Atraso da Noiva

Vocês pretendem se atrasar para a cerimônia religiosa? Dizem que faz parte, que já é tradição, que a noiva tem que se atrasar um pouco para criar um suspense.

Besteira! Você ficou meses planejando e preparando seu casamento, ansiosa para chegar logo o grande dia, e quando chega, você quer ficar enrolando para entrar?

Todos os livros de etiqueta (Claudia Matarazzo, Fabio Arruda, Vera Simão) afirmam ser falta de educação a noiva se atrasar. Em alguns casos é até proibido: se você vai se casar numa Igreja com casamento de hora em hora, não pode atrasar para não causar um efeito cascata de atrasos – isso sim, muita falta de educação e respeito com a próxima.

carro

Na verdade, o que tenho mais visto são duas situações:

1) Convidados atrasados. As pessoas ficaram tão acostumadas ao atraso da noiva, que hoje em dia vejo até muita noiva chegando na hora, querendo logo casar, mas tendo que aguardar mais convidados chegarem para não entrar com a Igreja vazia. Se você é convidada de um casamento, pelo amor de Deus, chegue na hora! O correto é chegar uns 10 minutinhos antes, para entrar com calma, cumprimentar os conhecidos. Eu sempre chego na hora!

Para quem vai se casar em Igreja com vários casamentos no mesmo dia, vale o truque de colocar no convite 30 ou 15 minutos mais cedo, assim os atrasadinhos estarão lá na hora em que você for entrar.

No meu casamento, que nem foi na Igreja, avisei várias pessoas que eu entraria pontualmente às 21h. O horário do convite era um pouco mais cedo, e às 21h entrei. Quem estava lá, muito bem, quem não estava, azar. (os mais amigos sempre estão).

Madrinhas atrasadas então, acho o fim! Eu  entraria no horário mesmo sem ela estar lá.

2) Atraso no Dia da Noiva. Salão de beleza com várias noivas ao mesmo tempo é um perigo! Se organize. Faça depilação e unhas no dia anterior. No dia do casamento, somente cabelo e maquiagem. Faça um cronograma do tempo necessário para se arrumar,  para tirar algumas fotos prontas e do trajeto até à cerimônia.

Eu já fui num casamento em que a noiva atrasou 1 hora… sim, 1 hora! O motivo? O véu não estava dando certo no penteado. Mas daí eu pergunto: não fizeram teste antes?

Sabe o que acontece quando a noiva se atrasa demais? Os convidados educados que chegaram na hora começam a ficar impacientes. A festa começará muito tarde para os mais idosos. Enfim, perde um pouquinho do brilho.

Noivas, a entrada de vocês na cerimônia é um dos momentos mais lindos do mundo, queremos ver vocês entrando logo, nada de atrasos!

Foto: Fabio Laub

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE