Como escolher as fotos para seu álbum

Quando você casa, quer receber logo as fotos, certo? Mas depois que recebe, não consegue escolher as melhores para fazer o álbum! É até engraçado: primeiro são as noivas insistindo para os fotógrafos entregarem logo as provas, e depois os fotógrafos quem tem que insistir para as noivas escolherem logo as fotos!

Então resolvi escrever este post com algumas dicas para te ajudar na escolha das fotos para o álbum. Para não me basear somente na minha experiência, pedi a opinião de 3 fotógrafos experientes. Conversei com a Renata, que cuida do atendimento do Fabio Laub, também com o Juliano Godoi e a Rejane Wolff.

albumcasamento

Tenha em mente:

* O álbum tem que contar a história do seu dia de casamento, do começo ao fim. Muita gente erra escolhendo muitas fotos dos noivos juntos, fica parecendo um catálogo de noivos, e não a história do dia.

* Como bem disse o Juliano Godoi, o álbum tem que ser “equilibrado”. Em resumo:  o making-of é expectativa, cerimônia é emoção, fotos dos noivos é criação (para o fotógrafo viajar), festa é descontração.

* Segundo a Renata, um álbum bem montado é um álbum editado. Isso significa uma escolha qualitativa, e não quantitativa. Muitas fotos só tornam o álbum cansativo e repetitivo.

* Peça ajuda para seu fotógrafo. Faça uma seleção inicial, e mesmo que esteja com muito mais fotos do que o combinado, leve para ele ver. A maioria dos fotógrafos se dispõe a ajudar nesse processo. Os noivos tem uma visão emocional das fotos, e o fotógrafo pode te ajudar com a visão técnica. Isso significa indicar as fotos que estão com melhor luz, mostrar que algumas fotos escolhidas são iguais, apenas de ângulos diferentes, e por isso repetitivas, e assim por diante. Isso aconteceu comigo. Eu não conseguia escolher menos do que 200 fotos, o que é muito! Levei minhas 200 escolhidas para a equipe do Fabio Laub, e eles me ajudaram a definir as melhores!

* Tanto a Renata com a Rejane Wolff comentaram sobre o cuidado com a diagramação do álbum. Álbum de casamento é para durar a vida toda, portanto o ideal é que seja clássico e elegante. Cuidado com muitas “firulas” (como disse a Rejane), pois mais fácil ele ficará datado e cansativo. Quando os álbuns começaram a ser montados em formato de livro e não mais foto revelada, muitos fotógrafos exageraram no “Photoshop”, criando efeitos mil nas páginas, com fotos inclinadas, muitas sombras e contornos, sobreposições, montagens e mais montagens. A não ser que você se identifique muito com essa estética mais “poluída”, não se usa mais fazer tudo isso. Menos é mais. Fotografia é uma obra de arte. O mais bonito é a foto pura na página, sem as “firulas” – não só bonito como atemporal.

* A Rejane ainda reforçou: Os álbuns de casamento premiados mundialmente são os de diagramação menos rebuscada. A intenção é mostrar a beleza da foto, e não da montagem.

* Cuidado com o excesso de fotos dos padrinhos. Eu entendo que são pessoas queridas, mas é importante ter a lembrança de todos que estiveram na festa, e não só dos padrinhos. É desnecessário fotos da entrada dos padrinhos e dos padrinhos no altar. Mais uma vez, tanto a Renata como a Rejane comentaram que a tendência é usar apenas de 2 a 4 fotos com todos os padrinhos (padrinhos do noivo, padrinhos da noiva, só os homens, só as mulheres, algo assim…). Fica mais natural, descontraído, sem ser repetitivo.

* Numa fórmula rápida, tente escolher as fotos para o álbum seguindo esta proporção:

10 % para making of

30 % para cerimônia

30 % para protocolos, como corte do bolo, brinde, padrinhos, mais decoração e detalhes.

30% para fotos da festa e convidados, incluindo jogar o buquê.

* Um segredinho: me ajudou muito ter recebido do meu fotógrafo todas as fotos num CD. Copiei as fotos numa pasta do computador, e fui escolhendo por eliminação. Achei bem mais fácil assim, fui deletando as que eu não queria, as repetidas, etc, até chegar nas mais especiais.

* Escolha uma foto de um detalhe para a abertura do álbum, fica muito bonito. Pode ser o buquê, as alianças, o terço…

E mãos à obra! Estipule um prazo para si mesma e escolha as fotos junto com o noivo!



Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE