comesebebes

Já contei para vocês no primeiro post sobre o casamento da minha irmã que o estilo da festa foi definida em três palavras: encantado, sofisticado e alegre. Se houvesse uma quarta palavra, seria gastronomia.

A noiva tem curso superior de gastronomia, com especialidade em confeitaria. Boa comida era então um item muito importante, assim como a bebida. Não só pela formação dela, mas boa comida e boa bebida são os segredos de qualquer boa festa.

Vou começar falando das bebidas, vocês já viram aqui no blog que os padrinhos fizeram um curso de drinks com a Help Bar antes do casamento. Foi legal porque no casamento, os padrinhos já conheciam bem o segredo de cada drink. Mas o que quero comentar mesmo é o welcome drink. Não estou falando das águas aromatizadas antes da cerimônia religiosa (tinha também), mas sim sobre depois da cerimônia religiosa. No momento em que a cerimônia acaba, os noivos e padrinhos vão para as fotos protocolares, os convidados entram na festa e são recebidos com um drink de boas-vindas. Garçons já estavam posicionados com uma bebida criada especialmente para o casamento, com frutas vermelhas, um sucesso.

Já sobre o cardápio, o tipo de serviço escolhido foi o menu degustação criado pelo Buffet Marcelo Gussoni. Tivemos alguns motivos para escolher este tipo de serviço: primeiro que se fossemos colocar mesa para todos os convidados, para servir jantar empratado, não teria espaço suficiente para as salas que fizemos na decoração, perderia o clima de casa e encantado que era a proposta. Segundo que os noivos queriam uma festa com clima informal, nada de todos ficarem sentados esperando a comida ser servida e ter que comer exatamente naquele momento. O menu degustação permite que os convidados circulem e possam comer a hora que quiserem. Terceiro, era uma festa pequena de maioria jovem.

Algumas pessoas acham que o menu degustação oferece pouca comida, sempre em “miniaturas” e que os convidados saem com fome, com a impressão que não jantaram. A verdade é: tudo depende do buffet que você contratar! Não é o caso do Buffet Marcelo Gussoni, era tanta fartura de comida, mas tanta, que havia muita comida até o fim da festa e minha mãe ainda levou um pouco pra casa para comer no dia seguinte, rs!

Havia uma grande mesa “ilha gastronômica” com 4 metros de comprimento cheia de delícias para os convidados se servirem o tempo todo, do começo da festa até o último minuto, incluindo 2 pratos quentes como bobó de camarão e escondidinho de carne seca. As mesmas opções também estavam numa mesa menor num outro ambiente da festa. Além disso também havia o coquetel passado com opções frias e quentes e o jantar passado em mini pratos (Raviolinis de Alcachofra e aspargos frescos com suave molho cremoso de limão e Risoto milanês com mini escalopes de filé mignon). Estes pratos ficaram disponíveis na ilha gastronômica após serem passados, ou seja, os convidados podiam repetir e comer a hora que quisessem.

A sobremesa tem uma história especial: como a noiva tem formação de confeitaria, ela pediu para ser incluir no cardápio uma receita dela – Macaron e fromage Blanc com morangos. Na minha opinião, esse é um dos jeitos de deixar o casamento único e com a cara dos noivos. No menu estava escrito que era uma sobremesa da noiva, para todos saberem!

E para os fortes, na pista de dança, ainda tinha o lanchinho da madrugada com mini hambúrguer, tostex e mini churros.

relação de profissionais desse casamento

Fotos: Renata Xavier (RJ)

Buffet: Buffet Marcelo Gussoni (SP)

Bar: Help Bar (SP)

 

converse com a gente
 0      1       0})
DEIXE SEU comentário
2 Comentários
  1. Renata, disse:

    ADOREI!!!!

  2. Renata Floret, disse:

    Que deliciaa!!! Amo o Gussoni e a Help Bar! Gente, quem for fazer festa e contratar eles por favor me convida, quero comer tudo isso de novo!! rs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

menu-personalizado

A gente fala o tempo todo aqui no blog sobre como criar um casamento com “a cara dos noivos”, uma festa que imprima a personalidade e estilo dos noivos nos detalhes. Sem dúvidas, uma das formas mais gostosas de deixar seu casamento “só seu e do seu noivo” e dar atenção ao cardápio.

O cardápio do casamento não precisa ser aquela opção pronta do buffet, igual a todos os outros. Você já pensou em adicionar ao cardápio seu prato favorito? Aquela receita de família que não pode faltar nas festas em que todos estão reunidos? Ou simplesmente aquele lanchinho da madrugada que você adora fazer em casa!

Conversei com os banqueteiros parceiros do blog, que costumam personalizar o cardápio para os noivos, para saber de algumas histórias!

Salada de Fusili e Galinhada

O chef João Belezia contou que uma noiva pediu que ele fizesse uma salada de fusili com ricota que a avó do noivo costumava fazer, como forma de homenagea-la. Na saída do casamento também teve galinhada, tradicional receita aos domingos na família da noiva. Foi um sucesso no casamento!

JoaoBelezia

Caldo de Cana, Bolinho de Chuva e Moussaka

A chef Nani Bernardo disse que certa vez, um noivo pediu caldo de cana no lanchinho da madrugada porque lembrava de umas férias maravilhosas que havia passado em Salvador. Já noiva queria bolinho de chuva que lembrava sua avó quando era criança. Detalhes que adicionaram personalidade e histórias ao casamento deles.

Outro pedido diferente partiu de um casal onde os avós eram gregos e pediram para ter uma Moussaka no cardápio! A equipe da Nani Bernardo comprou todos os ingredientes da lista e a tia da noiva foi pessoalmente para a degustação e mostrou direitinho como fazer. Ficou tão gostosa que o item faz parte dos nossos cardápios até hoje!

cardapiopersonalizado_NaniBernardo

Metade Italiano e metade brasileiro com toque mineiro

A Da Santinha contou que certa noiva perguntou se topariam criar um menu metade italiano e metade brasileiro com um toque mineiro. Ela havia pedido várias propostas de orçamento e nenhum buffet ainda não tinha topado fazer isso. Duas estações diferentes foram montadas para os convidados se servirem. Na parte mineira, incluindo risoto de linguiça e queijo da serra da canastra e lombo de porco assado lentamente em seu próprio molho. Já na parte italiana, com Torteloni de mussarela de búfala ao molho de tomate rústico, manjericão e queijo grana e Filé mignon em crosta de ervas e molho de Chianti com cebolas carameladas.

Salda de Legumes Orgânicos e Paleta de Cordeiro confitada

A Neka Gastronomia sempre fala que o casamento é uma união de histórias e de famílias, e ela acha super importante que a família apareça no cardápio
Recentemente uma noiva super preocupada com alimentação saudável pediu que o menu fosse totalmente orgânico e a Neka criou uma salada de legumes grelhados e ervas que ela chamou de Jardim da Estação. Já a Paleta de Cordeiro confitada é um prato de sucesso no cardápio e foi criada originalmente a pedido de noivos, era o prato favorito deles.

NekaGastronomia-Paleta de cordeiro

E vocês, planos de adicionar alguma história ao cardápio do casamento?

converse com a gente
 0      1       0})
DEIXE SEU comentário
1 Comentários
  1. Fernanda Camargo Farias, disse:

    Mimar os convidados com as receitas especiais da família dos noivos faz toda a diferença, agradeço pela dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Mixologia por DuoBorgatto

A maioria das noivas gosta de fazer surpresa sobre absolutamente tudo do casamento. Já eu acredito que compartilhar os preparativos do casamento com as pessoas mais próximas e queridas torna tudo mais especial, afinal o casamento começa desde o início dos preparativos, e não só no dia da festa! É lógico que você pode (deve) guardar alguns segredos para a festa, o fator “uau”, o encantamento. Mas pense também em envolver os padrinhos em alguns acontecimentos, eles vão curtir muito mais o seu dia. E padrinho é para ajudar, participar, curtir junto!

Foi pensando assim e num bate papo com o Help Bar que criamos um acontecimento especial, uma aula de drinks para os padrinhos do casamento da minha irmã! Vou falar a verdade… A gente organizou o noivado em janeiro e o próximo evento seria só no segundo semestre, o chá bar, um mês antes do casamento que será em Novembro. Mas Novembro está longe demais para a gente que gosta de envolver as pessoas na organização do casamento. Daí veio a ideia da aula… Reunir os padrinhos para aprender a fazer os drinks clássicos que serão servidos no casamento, como caipirinha, mojito, cosmopolitan.

O especialista em coquetelaria e mixologia Gerson Bendzius começou contando um pouco a história da coquetelaria, como fazer um bom drink, a diferença dos tipos de copos e utensílios, enfim, uma aula básica super interessante. Depois foi a parte mais divertida: cada um teve que fazer seu próprio drink, com a supervisão do especialista!

O resultado? Se o serviço de bar não der conta no dia do casamento, os padrinhos podem ir para trás do balão e ajudar, rs! Brincadeiras à parte, uma noite diferente em que todo mundo aprendeu algo novo e no dia da festa vai lembrar de cada drink.

Como era um evento informal e o pessoal iria beber, providenciei alguns sanduíches embalados como bombom da Da Santinha que são super práticos e deliciosos. E as fotos incríveis que serão mais uma lembrança da organização do casamento são do Duo Borgatto.

Você pode fazer o mesmo com seus padrinhos também. É só falar com a equipe da Help Bar no e-mail: atendimento@helpbar.com.br. A aula aconteceu na Drink Design, escola de coquetelaria da Help Bar.

relação de profissionais desse casamento

Aula de Drinks: Help Bar - atendimento@helpbar.com.br (SP)

Local: Drink Design (SP)

 

Fotos: Duo Borgatto (SP)

Sanduíches: Da Santinha (SP)

converse com a gente
 0      0       0})
DEIXE SEU comentário
8 Comentários
  1. renatafloret, disse:

    Ficou demais as fotos!! Amei!! Agora vou cobrar de todos os meus padrinhos ajuda nos drinks do casamento!! rs!

  2. Larissa, disse:

    Muito legal a ideia!!! Flora, coloca esses padrinhos para trabalhar também!!! rsrsrs
    Adorei as fotos!!!! Bjs

  3. Ju Arnoni, disse:

    Fê o post ficou maravilhoso!! Está lindo! Beijos!

  4. Luciane, disse:

    Fê,

    Achei a ideia até que original… Mas é pra quem não tem mais onde gastar… rsrsrsrs… É o supérfluo do supérfluo. Pra quem já tem tantas despesas com a festa isso já é mais do que desnecessário.

    • Fernanda Floret, disse:

      Luciane, eu concorde com você de que necessário nao é. Mas o mais importante do post é o conceito! Envolver os padrinhos na organizacao de forma divertida! Quem quiser contratar o serico citado no post, ótimo, quem nao quiser, pode adaptar a ideia e fazer em casa! Pode juntar os padrinhos e tentarem criar um drink exclusivo e diferente para o casamento, sendo batizado de drink dos padrinhos, por exemplo! Tudo que coloco no blog sao ideias para as pessoas adaptarem para o jeito que acharem melhor! Beijos (extou num computador sem acentos)

  5. Pingback: A Bartender Class for the Bridal Party | Casa dos Mael

  6. Pingback: Casamento Re e Caco | Comes e Bebes | Vestida de Noiva | Blog de Casamento por Fernanda Floret

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>