Acertar o cálculo da quantidade de bebidas para o casamento é a dúvida de muitos casais. Para ajudar nas nossas dúvidas, perguntei para quem entende do assunto, a Giuliana Ferreira da Casa Lisboa Bebidas (nossa parceira no Guia de Fornecedores), que respondeu as perguntas abaixo.

A quantidade de garrafas é uma base de informação para seu cálculo. Mas o importante mesmo é você conhecer os seus convidados! Cada festa tem sua própria história: seus amigos bebem mais cerveja ou caipirinha?  Há muitos idosos e crianças na festa? Há mais mulheres do que homens? A festa será um jantar intimista com serviço à francesa ou será uma balada na praia em noite de calor? Há muitos apreciadores de vinho tinto? Seus amigos e amigos dos pais bebem whisky ou a maioria dos convidados não bebem? Tudo isso é importante para poder calcular a quantidade de bebidas ideal para sua festa.

 

 

Depende muito do horário, da duração da festa e principalmente da variedade de bebidas que os noivos oferecerão aos seus convidados, mas na maioria das vezes em um casamento que não servirá cerveja à vontade, noturno com duração mínima de 4 horas , falamos em 1 garrafa para 2 pessoas.

 

 

Também depende, mas nesse caso o que influencia é o serviço.  Existem festas que inviabilizam o serviço do vinho tinto, como serviço de finger food. Na maioria das vezes oferecemos o tinto apenas no momento em que é servido o jantar. Calculamos 1 garrafa para 8 pessoas considerando jantar com lugar para todos os convidados sentarem.

 

 

Sendo servida à vontade , calculamos 1,5 latas por pessoa.  Se for só para quem pedir, 1 lata para 6 pessoas. Lógico que aqui precisa ser levado muito em consideração o estilo dos convidados. Se for uma festa informal em que os convidados adoram cerveja e esta for a única bebida alcóolica a ser servida, a quantidade por pessoa pode ser maior.

 

 

Calculamos 1litro para 8 pessoas. Quando tem bar de caipirinhas esse consumo diminui um pouco , mas essa é uma quantidade segura.

Outras observações importantes:

Quando há bar de caipirinhas ou drinques, a quantidade de garrafas de espumante e vinho pode diminuir um pouco.

O consumo de vinho tinto aumenta em noites frias. Se sua festa for numa noite bem fria e com jantar, o cálculo pode ser 1 garrafa para cada 6 pessoas.

Comprar por consignação é a melhor opção para quem não quer ter prejuízos com a bebida. Muitos fornecedores oferecem este serviço, ou seja, as garrafas que não forem geladas e consumidas podem ser devolvidas e o valor correspondente é devolvido para os noivos. Normalmente a assessora do casamento é responsável por fazer a contagem das garrafas consumidas no fim da festa.

 

converse com a gente
 0      1       0})
DEIXE SEU comentário
26 Comentários
  1. Daniele Tavares, disse:

    Muito bom Fê, muito bom mesmo o post.

  2. Viviane Dias, disse:

    Hummmmmmmmmmmm………………..
    Muito bom saber disso, muito útil também!
    Valeu Fer.

  3. Flá Perini, disse:

    Esses cálculos realmente são muito importantes na hora de se iniciar a organização do evento.

  4. Thábata Dantas, disse:

    E o calculo de vodca, cachaça e saque para o open bar, qual seria?!

    • Fernanda Floret, disse:

      Thábata, o cálculo de fosca, saque e cachaça quem faz é o fornecedor do open bar, precisa perguntar para eles. Eles são responsáveis por levar estar bebidas e ter até o fim da festa sem você precisar se preocupar com isso. Beijos

  5. Flávia Santana, disse:

    Muito bom o post….mais uma dica muito boa e necessária

  6. Thábata, disse:

    Obrigada Fernanda!!!

  7. Isabella Rabello, disse:

    A quantidade de cerveja não seria 1,5 garrafa por pessoa? É que 1,5 lata são 3 copos de líquido para beber a festa inteira. Mesmo com outras bebidas, achei muito pouco.

    Acho que aqui em MG o povo bebe muito, porque os cálculos que as cerimonalistas daqui fazem é bem maior rsrs

  8. Aline Garroux, disse:

    Aeee! Super útil a informação… Vai me ajudar bastante quando eu for comprar as bebidas que não estão inclusas no buffet :D

    Obrigada, fê!

  9. Dayane Souza, disse:

    Fernanda, e se o casal for evangélico e não beber assim como uma parte dos convidados, é deselegante servir bebida alcóolica para os demais e transformar o casamento numa festa que não condiz com os princípios bíblicos que o casal segue?

  10. Aline, disse:

    Minha pergunta é ao contrario da Dayane Souza, é deselegante não servir bebidas sabendo que (grande) parte dos convidados bebem?

  11. Eduardo, disse:

    Esse cálculo é pra quando a festa tem whisky, chopp e espumante? Eu só comprei uma caixa com 12, 150l de chopp e 40 garrafas de espumante para 200 pessoas. Tá bom as bebidas ou é pouco?

    • Fernanda Floret, disse:

      Eduardo, você melhor que ninguém para saber se os seus convidados bebem mais cerveja ou espumante. Não sei muito a conatgem de chopp, mas quando ao espumante, achei pouco sim. O cálculo é sempre 1 garrafa para cada 2 pessoas. Se for uma turma que não bebe muito espumante, e sim mais cerveja, poderia ter uma pouco menos de espumanente, mas não se arrisque tendo muito menos, já pensou acabar a bebida no meio da festa?

  12. Mariana Waetemann, disse:

    Olá.

    No lugar de lata de cerveja, não seria garrafas de 600?

    E vinho branco?

    Geralmente é mais pedido do que o tinto?

    Obrigada

  13. Marina, disse:

    Servir espumante apenas para brinde eh indicado ou melhor nao servir??

  14. Juliana, disse:

    Fernanda,
    Parabéns pelo site! Vou me casar em breve e ele está me ajudando muito! Contudo, estou com dúvidas em relação ao cálculo das bebidas. O casamento será para 250 convidados, no verão, à noite, serviremos cerveja, whisky, espumante e vinho tinto, para não faltar bebida, quanto devo comprar de espumante e vinho?
    Agradeço a atenção.
    Um abraço,

  15. Joanna Gadelha, disse:

    Fernanda,
    Vou servir whisky na minha festa de casamento. É necessário que eu compre algum acompanhamento, tipo energético ou água de côco?

    • Áurea, disse:

      Fernanda, minha festa será para 150 convidados 40 garrafas de espumante, 30 de vinho , 20 garrafas de whisky e mais cerveja a vontade por conta do buffet, meus amigos bebem mais cerveja e whisky, vc acha que tá bom?!

  16. Rodrigo, disse:

    Fernanda, minha festa é para 350 convidados. Estou comprando 90 garrafas de espumante, 45 de whisky e 175 de cerveja. O que você acha?

    • Fernanda Floret, disse:

      Rodrigo,
      Você quem conhece melhor seus convidados para saber melhor do que eu. Eu achei pouca garrafa de espumante (em geral é 1 para cada 2 pessoas se for servir a festa inteira, deveria ter 175 garrafas) e achei muita garrafa de whisky, só se os seus convidados são do perfil de beber muito whisky mesmo, se tiver mais homens do que mulheres na festa.

  17. Paula, disse:

    Olá, moro no sul, meu casamento será em Setembro ainda temos frio por aqui.
    Minha festa será para 200 pessoas, digamos que em torno de 50% bebe. Tenho um grupo de mais ou menos 20 amigas que bebem bastante frisante. Será servido cerveja a vontade ( garrafa de 600 ml) então, pensei em comprar 60 garrafas de frisante, 30 garrafas de whisky, 400 latinhas de energético 12 garras de vinho( poucos bebem) refrigerante, água e batidinhas tipo, morango, amarula…. é o suficiente para minha festa??w há e vai ter um tequileiro então mais uma 3 garrafas de tequila. me ajude…obrigada!

  18. adelinarei@gmail.com, disse:

    Sou a mãe do noivo, não conheço os convidados da noiva.
    O buffet fornece a cerveja. Jantar para 400 convidados.
    Tenho que comprar: espumante, vinho tinto e whisky.
    Qual a quantidade dessas bebidas devo comprar.

    • Fernanda Floret, disse:

      Olá, é difícil eu responder sem saber se a maioria vai beber cerveja ou não. Mas é como está no texto: espumante é uma garrafa para cada 2 pessoas, portanto 200 garrafas. Porém se a maioria for de beber cerveja, então podem ser menos garrafas de espumante. Para vinho tinto, 1 garrafa para 8 pessoas, portanto 50 garrafas. Mas, amis uma vez, se não for um público que costuma beber vinho, então podem ser bem menos garrafas.

  19. Gabriela, disse:

    Ola Fernanda,
    Meu casamento tera 200 convidados e a maioria
    É jovem, e o consumo das bebidas é variado.
    O buffet oferece cerveja a vontade, caipirinha
    E drinks diferentes a vontade.
    Estou em duvida na quantidade de espumante
    E wiskey. Pensei em uns 20L de wiskey, mas
    Me perdi no espumante, 60 l seria pouco??
    Obrigada!
    Gabi

  20. Anelise, disse:

    Olá, me caso no final de junho durante o dia (será um almoço) e terei 200 convidados. Desses, metade ou não bebe, ou bebe mto pouco.
    Vou servir cerveja, vinho tinto e espumante.
    Qtas garrafas de espumante e vinho preciso comprar? (Com a cerveja não me preocupo pois é o lugar que fornece e não preciso comprar separado)

    Obrigada!

  21. Ana Luiza, disse:

    Oi Fernanda! Me caso em dezembro!
    Duas perguntas minha festa é para 300 convidados…
    Quantas cervejas (long neck devo comprar?)
    (Whisky, champanhe e energético eu ja comprei)
    2 como faço a contagem no final da festa?
    Uma amiga vai fazer mim, mas ela nunca fez… conta as garrafas vazias ou as que sobraram?

    Obrigadaaaa!!!!
    Ameeeei o site!
    Tem me ajudado muuuuuito!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>