Já repararam que cada vez mais casais que nem pensavam em se casar estão optando por casar no civil e oferecer um almoço para os mais íntimos? Ou mesmo quem vai casar na igreja com direito a festão também está dando uma importância maior ao casamento no cartório, transformando a ocasião em mais um momento para celebrar. Eu apoio.

Que roupa devo usar no casamento civil?

Não existe uma regra absoluta. O que existe é o bom senso de acordo com seu estilo, tipo físico, idade.  Não precisa ir de branco, mas particularmente acho um vestidinho branco perfeito para a ocasião, ainda mais se for a única celebração do seu casamento. Mas você pode também ir com um vestido de sua cor favorita ou um tailleur.

Não há necessidade de véu e grinalda, mas capriche num penteado e maquiagem impecáveis, sapato e brincos elegantes.

Vestidos curtos, brancos e maravilhosos, perfeito para casamento civil, todos da Lethicia Bronstein – tel: (11) 3081-1635

Pode usar bouquet?

Se você ainda irá se casar outro dia na igreja, acho desnecessário. Mas se é seu único casamento, por que não usar um bouquet ou uma única flor? Pode sim! Mas nada exagerado.

Quantas pessoas posso convidar? Quantos padrinhos?

Essa informação varia de cartório para cartório, já que cada um tem um tamanho e regras diferentes sobre quantas pessoas podem assinar o livro. Portanto informe-se previamente com o seu cartório. De qualquer forma, os espaços são pequenos e as cerimônias são rápidas, então não convide mais pessoas do que cabe e não tente inventar mais casais de padrinhos do que o necessário, todas as pessoas que estarão lá são importantes, padrinhos ou não.

Precisa enviar convite para os convidados?

Menos do que 30 pessoas, um convite por telefone ou pessoalmente é mais do que suficiente. Outra opção é comprar cartões e envelopes pequenos numa papelaria, escrever o convite à mão e enviar pelo Correio, acho super elegante um convite escrito à mão para poucos convidados.

Precisa ter fotógrafo profissional?

Precisar, não precisa. Mas se for o seu único casamento, eu diria que sim, vale a pena ter um! Não perca a oportunidade de ter lindas fotos desse momento tão singular e das pessoas que você ama. Veja os casamentos já publicados no blog, realizados no cartório, com fotógrafo profissional, olha como estão especiais aqui e aqui.

O que fazer após o casamento civil?

Você pode receber os convidados na sua casa para um brunch ou almoço. Se não houver espaço para todos se sentarem à mesa, pense num cardápio com finger food, comida em potinhos, coisas fáceis de comer mesmo de pé ou no sofá. Encomende alguns arranjos de flores para decorar a casa, faça ou compre um bolo bem bonito, espumante para o brinde e bem casados de lembrança. Veja a sugestão de brunch que já apareceu no blog aqui e aqui.

Outra opção é escolher um restaurante que os noivos gostem bastante e reservar uma mesa para o número total de seus convidados.

converse com a gente
 0      4       0})
DEIXE SEU comentário
98 Comentários
  1. Luciana Campos, disse:

    Olá! tenho 23 anos e meu marido tem 25 anos, ja moramos juntos e vamos oficializar nosso casamento no dia 09/05/2013, porém como o dinheiro ta curto optamos por um casamento no civil e depois vamos receber nossa família em um restaurante para um almoço (20 pessoas mais ou menos), queria encomendar um bolo bonito e simples, bem casados e levar para o restaurante, fica feio por ser um lugar público?
    Beijinhos

  2. Simone, disse:

    Carol,
    Há restaurantes que têm lugar reservado para eventos mesmo para poucas pessoas.Procure saber e, se não houver, combine para suas mesas ficarem juntas em um lado mais reservado e diga o que quer levar, com certeza, não haverá problemas.
    Abraços,
    Simone

  3. Michelline Nogueira, disse:

    Eu e o meu noivo moramos juntos a 5 anos e decidimos oficializar nossa relação com o casamento civil dia 26/04/13.O cartório tem um espaço reservado para até 20 pessoas( o que é o suficiente ),mas o que fazer ?

  4. LETICIA CRISTINA, disse:

    OI VOU ME CASAR DIA 27/07/13 SÓ NO CARTÓRIO,VOU FAZER UM ALMOÇO PARA OS PADRINHOS E AMIGOS EM UM RANCHO,SÓ QUE EU ESCOLHI UM VESTIDO DE RENDA AZUL MARINHO,SERÁ QUE VAI FICAR LEGAL? OPTEI PARA ESSA COR PORQUE EU AMO SER DIFERENTE,E É UMA COR QUE EU GOSTO MUITO**

  5. jessica, disse:

    vou casar só no civil mas não tenho a minina idéia qual vestido irei me casar vc pode me dar uma ideia por que sou meio gordinha só na barriga estou aguardando

  6. Luana, disse:

    Vou me casar apenas no civil,meu noivo não quer nada de festa,mas preciso saber o que fazer para minha família,será as 3 e 30h,Pensei em fazer o bolo,lógico e alguns salgadinhos com refirgerante,O que vc acha??Me dê dicas!Obrigada!

  7. Juliana Carneiro, disse:

    Olá tenho 20 anos e vou me casar no civil, mais estou super perdida em relação ao que faze na comemoração, onde ir pois nossa casa é super pequena e a família
    dele é enorme mesmo os mais íntimos são muitos :( oq eu faço ??

  8. Erika Proenca, disse:

    Ola meninas!
    Tenho 24 anos e meu noivo 37 rs
    Vamos nos casar, e estamos muito anciosos para o grande dia. Sera um casamento para 15 pessoas(familia), um casamento simples mas sofisticado. Decidimos fazer no cartorio as 11:00 hs da manha, vou usar um vestido de festa, tomara que caia, longo, a cor dele é linda parece um rosa bebe com uma mistura de dourado ( é diferente) e apesar de ser de festa é discreto e elegante. Depois á12:00 iremos para a igreja, como somos evangelicos, vamos participar de um culto rapido e apenas apresentar nossas aliancas no altar, depois iremos almoçar em um restaurante que reservamos em um hotel(o preço ficou bem acessivel). Eu e meu noivo pagamos tudo, pois acho deselegante um convidado pagar por si, tambem tera bolo, doces finos, muitas fotos e filmagens. Nós mesmos fizemos os convites, e ficaram lindos, mandamos pelo correio e sem lista de presentes, por ser poucas pessoas, e deixa-mos a criterio dos convidados, se quiserem dar ou nao.
    Depois do almoço, eu e meu noivo faremos sozinhos com a equipe de fotografos nosso book externo.
    Tudo ao contrario rsrs
    Espero ter ajudado com alguma dica…
    bjos

  9. Ana Paula Nunes, disse:

    Olá! Vou casar no civil e na mesma semana oferecer um almoco para 100 pessoas, amigos e família. Como devo organizar esse almoço? Posso ir com vestido tipo noiva curto, faço almoço com mesas de doces, salgados, bolo de casamento e tudo mais? Uso Bouquet? Faco lista de presentes? Estou bem confusa de como organizar a recepção. Algum outro post sobre o assunto? Desde já obrigada!!!

    • Fernanda Floret, disse:

      Ana Paula, é um casamento, então você pode fazer tudo que uma noiva tem direito sim! Pode ir de vestido de noiva curto, pode ter buquê, mesa de doces, bem-casados, brinde, discurso… Pode fazer a lista de presentes sim, como sugestão para os convidados.

  10. Neyla, disse:

    Ola, vou me casar no civil pois somos de religião diferente, mas quero fazer uma recepção com benção (simples cerimonia) no dia seguinte e com os padrinhos. Só que minha mãe é das antigas, que tenho que convidar as pessoas presentes no nosso dia a dia e comunicar o casamento, por parte concordo com ela, mas a grana não é suficiente para muita gente como faço? No convite coloco a cerimonia do civil ou da recepção. Obrigado.

  11. Aquila Priscila, disse:

    olá meninas.
    vou me casar em março de 2015, e ate agora to em um mar de duvidas, desde que decidir me casar penso se faço uma festa ou se so caso no civil, decidir entao casar so no civil e convidar algumas pessoas mais chegadas, convidar o Pastor da minha igreja para que Ele possa logico dar a benção e leva-los em restaurante bem aconchegante e depois de ter sevido o almoço comeremos então um bolo delicioso.
    Depois viajaremos para um lugar maravilhoso o qual nao escolhemos ainda mais iremos investir em nossa casa e nossa lua de mel.
    Mesmo assim aceito dicas de como fazer o meu casamento no civil ser simplis e inesquecivel.
    Bjo a todas.

  12. lucianne leal, disse:

    Ola, minha irma VAI CASAR NO CIVIL E DEPOIS FARA UMA CERIMONIA SIMPLES SÓ PARA FAMILIARES, PODEREMOS USAR DAMINHA NO CARTORIO PARA LEVAR AS ALIANÇAS SIMBOLICAMENTE….UM BJO E OBRIGADA!!!

  13. cristiane, disse:

    Oi! Tenho 42 anos e vou me casar no civil em janeiro. Já moro com ele há 15 anos e vamos apenas oficializar a união. Convidamos 2 casais de padrinhos e mais ninguém.Como devo fazer? Devemos oferecer um almoço em um restaurante para comemorar? Como devo me vestir?

    • Fernanda Floret, disse:

      Cristiane, sim, eu acho simpático oferecer um almoço após a casamento civil para vocês brindarem. Sobre a roupa, é difícil eu opinar sem conhecer seu estilo e tipo físico. Mas vá elegante e bonita, afinal é seu casamento. Pode ser um vestido na altura dos joelhos, na sua cor favorita, por exemplo.

  14. Tati, disse:

    Boa noite! Vou casar apenas no civil e depois oferecer um almoço em um hotel com mesa bolo, bem casado e brinde para + ou – 30 ou 50 pessoas, posso fazer lista de presentes?

  15. Vanessa Gonzaga, disse:

    Procurando sobre orientação de casamento no civil, encontrei esse site de vocês e achei muito interessante pelas dicas..
    Sou brasileira, Tenho 26 anos, 1.68 de altura e peso 50 quilos e estou grávida de 15 semanas e 2 dias.. Meu noivo é suiço e me mudei pra cá.. Meu casamento é no dia 27 de fevereiro e ainda não organizei nada!! ????
    Vou casar de branco isso tenho certeza, depois da cerimônia teremos um aperitivo no restaurante, eu posso encomendar um bolo de casamento não muito grande mais com noivinhos e bem casados como lembrancinhas? Ah e o convite de casamento no máximo 20 pessoas podem conter o aviso informando do aperitivo após a cerimônia?
    Aguardo uma orientação de vocês, desde já grata ????

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Vanessa, mesmo sendo só no civil, não deixa de ser um casamento! Você pode tudo que noivas têm direito: convite, buquê, bolo, noivinho, bem casado, lembrancinha… Beijos!

  16. Giovanna Maria, disse:

    Too amando o blog !!

    Bom queria uma dica/ajuda de você ! Irei me casar no civil e irei fazer festa, e talvez vai ter um celebrante. E nao sei se fica “chato” fazer lista de casameto já que nao irei casar no relegioso. Tava pensando em fazer convite e etc, como um casamento comum.
    E queria uma opnião sobre isso!

    Beijos, agradeço desde já. :*

    • Fernanda Floret, disse:

      Giovanna, casamento no civil também é casamento, pode ter lista de casamento sim, claro! Pode ter tudo que noiva tem direito! Beijos

  17. Fernanda, disse:

    Fernanda, tenho uma dúvida. Vou casar apenas no civil e faremos um almoço em um buffet para 60 convidados. O juiz irá até o local. Você acha que devemos fazer a entrada como num casamento tradicional com a tradicional marcha nupcial? Ou posso receber os convidados normalmente, e na hora que o Juiz começar convido todos a prestigiarem o momento? O que acha?

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Fernanda, não deixa de ser um casamento! Então se você quiser fazer tudo da forma tradicional, pode sim!! Beijos

  18. Klissia, disse:

    Olá Fernanda td bem?

    vou me casar em abril/15 eu e meu noivo resolvemos casar somente no civil, mas estou na dúvida se posso casar com vestido de noiva. Ele é de renda neutro sem brilho e com uma pequena calda. O que você acha?

    • Fernanda Floret, disse:

      Pode sim, claro – afinal é um casamento! Beijos

  19. Stephanie, disse:

    Olá pretendo casar apenas no civil, como minha família é muito grande não será possível convidar todos, pois na minha cidade só há um cartório e bem pequeno. Gostaria de enviar alguma lembrancinha a todos posteriormente ao casamento comunicando do mesmo. Vocês me indicam alguma sugestão?

    • Fernanda Floret, disse:

      Stephanie, bem-casados são sempre uma ótima opção! Beijos

  20. Aline, disse:

    Ola, vou me casar mês que vem , só no cívil gostaria de saber se posso usar vestido longo pois por ser gordinha não gosto de vestido curto.

  21. Fernanda Ferreira, disse:

    Olá! Resido com o meu noivo há dois anos e vamos nos casar em abril de 2015. Por questões financeiras, resolvemos realizar agora apenas a cerimônia civil e deixar o religioso e a festa para o ano que vem. Agora, pensei em fazer oferecer apenas um almoço para nossos pais e os padrinhos num restaurante que gostamos. Algum problema nisso? Outra coisa, tenho 41 anos, sou morena, tenho cabelos negros, faço o gênero clássico e não pretendo usar branco na cerimônia civil. Você me recomendaria algo para vestir nesse grande dia?

  22. Jacy, disse:

    Vou me casar no cartório mas estou confusa quanto a roupa e a organização do salão de festa,ou seja o que deve ter nesse almoço ? mesa de doces ,bolo, decoração e quantas pessoas devo convidar?

    • Fernanda Floret, disse:

      Jacy, não existe uma regra, pode ser como você quiser! Beijos

  23. Larissa, disse:

    Olá, me caso dia 23 de maio de 2015 e depois da cerimonia na igreja terá uma festa e no dia seguinte mais um almoço, não sei o que usar, acho que como noiva nao posso ir tão comum, me ajude… please

    • Fernanda Floret, disse:

      Olá Larissa, tudo bem?

      Que tal um vestido off white mais curto?
      Algo bem lindo e alinhado… Pode ser de renda também.
      Vai ficar linda!

      beijinhos,

  24. mary mag, disse:

    olá. vou me casar no civil em um sabado somente com familaires presentes e macamos um churrasco de comemorçaão no sabado seguinte para 60 pessoas. Como optamos somente pela cerimonia do cartorio, podemos fazer a festa sem cerimonia religiosa? Devemos informar os convidados que nao haberá celabraçao?? eu posso usar um vestido branco mas sem ser muito “noiva” ?

  25. cristiane, disse:

    OLÁ BOA NOITE? VOU ME CASAR EM MAIO SÓ NO CIVIL QUE TIPO DE ROUPA DEVO USAR , PODE SER UM VESTIDO DE RENDA ME AJUDEM.

  26. daniela, disse:

    Olaa boa noite
    Vou me casar no civil.
    No dia seguinte irei fazer um almoço para os mais chegados.
    Não estou achando um vestido clarinho.
    Então comprei um estampado de flores com fundo off white.
    Oq VC acha?
    Me ajuda

    • Fernanda Floret, disse:

      Daniela, se você gostou do vestido, é isso que importa!

  27. Carolina Fonseca, disse:

    Bom dia, casarei no civil em dezembro de 2015, e darei um jantar para 100 pessoas, (familia só) não casarei de noiva, gostaria de saber, se na hora de ir pro salão eu ja espero os convidados la, ou chego com meu noivo depois de todo mundo, e entramos direto? ou fazemos uma entrada? eu não sei como agir, pq nao é o casamento dos meus sonhos mais gostaria que tudo ficasse lindo.

  28. Gabriela Pereira, disse:

    Oie, boa noite !
    Irei me casarno civil em janeiro de 2016, e farei uma festa simples, tipo um almoço .
    Gostaria de saber se posso fazer lista de presente, e convite para umas 30 pessoas , e se posso usar buque na cerimônia . me ajude, estou perdida.
    Desde já obrigado !

    • Fernanda Floret, disse:

      Pode sim, você pode fazer tudo, afinal não deixa de ser um casamento! Beijos

  29. Joyce, disse:

    Olá
    Me caso no civil ( somente) e farei um almoço para os mais especiais . Minha sobrinha de 3 anos falou que quer ser minha noivinha e está falando isso todos os dias. O q eu faço? Pois casamento no civil não precisa né
    Beijos

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Joyce, não precisa… Mas também não custa nada deixar ela realizar o sonho de ser daminha! Deixa ela ser sua daminha, ela vai ficar tão feliz!

  30. amanda, disse:

    oi vou me casa em agosto no civil vou oferecer um jantar oq devo vestir qual a cor

    • Fernanda Floret, disse:

      Amanda, você pode ir com um vestido branco bonito. É difícil sugerir algo sem conhecer seu estilo e tipo físico, mas é seu casamento, vá com um vestido bonito! Beijos

  31. Paula, disse:

    Olá Fernanda,parabéns pelo site e por ajudar tantas noivas. Aqui vai minha pergunta: em agosto,irei me casar no civil pela manhã e oferecer um jantar para 40 a 50 pessoas. Vai ter bolo,docinhos,bem casados,etc. Posso usar um vestido “parecido” com o de noiva? Digo: ele tem uma saia longa,estilo sereia,sem mt volume, corpete branco e uma blusa de renda branca por cima. É over? Ou deveria usar na altura do joelho? Não quero parecer mt noiva, pq será apenas um jantar, sem entrada,buquê e tal. Obrigada

    • Fernanda Floret, disse:

      Paula, um casamento civil de manhã continua sendo um casamento! Você pode sim usar este vestido que descreveu, e pode até ter entrada e buquê se você quiser! Beijos!

  32. Laylla, disse:

    Ei Fernanda, estou querendo casar apenas no civil, acho lindo a celebração religiosa, só que vai ficar muito caro, pois temos uma familia muito grande e amigos de longas datas. Quero todos presentes neste dia tão importante. Irei casar pela manhã no cartorio e estou na duvida se faço um almoço ou um jantar no mesmo dia para aproximadamente 200 pessoas. Gostaria de saber se posso fazer chá de panela, enviar convites, o que servir, ja que vai ser só a comemoração mesmo. obrigada!

    • Fernanda Floret, disse:

      Laylla, se vai ter almoço ou jantar para 200 pessoas, para mim isso é uma festa! Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>