Não existe uma regra. O brinco para seu grande dia pode e deve ser o que você quiser! Mas tenho recebido taaaantas perguntas, então vamos falar um pouco sobre o brinco de noiva.

Me perguntaram se precisa combinar com o rosto, ou com o cabelo, ou com o vestido. Meninas, não compliquem! rs! Precisa combinar com você! Vocês já viram uma menina delicada usar brinco enorme chamativo, ou uma indiana usar brinco pequeno? Pois bem, é simples assim. Você se conhece, sabe que brinco fica bem em você.

Em geral, eu particulamente acho que fica perfeito em noivas um brinco de comprimento médio. Brinco muito grande “compete” no visual com o cabelo e com o vestido, e eu não gosto de visual carregado (gosto pessoal, se combina com você, vá em frente!).

Também acho que pérolas são muito amigas da noiva, iluminam o rosto de uma forma clássica. Mas diamantes também são sempre diamantes, também lindos.

Precisa ser jóia? Precisar não precisa, não vá entrar numa dívida só para comprar um brinco para o casamento. Mas veja com sua mãe, com sua avó… acho lindo de morrer usar uma jóia de família nesse dia. Já disse, com significado fica tudo mais especial.

Veja abaixo algumas sugestões de visual:brinco1brincocurto

Funcionam como pontos luminosos, e fica muito elegante. Se você não está acostumada a usar brincos grandes, não mude isso bem no dia do seu casamento. Escolha um brinco pequeno bem bonito.

Fotos: 1. Jennifer Skog; 2. Boutwell; 3. Tanja Lippert; 4. James Christianson

brinco2

 

 

brincomedio

É o tamanho usado pela maioria das noivas!

Fotos: 1. Leigh Miller; 2. Jennifer Skog; 3. Boutwell; 4. Leigh Miller

brinco3

 

 

brincomaior

Vejam que mesmo sendo “maiorzinhos”, não escolhi brincos muito grandes, porque como já disse, acho que compete muito com o visual de noiva. Prefiro no máximo destes tamanhos.

Fotos: 1. Leanne; 2. Jennifer Skog; 3. Boutwell; 4. Tanja Lippert

converse com a gente
 0      1       0})
DEIXE SEU comentário
39 Comentários
  1. Nana, disse:

    Oi Fernanda….
    fiquei numa dúvida danada sobre o brinco…comprei o meu dois dias antes… ia usar um bem pequeno,mas com o vestido tomara que caia, optei por usar um brinco maiorzinho e não usar colar… além disso usei uma pulseira e mais nada…. lembrei da regra, menos é mais….
    ótimo post
    bjo

    • Fernanda Floret, disse:

      Nana, Concordo plenamente, menos é mais!

  2. Marga, disse:

    adoro brincos de todos os tamanhos e feitios! Para mim foi o acessório que mais gostei de usar no dia do meu casamento e no dia da festa.
    este post é super interessante e cativante para quem ama esse tema, como eu!

  3. Dani Miranda, disse:

    Realmente, ois b rincos são diféceis de eswcolher …. tive as mesmas dúvidas quando me casei … e optei por aquele que combinava comigo… se bem que eu tenho umhistórinha sobre os meus brincos …. eu já os tinha imaginado em minha cabeça … queria um brindo de pino em forma de lacinho que não fosse nem grande e nem pequeno, pq me c asei com os cabelos soltos e brinco muitopequeno não daria certo … só que eu não achava essse brinco, não exatamente como pre imagineitinha imaginado … no entanto em umas andanças durante os preparativos eis que do nada vejo lá na vitrine ,lindinhoooo o brinco da minha imaginaçao …. exatamente como eu sempre imaginei !!!! Pensei comigo: dele custar uma fortuna …. Que nada era uma biju e nem tão fina assim,até meu irmão saberia que não era uma jóia !!!! mas era do jeito que eu sempre quis … comprei !!!! No entanto quando fui fazer a penúltima prova do vestido 15 dias antes do casamento, na hora de colocar os brincos eles quebraram …. até chorei …. e tive que escolher outros… mas fiquei chateada …. voltei na loja por acaso pra comprar outra coisa e as meninas perguntaram sobre o casamento e então contei que seria na sexta feira, mas que os brincos tinham quebrado …. como sou cliente an tiga e muito assídua eleas fizeram uma surpresa… quando cheguei pro meu dia da noiva tinha uma caixinhaq lá pra mim: eram os brincos elas conseguiram outros iguais e ainda tiveram o trabalho de descobrir onde eu estaria naquele dia ….ontem fez um mês que me casei e os brincos(apesar de serem bijú) ainda resistem em meu porta-jóias….. rsrsrsrs … come4ntário cumprido … desculpe … mas quando li o post logo me lembrei desse episódio com os brincos …Bjo

  4. Rejane Wolff - fotógrafa de casamentos, disse:

    Fer, deixa eu te contar! Fiz um post enooorme sobre a importância do cerimonial no casamento. Me lembrei muito de você, por causa daquele seu post onde acompanhou a rotina de um cerimonial por um dia!
    Aliás, antes de escrever até dei uma olhada nele novamente, pra me inspirar mais! hehehe
    Beijos!

  5. Adri Lee, disse:

    Na tradição coreana, é comum os pais do noivo presentear a futura nora com uma joia. Simboliza a sua entrada na familia.
    Meus sogros deram um lindo brinco de perola, bem delicado, como eu gosto!
    Usei no dia do casamento, junto com um bracelete lindíssimo que pertencia a minha vó e que eu “namorava” desde criança..
    Detalhes muito especiais.

  6. Dani Freitas, disse:

    Também não entendo essa mania de complicar tudo… brinco a gente usa o que gosta e pronto!

  7. Liana, disse:

    Alguém conhece um lugar onde possam ser feitas réplicas de jóias? Me apaixonei perdidamente por um brinco de uma joalheria famosa, mas o preço chega a seis dígitos…não dá pra mim! Buá! Queria muito esse brinco no meu casamento!

  8. Fernanda Floret, disse:

    Liana, que faça réplicas exatamente eu não conheço. Mas na região central de SP tem muitas lojas que vendem jóias e são mais baratas que shopping. Nem todas são confiáveis, mas conheço uma que é, que dá certificado de autenticidade e tudo. O site é: http://www.rhribas.com.br/ Lá compra-se jóias sem pagar os valores altos dos shoppings.

  9. Virgínia, disse:

    Eu usei um brinco de brilhantes que foi da minha avó. É de ouro branco e combinava mais com a grinalda. Eu acho que usar algo que é da família bem legal! :D

  10. Carla, disse:

    Meninas,

    Eu usaria um brinco de brilhantes da minha mãe, que ela ganhou do meu pai de noivado. Um mês antes, cismei que queria pérolas e então ganhei um brinco com a base de brilhantes e a pérola pendurada.
    Pela classificação da Fê, seria um ‘maiorzinho’, acho. Mas eu sempre uso brincos grandes, então achei que combinou bastante comigo.
    Quanto à “cópia” de jóias, sugiro que você tente encontrar um bom joalheiro, de confiança. De preferência, alguém que trabalhe a anos com isso.
    Nós tínhamos um joalheiro que trabalhava para a família, mas, infelizmente, ele já faleceu. E nunca mais encontramos alguém tão bom como ele.
    Mas, pergunte à família, amigos… Quem sabe não encontra alguém…
    Bjs

  11. Larissa, disse:

    Adorei o post! A-M-O brincos e ainda nem pensei sobre o assunto mas adoraria usar uma jóia de família. Ganhei um anel LINDO da minha tia avó que pertenceu à minha bisavó, um anel bem vintage de ouro vermelho com pérolas pequenas. Contudo minha aliança de noivado e de casamento é em ouro amarelo (apesar de eu gostar mais de ouro branco meu noivo quis me dar em ouro amarelo pois disse que fico linda bronzeada de ouro amarelo e eu nunca uso e quem sou eu pra reclamar depois de ganhar uma jóia linda…). Enfim, o que eu gostaria de saber é se vcs acham que ficaria um carnaval muito grande se eu decidir por um brinco em ouro branco com brilhantes (que é o que eu gostaria..). BJs

  12. Mel, disse:

    Obrigada pela ajuda Fernanda! Tudo o que eu queria saber…
    Eu amo os brincos médios, os de pérola então…Lindos!
    Um abraço!

  13. Lívia, disse:

    Nossa, gente, no meu caso, fui na contramão: o brinco que eu usei não tinha nada a ver com o meu jeitão do dia-a-dia. Mas vi numa revista a noiva Leticia, que se casou com o príncipe da Espanha, e achei tudo lindo de morrer. Não consegui fazer meu vestido de mangas compridas, mas mantive o “ar espanhol” e usei mantilha, cabelos presos e brincos enooormes. Comprados baratinho, mas bati o olho e gostei de cara. Recebi muitos elogios pela pequena ousadia. E não vejo a hora de inventar uma ocasião e usá-los novamente…

  14. Amanda Rosière, disse:

    Fernanda eu já escolhi o meu brinco! A avó do meu noivo faleceu este ano e ela sempre usava um belo brinco de diamante com perola. Depois que ela faleceu resolvi casar usando esses brincos por dois motivos: Primeiro é para homenageá-la e a nova família que vou fazer parte, segundo não tem aquela história de casar com algo emprestado então nada melhor do que algo que tem uma carga emocional bacana!

  15. Lila, disse:

    Eba! Posso usar o meu maiorzinho sem culpa!… rs

  16. Marga, disse:

    larissa, eu acho que ouro branco com brilhantes fica muito bonito. acho é que não precisará de muito mais acessórios porque ou vai tapar o efeito dos brincos ou vai parecer uma árvore de Natal! mas aposte nesse brinco se é o seu preferido e sinta-se linda e especial. Eu acho uma boa escolha. que acha você, fernanda?

  17. Fernanda Floret, disse:

    Larissa, a minha aliança também é ouro amarelo, e o brinco era de brilhantes e perólas.
    Eu considero a aliança um acessório neutro, não acho que vai ficar “carnaval” se vc usar um brinco de outro branco não.

  18. Larissa, disse:

    Obrigada, meninas. Vou fazer minha vontade, então. beijo!

  19. Janayna Hammes, disse:

    Olá meninas, concordo plenamente que o que você mais deve levar em conta na hora de escolher um brinco é o seu estilo, o que você gosta. Eu casei com um brinco enorme e me senti muuuito feliz!

    Para ajudá-las nesta missão convido a todas para conhecerem meu trabalho. Faço bijouterias finas e desenvolvi uma linha exclusiva para noivas!! Entre no site e confira:
    http://www.janaynahammes.com
    Crio modelos exclusivos para noivas de todos os estilos: exuberantes, mais discretos, com pérola, cristais…
    Espero que gostem! bjinhos!

  20. Dani Freitas, disse:

    Larissa, eu usei no dia do meu casamento: brinco de ouro branco com pérola e diamente, aliança de brilhantes e ouro branco e um anel que era da minha avó (ela tinha me dado a um tempão), de ouro vermelho com pérola (ela usou no dia do casamento dela, achei super simbólico e ela ficou toda contente com a homenagem). E olha, me achei linda e maravilhosa, se ficou carnaval foi um carnaval bonito…rsrsrsrsrs…

  21. Mirella, disse:

    Ah Fernanda!!
    Sigo há meses seu site e seu twitter.
    Nao sei o que faço em relação aos meus brincos.
    Eu uso alargador na orelha e gostaria de fazer um brinco médio.
    Está tão difícil. Vc tem sugestões?

    MUITO OBRIGADA!

  22. cassia, disse:

    Optei tbm por brincos mais discretos de pérola tamanho médio com uma pequena pulseirinha de pérolas!

  23. Cristina, disse:

    Confesso que estou muito triste. Só depois de me casar, soube que argolas são brincos esportivos. O que eu usei no dia do meu casamento foi um par de argolas médios, para pequenos, de ouro branco. Usei mantilha sobre a testa, que tinha visto numa revista. Todos disseram q fiquei linda, mas agora tenho dúvidas se pequei em relação aos b rincos. Ninguém falou nada sobre, nem mesmo na loja de joias onde eu os comprei. Nem mesmo o estilista comentou nada contra quando mostrei-lhe o brinco q usaria. Não teria usado se soubesse… O fato é q já tem um tempinho que me casei, mas fiquei com esse trauma. Meu esposo disse q tudo isso é besteira, q eu estava linda, q os brincos são lindos, etc. Hoje estou pesquisando muito a área de moda, e só aí é que me veio a dúvida. É isso mesmo???

    • Fernanda Floret, disse:

      Cristina, o que importa é que no dia você estava se sentindo linda e maravilhosa, o resto é resto…

  24. Cristina, disse:

    Agradeço a resposta, Fernanda. Mas insisto com mais uma pergunta: Apesar de o estilo de uma noiva tender sempre para o clássico, vc acha q um dia haverá q aposte em brincos de argola para determinados estilos de noivas, uma vez q muitos conceitos variam ao longo do tempo? Sinceramente gostaria de ter sabido disso antes; por que, então, nem a loja nem o estilista me orientou? Você disse: “O resto é o resto…” Mas… será q fui mesmo a única a usá-las? Meu vestido foi justo, de uma grife conhecida nas revistas; ele abria levemente a partir dos joelhos, e tinha uma calda disccreta, ele todo era de renda chantily fgrancesa. Como disse, optei pela mantilha no estilo bandana (vi numa revista e amei); o sapato era lindo, de strass. Por que pecar justamente com o brinco? Desculpe, mas só consegui desabafar com vcs. Ninguém sabe de meu “trauma”. Se puder, mande-me pelo menos mais algum comentário sobre. Obrigada.

  25. Franciane, disse:

    Nossa, Cristina, calma… Convenções são somente convenções… variam de época pra época , de cultura pra cultura. Nunca tinha ouvido falar nada de brincos de argola…
    Você não pode se deixar tomar por esse trauma porque ouviu falar que argola é brinco esporte…
    O que importa é o conceito que vc quis empregar em seu visual. Estava harmônico com seus trajes? Você estava realizada? Então larga de grilo.
    Muito grilo para nada.
    Independente se isso é uma regra ou não em moda, o que importa é seu toque pessoal, sua identidade nesse dia… O mais bacana é exatamente isso… transgredir e personalizar!

  26. joelma, disse:

    cristina, vou me casar neste mes gostaria de saber se posso usar um brinco medio e uma gargantilha os dois são de estras.

  27. Cristina, disse:

    Franciane
    Muitíssimo obrigada pelo interesse em enviar-me seu comentário. Sabe, isso demonstrou que vc é uma pessoa sensível, sem contar que me parece ter bastante personalidade. Demorei para voltar a este site, por isso nem sabia que tinha algo de especial me esperando: seu comentário! Que alegria me trouxe!! É isso mesmo, com o tempo vamos aprendendo; ouvi algo sobre as argolas e me veio aquele trauma horrível, porque, afinal, fui uma noiva, mas… Tudo que vc falou é verdade. O que eu não deixo de observar, depois que comecei a me interessar mais por moda, é que “o menos é mais”, e eu pensei nisto tbm quando escolhi o que deveria usar. Enfim… Volto a dizer, estamos no caminho certo, principalmente por nos interessar umas pelas outras. Vc é linda, obrigada mais uma vez. Meu visual de noiva causou sim um impacto principalmente por ter optado por algo diferente(vi numa revista uma única foto dentre outras que traziam mais o tradicional, e dei meu toque). Um beijinho, Deus a abençoe, querida.

  28. Cristina, disse:

    Joelma

    Acabo de ler seu comentário. Confesso que me senti emocionada em se dirigir a mim para fazer tal pergunta. Antes de mais nada desejo as mais ricas bençãos sobre vc e seu noivo. Sugiro que busque serenidade sempre, principalmente no dia, pois uma noiva serena, doce, parece ainda mais linda. Não demonstre insegurança, porque uma atitude segura ajuda muito no visual (isso tenho aprendido nas pesquisas que tenho feito na área de moda). Quanto a sua dúvida é dificil falar sem ver o conjunto atuando junto com o vestido, o sapato, etc. Sugiro tbm que veja a foto da Isabella Fiorentino (do Esquadrão da moda) de noiva; é só buscar no google. Ela usou brinco e gargantilha, dá pra vc comparar o tamanho do brinco dela. Se o que vai usar veio num conjunto, é porque brinco e gargantilha se harmonizam. Mas, como não sei detalhes… Eu aprendi que menos é mais,mas no seu caso os dois acessórios podem ficar incríveis, sem pesar o visual. O problema não é usar os dois, mas saber se se harmonizam… Tenho certeza de que vai ficar uma noiva linda. Um beijinho,querida.

  29. Cristina, disse:

    Franciane querida
    Acabo de visitar o site que me indicou!!! Que surpresa maravilhosa, pois eu já tinha procurado pesquisar algo a respeito, mas não tinha obtido o mesmo resultado. Que bacana. Agora consigo entender melhor o porquê de minha escolha, e tbm o fato de ninguém ter falado nada contra na ocasião, nem o estilista nem a pessoa que me atendeu na loja. Puxa!! Creio que fui então uma noiva no estilo espanhol – o que muito me agrada. Valeu mesmo (rs,rs)!!! Li os comentários no site e vibrei. Vc está de parabéns. Obrigada mais uma vez.

  30. Nádia Almeida, disse:

    No meu caso, estou às vésperas de me casar, mas desde o início optei por pérolas em razão da cor do meu vestido, que é marfim, e da solenidade ser de dia. Comprei um bem pequenino, só pérolas. Depois comprei outro, médio, com uma pérola tb, só que mais claras e pequenas, no final de um cordão de prata, com detalhe em cristal, muito delicado. E acabei de ganhar de presente de uma amiga querida um com pérolas grandes, amareladas, mais escuras que as anteriores, com detalhes em prata e cristal. Como este último possui um significado, uma energia boa, foi dado de coração, é com este que eu vou. Além disso, enquanto o primeiro é clássico e o segundo moderno, com este ganho um ar antigo, achei elegante. Estou na maior expectativa!

  31. Ana, disse:

    Sobre as argolas, eu acho que cada um deve usar o que gosta mas sempre combinando com o vestido. Se argola para noiva é pecado, entao eu estou nessa, porque no meu casamento usei argola de cristal swarovisk prateada, tá certo que foi só no civil,mas usei um vestido rosa chá lindo com flores brancas pequenas. Eu usei essa argola porque ela é na época a única coisa bonita, nova e elegante que eu tinha. Eu me senti muito bonita com elas e o resto todo!!!
    As pessoas se cobram muito mas o importante mesmo é ser feliz !!! o resto é resto !!!

  32. Cristina, disse:

    Ana

    Imagino que vc deve ter ficado linda. Foi bobagem todo o meu grilo em torno das argolas. Sabe… tudo por um único comentário de uma vendedora numa joalheiria (na opinião dela argolas não deveriam ser usadas por noivas, em hipótese nenhuma). Eu já até tinha me casado, e não lhe disse que as tinha usado… Fiquei com um complexo bobo. Até que… encontrei este site. Quando me casei, não contava com a internet para essas coisas, mas agora passei a contar devido ao meu interesse por moda, tendências, etc. Quero poder ajudar tbm, sabe?! Com essas pesquisas e com os comentários de vcs, vejo que estamos no caminho certo: devemos sim buscar nossas preferências, há estilos e estilos… looks e looks. Parabéns pela sua escolha e, principalmente, pela sua postura. Deus abençoe seu casamento.

  33. Helena, disse:

    Preciso de uma opinião, caso no sabado agora, estou indecisa, usar brinco de esmeraldas, ou usar uma tiara de strass que comprei na Untamed Petals (recebi ele ontem), meu vestido é todo rendado.

  34. Anielle, disse:

    Aiii que luxo, eu irei casar com os brincos que minha vó casou, estou me sentindo extremamente honrada com isso, somos três netas somente, e eu sou a caçula e primeira a casar, estou que não me aguento de felicidade…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>