vidadecasada_fernandafloret

A gente conversa por aqui sobre todos os detalhes da festa de casamento, mas sendo sincera mesmo, o mais importante é o que vem depois, o casamento em si, a vida a dois. É uma delícia, eu super recomendo casar! Já completei 6 anos de casada e sem querer ser pretenciosa (mas já sendo), tenho um casamento super feliz! Cada casal é de um jeito, cada um tem uma convivência e valores diferentes, então o objetivo aqui não é criar um “Manual do Casamento Feliz”, mas listei abaixo as 5 coisas que considero importante, que dão certo do meu casamento:

Vdn1 Falar “Eu te Amo”. A gente tem até uma competição interna de quem fala ‘eu te amo’ primeiro ao acordar. E falamos várias vezes ao longo do dia, todos os dias. Naquelas horas em que o mundo está caindo em nossas cabeças de tanto trabalho, meu marido costuma enviar mensagem com ‘pausa para dizer te amo’. Acho importante expressar carinho pela pessoa e receber o carinho de volta também. Faz bem falar que ama o outro tanto quando escutar. Não deixe a loucura do dia a dia perder esse gesto simples de amor.

VDN2 Cada um ter seu momento. Não entendo conhecidas minhas que não deixam o marido sair com os amigos, implicam com o futebol no meio da semana ou proíbem ter vídeo game em casa. Da mesma forma que não entendo homens que não deixam a esposa sair com as amigas, ir numa festa sem ele ou qualquer coisa assim. Isso para mim é insegurança. E eu tenho pé atrás com gente insegura, rs! Casamento é vida à dois, mas é super importante respeitar a individualidade de cada um, cada um ter seu momento, praticar seus hobbies. Meu marido ama jogar vídeo game, seria um absurdo eu não deixar ele ter esse momento de descontração. Da mesma forma que eu tenho muitos eventos noturnos por causa do blog, e vou sem ele sem problemas, ele entende que é meu trabalho, respeita e incentiva.

vdn3 Compartilhar os mesmos sonhos. Por mais que cada um seja um indivíduo diferente e em muitas vezes, em momentos diferentes da vida profissionalmente, é importante compartilhar os mesmos sonhos. E melhor ainda, realizar juntos os sonhos! Quais são os sonhos juntos seu e do seu marido? Uma viagem, um casa nova, um carro novo, um filho, um cachorro, uma experiência profissional no exterior… Não importa. O importante é conversar e ter esse alinhamento de sonhos e expectativas, e traçar o plano para alcançar os sonhos. Eu e meu marido sempre conversamos a cada ano qual vai ser a viagem do sonho, a hora certa de comprar o apartamento novo, onde investir o dinheiro, enfim, sonhamos e planejamos juntos.

vdn4 Construir juntos a vida financeira do casal. Não sei se vocês sabem, mas uma das maiores razões de divórcios são os problemas financeiros. Quando o casal tem bom controle financeiro (e isso não tem nada a ver com ser rico), a vida fica mais leve, fácil e prazerosa. Aqui em casa eu e meu marido sabemos exatamente quanto cada um ganha, quanto gasta, onde investimos o dinheiro. Consideramos o dinheiro como nosso, e não meu e dele, afinal todo nosso dinheiro vai para realizar o item acima, de compartilhar os mesmos sonhos. Quando eu casei, li alguns livros sobre planejamento financeiro doméstico, fiz um curso (gratuito) na bolsa de valores de São Paulo, fui atrás de aprender melhor esse mundo financeiro, já que não aprendemos na escola economia doméstica (o que acho um absurdo, em outros países existe essa matéria e aqui no Brasil as pessoas têm realmente muita dificuldade para lidar com cartão de crédito e economia doméstica). Confesso que não entendo muito bem casais que não conversam sobre as despesas domésticas ou só sabem brigar por dinheiro, ao invés de construir uma planilha de receita e despesas juntos.

vdn5 Respeitar, Elogiar, Namorar. A vida deve ser leve. Sei que para alguns casais, brigar e falar palavrões um para o outro é até “normal”. Isso nunca foi normal para mim. Em 6 anos de casada e 11 anos desde o namoro, nós nunca xingamos um ao outro com insultos e palavrões. Respeito é tudo. Quer brigar? Use argumentos, não xingamentos. Acho que uma vez que o casal perde o respeito um pelo outro, fica mais difícil. O clima no nosso lar é de repeito, carinho, amor e amizade. Sexo é muito importante para o casamento feliz. Assim como o respeito, os elogios, o compartilhamento das tarefas. O segredo é saber balancear tudo em cada mínimo detalhe do dia a dia. É fácil, é só estar aberta a ter um lar onde só entram energias boas e não perder tempo com implicâncias desnecessárias.

Vida de casada é muito boa, recomendo ;-)

converse com a gente
 0      2       0})
DEIXE SEU comentário
17 Comentários
  1. Camilla, disse:

    Adorei! É essa a receita mesmo! Amor, respeito e parceria! Se falta um desses ingredientes, a convivência se torna inviável! E ter essa base é extremamente importante para criar filhos tbm! Eu cresci sem presenciar uma briga dos meus pais em 30 anos de casamento, e passo o mesmo para os meus filhos. Também considero meu casamento super feliz!

  2. Renata, disse:

    Super concordo!!!

  3. Juliana Casagrande, disse:

    Perfeito, Fernanda!
    Compartilho das mesmas dicas!!! Estou casada desde maio desse ano, mas já vivemos juntos desde 2011, com quase 11 anos no total.
    Também considero minha vida de casada maravilhosa e identifiquei muito o seu texto com a relação que tenho!
    Muito bom! :)

  4. Sinara, disse:

    <3 ameeeeei! Já quero casar, na verdade eu sempre quis. Já tô de casamento marcado e já quero que chegue logo! :D

  5. Bianca Calvo, disse:

    Amei o post e concordo em tudo. Tenho só um ano e meio de casada, mas vivemos nossa vida assim (acrescentaria só Deus como centro de tudo). Somos muito felizes e esperamos continuar sendo! :D

  6. Renata Sávio, disse:

    Realmente muito legal! Já moro com meu noivo, nos casamos em julho do ano que vem e realmente é uma arte a vida de casada! Gostaria de sugerir um assunto, na verdade uma dúvida minha. Você fala sobre cada um ter o seu hobbie, sair com os próprios amigos, mas como tudo na arte da vida a dois deve ter um equilíbrio. Você comenta que acha coisa de “gente insegura” não deixar o marido ter o momento com os amigos dele. Mas e se o marido sai com os amigos a semana toda e nunca sai com a esposa, isso também é muito ruim, não concorda? Gostaria de saber sua opinião especificamente sobre até que ponto a manutenção da individualidade de cada um é saudável.
    obrigada

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Renata, concordo com você. Na minha opinião, ceder às vezes faz parte. Um dia um cede, outro dia o outro. Mas tudo com equilíbrio. Não dá para uma parte do casal sempre preferir estar ausente. Cada casal tem um ponto de equilíbrio, o importante é balancear o tempo para si e o tempo para se dedicar ao casamento, ao outro, a rir juntos, se divertir juntos. Eu prefiro mil vezes estar o tempo todo com meu marido, amo estar ao lado dele. Mas não significa que não faço outras coisas, como sair com as amigas, viajar a trabalho, ir num evento sem ele por ele preferir não ir. Beijos

  7. Ana Paula, disse:

    Querida Fernanda!

    não só li, como enviei para meu marido ler! 16 anos de casada completados recentemente em outubro e 20 anos de convivência total…são muitos anos, e muitas vezes nos esquecemos o porque resolvemos juntar nossa vida à de outra pessoa! Você foi muito feliz com o relato, e me fez perceber que não importa o tempo que estão juntos…o que importa é ser e fazer o outro feliz! Obrigada por deixar minha quinta mais leve! bjs, Ana Paula

  8. Josiane Nascimento Bontorin, disse:

    Fernanda, amei o post.
    Muito real tudo o que escreveu, infelizmente muitas pessoas não dão a importância devida ao elogiar e respeitar, e a falta desses atos destrói qualquer relacinamento.
    Na minha opinião faltou apenas um item importante: A PACIÊNCIA, que também é fundamental, principalmente nos primeiros anos, nos quais estamos nos adaptando a nova realidade e rotina.
    Eu também super recomendo casar, vida de casada é muito boa!

  9. Fabrìcia Leäo, disse:

    Deus guarde e proteja esse românce,espero saber Lidar com isso pelo resto da minha vida,a cada dia è um aprendizado,aceito tudo mas tudo no limite,as vezes confesso que viver agarrado demais ao esposo a vida fica monôtona,deixo ele ser livre e os mistèrios tambem me agrada,eu elogio e respeito mas as vezes as indiferencas de caracter e Culturas,pois ele è noruegues,è complcado ,mas mesmo assim respeito,viver a dois è um trem complicado mas gostoso rsrsrs

  10. maria leni, disse:

    Adorei sua visão de vida a dois,vivemos tempos onde o amor passou a ser apenas um momento flugal e o casamento uma experiência “que se de certo” continuamos,quando tudo o que precisamos e cuidar um do outro e não desistir nas primeiras difilculdades.Parabéns por ajudar a essas jovens esposa a ter uma visão positiva com o depois da festa.Posso copiar e colar no meu face?

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Maria Leni, obrigada pelo comentário! Pode copiar com créditos sim!

  11. Cida Saldanha Silveira, disse:

    Após 27 anos de casada, e bem casada, eu super recomendo o casamento. Estou naquela fase que visualizo o casamento dos meus filhos, 3 rapazes maravilhosos. Amo e admiro meu marido por tudo que ele é e faz pela nossa família. Amei o seu post!!!!

  12. Tati, disse:

    Ótimas dicas Fê!!! Adorei!
    Eu e o gatinho já estamos treinando a vida financeira a dois, uma vez que estamos bancando nós mesmos cada agulha do casamento. Nossos pais não podem ajudar.
    A gente tem planilha e orçamento. Quando fui escolher o vestido, o valor saiu do planejado e liguei pra ele pra conversarmos sobre o que fazer. Decidimos por telefone abrir mão de uma ou outra coisa pro vestido poder caber no orçamento.
    Tem amigo meu que disse que a noiva escolheu e encomendou convites caríssimos sem nem pedir a opinião dele, e depois de terem combinado um valor X pra gastar com esse item. Achei um absurdo…
    Bjooo!

  13. Maite, disse:

    Parabéns Fernanda vc resumiu muito bem a receita de um casamento que dá certo, eu defino sempre a palavra Respeito acho que é tão importante quando Amor . A palavra respeito pra mim engloba tudo que tem na sua descrição, parabéns adorei bjos

  14. Éricka, disse:

    Amei!!!!!!

    Essas são dicas valiosas, respeito, compartilhar sonhos, caminhar juntos, afinal, o casamento nos torna uma só carne, que é individual, mas ainda são um só, é algo lindo e que deve ser cuidado em cada detalhe, como dizer eu te amo.

    Parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

TiffanyKeys

Quem é a pessoa que tem a chave do seu coração? Gosto de presentes que sejam cheios de significados, e quando são joias, melhor ainda! Separei minhas peças favoritas da coleçãoTiffany Keys como sugestão de dia dos namorados. Presente fofo para o namorado presentear com símbolo de chave do coração. 

converse com a gente
 0      0       0})
DEIXE SEU comentário
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

embalagem-natal-2

Outro dia navegando pelo Pinterest vi a foto destas embalagens de presente como se fossem lousinhas de giz e achei o máximo! Pesquisei quem havia criado (link original aqui!), divulguei no meu Instagram (@fernandafloret) e fez sucesso. Pedi então para a Luciana, designer do blog, criar um template de ilustrações para vocês leitoras poderem fazer o download e copiarem a ideia, afinal nada como uma árvore de Natal com presentes caprichados e embalados com amor.

Faça você mesma:

1) Compre folhas de presente pretas

2) Compre caneta de giz (vende aqui!)

3) faça o download gratuito das ilustrações que criamos para você e imprima. Você pode imprimir em tamanhos diferentes, para usar em tamanhos diferentes de embalagens.

4) Embrulhe o presente. Coloque a folha com as ilustrações em cima e com um lápis normal, desenhe em cima de forma a ficar a marca do desenho de leve no papel do presente.

5) Com a caneta de giz, desenhe em cima da marca feita no papel. Use também sua imaginação para escrever mensagens para o presenteado!

converse com a gente
 0      0       0})
DEIXE SEU comentário
2 Comentários
  1. renatafloret, disse:

    Oba vou colocar em prática!!!

  2. Pingback: 6 EMBALAGENS CRIATIVAS PARA FAZER EM CASA | Sweet Home & Crafts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>