Quem costuma pesquisar em blogs americanos já deve ter visto em vários casamentos o bolo sem cobertura. É uma proposta mais informal e definitivamente com cara de “quero meu pedaço agora!“. Aqui no Vestida de Noiva já publicamos dois casamentos que tinham bolos assim, o casamento da Rochelle e o da Livia.  O fato é que a grande maioria das noivas preferem o bolo clássico com cobertura impecável, mas nada nos impede de fazer um bolo diferente no aniversário ou para um chá da tarde, certo? E foi exatamente isso que fiz domingo passado! Deu certo e fez o maior sucesso e por isso compartilho aqui com vocês, mas como sou amiga, vou abrir o jogo e falar até o que deu errado!

No domingo postei as fotos no Instagram e ontem no facebook e muita gente me perguntou da onde são os pratinhos – afinal comigo não basta o bolo ser belo, os pratinhos precisam ser incríveis também! Comprei tanto o prato do bolo como os pratinhos de servir na loja virtual Maria Presenteira.

Para a massa de pão de ló, segui uma receita do site Dedo de Moça:

6 ovos separados

1 pitada de sal

6 colheres (sopa) de açúcar refinado

6 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada

1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 180°C já antes de começar.  Na batedeira, coloque as 6 claras com uma pitada de sal e bata até ponto de neve.  Adicione o açúcar nas claras em neve, uma colher de cada vez.  Agora adicione as gemas, uma a uma. Bata até que tudo fique bem misturado.  Fora da batedeira junte a farinha de trigo e o fermento em pó. Misture delicadamente até que todos os ingredientes tenham se misturado.  Unte e enfarinhe uma assadeira redonda de 30cm de diâmetro e despeje a massa sobre ela.  Leve ao forno pré aquecido e asse até que ao enfiar um palito de dente ele saia limpo. (no meu forno ficou pronto em exatos 25 minutos).

Cuidado para não deixar começar a queimar o fundo e laterais, afinal não terá cobertura para esconder. Tem que ficar de olho no forno, começou a dourar, eu já tirei (estava bem cozido por dentro, lógic0). Esperei esfriar bem para desenformar e deu tudo certo, ficou lindo nas laterais, sem estar queimado.

Fiz duas formas, afinal eu queria que o bolo ficasse alto e bonito.

Para o recheio, escolhi um creme que adoro, o mesmo que eu já tinha postado na receita do doce de morango.

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1 copo de leite

3 gemas

1 colher de sopa de maizena

Levar ao fogo o leite condensado, o leite, as gemas e a maizena, até formar um creme consistente (mexer bem e o tempo todo, dura só uns minutinhos). Tirar do fogo e juntar o creme de leite. Esperei o creme esfriar para começar a montar o bolo.

A Montagem:

Coloquei a primeira parte do bolo no prato, depois enchi de recheio de creme (com cuidado para não escorrer), piquei morango e junto com amoras, mirtilo e groselhas adicionei ao recheio. Coloquei a segunda parte do bolo. Com cuidado, fui inserindo amoras na lateral do bolo, entre as camadas. Com uma peneira, polvilhei açúcar de confeiteiro em cima do bolo e decorei com mais frutinhas vermelhas. Prontinho!

E o que eu acho que deu errado? Bom, estava tudo uma delícia, mas acho que se eu fosse fazer novamente, teria escolhido outro recheio mais firme (com a firmeza do doce de leite, por exemplo), porque meu creme não ficou tão firme assim e depois que cortei o bolo começou a escorrer para fora (ou deveria ter colocado um pouco mais de maizena). Mas se eu tivesse usado doce de leite, teria ficado muito seco, e como eu gosto de bolo bem recheado, talvez tivesse sido melhor ter cortado cada parte do bolo ao meio (no sentido horizontal) e colocado mais recheio, ou seja, o bolo ficaria com 3 camadas de recheio. Enfim, se alguém tiver alguma dica de recheio, pode deixar nos comentários ;-)

Com certeza indico para todo mundo fazer em casa e surpreender o noivo/ namorado/ marido/ amigos… e me contem se deu certo!

Fotos: Fernanda Floret

converse com a gente
 4      0       0})
DEIXE SEU comentário
67 Comentários
  1. Patty Geronimo, disse:

    Fernanda,
    Pra mim bolo tem que ser bem molhadinho também, imagina no dia seguinte que ele absorme mais o recheio…mmmmm.deve ter ficado delicioso! Dava pra fazer o mesmo recheio, com mais maizena pra ficar firme e umedecer o pão de ló com leite gelado.
    No mais, parabéns!!! Lindo e apetitoso bolo, lindas fotos, pratinhos mega charmosos!!! Adorei!!!

  2. Pingback: Bolo Desconstruído | Confeitaria Brasil

  3. Laura, disse:

    Fernanda,
    Acabei de ficar noiva e, como muitas, visito diariamente seu blog, inspirando-me nas suas ideias e sugestões.
    Esse tipo de bolo é uma dessas ideias maravilhosas que só se encontra por aqui.
    Parabéns e obrigada!

  4. Luisa, disse:

    Aprendi uma coisa qdo recheio bolos com morangos. Depois de colocá-los cortados sobre o creme, salpique açúcar sobre eles e por cima a outra camada de bolo. O açúcar fará com que soltem uma caldinha que irá umidecer o bolo maravilhosamente. Se quiser umidecê-lo antes de colocar o creme, use uma calda rala de açúcar temperada com cravo e canela. Aí nem precisa de geladeira pois não azeda fácil.

  5. ada maria lopes de moraes, disse:

    adorei tudo parabéns!!

  6. Ana Maria, disse:

    Oi Fernanda, visitei seu blog por sugestão de uma prima (ela sabe que gosto de fazer bolos e tortas, mas não sou profissional), adorei a idéia do bolo sem cobertura. Li em seu comentário que poderia ter usado doce de leite para rechear, mas que é muito firme, para torná-lo mais leve, experimente misturar um pouco de creme de leite melhora a textuta e deixa o doce de leite mais leve.

  7. Ana, disse:

    Oi Fernanda a tempos queria fazer esse bolo, só q na minha “GRANDE” cidade não encontro essa frutas vermelhas, somente o morango.
    Fiz o recheio como vc falou o meu ficou bem consistente a unica coisa diferente que eu fiz foi q eu tirei o soro do creme de leite. Bjsss

  8. Aline, disse:

    oi Fernanda!! Fiz em casa e para o recheio, usei o mesmo que o seu, mas ao invés de usar 1 lata de creme de leite, usei uma caixinha daquelas pequenas… ficou bem firme e maaaaaravilhoso!!

  9. Lauren, disse:

    Olá Fernanda! Fiz o bolo para meu aniversário sábado, ficou uma delícia!
    O que mudei da sua receita foi:
    Fiz uma receita e meia para a massa, fazendo três discos, que molhei uma caldinha feita com o branquinho do licor Sheridans, água e açúcar. E no recheio, cozinhei bastante o creme, dai como reduziu demais, misturei meia caixinha de creme de leite quando já estava frio.
    Beijos!

  10. rosa aparecida julião, disse:

    Gostaria de receber mais receitas… essa é maravilhosa mesmo. Abraços

  11. Pingback: Festa Infantil | Pic-Nic no Parque | Vestida de Mãe | Fernanda Floret | Blog sobre Bebês e Mamães

  12. Claudia Oliveira, disse:

    Oii Fernanda,
    Olha só, esse bolo é uma maravilha, além de ficar lindo, fica super gostoso… Acho que poderia colocar o recheio de creme de leite, leite condensado, suspiros brancos quebradinhos e morangos, fica divino…
    Abraços…

  13. Aline, disse:

    Olá Fernanda.
    Adorei essa receita e suas dicas. Irei fazer o bolo para o aniversário da minha mãe mas me restou uma dúvida, que tamanho de forma você utilizou?
    Beijos!

  14. Luana Rocha, disse:

    Eu acredito que um recheio de creme de ameixa que é composto de ameixa em calda, creme de leite e leite condensado, ficaria mais firme e muito gostoso também. O bolo ficou lido, parabéns! =)

  15. liliam oliveira, disse:

    o seu bolo ficou perfeito!! esse ar de recheio escorrendo faz parte da decoração do bolo.

  16. gleice costa, disse:

    amei esse bolo,vi em uma festa, vou fazer domingo para a minha amiga.gostaria que me enviasse mais receitas.obrigada1

  17. Marisa, disse:

    É a primeira vez que vejo esse blog…Amei!!! Que delícia de bolo!!! Vou fazer no meu niver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>