIDAMOS, A IGREJA ESTAVA CHEIA, O BUFFET FOI UMA DELICIA E A FESTA TUDO ROLOU COM A MAIOR ANIMACAO, TODOS SE DIVERTIRAM E O CARINHO DAS PESSOAS FOI A RECOMPENSA DE TUDO! ESPERO QUE VENHA A AJUDAR TODAS VCS E BOA SORTE!!!

  4. Samuel Marcondes, disse:

    Fotógrafo pode palpitar também? Bom, já fotografei (e consequentemente participei) de vários casamentos, e como nós temos uma relação “pós-evento” com os casais (afinal temos todas as etapas para escolha das fotos, montagem do álbum, etc), vejo que muitas noivas comentam conosco que se arrependem (a) pela falta de cerimonialista para ajudar ao menos no grande dia (isso pode inclusive refletir no resultado das fotos, já que todo o cronograma pode ficar comprometido, a noiva se estressa e isso não é bom né), e (b) por “perder” muito tempo cumprimentando todos os convidados de mesa em mesa (para algumas isso é essencial, mas outras falaram que não curtiram muito da tão sonhada festa pq tiveram que fazer esse “social”). Enfim, cada caso é um caso, mas são duas dicas a serem analisadas. Bjos!!! Samuel

  5. Fernanda, disse:

    Que bom poder fazer este desabafo …
    Sempre sonhei em casar com um vestido super decotada nas costas e estilo princesa com as manguinhas caídas e rodado.
    Quando fui a um estilista da minha cidade disse isso a ele mas de acordo com a analise do meu perfil ele sugeriu outro vestido estilo sereia e alças rendadas com coque. Ficou bonito mas não me realizei com sempre sonhei. Fica a dica siga sempre seu instinto !!!

  6. renatafloret, disse:

    Amei este post!! São tantas coisas para pensar e resolver que sempre escapa um detalhe que esquecemos ou simplesmente optamos não dar atenção, e depois nos arrependemos!
    Excelentes dicas!!

  7. Lola, disse:

    Maquiadora também pode dar palpite?! rsrsrsrsrs
    Um das maiores queixas que ouvimos de nossas noivas e madrinhas é a pressa na hora de se arrumar por falta de organização dos horários. Cerimonial é fundamental mesmo gente! O embelezamento da noiva e amigas deve ser relaxante e descontraído. Se for bem organizado sai melhor que encomenda e com tempo de sobra pra fazer umas fotos antes do casório.

  8. Clarinda, disse:

    Que delícia de Post! Que delícia de comentários! Obrigada! Estou dando os primeiros passos na organização do meu casamento, mas já sigo seu site, Fernanda, há mais de 4 anos! Sou apaixonada por casamento desde pequena! Já olhei tudo por aqui e estou seguindo várias dicas! Seu blog é PERFEITO! Parabéns!!

  9. Fernanda Coelho, disse:

    Fê,
    amei esse post! Faz mais desse estilo! Ajuda muito quem está organizando o casamento!
    Estou com dificuldades na minha lista de convidados e pensei em colocar confirmação de presença, mas realmente aqui é muito difícl de dar certo, as pessoas não confirmam e isso seria primordial para eu poder ficar tranquila no meu casamento!

  10. Karina Polycarpo, disse:

    Fe, queria comentar não de algo que deu errado, mas sim de algo que deu muito certo! Foi uma grande discussão se deveríamos ou não marcar lugares nas mesas… Como aqui no Brasil isso não é muito comum, ficamos com medo. Mas para nós seria muito importante que o casamento fosse uma ótima experiência para todos, inclusive praquele casal de amigos que não conhece mais ninguém, sabe? Solicitei para duas madrinhas que fizessem o RSVP ativo, e com todos os nomes confirmados armamos o esquema das mesas! Colocamos mais uma mesa extra caso alguém que não confirmou resolvesse aparecer. E funcionou super bem! Até hoje escuto elogios sobre esse detalhe que parece ser tão bobo, mas que faz uma enorme diferença, pois é uma delicia poder jantar em paz com os amigos mais queridos, pessoas com quem tem afinidades, sem se preocupar em pegar uma mesa correndo, guardar lugares, etc…. BEIJOS!

  11. Selina Ferreira, disse:

    Olá, estou iniciando os preparativos para meu casamento em maio de 2015, e achei excelente este post. Sonhamos com tanta coisa, temos tantas idéias e planos, e é sempre bom saber o relato de outras pessoas que passaram recentemente pela experiência de planejar algo e as vezes não sair como deveria. Tenho certeza que assim como o blog todo já está me ajudando, este post me ajudará ainda mais… Beijos

  12. Tati, disse:

    Adorei o post!!! Estamos começando a organizar nosso “dia C” e essas dicas foram muito valiosas! Faça mais posts assim! =D

  13. Alderrosy, disse:

    Parabéns pelo post! Ele poderia ser frequente. Muitas dicas importantes foram dadas, tanto no post quanto nos comentários.

  14. Marina Lima, disse:

    Amei o post, Fe. Me caso em abril de 2015 e foi ótimo ler esses depoimentos. Espero que venham mais desse estilo. Super beijo.

  15. Flávia Queiroz, disse:

    Adorei o post! Casei há uma semana e o resultado foi incrível, melhor do que eu esperava! Mesmo assim, sempre tem um ou outro ponto que a gente pensa “podia ter planejado melhor”. No meu caso, a relação com o local escolhido foi bem complicada, especialmente nos dias que antecederam o casamento. Como fechei fornecedores que não faziam parte da lista de indicados do local, sofri com a birrinha dos funcionários, inseguros com meus contratados. Pudesse voltar no tempo teria alinhado melhor meus desejos e expectativas.

  16. Fernanda, disse:

    Muito bom poder ler o relato de outras noivinhas, faltam 100 dias para o meu casamento.Nossa começa a tensão será que vai dar tudo certo, será que vai sair conforme o esperado?E ótimo ler dicas de quem já casou eu mesmo ja me arrependi de não ter contratado cerimonial total somente para o dia da festa, dá muito trabalho fazer orçamento..Boa sorte a todas =) Parabéns Xara seu site e otimo

  17. Maíra Galvão, disse:

    Parabéns Fernanda, adorei o post eu me casei dia 10 de Maio e também tive pequenos detalhes do qual não fiquei satisfeita mas nada que fosse motivo pra atrapalhar ou não sair tudo como planejado, só gostaria de fazer um comentário com relação ao making of que as noivinhas de plantão procurem um lugar sossegado para se arrumarem, apesar que hoje a maioria dos salões tem salas especiais para as noivas eu preferi me arrumar no hotel apenas com cabeleiro, maquiador e fotografo pois eh um momento em que vc quer curtir, controlar a ansiedade e ter um pouco de liberdade de proporciona isso. E mais uma dica pra quem esta começando a organizar o casamento pesquise, pesquise e pesquise muito seus fornecedores pois eles serão o alicerce do seu casamento. Bjos Fernanda o Blog me ajudou muittooo nos meu preparativos.

  18. Maína Pietrobelli, disse:

    Fernanda, leio sempre o blog, que me ajudou demais a planejar meu casamento!

    Também tenho algumas dicas:
    1) Se música é algo importante pra você, não só mande a lista para o DJ, mas também imprima e leve no dia. Eu e meu marido tínhamos feito uma lista bem detalhada do que queríamos que tocasse e na hora o DJ simplesmente ignorou! Talvez se eu tivesse deixado uma cópia impressa com a cerimonialista, poderia ter cobrado que ele seguisse.
    2) Converse MUITO BEM com o seu fotógrafo sobre sua expectativa. Se possível, mande algumas fotos de referência para que ele entenda bem o que você quer (fotos das alianças, vestido, noiva…). No dia do meu casamento nós queríamos tanto curtir a festa e os convidados que gastamos pouco tempo com fotos. Não fiz fotos sozinha logo após o making of e não tenho fotos com alguns convidados! O querido fotógrafo até pediu nossas alianças pra fotografar no meio da festa, mas eu não quis me preocupar com isso na hora e acabei não fazendo :(
    3) Como todas já falaram, organize seu dia para ter tempo entre o making of e a cerimônia. É muito legal poder tirar fotos e “se curtir” um pouco vestida de noiva só com sua mãe, irmã, madrinhas… É um momento muito gostoso e pra mim infelizmente passou muito rápido, já que a cerimônia começou às 16hs.
    4) Tenha MUITA atenção com os contratos. Exija sempre que tenha uma cláusula com condições justas caso o fornecedor não entregue alguma coisa que prometeu ou no prazo que prometeu. A gente sempre acha que isso não vai acontecer, mas ninguém está livre de cometer falhas e não é justo que a noiva fique frustrada com algo que o fornecedor se comprometeu a fazer. Se acontecer, precisa haver um ressarcimento justo ou alguma outra coisa que diminua a sensação de frustração.

    Acho que é isso! Lembre-se que seu dia será perfeito na sua memória e nada vai estragar a emoção do momento. Essas dicas são somente para trazer um pouco mais de paz e para que você curta ainda mais esse dia ;)

    Bjs a todas

  19. Thais da Silva, disse:

    Adorei as dicas! Contratei RSVP ativo já imaginando que poucas pessoas ligariam para confirmar e agora estou muito aliviada por ter feito esta escolha! Faltam 57 dias para o meu casamento e o App Casando me ajudou MUITO!!

  20. Ritinha, disse:

    Olá Fernanda, meu nome é Rita de Cássia e fiquei muito encantada com seu blog. Estou tão enrolada no planejamento do meu casamento, da parte financeira até os mínimos detalhes. Fiquei noiva em Novembro do ano passado, e planejo meu casamento para o mês de Novembro de 2015. Quero um casamento simples, mais que fique marcado na vida de cada um que estiver nesse lindo momento da minha vida e da vida do meu amado. É meu sonho casar vestida de noiva, na igreja… e é um sonho dos meus pais, pois sou sua única filha, e como filha única, eles desejam realizar esse sonho. Quero muito dicas sua para como devo começar a organizar os tudo. Desde já agradeço de coração por ter lido minha mensagem. Xeru!!

  21. Divinas Maravilhas, disse:

    Os seus posts são muito relevantes para as noivas, pois mostram a experência de outras noivas e aquilo que não foi bom.

  22. Camila, disse:

    Bom, o que dizer de uma viciada em casamento kkkk (já me casei há 2 anos, e continuo a louca desse blog…)
    Um das coisas que mais me entristeci no dia do casamento, ou melhor que mais me deixou com raiva, foi ninguém …NINGUÉM chegar na hora que colocamos no convite 16:45… Eu queria o inicio da cerimônia com o pôr-do-sol (pois me casei em julho), e até mesmo o Pastor que fez me casamento me deu raiva nesse dia, ele chegou as 18h… Eu já estava na porta do local há quase 2h (pois me arrumei cm antecedência para justamente NÃO ACONTECER ISSO) eu quase chorei de raiva, qndo entrei e já estava escuro… Porque meu casamento foi no jardim do lugar… Isso sem duvidas foi o pior… Peça para seus convidados (uma dica importante) não se atrasarem… pois isso faz toda a diferença , caso vocÊs façam como eu. Bjos Fê, agora seguindo mais ainda o VESTIDA DE MÃE, também esperando um menino!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>