Quando você casa, quer receber logo as fotos, certo? Mas depois que recebe, não consegue escolher as melhores para fazer o álbum! É até engraçado: primeiro são as noivas insistindo para os fotógrafos entregarem logo as provas, e depois os fotógrafos quem tem que insistir para as noivas escolherem logo as fotos!

Então resolvi escrever este post com algumas dicas para te ajudar na escolha das fotos para o álbum. Para não me basear somente na minha experiência, pedi a opinião de 3 fotógrafos experientes. Conversei com a Renata, que cuida do atendimento do Fabio Laub, também com o Juliano Godoi e a Rejane Wolff.

albumcasamento

Tenha em mente:

* O álbum tem que contar a história do seu dia de casamento, do começo ao fim. Muita gente erra escolhendo muitas fotos dos noivos juntos, fica parecendo um catálogo de noivos, e não a história do dia.

* Como bem disse o Juliano Godoi, o álbum tem que ser “equilibrado”. Em resumo:  o making-of é expectativa, cerimônia é emoção, fotos dos noivos é criação (para o fotógrafo viajar), festa é descontração.

* Segundo a Renata, um álbum bem montado é um álbum editado. Isso significa uma escolha qualitativa, e não quantitativa. Muitas fotos só tornam o álbum cansativo e repetitivo.

* Peça ajuda para seu fotógrafo. Faça uma seleção inicial, e mesmo que esteja com muito mais fotos do que o combinado, leve para ele ver. A maioria dos fotógrafos se dispõe a ajudar nesse processo. Os noivos tem uma visão emocional das fotos, e o fotógrafo pode te ajudar com a visão técnica. Isso significa indicar as fotos que estão com melhor luz, mostrar que algumas fotos escolhidas são iguais, apenas de ângulos diferentes, e por isso repetitivas, e assim por diante. Isso aconteceu comigo. Eu não conseguia escolher menos do que 200 fotos, o que é muito! Levei minhas 200 escolhidas para a equipe do Fabio Laub, e eles me ajudaram a definir as melhores!

* Tanto a Renata com a Rejane Wolff comentaram sobre o cuidado com a diagramação do álbum. Álbum de casamento é para durar a vida toda, portanto o ideal é que seja clássico e elegante. Cuidado com muitas “firulas” (como disse a Rejane), pois mais fácil ele ficará datado e cansativo. Quando os álbuns começaram a ser montados em formato de livro e não mais foto revelada, muitos fotógrafos exageraram no “Photoshop”, criando efeitos mil nas páginas, com fotos inclinadas, muitas sombras e contornos, sobreposições, montagens e mais montagens. A não ser que você se identifique muito com essa estética mais “poluída”, não se usa mais fazer tudo isso. Menos é mais. Fotografia é uma obra de arte. O mais bonito é a foto pura na página, sem as “firulas” – não só bonito como atemporal.

* A Rejane ainda reforçou: Os álbuns de casamento premiados mundialmente são os de diagramação menos rebuscada. A intenção é mostrar a beleza da foto, e não da montagem.

* Cuidado com o excesso de fotos dos padrinhos. Eu entendo que são pessoas queridas, mas é importante ter a lembrança de todos que estiveram na festa, e não só dos padrinhos. É desnecessário fotos da entrada dos padrinhos e dos padrinhos no altar. Mais uma vez, tanto a Renata como a Rejane comentaram que a tendência é usar apenas de 2 a 4 fotos com todos os padrinhos (padrinhos do noivo, padrinhos da noiva, só os homens, só as mulheres, algo assim…). Fica mais natural, descontraído, sem ser repetitivo.

* Numa fórmula rápida, tente escolher as fotos para o álbum seguindo esta proporção:

10 % para making of

30 % para cerimônia

30 % para protocolos, como corte do bolo, brinde, padrinhos, mais decoração e detalhes.

30% para fotos da festa e convidados, incluindo jogar o buquê.

* Um segredinho: me ajudou muito ter recebido do meu fotógrafo todas as fotos num CD. Copiei as fotos numa pasta do computador, e fui escolhendo por eliminação. Achei bem mais fácil assim, fui deletando as que eu não queria, as repetidas, etc, até chegar nas mais especiais.

* Escolha uma foto de um detalhe para a abertura do álbum, fica muito bonito. Pode ser o buquê, as alianças, o terço…

E mãos à obra! Estipule um prazo para si mesma e escolha as fotos junto com o noivo!



converse com a gente
 21      0       0})
DEIXE SEU comentário
65 Comentários
  1. , disse:

    Fê!
    Albuns como o que você fez são a melhor opção?! Tem como ter as fotos para colocar em porta retratos também?´É uma opção que o fotografo dá?!
    bjos

  2. Rubia Camargo Vilas Boas, disse:

    Casei dia 03 de Outubro de 2009…as copias deram um total de 1650 fotos….já consegui chega em 190 mais acho q seria bom umas 150 pra um album de 50 laminas né…ha e ja estao inclusas as dos padrinhos que eram 8 de cada lado,as lembrancinhas q dei para as 8 madrinhas,mack of meu e do noivo,1 do bolo 1 do brinde,a arrecadação do dinheiro da gravata…todos os detalhes…oque vc acha da quantidade…não consigo tirar mais nenhuma…qto mais olho mais quero recolocar as excluidas…obrigada…Bjus

    • Fernanda Floret, disse:

      Rubia, peça ajuda para a equipe do seu fotógrafo, eles conseguirão te ajudar na seleção. Beijos

  3. Dani, disse:

    Olá Fernanda!
    Estava realmente precisando ler seu post. Adorei, nos ajudou muito!
    Parabéns pelo trabalho, abraços!

  4. Carla Florio, disse:

    Muito Obrigada!
    Me ajudou muito a sua opnião.
    Valeu!!!

  5. adma Nivia, disse:

    Oie, esse post e show, porque estou com um dificuldade tremenda pra escolher as fotos de para diagramar um álbum de casamento. Geralmente são os noivos que escolher mais o álbum aqui comigo eu mesma que escolherei as fotos. São num total de 2700 pra deixar 200 e difícil, alem do mais a cerimonia foi de dia então tem muitas fotos lindas mais com o lado do rosto estourado, esta difícil mesmo.

  6. Patrícia Reis, disse:

    Oiiie, menina adorei esse post,é tudo que as noivas precisam saber..a gente sempre fala isso pra elas, mas ainda assim, elas tem dúvidas muitas dúvidas…Parabéns..

  7. Cássia, disse:

    Nossa, estava com muitas duvidas referente a fotos dos padrinhos, quase escolho uma de cada um, então decidi
    3 fotos, padrinhos e madrinhas todos juntos, somente homens, e somente as mulheres, ficou muito legal.Obrigado

  8. Patricia Pereira, disse:

    Ainda não consegui escolher as fotos do meu casamento que aconteceu em 2010, e agora lendo teu Blog, pensei melhor e coloquei mãos a obra, valeu as dicas, Obrigada *_*

  9. Euzimar, disse:

    Adorei suas dicas, estou escolhendo as fotos para meu albúm de casamento e estava procurando na internet alguém que falasse sobre o assunto e adorei saber que não sou a única a ficar indecisa na escolha, valeu as dicas, obrigada :)

  10. Erlayde, disse:

    Tenho muita dúvida em relação as fotos, por exemplo: Vejo alguns albúns de casamento em que os noivos colocaram muitas fotos de convidados separados, amigo do amigo, aquele amigos que insistiu pra tirar foto etc etc. É viável tanta foto de convidados? Como fazemos essa seleção pra não ficar chato quando um convidado for ver o albúm e ver que sua foto não está lá?

  11. karla, disse:

    não consigo escolher minhas fotos, são quase 3000, para escolher 100…. me ajudem…

    • Fernanda Floret, disse:

      Karla, para mim o problema é o fotógrafo entregar 3.000 fotos. Poderia ele já ter feito uma seleção melhor. Minha dica é você fazer por eliminação, vá apagando as menos importantes, as repetidas, e assim você chegará nas 100 melhores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>