Eu confesso que nunca entendi muito bem porque aqui em São Paulo muitas noivas escolhem a decoração para igreja com aquelas colunas e arranjos florais altos… os convidados sentam e o arranjo fica bem na frente da visão para os noivos no altar. Não sei se vocês reparam nos casamentos europeus, por lá quase não se decora a igreja, afinal são lugares tão lindos por si só que não é necessária decoração. Eu penso desta forma, igrejas já são lindas, não precisam de decoração excessiva “concorrendo” com a beleza do local. Por isso sou fã dos mini buquês amarrados nos bancos e dos arranjos baixos, colocados no chão, e não em colunas. Não estou falando que tem que ser simples (pode ser um arranjo chiquérrimo!), mas com a elegância de não concorrer com o local da cerimônia, sem tampar a visão para os noivos no altar e também sem ocupar tanto o caminho do cortejo que você não consiga passar com seu vestido. A maioria das fotos que selecionei não são de decoração em igreja (porque foi difícil achar fotos brasileiras de cerimônias sem tampar a visão so convidados e no exterior quase não se decora igreja!), mas você pode reproduzir as decorações abaixo também em igrejas (menos a das velas não protegidas, essa tenho medo). É como escutei outro dia: a moldura não pode ser mais bonita que o quadro.

decoraccao_cerimonia_religiosa_ decoraccao_cerimonia_religiosa_2 decoraccao_cerimonia_religiosa_3 decoraccao_cerimonia_religiosa_4

Fotos: Style me Pretty, exceto a com arranjos de hortênsias, é do Fabio Borgatto e Telma Hayashi

converse com a gente
 0      0       0})
DEIXE SEU comentário
37 Comentários
  1. Luana, disse:

    Eu acho lindos os arranjos nos bancos, mas a igreja proíbe….

  2. Natalia Cosmo, disse:

    Eu achei seu comentário perfeito. As igrejas por si só já são maravilhosas, não há necessidade de decoração exagerada. É muito delicado esse tipo de arranjo… Um primor!!
    Minha decoração será bem simples na igreja tb.
    Bom dia a todas!

  3. Bianca Merino, disse:

    Muiitooo lindo! É exatamente assim que o decorador e eu planejamos, eu sempre tenho na minha cabeça que às vezes o “menos é mais” !!!

    =)

  4. Jane, disse:

    Lindos arranjos… Mas senti falta de ver fotos com esse tipo de decoração em igrejas. As fotos expostas são de casamentos ao ar livre ou em salões. Tem imagens em igrejas?

  5. Fernanda Batista, disse:

    Achei ótimo o post, sempre ficava me esticando para ver a noiva por causa dos arranjos, por isso no meu casamento optei por arranjos baixos. Achei q o efeito ficou mto bom.

  6. Mariana, disse:

    Adorei! Estava precisando exatamente disso! Obrigada Fernanda!!!

  7. Sayonara Santos, disse:

    Olá Fernanda,amei o post. Eu sempre gostei desse tipo de decoração para o religioso. Mais me surgiu uma dúvida, se os bancos ou cadeiras estiverem os mini buquês, pode haver algum arranjo no chão (em vasos, cestos ou com velas),que seja bem rasteiro e espaçado entre um e outro?

    Obrigada.

  8. Camila Amaral, disse:

    Tantas ideias… tudo tão lindo, cada dia mais difícil decidir.

  9. Juliana, disse:

    A minha vai ser assim na Capela da Puc. Serão Buquês de rosas brancas amarrados nos bancos e jardineiras de mosquitinhos no chão. Simples e lindo!!!

  10. karina, disse:

    Concordo com a Fernanda!. No meu casamento que será na praia, usarei arranjos baixinhos, como os vasos da foto e com gipsofila!!.
    Sonho com meu casamento publicado aqui e espero que seja ;)

    bjss meninas

  11. Thuany Frazão, disse:

    Perfeito!!
    ainda bem que a minha decoração, foram arranjos baixos rsrsrs

  12. Michelle Pereira, disse:

    Amo os vasos baixos, eu escolhi assim. Mas ameiii a idéia dos minis buques. Meu casamento é em Setembro e vou utlizar essa idéia!

  13. Karolina Avelino, disse:

    Eu penso igual! E vou fazer isso no meu casamento! Já combinei com a decoradora que quero os arranjos baixos pq minha igreja é liiiinda, e não quero ofurcá-la! Aqui em Recife, Fernanda, os decoradores seguem bem essa idéia! Quase não vejo os altos!

  14. Camila Mariano, disse:

    Concordo plenamente acho desnecessário aquelas colunas que só tomam espaço no corredor e atrapalham a visão do convidados!! No meu casamento foram mini buquês amarrados nos bancos e ficaram lindos do jeito que queria a única coisa que me decepcionou foi a responsável pela decoração pulou muitos bancos não colocou em todos, por isso pessoal especifiquem direito como vcs querem para não se decepcionar depois!

  15. Bruna, disse:

    Eu penso exatamente a mesma coisa Fernanda, o seu texto parece eu falando! Rs Algumas igrejas inclusive possuem o piso com desenhos lindos, e mesmo assim noivas acabam colocando passadeira. Acho um pecado!

  16. Ge Martins Bueno, disse:

    Ótimo post Fe!
    Também concordo plenamente, tanto que casei na igreja e decorei com baldinhos nos bancos e garrafinhas com flores no altar ; )
    Todo mundo elogiou!

  17. Maíra, disse:

    Achei ótima a dica e com certeza vou adotar no meu casamento, fui em um casamento o ano passado que a noiva não teve espaço para entrar ao lado de seu pai devido aos grandes arranjos no corredor central.
    Adorei o post parabéns Fernanda.

  18. Amanda, disse:

    Eu adorei seu post, concordo e acho muito mais elegante os arranjos no chão, com velas então, MARAVILHOSO.
    Já vi muitos casamento onde os convidados não conseguem assistir a cerimonia, pois até arvores colocam..rsrs

  19. Cláudia, disse:

    Eu vou me casar na São José e ainda bem que as outras noivas do meu dia também compartinham dessa opinião, escolhemos a decoração baixa e sem colunas ou mega arranjos atrapalhando a visão dos convidados. Tem fotos lindas da São José decorada dessa maneira, se quiser depois eu te passo.

  20. Andrea Nunes, disse:

    Concordo. Fui em um casamento em Londrina em que a noiva colocou COQUEIROS (ou palmeiras, não sei a diferença) na igreja, que era enorme. Conclusão: não vimos nada da cerimônia.

  21. Jéssica Peres, disse:

    Fernanda,boa tarde!!!
    Estava aqui pensando na organização do casório e me veio uma duvida! Tenho acompanhado seu blog diariamente e vendo,lendo,de tudo que ja escreveu!! E ontem vendo o post sobre o planejamento,surgiu uma duvida!
    No meu casamento nao haverá almoço,nem jantar! E sim finger foods,com uma massa em cumbuca! Nesse caso é necessário fazer cardápio? Pois foi contratado garçons para servi-los! Estou enlouquecendo! Ja quase desisti de tudo pela 2 vez!! Pois estou vendo tudo sozinha!! Mas vamos lá!! Bjoss e obrigada!!

  22. Carol, disse:

    Fernanda, a primeira exigência que eu e meu noivo fizemos foi com relação aos arranjos da igreja e da festa. Todos serão baixos. Queremos que os convidados conversem entre si, e não que exista um empecilho para a integração de todos. Ainda não consigo entender como as noivas não pensam nisso, na visão dos convidados.

  23. Morgana Arruda, disse:

    Oi Fernanda, amo seu blog, me caso dia 31 de maio agora e fiquei super feliz em saber que fiz a escolha certa com meus arranjos rasteiros rss
    Obrigada por todas as dicas que vc coloca a nossa disposição…
    Assim que pegar minhas fotos e trailer vou te mandar, espero que seja publicado meu casamento!

    Um grande beijo de uma noiva super feliz!

  24. Raquel, disse:

    No último casamento que fui, troquei de lugar 3 vezes, e mesmo assim tive dificuldade para ver os noivos, a entrada da noiva… tudo por conta de arranjos gigantescos. Decidi então que colocarei em prática no meu casamento, a ideia q já tinha de decoração baixa e nos bancos. :D Vc falou tudo que venho pensando e percebendo de uns tempos pra cá… ^^

  25. Tatiana, disse:

    Fe, concordo plenamente. As igrejas já são lindas por si só..

  26. Renata Guedes, disse:

    Ameiiii esse post Fê! Estava insegura pois escolhi exatamente mini-buques amarrados nos bancos para meu casamento, em setembro desse ano! A gente vê tanta coisa grandiosa e exagerada que acha que essa opção não vai ficar boa…. mas agora tenho mais certeza que escolhi bem!
    Obrigadaaa! :)

  27. mariana, disse:

    Olá. Meu casamento foi na igreja, capela do sion, com buques amarrados nos bancos. Vc publicou uma foto da cerimônia em um post sobre workshop de alianças. Lembra?! Já tem tempo…
    Beijos

  28. Ra, disse:

    No meu casamento eu queria que as flores (copo de leite) fossem amarradas no banco com um laço, mas infelizmente a igreja nao permitiu pois não poderia mudar nada na igreja, dai tive que optar por arranjos, mas mesmo assim preferi os baixos, pq não acho nem um pouco elegante arranjos grandes, e deve ser por esse motivo (enfeitar demais a igreja, atrapalhar convidados) que as igrejas estão proibindo certos tipos de arranjos….

  29. iara, disse:

    Super verdade! Dá pra botar uns maiores sem atrapalhar a visão também, mas é bem necessário pensar nisso na hora de escolher os arranjos.

  30. Alana, disse:

    Olá Fernanda, adorei o post, tbm concordo, não gosto nem um pouco dessas colunas e arranjos altos na decoração da igreja, acho brega até!

  31. maria arruda, disse:

    Olá Fernanda,estou com uma tremenda duvida, a filha de uma amiga pediu pra que eu ajudasse com seu casamento que seria no campo, providenciei algumas coisas para esse tipo de cerimonia lá pelas tantas tudo mudou, será que posso usar esse material no salão?Por exemplo encontrei um tronco de arvore e mandei fatia-lo para servir de bandeja para doces, será que ficará desproporcional, tudo se voltou para igreja e salão à noite estou cheia de dúvidas,ajuda por favor bjs.

  32. Karoliny da silva de jesus, disse:

    Aaaaaaaammmmeeeeiiiiii tudo lllllliiiinnndddooo!!!!!!!!!!!

  33. Ana Clara Rezende, disse:

    Olá Fernanda!!!
    vou me casar este ano no mês de setembro, farei uma festa para 250 pessoas. A cerimônia será no mesmo local da festa, por isso queria montar uma decoração na cerimônia que pudesse se transformar em um lounge depois, para que o espaço não fique morto. Você poderia me dar alguma dica??? obrigada! o espaço tem em média 100 m2, coberto por duas tendas 10x10m2.

  34. Marilia Machado, disse:

    oi Fernanda,
    eu nunca tinha visto Igreja com esse tipo de decoração até o dia em que fui visitar a Igreja para o meu casamento. Ia ter uma cerimônia naquele mesmo dia com essa decoração, vasos de flores no chão. Achei LINDO!!!! Pena que o noivo não gostou, mas tenho esperanças de convencê-lo, rs. Queria te mandar a foto ou publicar aqui mas sou péssima com tecnologia e não sei fazer isso… se tiver interesse, me passa seu email pra eu te mandar a foto e se quiser, pode até publicar aqui. Bjs.

  35. Renata, disse:

    Pessoal, alguem sabe qual igreja em jundiaí podem casar divorciados?

  36. Genilson, disse:

    Sua pagina é uma graça!
    Amei!
    Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Separamos algumas das dúvidas que mais recebemos por e-mail sobre a cerimônia religiosa e respondemos com nossa opinião abaixo! Lembre-se sempre, a cerimônia religiosa é um evento familiar, deve refletir sua história com as pessoas importantes para você, sempre respeitando as regras da igreja/ templo/ local escolhido para cerimônia.

6duvidas_cerimonia_religiosa

Vdn1 Meu pai não está mais entre nós, irei entrar sozinha, mas neste caso, com quem minha mãe deve sair da cerimônia?

Há várias opções, converse com sua mãe qual ela se sente mais confortável: se houver daminhas e pajens, ela pode sair de mãos dadas com as crianças. Pode também sair com os pais do noivo, os três juntos. Outra opção bastante usada é uma pessoa da família da sua mãe – pode ser um irmão, tio, primo -  ficar sentado no primeiro banco, e assim que começar o cortejo de saída, ele se levanta, oferece o braço para sua mãe e saem juntos.

VDN2 Meus pais são separados e ambos já são casados novamente. No altar, eu gostaria que eles ficassem juntos, mas sem desprestigiar os atuais companheiros, minha madrasta e padrasto. Como fazer?

É importante lembrar que mesmo que tenha havido separação como marido e mulher, eles sempre serão seus pais, e ali no altar estarão como pai e mãe, e não como marido e mulher. Por isso sou a favor de pais, mesmo que separados, estarem juntos sim no altar, afinal é um momento especial para o filho (a) deles. Quanto aos atuais companheiros, podem ser convidados como padrinhos (ficando assim madrasta e padrasto como um casal de padrinhos). Outra opção é eles ficarem no primeiro banco da cerimônia, e na saída do cortejo eles se levantam, oferecem o braço para seus respectivos companheiros (seu pai e sua mãe) e saem juntos.

vdn3 Temos muitos amigos que queremos convidar para padrinhos, mas não são a mesma quantidade de homens e mulheres, portanto não formam casal. Como faço o cortejo para que não pareça que são um casal do mesmo sexo e sim apenas dois amigos?

Muitas pessoas tem problema com o cortejo, por não ter quantidade certa de casais, ou não ter um dos pais vivos, ou o que for. Já consideraram não ter o cortejo de entrada? Antigamente somente em casamento de gala tinha cortejo completo. Na maioria dos casamentos os padrinhos e pais entravam no altar pela sacristia, se posicionavam e pronto, somente as crianças e a noiva com seu pai faziam o cortejo. Caso o cortejo esteja muito complicado para você, esta talvez seja uma boa opção. Sobre os padrinhos que não são casal, uma ideia é fazer como nos casamentos americanos, entram enfileirados, se posicionam mulheres do lado da noiva, homens do lado do noivo e pronto. Ou esquecer estas preocupações todas, assumir que sua cerimônia religiosa reflete sua história, que não precisa ter quantidade certinhas de pares e ser feliz.

vdn4 No cortejo, quem deve entrar primeiro, o noivo ou os padrinhos?

Como diz Vera Simão, não tem certo ou errado desde que o cortejo seja bem organizado! O noivo pode entrar primeiro com sua mãe, sendo o anfitrião, recebendo os padrinhos no altar. Ou pode escolher ter um cortejo por ordem de importância, padrinhos primeiro, mãe da noiva com pai do noivo em seguida, noivo com sua mãe por último (antes da noiva).  Algumas igrejas têm suas próprias regras, então pergunte antes para a responsável na paróquia. Se o casamento não for na igreja ou a igreja não tiver nenhuma regra, você pode escolher como prefere.

vdn5 Tenho medo das daminhas e pajens chorarem na hora do cortejo e não quererem entrar. O que fazer?

Se muitos de nós adultos temos medo de falar em público, de ser o centro das atenções, imagina então uma criança-bebê! A criança pode não estar acostumada a enfrentar dezenas ou centenas de pessoas olhando para ela, não está acostumada com o ambiente, com a situação, e por isso ficam nervosas na hora. Se isso acontecer, é normal, jamais force a entrada de uma criança no cortejo. Se ela não quiser participar, respeite! Acho terrível assessorias-cerimonialistas-tias-etc que empurram a criança corredor adentro da igreja. Lembre-se que o casamento é antes de tudo uma reunião familiar, não interfira, deixe a criança confortável para não entrar. Vale dizer também que por isso não e recomendável deixar as alianças com crianças muito pequenas.

vdn6 Tenho várias crianças como daminhas e pajens, uma delas irá levar as alianças, o que os outros devem levar?

Apenas um casal de crianças já seria suficiente para o cortejo, o pajem levando as alianças, a daminha acompanhando-o. Se você convidou várias crianças é porque todas são especiais para você, mas você não precisa “arranjar uma função” para cada uma. Eles podem entrar todos juntos alegrando seu cortejo e pronto. Sobre levar algum objeto nas mãos, mais do que um enfeite é importante para se sentirem seguros. Quando não temos nada nas mãos, não sabemos muito o que fazer com elas! Ter uma boneca, um carrinho, um mini buquê, além de bonito traz segurança para a criança. Se for uma boneca de pano ou carrinho de madeira, além de charmoso pode ser seu presente para suas daminhas e pajens.

Foto linda: Renata Xavier

converse com a gente
 0      0       0})
DEIXE SEU comentário
27 Comentários
  1. Mari, disse:

    Ótimas dicas! Principalmente em relação aos pais separados, os meus são e convidei a mulher do meu pai para ser madrinha, assim ela não fica com ciumes..rs..

    Bjs

  2. Camila, disse:

    Eu entrarei com os meus pais, no meio deles e o meu noivo fará o mesmo. Acho importante valorizar ambos, não apenas um.
    Mas acho importante verificar se o corredor do local comporta três pessoas entrando juntas.

  3. Jackie, disse:

    Que post excelente, Fernanda! Falou td qd disse que não existe certo ou errado quando tudo está bem-organizado.
    Meu noivo entrou primeiro, recebendo todos no altar, foi um desejo dele.
    Nossos padrinhos eram 4 mulheres e 2 homens apenas. Então colocamos a netrada como os americanos, soinho. Intercalamos um homem, uma mulhr, um homem, uma mulher e as últimas duas entraram com as alianças, com vestidos na mesma cor, tons parecidos. Uma levou as alianças e a outra uma rosa, só pra não ficar de mãos vazias.
    Acho que hoje eu teria colocado algo pra todos levarem, pq quando não entram de braço dado com outra pessoa eles preferem ter algo pra segurar, porque é mais estranho, vc fica sem saber onde colocar as mãos rs
    beijos,
    Jackie

  4. Flávia Marins, disse:

    Uma outra dica para pais separados e fazer com que os dois casais entrem no cortejo e depois o pai sair e ir buscar a noiva na porta de entrada… fiz assim no meu e nada atrapalhou…

  5. Cristiane, disse:

    Também tive padrinhos e madrinhas em quantidades diferentes, então o jeito foi entrar como no estilo americano. As mulheres entraram com mini-buquês.
    Em relação aos pais separados, gostaria de ter tido essa idéia dos padrinhos e/ou de sairem juntos no cortejo de saída :(

  6. Alessandra Guimarães, disse:

    Adorei as dicas!
    Em tempo, gostaria de tirar uma dúvida, sobre noiva ficar no lado direito do altar ( pois vi em algumas novelas essa troca e também pesquisei que aquela conceituada Cerimonial marcy Blum também usa esse ritual em seus casamentos…O que me diz à respeito???

  7. Solange., disse:

    No casamento da minha filha foi assim: Eu casei novamente mas meu ex marido pai dela não. Eu entrei com o pai do noivo, a mãe do noivo entrou com ele e o pai da noiva com ela. Meu marido ficou entre os convidados e foi tudo lindo. AH, quem levou a aliança aos noivos foram as avós maternas, foi emocionante.

  8. Marise Massa, disse:

    Olá, no meu casamento também tinha padrinhos em números diferentes! Como fiz o casamento civil junto com o religioso, coloquei os padrinhos do religioso (que eram casais de amigos casados, pais, irmãos e primos) entrando juntos e sentando em cadeiras no altar, e os padrinhos do civil (que eram nossos melhores amigos (as) solteiro (as), sem as respectivas namoradas (os)) entrando sozinhos e intercalados (as mulheres levando uma rosa branca), e sentaram nas cadeiras da primeira fileira de cada lado!
    Foi muito bom, nao deixei de prestigiar ninguém, e ficou lindo!

    Quanto aos pagens, tive dois casais: um levando as alianças e outro levando uma bíblia! As meninas levaram uma bola de flor linda! Ficou um charme!!! Minha sobrinha era muito pequena, tinha só 7 meses, mas eu queria que ela participasse tb! Então ela entrou no colo do meu cunhado com minha irmã ao lado, levando a mesa bola de flor que as daninhas, mas era um pouco menor! A cena ficou lindaaaa! Se tivéssemos entrado juntas, ela com certeza teria chamando mais atenção do que eu!!!! Rs

    Beijos

  9. Andreia Ivanof, disse:

    Adorei o post!!! Todas as ficas são super valiosas!!
    Aproveitando, gostaria de uma dica! Tenhos muitas sobrinhas pequenas e todas fazem questão de serem minhas daminhas. A idade delas esta bem variada: uma com 1 ano e meio, duas com 6 (gemeas), duas com 10, uma com onze e uma com quatorze. Tem um menino dr 11 tambem!!! Eu gostaria de colocar apenas a menorzinhas com o vestidinho tradicional (tipo bolo), e as maiores com um vestido mais teen (com comprimento ate o joelho e tomara que caia). O que acham??
    Muito obrigada!
    Beijos!!!

  10. Rosana, disse:

    Tenho uma dúvida um pouco complicada. Ainda não vou me casar, esse é um futuro distante, porém não descarto a hipótese. Tenho 24 anos e minha mãe não aceita meu relacionamento. Ela não gosta do meu namorado, e já vai fazer 1 ano que estamos juntos. Com certeza ela não vai querer fazer parte disso. Onde ela ficaria? Com quem ela poderia entrar? Isso se ela resolver ir no meu casamento, pois não duvido nada que ela possa faltar rsrsrs

    Ah, a mãe do meu namorado é falecida. Ele poderia entrar com quem?

  11. Ge Martins Bueno, disse:

    Excelente post Fe!
    Acredito que muitas noivinhas ficam com dúvidas como essas em relação à cerimônia. Mas concordo plenamente com vc que no nosso grande dia deve prevalecer o coração e não um modelo específico.
    Se cada detalhe for previamente planejado e organizado acaba ficando tudo lindo no final ; )
    No meu casamento mesmo a cerimônia teve várias peculiaridades: minha daminha foi minha sobrinha de 17 anos que havia me pedido para levar as alianças quando tinha apenas 4 aninhos e além disso, por não ter mais meu paizinho resolvi entrar sozinha, pois no meu coração e na minha vida ele sempre será insubstituível.
    Neste caso, minha mãe ficaria sozinha, já que meu marido escolheu entrar com pai e mãe. Então decidimos que meu irmão, que é solteiro, entraria com minha mãe e também minha madrinha, que ajudou a nos criar e é muito especial para nossa família.
    Resultado: Meu lado no altar ficou com 7 pessoas e o lado do marido com 8, porém nem esquentei a cabeça com isso, foi uma decisão tão tranquila pra mim, e no dia todo mundo entendeu a escolha e achou lindo o fato de valorizarmos cada uma dessas pessoas importantes para nós.
    O segredo é despreocupar e ser muito feliz no dia mais esperado da nossa vida!

  12. Larissa, disse:

    Como fazer para que o pai do noivo não entre com a mãe da noiva?

  13. lucia da silva, disse:

    meu filho vai casar eu e o pai dele somos separados porém eu já me casei e ele ainda não como fica o altar a entrada deixo meu atual marido e fico no altar com o pai dele…..

  14. patricia, disse:

    eu sou a mãe da noiva e não queria entrar com o pai do noivo como devo entrar

  15. Luciane, disse:

    Tenho 2 casais de padrinhos do meu noivo e um casal do meu lado, além da minha irmã e uma super amiga, sem acompanhantes. Fica muito ruim se elas entrarem sozinhas uma de cada vez ou seria melhor pegar um acompanhante para elas, mesmo que não sejam padrinhos? Amigos delas? Obrigada pelas superdicas do site!

  16. Rosimeire Tunu, disse:

    Vou me casar em janeiro do ano q vem, eu meu marido estamos juntos a 17 anos, nos casamos no civil vai 7 anos, e vamos nos casar na igreja, quero q nossas 2 filha uma de 16 e outra de 6 entrem com as alianças, tenho duvida se cada uma entra com uma aliança, ou apenas uma carrega?

  17. Anna Meireles, disse:

    Fernanda, adorei o post mas tenho uma dúvida.

    Eu e meu noivo temos amigos que são muito importantes para padrinhos mas já se casaram e não temos muito contato com as esposas e outros estão namorando mas não queriamos ser obrigados a convidar uma namorada de um deles sem conhecer.
    Como fazer esse convite.

  18. dany, disse:

    bom noite
    vou me casar em setembro e uma duvida cruel ,meu pai é falecido e tenho padrasto mas resolvi entrar com meu irmão, ai surge a duvida o meu noivo pode entrar com sua mãe e a sogra já que o pai dele tbm é falecido?não sei o que fazer ,pensei em ele entrar com a mãe e a sogra e meu irmão sair com ambas.mas tenho medo de errar o que fazer?!! ME AJUDE.obrigada

  19. pricilla, disse:

    Boa noite!!
    Gostaria de entregar algo diferente para minhas madrinhas na hora da cerimônia. A rosa murcha e é mto igual, pensei em bonecas de pano. Assim não tenho problemas quanto a religião, fica algo diferente e elas ainda terão uma lembrança de um dia mto especial.
    Queria uma opinião. Será que vai ficar mto ruim? Lembrando que minha cerimônia vai ser bem simples, em um sítio as 18 horas.
    Obrigada!

  20. Andrieli, disse:

    Olá, meu casamento será realizado em um salão, faremos a cerimonia religiosa, civil e a festa no mesmo local. Gostaria de saber como deve ser o roteiro da cerimonia religiosa e civil. me ajude, por favooooor *-*

  21. laura, disse:

    Posso deixar minha mae,sogra e sogro sentados noo bancoo da frente?

  22. Larissa Cristina, disse:

    Eu vou entrar com meu primo (o noivo), já que ele foi criado com a minha avó e ela tem vergonha de entrar com ele, mas antes dos noivos terem decidido isso, eu já havia comprado a minha roupa, uma saia longa preta e um top cropped de renda também na cor preta, eu gostaria de saber se não fica tão bizarro/estranho eu entrar toda de preto. pf o casamento é depois de amanhã, me ajudem. ????

    • Fernanda Floret, disse:

      Larissa,
      Realmente na nossa cultura, preto no altar do casamento significa que você não aprova o casamento. Mesmo que você não ligue para tradição e significados, as pessoas vão comentar bastante. Se eu fosse você, providenciaria outra roupa para o casamento. Beijos

  23. Thays, disse:

    Oi eu queria saber, se tem como minha cunhada ser minha testemunha no casamento civil sendo que vamos casar juntas .
    Muito obrigada

  24. Ludmila, disse:

    Olá, minha sogra tem 53 anos e vai se casar com um rapaz de 33 anos. Será uma cerimônia religiosa no salão de uma chácara.
    Haverá padrinhos dos dois, mas tenho dúvida de como organizar o cortejo de entrada e saída, ela quer que entre os filhos e noras também. Mas acho totalmente desnecessário.
    Como proceder, me ajudem !!!

  25. CAROLINA TUFAILE, disse:

    VOU ME CASAR AGORA DIA 1 DE NOVEMBRO, E TENHO UMA DÚVIDA, ESCOLHI UM PAJEM PARA ENTRAR COM A BÍBLIA, NESSE CASO, QUEM ENTRA PRIMEIRO? ELE, OU EU?

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Carolina, não tem certo ou errado, você quem decide como quer o cortejo. Se ele não vai levar as alianças, o mais comum é entrar antes da noiva. Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Já era comum no exterior e agora cada vez mais temos visto por aqui também: votos pessoais e escritos de próprio punho na cerimônia religiosa ao invés do tradicional “Eu te recebo, por meu marido e te prometo ser fiel, amar e respeitar, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, por todos os dias da nossa vida, até que a morte nos separe“. Votos pessoais são sempre emocionantes e deixam a cerimônia religiosa com um toque dos noivos. Você quer escrever seus votos mas não sabe por onde começar? Separei algumas dicas:

Antes de tudo, converse com seu noivo para saber se ele está de acordo, se é a vontade dele também escrever votos pessoais ao invés do tradicional. Com o noivo concordando, passe para o próximo passo.

Verifique com a pessoa que irá celebrar o casamento, seja padre, pastor, rabino, juiz de paz, quem for, se ele está de acordo com que os noivos usem os votos pessoais ao invés do tradicional. O celebrante da cerimônia religiosa precisa saber antes e estar de acordo.

Caso você ou seu noivo (ou ambos!) seja muito tímido e não esteja à vontade de escrever os votos pessoais, uma ideia é que o juramento seja escrito pelos dois noivos juntos! Escrever algo como os votos tradicionais, porém personalizado pelos dois noivos, e os dois dizem o mesmo juramento durante a cerimônia. Com certeza pode ficar lindo!

Não precisa e não deve ser muito longo. Por mais que sua fala esteja emocionante, os convidados perdem o foco com discursos de mais de 2 minutos, acredite.

Tudo decidido, hora de escrever os votos! Se você é daquelas que não se sentem seguras para escrever os vostos, calma, tudo vai dar certo, não existem regras, tem que ser escrito com o coração. Veja alguns pontos que você pode seguir:

  Pense na estrutura passado – presente – futuro: o que mais te encantou quando o conheceu – o porquê você está se casando com ele – como você imagina o relacionamento de vocês daqui a 10 anos.

Liste os 10 motivos pelos quais você o ama e quer amar para sempre;

 Pense nos motivos os quais que ele te faz uma pessoal melhor, o que você aprendeu como pessoa com ele neste tempo de namoro. Liste estas histórias no seu discurso.

 Como você vê sue casamento daqui 10, 20, 30, 40, 50 anos juntos em termos de sonhos e objetivos? Imagina que emocionante assistir o vídeo do seu casamento com seus votos daqui 10 anos e ver as realizações dos sonhos planejados quando se casaram.

O seu discurso não precisa ser “choroso” se você é uma pessoa engraçada como personalidade. Lembre das histórias engraçadas que vocês viveram juntos, mencione estas passagens de alegria, de gargalhada, diga que é assim que você quer seu casamento para sempre.

Inspire-se com os votos pessoais já mostrados aqui no blog, clique aqui para assistir e se emocionar.

converse com a gente
 0      0       0})
DEIXE SEU comentário
31 Comentários
  1. Paula, disse:

    Fe, eu e meu marido escrevemos nossos votos e foi muito lindo. Não combinamos sobre o que escrever, mas foi engraçado que escrevemos várias coisas em comum. Nós 2 escrevemos que o nosso relacionamento é muito maduro, que nosso objetivo é fazer o outro muito feliz e escrevemos sobre a admiração que temos um pelo outro. E foi sem nada combinado mesmo…rs. Depois disso tive mais certeza ainda que fomos feitos um para o outro. Bjos

  2. Samuel Marcondes, disse:

    Com certeza os votos escritos pelo próprio casal deixa a cerimônia MUITO mais emocionante… dois dos casamentos mais especiais que fotografei ano passado tiveram os votos pelos noivos, e eu tive que parar para enxugar as lágrimas em ambos (e olha que um dos casais eu mal conhecia, fechamos tudo pela internet!)

  3. Giselle, disse:

    Até nas dicas a Fer me emociona! =D

  4. Silvia, disse:

    Nossa essa materia veio em melhor hora!!! Estou a procura de dicas para escrever meus votos!!!

    Obrigada, como sempre um dos melhores sites de casamento!!! Parabens!!! bjs

  5. Paula, disse:

    Meu casamento foi feito por um celebrante ecumenico e com os votos feitos por nós ….foi uma cerimômia muito emocionante e ate hj recebo elogios das pessoas !

  6. Ge Martins, disse:

    Ótimas dicas Fe!
    Pode ajudar bastante quem não tem muita habilidade com as palavras, porque a maioria das pessoas não sabe muito bem por onde começar, né?!
    Bjs.

  7. Aline, disse:

    Dicas maravilhosas, Fê!!!
    Muito obrigada!
    Bjão

  8. Samy Bravo, disse:

    Que ótimo ontem mesmo comentei com meu noivo que gostaria de fazer os votos durante a cerimônia!!! Essas dicas vão ajudar muito!!

    Beijos!

  9. Joel Miranda, disse:

    sem duvida nenhuma, essa é na minha opinião, uma das partes mais importantes na cerimonia, e quando os votos acontecem de forma diferente, a emoção no video é garantida! parabéns Fernanda, excelente essa postagem sobre os votos!!

  10. Ana Carla, disse:

    Fe, estava pensando sobre como seriam meus votos hoje!!!
    Ótimas dicas!!!
    Obrigada!
    Beijos

  11. Fernanda, disse:

    Adorei o post!!! Quero fazer algo personalizado também!

    Beijinhos

  12. Olga, disse:

    Oi, Fernanda! Meu noivo e eu já estávamos pensando em fazer nossos próprios votos. O problema é que tenho tanto a dizer que fica difícil expressar tudo o que sinto em um texto curto. Mas até o casamento eu aposto que consigo! Beijão e obrigada pelas dicas!

  13. Aline Garroux, disse:

    Oi, Fê!

    Muito muito obrigada por essas dicas maravilhosas.
    Tenho várias coisas que eu queria muito falar na hora dos votos, mas eu e o meu noivo somos um pouco tímidos nessa parte…
    Simplesmente amei a idéia de escrevermos um juramento só nosso, no lugar dos votos pessoais. Tenho certeza de que vai ser muito mais gostoso escolher as palavras com ele, ensaiarmos juntos o texto…

    Eu nem consigo acreditar como o tempo está voando!
    Logo logo chega o nosso dia! Toda vez que penso me dá vontade de chorar, rir, não dá pra explicar a sensação! É muito bom!

    Obrigada por ajudar a gente em todos esses detalhes…
    Foi uma bênção descobrir o seu blog!

    Boa semana pra vc e um beijo enorme!

  14. barbara, disse:

    Fer, tudo bem?
    Eu e meu marido decidimos fazer nossos proprios votos.
    Nos casamos em 26/11/11 e até hoje recebemos ligações pedindo para passarmos nossos votos.
    As pessoas, na festa principalmente, me paravam a todo momento e alguns falava: “nunca me emociono em casamentos, mas o de vocês, com esses votos, me emocionei”.
    Eu escrevi várias palavras e ele fez um poema para mim…
    Foi tudo lindo!!!

    Bjos

    • ADRIANA, disse:

      Olá… gostaria de ver os seus votos tbm, será que pode me mandar por favor. Obrigada.

  15. Thaty, disse:

    Fenanda eu tenho uma dúvida grande! Esses votos sao feitos dps que colocar as alianças ou substitue mesmo esse momento?
    Esses votos faço na hora de colocar as alianças? Help =)

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Thaty, Náo é na hora de colocar as alianás, é antes. Primeiro vem os votos, depois a aliança e depois o beijo de casados ;-)

  16. Thaty, disse:

    Ah, entendi!Mas na hora das alianças fala o que? pq o pastor que vai fazer meu casamento faz sempre o tradicional, como vou mudar vou falar pra ele que precisa ser feito. Aí na hora da aliança poe e fala o que na hora? ” a “perdida” rs

    Obrigada Fernanda pela sua ajuda.

  17. kamila, disse:

    Oi Fê…
    Muito obrigada pelas dicas…
    Ontem mesmo mandei o link para o meu namorado. Nos casamos em março e ele morria de medo dos tais votos…
    hj qd chego no trabalho, vejo que ele me mandou um email com varios itens tirados do seu post…
    tenho certeza q vai dar td certo e vai ser lindo…
    nos amamos e o amor nunca é feio ou sem graça né?!?
    bjosss

  18. Pingback: Votos de Casamento | Peguei o Bouquet

  19. vanessa, disse:

    Obrigada pelo post, pois me ajudou muito a escrever os votos do meu noivado.Me emocionei e acredito que todas as futuras noivas deveriam tentar esta experiência.

  20. nicole, disse:

    Como sempre nossa “Fada Madrinha” agradeço pela ajuda! muito obrigada Fernanda! Bjinhos

  21. JACQUELINE, disse:

    BOA TARDE! SOU EVANGÉLICA E MEU NOIVO É CATÓLICO, SÓ QUE ELE QUER CASAR NA IGREJA DELE, E EU NA MINHA, VISTO QUE PELO FATO DE QUE NA IGREJA CATÓLICA EXISTIR UM RITUAL QUE NÃO ESTÁ DE ACORDO COM O QUE EU SIGO, POR EXEMPLO O JURAMENTO DE CRIAR OS FILHOS NA IGREJA CATÓLICA. O QUE PODEMOS FAZER, PORQUE O MEU SONHO É CASAR NA IGREJA.

    • Fernanda Floret, disse:

      Jacqueline, essa é uma questão que apenas vocês dois juntos podem resolver. Talvez uma opção fosse casar num lugar neutro, para não favorecer nem um, nem o outro. Beijos

  22. Maria ferreira, disse:

    Gostaria de saber quem entra carregando a santinha??? Duas criancas ou a avoh do noivo??? Soube que recentemente comecaram a fazer esse tipo de coisa, mas nao tenho certeza de quem deve entregar a santinha ao noivo..
    Obrigada,
    Maria

    • Fernanda Floret, disse:

      Maria, não existe uma regra, pode ser a pessoa que você quiser! O importante é fazer sentido para você! Beijos

  23. Icaro, disse:

    Escrevi meus votos, mas quando fui ensaiar para ver o tempo, deu quase 5 minutos. E agora o que faço? Tenho que sintetizar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>