Hoje em dia muitas noivas estão abrindo mão de casar na Igreja. Os motivos podem ser diversos: não ser religiosa praticante, não ter esse sonho, cortar despesas, ser o segundo casamento do noivo, ter religiões diferentes, escolher um cenário diferente para a união…

james-christianson

Eu mesma não fiz questão de casar na Igreja. Acho lindo, mas não fazia questão. Meu sonho era casar, mas sem necessariamente precisar ser na Igreja.  Afinal eu acredito que o amor está em todos os lugares. Mas eu queria uma cerimônia, uma benção, a troca de alianças, alguém que proclama-se “e eu os declaro marido e mulher…”

O que fazer nesses casos? Padres de Igreja Católica não celebram casamentos fora da parôquia. A solução é convidar um Reverendo, Pastor ou qualquer pessoa que saiba falar de amor para celebrar a união. Estas pessoas realizam a cerimônia do jeito que você quiser, tradicional ou não, cerimônia ecumênicas e até com efeito civil – sem precisar de um juiz de paz.

Quem celebrou meu casamento foi o Reverendo Domingos. Contato: domingos.bete@gmail.com | Telefone: (11) 64348512

No nosso Guia de fornecedores temos outras indicações que super confio, clique aqui.

Foto: James Christianson

converse com a gente
 0      0       0})
DEIXE SEU comentário
146 Comentários
  1. RICK, disse:

    Gostaria de saber o que você quis dizer com cerimônia ecumênica com efeito civil? Significa que dispensa a presença no cartório de registros?
    Vou me casar em maio de 2013 e estou cheio de duvidas.

    • Fernanda Floret, disse:

      Rick – cerimônia com efeito civil significa que o celebrante também tem permissão para realizar o casamento civil além do religioso. Assim os noivos não precisam da cerimônia do cartório. mas o documento é registrado sim no cartório. Beijos

  2. Judith, disse:

    Me casei em outubro e foi no espaço Aragoni, quem celebrou foi um padre Católico-Romano, mas antes de conseguirmos o contato dele, fizemos uma verdadeira via-sacra, pois todos os padres que procuramos diziam a mesma coisa, ou seja, A IGREJA CATÓLICA NÃO AUTORIZA O CASAMENTO FORA DA IGREJA E NEM UM PADRE TEM AUTORIZAÇÃO PARA CELEBRAR, EXCETO QUANDO OS NOIVOS CONSEGUEM AUTORIZAÇÃO JUNTO AO BISPO DIOCESANO, O QUE OCORRE SOMENTE QUANDO OS NOIVOS SÃO CATÓLICOS PRATICANTES E INSERIDOS NAS ATIVIDADES PASTORAIS E SOCIAIS DA PARÓQUIA LOCAL E QUANDO CONSEGUEM TAL AUTORIZAÇÃO, QUEM DEVERÁ CELEBRAR SERÁ O PADRE DA TAL PARÓQUIA ONDE PARTICIPAM DA MISSA. ENTÃO, O PADRE CELEBRA O CASAMENTO NA IGREJA, DURANTE A SEMANA, COM A PRESENÇA APENAS DOS PAIS E UM CASAL DE PADRINHOS, DEPOIS O PADRE VAI AO ESPAÇO BUFFETS E OFICIALIZA UMA BENÇÃO MATRIMONIAL. Bom, diante de tais informações, ficamos desesperados, pois queríamos a celebração completa no próprio local da festa. Então, encontramos alguns padres das chamadas igrejas católicas brasileiras, ou católicas nacionais, católicas anglicanas nacionais, católicos veteros, católicas tradicionalistas, missionários, etc, mas nós queríamos um padre Católico-romano, mesmo sabendo que os padres dessas outras igrejas católicas independentes também celebram validamente casamentos fora da igreja. Depois de muito procurar, encontramos um padre que aceitou ir ao espaço buffets e oficializar a cerimonia matrimonial, onde realizou o religioso com Efeito civil e foi maravilhosamente fantástico, pois todos adoraram a maneira como ele conduziu a cerimonia. Meus avós, minhas tias adoraram esse padre, aliás todos os convidados falaram muito bem da cerimonia. Celebrou de forma jovial, não demorada e sem perder o requinte e beleza de uma cerimonia tradicional. Bom, mas tem um detalhe, eu e meu marido somos católicos, mas não praticantes, por isso celebrar fora da Igreja é mais propício, já os que são Católicos praticantes, que fazem questão de sigla de igreja (ROMANA), creio que o ideal é que se casem na igreja, pois é o que orienta a Igreja Católica. O que não pode, na minha opnião, é pessoas que nunca vão aIgreja e nem participam da Missa, mas na hora de casar ficam com essa neurose de que só aceitam se o padre for da igreja apostólica romana, como se isso pudesse dar alguma garantia ou validade ao casamento, haja visto que o que importa para o sacramento diante de Deus é a fé dos noivos e a oração da Igreja (povo reunido).Bom, o contato da igreja desse padre Católico é: igreja.casamento@hotmail.com

    • LETÍCIA, disse:

      Esse padre é do RJ?

  3. Paula, disse:

    Boa noite! Gostaria de mais informações… meu noivo é estrangeiro, e suuuper catolico… queremos nos casar ano que vem…só tenho batismo na igreja católica, mas nao sou praticante.. por mim, casaria apenas no civil, com juiz de paz, mas como ele é extremamente católico, disse que precisa ter a benção… como será um casamento para poucas pessoas (menos de 50), não vejo necessidade de gastar com a igreja… sou de Curitiba, e minha dúvida é se realmente é fácil conseguir esse tipo de serviço… quem eu devo procurar? Paróquias?

    Agradeço desde já!
    Paula

  4. Natalia, disse:

    Judith, me passe o telefone desse padre? Vou fazer cerimonia e festa no mesmo lugar, porque o casamento sera em um domingo as 14 hr e nenhuma igreja realiza aos domingos (mesmo sabendo que as 14 nenhuma igreja tem missa entao daria) mas meu pai disse que nao vai entrar comigo se nao for padre.
    Por favor me ajude…

  5. Aline Ferreira, disse:

    Boa tarde! Agradeço muito se alguém puder me ajudar com indicação de quem realize cerimônia religiosa fora da igreja em Sorocaba. MArquei a data do meu casamento para dia 28 de dez deste ano, já escolhi local que comporta fazer cerimonia e festa junto mas nenhum padre em Sorocaba aceita fazer. Eu quero a cerimônia, a benção, mas precisamos que seja tudo no mesmo local para facilitar para os convidados, familiares do meu noivo que é estrangeiro. Muito obrigada.

  6. Samantha, disse:

    Oi meninas, eu consegui um padre católico-romano que realizou a celebração de meu casamento, no entanto, é muito difícil conseguir um padre católico-romano que aceite realizar a cerimonia no próprio local da festa, pois é uma norma da Igreja. Então, aquelas noivas que são católicas praticantes e fazem questão de seguir as normas, não tem outro jeito, só casando na Igreja e deve ser na paroquia onde vocês participam da Missa. Agora, aquelas que não fazem questão de nomenclatura de igrejas, então é possível conseguir que o padre realize a cerimonia no local escolhido. No meu caso, sou católica, mas não estou presa a essas normas da Igreja, então, conversei com a secretaria do padre (citado acima pela Judith)e depois das informações, preenchemos um cadastro e no dia marcado fomos até a igreja conversar com o padre (havia outros casais que buscavam a mesma coisa). O padre é muito legal. É jovem e muito educado. Falou sobre os sacramentos e nos ajudou na compreensão sobre a celebração do sacramento do matrimonio. Depois no dia marcado, ele foi ao espaço buffet (chácara) e fez uma linda celebração religiosa com efeito civil. Aliás, a secretaria nos deu um modelo de roteiro de cerimonia que montamos e o padre fez a celebração conforme nosso desejo e sonho. Casar em espaço buffet é muito mais prático, além de agradável e elegante. Mas, repito: nós embora somos católicos, mas não estamos presos às normas, pois cremos piamente que a benção de Deus não requer um templo ou um papel, mas sim a oração do padre, padrinhos e pais dos noivos. Enfim, realizamos o casamento religioso com efeito civil e fomos alvos de muito elogios dos convidados e parentes que amaram a maneira e forma de conduzir a cerimonia que o padre fez, alegre, interagindo com os padrinhos e convidados, com boa dicção, sem sermão, mas com uma reflexão inteligente e valiosa, além de não ser demorado, mas sem perder o requinte de uma cerimonia religiosa. Adoramos esse padre, pois de fato é um homem consagrado para esse ministério. E pertence a Igreja Católica apostólica Romana, por isso requer que os noivos sejam discretos, já que a Igreja (instituição) não autoriza celebrações fora da igreja. O contato dele é: igreja.casamento@hotamil.com MAS SE VCS SÃO NOIVAS CATÓLICAS TRADICIONALISTAS, ENTÃO, NÃO TEM OUTRO JEITO .. DEVEM CASAR NA PAROQUIA ONDE PARTICIPA DA MISSA … NAO TEM OUTRO JEITO! Também aqueles que não são católicos praticantes podem procurar um “padre ou pastor” de outras igrejas que celebram validamente em espaços buffets, inclusive de divorciado, etc. Então, para quem católico, mas não é praticante, podem optar pela celebração no espaço buffet e eu indico com muito carinho esse padre católico-romano que fez o meu casamento religioso, cujo contato é esse: igreja.casamento@hotmail.com
    Ass. Samantha
    Casamento no Espaço Ilha de Capri.

  7. Jane, disse:

    Também gostaria de deixar aqui uma indicação de Celebrante de Cerimônias, ele é pastor presbiteriano seu nome é Alvehy Banks.
    http://www.alvehybanks.com/

  8. Marília, disse:

    Olá!
    Vou casar em outubro desse ano em Recife e gostaria de indicações para celebrantes fora da igreja!
    Não queria pastor, pois sou católica. Mas como o padre não casa fora da igreja e minha festa será ao ar livre, gostaria dos proclames “declaro marido e mulher” com alguns dizeres significativos!
    Alguém tem alguma indicação? Algum contato?
    Agradeço de coração!

  9. Ingrid Assis, disse:

    Prezada, Estou em um dilema.. Irei casar no civil e de noite irei oferecer recepção p nossa família em um clube aqui na cidade, agora fiquei perdida de como será a logistica , tipo?: Entro no clube acompanhada? Com meus pais? Já decido que irei convidar meus familiares p pista de dança p agradeçer.. mas a entrada do clube até a pista que estou com dúvidas. O que eu faço?

  10. sara lia, disse:

    Vou casar somente no civil, mas ele vira ao local da festa que terá 60 convidados, quero saber se posso usar vestido de noiva, mesmo não tendo padre?

    • Fernanda Floret, disse:

      Sara, pode sim, afinal é um casamento!

  11. Juliana Sales de Lacerda, disse:

    Oii, estou desesperada, marquei todos os serviços do casamento para o dia 18 de abril de 2014. Gostaria de saber por ser sexta-feira Santa (Paixão de Cristo), se teria alguma objeção da Igreja Católica por realizar a minha cerimônia nesta data. Grata.

  12. Camila, disse:

    Oi Fernanda, super útil este post. Fiquei com uma dúvida: de que igreja é o pastor Domingos? Tentei pesquisar no Google, mas não achei nada! Alguém sabe me informar? Beijos e obrigada

  13. luisa, disse:

    Ola!! Judith e samanta podem passar o nome do padre da igreja catolica qur vcs falaram e telefone se tiverem? Gostaria muito de um.padre para realizar minha cerimônia tb no local da festa!! Obrigada

  14. Maira Durço Vianna, disse:

    Bom dia ! Sou de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte. Vou casar em julho de 2014 em um sitio em Betim mas não consegui também nenhum padre católico para realizar meu casamento. Sou católica e gostaria muito do meu casamento ser realizado por um padre. Alguém conhece algum padre na região de Belo Horizonte que faz casamento fora da Igreja? Contudo, gostaria de um padre que não seja dessa Igreja Católica Brasileira, pois casamenos feitos por esses padres não tem valia para a Igreja Católica. Se alguém souber de algum padre me indique por favor. Obrigada! Maíra.

  15. Vanessa Felipe Vargas, disse:

    Boa noite meninas,
    Sou do Rio de Janeiro capital, gostaria de saber se alguma de vocês conhecem e recomendam algum padre católico que realize cerimônias fora da igreja? Pois queria um casamento ao ar livre, só que gostaria de um padre e não somente um juiz.
    Espero que vocês possam me ajudar.
    Beijinhos
    Vanessa

  16. Jany Santos, disse:

    Sou divorciada e quero casar de novo, so que quero fazer um casamento civil fora do cartorio, isso é possivel e como fica a papelada?

  17. rosangela, disse:

    minha irma vai fazer bodas de cristal e pediu que eu faça a celebração da renovação de votos sei que nao podemos dizer não a este tipo de convite,sou viuvá e a minha bodas foi celebrada pela minha tia ,mas tenho duvidas isto e errado fazer esta lelebração?tenho me preparado lendo a palavra,eu sou a pessoa na minha família que sempre preparo as orações do mês por isto ela me pediu isto,sou também a madrinha do casamento deles e sou a irma mais velha me ajude

    • Fernanda Floret, disse:

      Rosangela, não é errado. Mas é o que chamo de “celebração do amor”, sem validade religiosa ou civil. Apenas uma benção de pessoas queridas como você.

  18. Fabiana Santos, disse:

    Gostaria de saber se posso me casar em um sitio sendo o segundo casamento com um padre fazendo a cerimonia.

  19. Flávio, disse:

    Pessoal!
    Desculpe não tive tempo de ler todas as respostas e verificar se alguém já fez o comentário, mas sugiro que consultem o site da arquidiocese da cidade e região de onde o casamento será celebrado.
    Há muitas opiniões e tudo me pareceu muito sugestivo, para o caso de campinas a partir de 01 de janeiro de 2014 não será permitido (pelo meu pouco entendimento, ainda há possibilidade de avaliação com um bom argumento).

    Visitem: http://arquidiocesecampinas.com/determinacoes-da-provincia-eclesiastica-de-campinas-sobre-os-casamentos-fora-do-templo.html

  20. Cris, disse:

    Oi Judith e Samantha! Por favor, qual é o nome desse padre que celebrou o casamento de vcs?
    bjos

  21. ellem, disse:

    vou me casar so no civil,mas quero usar um vestido de noiva na festa e feio?

  22. Bruna, disse:

    Oi gente, gostaria de saber se vocês conseguiram um juiz de paz para casamentos ao ar livre. Bom, meu sonho é que ele venha até a nossa casa e nos declare marido e mulher diante de 15 convidados. Vocês acham viável?

  23. Bete Carvalho, disse:

    Tenho um casamento que teria cerimônia civil no local. Teremos no espaço a nave e tudo mais que um casamento católico tem como a noiva e noivo em trajes formais, cortejo de padrinhos etc mas seria realizado pelo juiz de paz. Agora soubemos que o Cartório não possui mais juiz de paz para a data e eles vão realizar o civil no próprio cartório. Sendo assim com ficaria esse aparato todos que preparamos para a cerimônia no espaço. Os novos são evangélicos mas na igreja deles não possui pastor. O cartório indicou que eles deveriam contratar uma cerimonialista (???) Vocês poderiam ajudar? Grata.

  24. Sandra, disse:

    Querida Fernanda,
    Eu tenho uma duvida: os dois noivo somos estrangeiros e queremos mesmo casar na igreja, mais na igreja falam que a gente tem que ter habilitação de um cartório. Pois é, já vamos meses de trazer y levar documentos da Colombia com custos altíssimos e agora falam no cartório que ainda falta pagar mais de 2000BRL entre registro de documentos y dar entrada aos mesmos!! Tem que ter uma alternativa!! Será possível que quando a gente casa com um celebrante por fora da igreja não tenha que gastar tanto dinheiro em burocracias? Muito obrigada!

  25. Juvina Martins, disse:

    Querida Fernanda,

    Fiquei com uma dúvida: não seria “proclamasse” verbo proclamar em passado (pretérito imperfeito do subjuntivo) em vez de “proclame-se” (que poderia ser comparado a “vende-se” por exemplo??? Fica a dica com carinho!! Seu site é lindo, parabéns! Um beijinho, querida!

    Juvina

  26. Meu nome é Mouriza, disse:

    Boa tarde!
    Meninas meu namorado quer casar em março, temos praticamente menos de 3 meses para isso, estou perdida não sei como organizar tudo.
    Gostaria de uma cerimonia simples e um almoço, mas não abro mao da parte religiosa, sou evangelica e gostaria de um Pastor para me dar a bençao.Porem quanto aos preparativos não sei por onde começar!!!
    Pode me ajudar com algumas dicas???
    Obrigada, bjks

  27. Priscilla Leonardo, disse:

    Meninas, tenho uma dúvida e talvez alguém possa ajudar.
    Será que um Pastor celebraria um casamento de duas pessoas católicas, mesmo sendo fora da igreja?

  28. DIANE BASILIO, disse:

    Oi pode me passar o telefone do padre catolico romano? Meu casamento é em novembro em um domingo e não acho uma igreja para casar na parte da manhã….Obrigada!

  29. Lily, disse:

    Meninas que se casaram com padres da igreja católica romana fora das igrejas! A regra para que não sejam aceitos casamentos fora da instituição vem direta do vaticano e valem pro Mundo inteiro.

    Para as que fazem questão da igreja católica apostolica romona, sugiro que confirem se o padre é realmente católico apostólico romano e no caso de serem, sugiro que retirem qualquer informação que possam identificar o padre, pois ele pode ser punido pela igreja por isso e os casamentos celebrados por ele podem ser considerados nulos e vocês podem ter problemas futuros.

    Entendo o desejo de vocês se casarem fora do prédio da igreja, mas dentro dos princípios da igreja, mas por mais que essa regra pareça boba ela existe para segurança de nossas crenças. Então só para evitar problemas futuros relacionados a anulação dos vossos casamentos, retirem qlq coisa que possa levar a identificação do padre.

  30. Lily, disse:

    Ps.: O casamento ao ar livre pode ser celebrado por um padre se for realizado no espaço da igreja, em Brasília há uma igreja que faz esse tipo de casamento, o jardim dela é perfeito, mas a igreja é tão bonita, delicada e simples, que nunca vi um casamento celebrado ao ar livre por eles, mas sei que fazem. É a Capela São Francisco no Gama, fica no alto de um morro.

  31. Cintia Cardoso, disse:

    Olá,
    Vou me casar no civil. e no outro dia será a festa de casamento, não vou entrar com vestido de noiva, vestido é mais simples, e vou convidar um pastor para celebrar uma cerimonia no local da festa. Como funciona os padrinhos nesse caso??

  32. Padre Joao Bosco, disse:

    Sou padre e celebro casamentos com efeito civel e religioso seja na Igreja ou outro lugar que os noivos desejarem.
    Meu tel: (41) 9768-3229 sou de Curitiba, mas faço o casamento em qualquer estado do Brasil.

  33. Padre Carlos Santana, disse:

    Olá, sou Padre Católico de Rito Bizantino, mais conhecido como Rito Ortodoxo ou Oriental. Minha Jurisdição me dá autorização canônica para celebrar fora do templo religioso.
    Me coloco a disposição para maiores informações.
    Tel: 011-9.8670-4668/011-9.8944-8521/011-2215-3924.

  34. Débora Moura, disse:

    Fernanda,

    meu noivo é batizado e eu não. Vamos nos casar fora da igreja. Mesmo eu não sendo batizada, um reverendo ou pastor pode realizar meu casamento?

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Débora, pode sim. Lembre-se que casamentos fora da igreja são mais simbólicos. Beijos

  35. Renata, disse:

    Meninas!!! Socorro!!! de qual Cidade é esse Padre Romano?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>