Alguns dias atrás no 1º Wedding Meeting perguntaram sobre o cachorro de estimação participar do casamento. Muitos noivos que amam seus cães  fazem questão da presença deles na cerimônia do casamento, em geral levando as alianças. O que levar em consideração?

Você deve conhecer seu cãozinho como filho o suficiente para saber se ele irá gostar de entrar no casamento, se irá se comportar ou não.

Pergunte se sua igreja aceita seu cão na cerimônia. A maioria não aceita.

A Maitê, leitora aqui do blog, contratou um adestrador para treinar o cachorro e ficar mais segura.

O ideal é ter uma pessoa levando o cãozinho pela coleira na entrada com as alianças, para conduzi-lo e evitar que ele desvie o caminho.

Defina quem irá cuidar do seu cachorro antes da cerimônia e depois da cerimônia, quem irá alimentá-lo e levar embora.

Obviamente, ele tem que estar limpinho, lindo e com as necessidades feitas antes de entrar na cerimônia. ;-)

Foto: Anna Kuperberg

 

converse com a gente
 0      4       0})
DEIXE SEU comentário
43 Comentários
  1. thaty, disse:

    sinceramente? eu amooo cachorros, mas qd vc poe um animal pra levar o simbolo de uma aliança tao importante, as pessoas ao seu redor vao pensar: Poxa, nao tinha ng tao mais ou menos importante que ele pra levar aliança. Eu me sentiria diminuida. Sei lá opinioes né!
    vale lembrar: eu amo cachorros, mas cada um no seu lugar.

  2. Ju Manduca, disse:

    Concordo com a Thaty!
    Sou apaixonada por animais, temos 3 xodós na família: Capitu (égua), Nina e Lili (cachorrinhas pinscher 1), amamos, respeitamos e cuidamos como membros da família, porém são animais e cada um tem seu lugar!
    Penso em fazer o e-session com as cachorras e quem sabe o trash no sítio dos meus pais e usar a linda Capitu! rs

    Enfim, respeito quem usa os animais na cerimônia, amo os animais, ainda mais os meus, mas tenho pessoas mais importantes ainda na família ;)

    Um lindo dia a todas!

  3. Ana, disse:

    Fernanda,
    Acho que tem outra coisa que precisa ser levada em consideração: a impossibilidade de alguns convidados de terem contato com animais. Tipo pessoas com restrições de saúde, sabe? De repente um padrinho é transplantado, por exemplo, e pela disposição da cerimônia ele acaba ficando do lado do cachorrinho do qual ele deveria manter distância. Falo isso pq tenho duas uma situações na família e as vezes é uma saia justa. rs

  4. Ana, disse:

    duas uma ficou ótimo. rs
    duas situações na família em geral, mas uma sendo mais próxima.

  5. Ana Beatriz, disse:

    Eu levaria meu dois gatos! =)

  6. Renata Monteiro, disse:

    Todos os pensamentos são respeitados! Isso é que é maravilhoso!
    Também sou apaixonada em animais, e acho uma graça quando utilizam cachorros para entregar as alianças na cerimônia, por exemplo! Algumas pessoas utilizam avós, eu já não os tenho mais. Outros utilizam crianças, e eu também não tenho nenhuma que seja especial em minha vida (não tenho nenhuma criança que faça parte do meu dia-a-dia), então, se eu tivesse um cachorro, com certeza seria ele o encarregado de levar as alianças. Claro que o local da cerimônia também tem que ser levado em consideração, por exemplo, em uma igreja eu não colocaria o cachorro para entrar, mas se a cerimônia fosse em um local aberto, com verde, árvores… acho que seria um cenário lindo para incluir o animal na cerimônia!
    Enfim, vai do gosto e do sonho de cada um né!
    Beijinhos!

  7. Maite, disse:

    OI Fe
    Sim Meu Cao levou minhas alianças ao altar e apesar de eu ter pedido permissao ao Padre e a igreja 1 ano antes, eu contratei um adestrador oque foi Otimo, e tb duas semanas antes o Padre voltou atras e pediu que ele nao entrasse sozinho entao escalamos o filho do meu noivo que entrou levando o cao ( chamado Primo) que carregava as alianças na gravata borboleta, foi otimo , mas o melhor investimento foi o adestrador, ele mesmo sendo um cao vira latas super educado o adestramento foi essencial para ele manter a postura e deu tudo certo foi lindo !!! Eu recomendo … Bjos

  8. Maite, disse:

    So mais uma coisa que eu queria dizer, quando fui falar com o Padre sobre meu cao entrar com as alianças ele me disse : quando me disseramq ue havia uma noiva qu queria que o cao entrasse com as alinaças eu pensei quem sera esta “louca” mas ouvindo vc contar o por que desta atitude acabei de mudar completamente de ideia,e te falo pode entrar vc esta mais que autorizada… eu disse a ele que eu amava os animais alem doq ue eu os via com almas puras seres que nao sao humanos mas tem almas puras sao seres puros que nao tem pensamentos ruins nao querem o mal de ninguem e nem aparecer, que eu havia escolhido meu cao por ser assim puro e que significava muito pra min alguem tao inocente e puro sem maldades levar um simbolo tao importante e cheio de amor como é o amor dele por min inocente e puro. Os animais ssao tudo de bom nas nossas vidas… nao é um circo é muito alem diss, e so entende quem tem…

  9. Loly, disse:

    Eu amo meus cachorros e se pudesse teria entrado com eles sim!!
    Mas como vc mesmo mencionou a logistica tem que estar perfeita e como eu escolhi casar à noite e na igreja ficou inviavel!!
    Mas acho LINDO!!!!

  10. Thaisa, disse:

    oi meninas tudo bem?
    O sonho do meu noivo e o meu sempre foi colocar nossos dogs pra fazer parte desse dia tão importante. Nós somos loucos por cachorros, participamos de ongs, e vamos nas feiras de adoção como voluntários para ajudar, sempre resgatamos cachorrinhos da rua que estão abandonados e precisando de assistência veterinária, enfim, amamos esses seres peludos.
    Mas eu e meu noivo entramos em um acordo que talvez não seria mto legal eles entrarem na igreja.
    Primeiro por que temos mais do que um, e não achamos justo dar privilégio para um e não para o outro (por que não dá pra levar um canil pra igreja neh).
    Segundo por que talvez eles poderiam estranhar toda aquela movimentação, a luz etc.
    Terceiro que o que realmente importa é que está no nosso coração e o que realmente sentimos por eles e eles pela gente, mas vou fazer o que uma amiga fez no casamento dela e eu adorei!
    Naquele tradicional clipe de fotos ela fez fotos com seus cachorros no ensaio, e ainda colocou fotos dos cachorros de todas as pessoas que estavam na festa!
    Imagina a minha emoção qdo vi meu filho peludo no telão? Foi emocionante, talvez eu faça isso, é uma forma de demonstrar como esses seres peludos são tão especiais em nossas vidas!
    bjos

  11. Thaisa, disse:

    aaah só mais uma coisinha, como disse a Renata Monteiro, se eu fosse casar num lugar aberto, com certeza colocaria todos eles como “damas e pagens” hehehe, em fila bem lindinhos, mas é claro que o investimento com o adestrador é super recomendado!
    bjosss

  12. Thanya, disse:

    Ahh!! Eu sou simplesmente APAIXONADA pelo meu caozinho, ele é lindo e tem uma pelagem que combina com qualquer cor de decoraçao!rs
    Mas infelizmente acho que seja inviável coloca-lo para entrar com as alianças, primeiro pq ele é muito bravo e estranha todo mundo, e segundo que correr riscos nao é o meu forte…animais sao lindos, fieis, companheiros, mas eles nao pensam, podem ser imprevisiveis em situaçoes diferentes aquelas a que eles estao acostumados e isso é um risco para entrar numa igreja, como será o meu caso.
    Mas eu super apoio todas as que tiverem coragem de usar seus animais :)
    E vou continuar na busca por uma alternativa menos obvia do que crianças..rs
    Alguma sugestão??

  13. Paula, disse:

    Eu amo animais, acho a coisa mais fofa eles participarem também, mas as alianças no meu casamento, quem vai levar é minha irmã, que é uma das pessoas mais importantes da minha vida, e esse lugar ninguém tomaria dela. Acho que é um momento muito importante e tem que ter a participação de uma pessoa muito importante também.

  14. Mircia, disse:

    Ahhh, minha cachorra levou nossas alianças, sozinha !!! Uma labradora cor de chocolate. Foi tudo.
    Acho que para levar as alianças, símbolo da união, deve ser alguém importante para o casal. Não vejo sentido em pedir para uma criança da familia levar, só pq é uma criança. Somos apaixonados pela nossa cachorra e ela é muito mais presente em nossas vidas do que qq outra criança da nossa familia.
    Foi lindo demais….

    Bjs

  15. Renata Vignoni, disse:

    Olá,
    é a primeira vez que escrevo aqui no blog, mas com este assunto não pude deixar de comentar.
    Eu e o Yuri somos apaixonados por cachorros, temos 3 meninas que são nossas filhas além do nosso filho humano e se um dia fizermos alguma cerimônia de renovação de votos com certeza elas irião participar.
    Meu sonho profissional atualmente é fotografar um casamento em que o cachorro da noiva esteja presente, as fotos ficariam ainda mais lindas.
    Um abraço a todas.

    Renata e Yuri Fotografia.

  16. Bárbara Proviette, disse:

    Eu acho máximo!!! Tenho 2 cachorros que são como filhos, mas sei que não daria certo eles, são muito agitados e um é um labrador filhote super levado, não poderia confiar que eles se comportariam no meio de tanta gente num lugar desconhecido. Mas pra quem tem um animal mais calmo fica super legal.

  17. bruna, disse:

    Amei a matéria, meu sonho é ter minha cachorra levando minhas alianças, mas não sei, qdo falo isso todo mundo acha um cumulo ! Maite, se tiver fotos desse momento especial, pode me mostrar ….? ;)
    quem sabe convenço o pessoal !!! bjos
    meu email é : brunaguerradias@hotmail.com

  18. marina, disse:

    Amo cachorros, e principalmente minha cachorrinha, ela está comigo em todos os momentos. Como casei na igreja nem pensei em colocá-la p/ levar as alianças pq eu tb nao queria que crianças levassem, certamente as pessoas falariam que me importo mais com cachorros (oque muitas vezes é verdade). Enfim achei melhor nao gerar polêmicas por respeito as regras da igreja. Mas confesso que o momento de sair de casa sem ela foi muuuuiiiiiittoooo dificil, já é uma situação única sair de casa sabendo que aquela não será mais sua residência oficial, deixar a cachorrinha me olhando entao, me dá um aperto no coração só de lembrar e olha que já faz 9 meses que casei.

  19. Renata Vignoni, disse:

    Olha eu aqui de novo..me empolguei com o assunto..rs
    Para as noivas que gostariam de adestrar seu cão para entrar com as alianças, uma boa dica é o pessoal da cão cidadão http://www.caocidadao.com.br/
    Eles são ótimos, já adestraram minhas cachorras para serem cães terapeutas e fizeram um ótimo trabalho.
    A minha prima foi em um casamento há umas duas semanas e me contou que a cachorra da noiva, uma Bernese linda, entrou sozinha com as alianças. Falou que ela dava alguns passos e parava…dava mais alguns passos e parava, treinadíssima. Foi a grande sensação do casamento, não houve quem não se encantasse.
    Um abraço.
    Renata e Yuri Fotografia.

  20. Isabella Cerqueira, disse:

    Gente, amo cachorro, tenho 12!
    Mas não gostaria de nenhum deles na cerimonia/festa.
    Sou do tipo que acredita que gente é gente, bicho é bicho rs
    Mas é só opiniao pessoal mesmo :)

  21. gee, disse:

    nao deu tempo d treinar meu coelho pra entrar pulandinho c as aliancas…
    =[

  22. Thainá Almeida, disse:

    Eu amo meu cãozinho, está a 13 anos conosco, tem como não dizer que é da família? Tenho ele como se fosse um irmãozinho mesmo!
    Vou ter duas daminhas bem pequininhas 3 anos e meio ,ambas, quem levará nossas alianças será minha entiada de 12 anos, ela também levará meu cãozinho pela coleira para que ele esteja conosco em mais um momento importante da família.
    Tenho firmeza na minha escolha porque conheço meu filhote, é pequenino, calimíssimo, suuuuper educado e lindoooooo! Não pode ficar de fora do meu casório de jeito nenhum!!!!

  23. Maite, disse:

    Gente quem adestrou meu cao tb foi o pessoal da Cao Cidadão http://www.caocidadao.com.br/
    eles sao Otimos eu super recomendo meu cao chamado Primo entrou perfeitamente com as alianças.

  24. Andrea, disse:

    Eu amo cachorros.
    Nada contra quem quer que os animais participem da cerimônia, mas eu, embora ame muito minha cadela, não a colocaria para participar da cerimônia do meu casamento.
    Acho que é uma questão de respeito com o momento e também com os convidados!

  25. Giselle Caroline, disse:

    Nossa, minha opinião diverge da maioria. Meu cachorro pra mim é um filho, tão amado, tão vital, que viajará de Brasília para o Rio para estar no meu casamento. Sem ele eu não casaria, ele é uma das coisas mais importantes da minha vida, é fiel e companheiro, sempre esteve ao meu lado, e não seria diferente no dia mais feliz de nossas vidas.
    Quanto aos convidados? Estão todos avisados e quem não gostar de bicho, na boa, sabe que nem precisa ir ao meu casamento. A cada dia respeito mais os animais por não discriminarem nada nem ninguém, diferente dos homens…
    Enfim, é isso!

  26. Giselle Caroline, disse:

    E digo mais pras meninas em dúvida: sigam o seu coração. Se seu cãozinho for parte de vc, decida-se por ele. O casamento é seu e do seu noivo, lembre-se disso.

  27. Tatiana, disse:

    Acho lindo!!! Se o cachorro faz parte da sua vida, pq nao?

    Soh nao acho valido convidar aquele monte de crianca e padrinhos que voce quase nem tem contato.. Isso nao vale!!!

  28. Paula, disse:

    Tatiana, concordo plenamente com vc que não vale convidar um monte de padrinhos e crianças que quase nem tem contato. Meus padrinhos serão meus melhores amigos e quem vai levar as alianças é minha irmã. Só quem é muito importante mesmo!!!

  29. Renata, disse:

    é, pessoalmente, acho too much bichos (cachorros, gatos, coelhos, etc) em casamento, não acho nem mt apropriado nem de mt bom tom, mas é de cada um né, se vc só vai se sentir plenamente feliz assim, vá em frente, mas tomando todas as medidas razoáveis possíveis para conforto tanto do animal quanto dos outros convidados.

  30. Adri, disse:

    eu amo cachorros, desde sempre. Mas eu os amos, porque sao cachorros e nao humanos. Eu nao levaria meu xodó pro meu casamento, justamente porque eu o amo. A igreja é um lugar completamente diferente para eles, as vozes, as musicas, as pessoas se levantando e sentando de novo – para um cao, um mundo completamento novo e eu sei que meu caozinho, por mais manso, educado e amado que seja, poderia se sentir mal. Eu imagino ele la na frente com a boca aberta, espalhando baba para todos os lados, nervoso, sem saber onde se esconder. E isso por um tempo bem longo. É bem possível que existam caes que adoram multidao e os flasches dos fotograficos -cao com perfil hollywood :) Acho que cada um deve conhecer bem o seu bichinho, e saber os seus limites e RESPEITA-los. Para aqueles que desejam muito ter o cao na cerimonia, eu aconselho organizar alguem para retirar o cao da igreja, discretamente, durante a missa. Considero isso um ato de muito amor duplo. Primeiro por querer compartilhar o momento feliz com o cao, e segundo por respeitar sua natureza.

  31. Aline Gadioli, disse:

    Ai que lindo! Eu amaria ter minhas cachorras na cerimônia… afinal elas são muito importantes para mim… mas acho que não daria muito certo… iriam destruir tudo… são muito estabanadas!kkk

  32. Fabricia Soares, disse:

    A Anna tem um trabalho com animais que é LINDO! Meu sonho seria um ensaio com os meus cães feito por ela! (meio off topic o meu comentário, eu sei, mas não resisti, sou fã demais da Anna!) :-)

  33. Natália, disse:

    O nosso vai entrar!!! Eu e meu noivo consideramos nosso cachorro como primeiro filho e achamos que ele deve fazer parte tbm do casamento. Minha prima mais nova vai levá-lo numa coleira, e ele vai ser nosso porta aliança, com direito a gravata e tudo! Ah! E é a mesma prima quem vai ficar de olho nele depois da cerimônia.

  34. Mari, disse:

    Oi Fê, lá no nosso blog tem um post sobre dogs and weddings com uma historia muito engraçada que aconteceu. Os prós e contras de pets em weddings: http://migre.me/4IoFj ! Espero que goste :-)
    Beijos das “Merrys”

  35. Cris, disse:

    Sinceramente, acho que só vale em casamentos mais informais, que ocorrem durante o dia ou chácaras….

    Segundo ouvi dizer, um dos motivos que levaram a Arquidiocese de Curitiba a estipular uma série de regras a partir de 2008 foi uma noiva que quis entrar com seu cachorro na Catedral Metropolitana. Particularmente, achei falta de respeito (com a Igreja e com os cachorros tb).

  36. Renatta, disse:

    Tenho 2 gatas, se pudesse, colacaria pra elas entrarem na igreja. Mas as minhas são muito caseiras e anti-sociais com desconhecidos (apesar de serem umas doçuras em casa). Meu noivo tem um labrador lindo que nós amamos muito, e por mais que muita gente me chame de louca, eu amo Fred (o dog), mais que muita gente nesse mundo, por isso faço questão qu ele leve nossas alianças, já estamos planejando tudo. Minhas gatinhas estarão comigo nos noivinhos e em meu coração sempre.

  37. My Pet's Nanny, disse:

    Temos uma empresa que cuida do pet enquanto os noivos se divertem, acho uma boa opção para quem quer levar seu bichinho em eventos!!!!!

  38. Fernanda, disse:

    Olá menina..alguém sabe alguma igreja aqui em São Paulo que aceite que os cachorros entrem na igreja no casamento?
    Maite, você comentou acima que o padre da igreja que você escolheu autorizou ;)
    Onde fica sua igreja?
    Meninas, estou ficando louca haha, estou planejando meu casamento e tenho 2 cachorros, uma vira-lata e um bulldog francês, eles realmente são parte da família e para o meu noivo o sentimento pelos dogs é o mesmo, então fazemos questão de tê-los conosco nesse momento.
    Alguém sabe e dizer uma igreja?
    Obrigada. Beijos

  39. Laís, disse:

    Meu cachorro irá levar as minhas alianças e estamos radiantes com isso. Ele é o nosso amor e o nosso “filho”… Isso é um amor sincero e ele faz parte de toda a nossa rotina.
    Gostaria de uma dica: Qual música escolho para ele entrar nesse momento???

  40. Loanda, disse:

    Sou muito feliz com meus lindos cães.
    Eu gosto mais deles do que a maioria das crianças da família.
    de criança só vai entrar meu irmão pq já é grandinho.
    Criança pequena é ruim colocar de dama e pagem, eu acho bonitinho quem põe, mas no meu serão meus cães mesmo.
    Eles são super unidos e vão entrar juntos.
    Fico feliz que meu namorado quem sugeriu, eu ia sugerir isso, mas estava esperando pra dizer isso mais pra frente.
    Se ele compactua da mesma ideia que eu, não tem como dar errado.
    Além de investir em adestramento e ensaiar a cerimônia muitas vezes, meu irmão vai deixar um caminho de petiscos pois eles vão comendo até chegar no altar.
    pretendo casar ao ar livre, então acho viável, mas se eu casasse na igreja, não sei se o padre aceitaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>