Eu não quis daminhas de honra no meu casamento. Não combina comigo, não tem nenhuma criança especial na minha vida ultimamente. Queria dar a honra à duas amigas minhas, convidando-as para serem minhas damas.
Nos EUA isso é muito popular, são as bridesmaid. Convidei então duas super amigas há 15 anos para serem minhas damas. Elas são amigas entre si também e nos conhecemos nos EUA quando fizemos intercâmbio, então tinha tudo a ver, tinha um significado especial ter as duas nessa função no meu casamento.damadehonra

No fim, uma das damas, a Dany, não pode ir ao casamento por motivos pessoais. Chorei por semanas. Pensei daí de deixar a Ana como madrinha mesmo. Mas ela não aceitou, disse que estava há 30 anos esperando pra ser dama de honra e não abriria mão (risos!). A Ana veio de Porto Alegre só pra ser minha dama, foi participativa e amou! Para ser dama junto com a Ana, convidei minha irmã Renata.

A tradição de convidar as melhores amigas para serem as damas de honra vem da Idade Média. Naquela época, as amigas se vestiam de forma parecida a noiva, e entravam antes da noiva, para assim confundirem os espíritos do mal e inveja. Elas eram uma proteção de que nenhuma energia negativa chegaria na noiva.

damadehonra2Entrada das damas

Minhas damas não se vestiram de forma igualzinha. Combinamos que as cores seriam cobre e dourado, e que nenhuma madrinha poderia usar essas cores. E pronto. O buquê delas e arranjo de cabelo foram iguais. Elas entraram com a música “Here comes the sun”.

damadehonra3

Detalhe do buquê, feito pela expert Bia Sandoval.

Estavam lindas e me ajudaram muito nos preparativos e expectativas do casamento! Eu adorei ter damas de honra adultas e queridas.

Fotos: Fabio Laub

converse com a gente
 0      0       0})
DEIXE SEU comentário
147 Comentários
  1. alice, disse:

    amei suas ideias sao otimas parabens

  2. Marina, disse:

    Olá! Sou casada e fui chamada para ser dama-moça de uma amiga e aceitei, mas meus pais não gostaram, acharam que eu e meu marido temos que ser padrinhos. o que faço?

  3. lilian cristina, disse:

    amei , vou me casar em dezembro e escolhi seis moças para ser minhas democellis como são chamadas damas adultas. acho melhor pq pode dar asistencia ao noivos , o que as suas damas ficeram com esses buques? me mandas algumas dicas , obrigada

  4. Amanda, disse:

    Olá, vou me casar no ano que vem, e vou ter os noivinhos, mas tenho duas amigas que eu gostaria que entrassem na igreja comigo, vi suas dicas e amei, mas a minha duvida é se elas podem entrar jogando petalas de rosas no chão ou só devem entrar com o buque?? Obrigada beijinhos…

  5. Angela, disse:

    OLá Fernada!
    Para o meu casamento convidei tres amigas para serem minahs damas.
    Estamos com muitas duvidas em relação aos vestidos delas. Se curto, ou longo, se as cores podem ser de acordo com a decoração ou com o meu buque, iguais ou diferentes… O meu vestido será off-white com preto e será um longuete.
    o que você sugere para elas? será que ficaria legal elas irem de longo?

  6. Gabriele, disse:

    Oi, eu tenho 13 anos e tenho uma prima que acabou de se noivar, eu quero muito ser daminha, mas ela é a unica pessoa que me resta. Porem, quando ela for se casar eu estarei com uns 16 anos, e vou entrar com uma de 5 anos, ( 8 anos quanto ela for se casar). Acho que vai ficar feio. Minha prima até disse que sim,mas o noivo dela nao quer de jeito nenhum. Eles querem que a afilhada deles sejam a UNICA daminha oque eu acho ridiculo, já que conheço um casal que se casam no final desse ano e nem me chamaram, so um menininho de 4 anos. Estou muito triste, mas tenho esperanças de que alguem um dia me convide;
    Entao ai vai a pergunta:
    16 anos é muito velha pra ser daminha?
    por favor responda; Obrogada.

  7. Estela, disse:

    Boa noite !
    Ano que vem irei me casar e estou super ansiosa com tudo!!!!
    E tenho uma duvida muito grande, tenho seis amigas de infância e queria q elas fossem minhas madrinhas, mas como meu noivo tem uma família muito grande e gostaria de chamar seus irmãos e primos para serem padrinhos eu concordei ! Porque a família na vida é muito importante!!!
    Então decidimos que ele teria três casais de padrinhos com suas respectivas madrinhas e eu também três!!! Então seriam seis casais!!!! Uma daminha de honra com dois pagens!!!!! E uma florista de 15 anos!!!
    Mas mesmo assim queria muito que minhas amigas fizessem parte disso de alguma forma, porque elas são muito especiais na minha vida!!!
    Então estava pensando se posso colocar as minhas seis amigas como floristas também!!!!!!!??????
    Será que isso vai ficar muito bagunçado?????
    Sei que faz um tempo que vc não tem respondido as perguntas por aqui, tomara que eu tenha sorte!!!!
    Um abraço !!!!

  8. Sabrina, disse:

    Fernanda, gostaria de tirar uma dúvida com você: se eu quiser que minhas damas e as madrinhas usem vestidos numa mesma paleta de cor, eu tenho que pagar o tecido ou comprar os vestidos? como faço para pedir isso sem ser indelicada?

  9. Camila, disse:

    Olá, adorei encontrar essas dicas sobre dama de honra. A minha dama será minha irmã de 21 anos e quero muito 2 primos de 4 anos como pajens. Qual dos pajens levaria a aliança? E a minha irmã poderia levar o que? Obrigada!!

  10. tairine, disse:

    assim minha irmã vai se casar em abril de 2012 e me convidou para ser sua dama de honra mas tenho 11 anos posso ser?

  11. Claudia, disse:

    Vocês sabem se existe alguma restrição a damas de honra adultas na Igreja Católica?

    Obrigada,
    CLaudia

  12. Fernanda Floret, disse:

    Tairine, Pode sim, muitas meninas são das de honra já adolescentes.
    Claudia, que eu saiba não há restrições, já fui em casamos na igreja católica com damas adultas. Mas na dúvida, pergunte na igreja em que irá se casar.

  13. Beatriz Hamann, disse:

    Oi Fernanda.Minha prima vai se casar em outubro,e me chamou para ser florista,só que ja tenho 15 anos,será que fica feio por conta da minha idade ?

  14. JOELMA, disse:

    Eu tenho 4 damas e duas floristas existe um numero especifico quanto a isso??

  15. mirian, disse:

    Essa semana minha filha ( de quase 12 anos)foi chamada para ser dama tenho apenas uma semana para ver tudo .O casal gosta muito de vê-la cantando.Será que ficaria feio se ela entrasse cantando no momento da entrada com as alianças?
    Isso seria surpresa

  16. lorraine, disse:

    nossa esse site é legal

  17. Flávia, disse:

    Olá Fernanda, por gentileza, me tire uma dúvida. Gostaria de colocar o filho de uma amiga de 3 anos como pajem, uma sobrinha do meu noivo de 13 anos como florista e minha irmã de 17 anos como minha dama. Fica legal? E qual ordem de entrada ficaria bacana? Desde já agradeço.

  18. Mirela, disse:

    Fernanda, quero convidar quatro amigas para serem minhas damas de honra. Elas podem ser floristas?
    Minha sobrinha vai entrar com as alianças. Ela deve entrar antes das damas adultas ou só no momento da entrega das alianças. Abraços

  19. Silvana Batista, disse:

    Oi Fê, bom dia!! Meu dia feliz será em 06 de junho desse ano, imagine minha ansiedade e adrenalina. Na altura do campeonato os detalhes finais estão sendo fechados, é aí que surgem as inúmeras dúvidas. Acompanho vc desde o ano passado, e acho simples assim: o MÁXIMO seu site, nao perco mais meu tempo em busca de outros, aqui encontro tudo e mais um pouco do que preciso, PARABÉNS!!
    Bom minha dúvida é o seguinte, como vc, também terei minhas amigas de honra que serão quatro, não sei em que momento elas entram, se atras de mim ou antes(não na minha frente) de mim, e depois de entrarem aonde elas ficam, teremos no total 4 casais de padrinhos(dois de cada). Tudo será no salão, e meu casamento será as 20 horas. Tenho medo que fique uma bagunça lá na frente, me ajude por favor, desde ja brigadinhO!!

  20. Cristiane Garcia, disse:

    Olá, tenho uma dúvida. Me caso em novembro desse ano, terei três daminhas. Primeiramente duas delas são do Parana e moro em São Paulo. Mandarei o modelo do vestido para que seja feito lá mesmo. Mas o detalhe é que as idades delas são, 3,5, e 10. Para as duas menores mandarei fazer um modelo branco até o tornozelo e simples, mas muito bonito. Já no caso da mais velha não sei qual o modelo seria ideal. Alguém poderia me dar alguma sugestão? Obrigada…BJO**

  21. Ana Maria, disse:

    Oi,eu tenho uma irmã(por parte de pai) de 11 anos,mas ela é maior que eu e parece que tem uns 13 anos,e não sei se coloco ela de daminha para entrar como noivinha pq ela se parece muito cmg, ou como madrinha com o meu irmão de padrinho(26 anos).E aí o que eu faço?

  22. Angelica Nogueira, disse:

    Fernanda, bom dia!
    Já acompanho a tempos as suas dicas, enfim… chegou o tão esperado dia! Eu estou com uma dúvida em relação as minhas damas e pajens, já
    formei 08 casais de crianças que estão entre 02 e 09 anos. Amo crianças! E realmente não qual a melhor ordem de entrada e o que irão levar. Qual a sua opnião e dica? bj

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Angelica, o mais comum é entrar por ordem de tamanho. As daminhas podem levar mini buquês e os menininhos podem apenas estar de mãos dadas com as meninas. Beijos

  23. Mima Centeno, disse:

    Oi Fê!!
    Tenho uma família relativamente pequena e só de mulheres, somos muito unidas e amigas,fazemos parte demais umas das vidas das outras. Por isso queria contemplar a todos no meu casamento, gostaria que cada uma tivesse um papel, já que vão participar de todo o planejamento da festa. Penso em colocar dois casais de tios meus como padrinhos, e meus irmãos, mas gostaria de dar uma diferenciada nas minhas amigas de vida inteira que são três, mais minha prima. Posso ter madrinhas, padrinhos e damas de honra? Se posso, como seria o cortejo?

    Outra coisa, tenho crianças muitoo especiais na minha vida, primos e sobrinhos, só que são 3 meninos e 1 menina. Dá para fazer o cortejo de pajens assim??

    Beijooo e muito obrigada por me ajudar!

  24. Ellen, disse:

    Olá Fernanda, tudo bem? Minha irmã, de 30 anos, se casará no fim deste ano e me chamou para ser sua dama de honra, para levar as alianças. Eu tenho 23 anos. Ela se casará no campo e de dia, por isso, pensamos em um vestido longuete, as estamos com muita dificuldade de encontrar algo que não me faça ficar igual às madrinhas (que estarão de longo) ou igual a uma convidada mesmo. O que você nos sugere?
    Obrigada!
    Ellen =)

  25. Tainah Babadopulos Magalhães, disse:

    Olá Fernanda, td bem? Gostaria de saber se posso convidar uma amiga casada para ser minha Dama Adulta?
    Obrigada!
    Tainah

  26. maria claudia, disse:

    eu gostaria saber ser poder ter dama adulta e criança irei casa em 2014????

  27. Priscila, disse:

    Olá, vou me casar e não tenho nenhuma criança pra colocar de daminha, e uma amiga se ofereceu para ser dama de honra, ela pode entrar sozinha? É ela que leva as alianças mesmo? e que roupa ela teria que usar? o que carrega nas mãos?
    Aguando sua resposta, adorei as dicas, beijo!

  28. camila queiroz, disse:

    Fernanda, não gostaria de ter crianças no casamento, portanto escolhi minha irmã e minha melhor amiga para entrarem. Posso colocar minha irma pra levar as alianças e a minha amiga levando a Bíblia, ou as duas devem levar apenas o buquê? e como faria para levar as alianças e a bíblia? abraço.

  29. Joyce, disse:

    Ameiii a ideia! Tb quero damas amigas em meu casamento! *–*

  30. jessica, disse:

    Vou me casar em julho e queria coloca o casazinho, florista e 6 amigas de infância…o q as 6 amigas devem entram na maos?

    • Fernanda Floret, disse:

      Jessica, podem levar mini buquês. Beijos

  31. Erika, disse:

    Olá Fernanda, tudo bem?
    Eu tenho feito perguntas à vc pelo aplicativo mas não recebi resposta. Hoje estou com outra dúvida… Vou me casar no ano que vem e na minha família e de meu noivo não tem crianças pequenas, pensei em convidar minha afilhada que terá 9 anos na ocasião e minha sobrinha que terá 15 anos, como minhas damas. Na sua opinião, é uma boa escolha, pela idade de ambas? E no caso, com oq elas devem entrar e em qual ordem? Por exemplo: a mais nova com as alianças junto com a mais velha segurando um mini buquê, ou, primeiro a mais velha e depois a mais nova?? Obrigada.

    • Fernanda Floret, disse:

      O importante é você convidar quem for importante para você, independente da idade! Uma pode entrar com as alianças e a outra com um mini buquê, mas quem vai carregar o quê e qual a ordem de entrada, isso não é importante, não tem regra, você pode fazer como quiser, simples assim! Eu colocaria as duas entrando juntas de mãos dadas, acho mais bonito. Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>