Como organizar o noivado

Comemorar o noivado é legal! É a primeira festa da “maratona” de celebrações gostosas que estão for vir: chá de cozinha (ou chá bar), casamento civil, casamento religioso, open houseMas como organizar uma festa de noivado? Preparei um guia passo-a-passo como planejar o seu noivado:

É obrigatório ter festa de noivado? Quando deve acontecer?

Não, nada é obrigatório gente, só se os noivos quiserem! Eu considero o noivado um bom motivo para juntar as famílias do noivo e da noiva em torno de um momento especial. Em geral, depois do pedido de casamento, o casal já planeja a data da cerimônia e reserva a igreja (se for ter). Com a data marcada, a festa de noivado pode ser organizada para comemorar o momento com todos os familiares juntos e anunciar a data do casamento.

Definindo o estilo

O importante é ser uma confraternização entre as famílias e talvez também aqueles amigos muito próximos que acompanharam o namoro, que serão possivelmente os padrinhos. Tradicionalmente deve ser oferecido pela família da noiva, na casa da noiva. Mas se for melhor ser na casa do noivo ou outro lugar, não faz mal. Pode ser um brunch, um almoço ou um jantar. Pode ser formal ou informal, depende de como os noivos imaginam sua própria festa.

Definindo um tema

Eu sempre digo, quando a gente pensa num tema, fica mais fácil organizar uma festa. Não que eu queria transformar numa festa temática, não é isso! Mas é mais fácil definir decoração, cardápio, bolo e lembrancinhas quando você tem um conceito claro na sua cabeça. Este conceito pode ser uma simples cor, por exemplo, tudo azul por ser a cor favorita dos noivos. Pode ser que vocês tenham ficado noivos em Paris e queiram um toque francês no noivado. Pode ser que goste do estilo romântico e queira um almoço no jardim inspirado em algum filme que viu. O que importa é que combine com os noivos. Escolha um estilo, ou uma cor, ou um significado (como o local onde ficaram noivos) e use de referência para criar o seu noivado.

Convite

Para festas com menos de 30 pessoas não é necessário convite impresso. E-mail eu não acho adequado. O mais elegante é um telefonema, que virou quase item de luxo em tempos de whatsapp e e-mails. Ou um convite escrito à mão e enviado pelos Correios.

noivado_1

Roteiro do noivado

Não é uma regra. Mas a sugestão é sempre ter pelo menos 1 hora de coquetel, para a chegada de todos os convidados. Aproveite este momento também para fazer foto das famílias e do casal. Antes do almoço ou jantar e já com todos convidados presentes, é o momento dos noivos pedirem a atenção de todos e fazerem um breve discurso. O discurso poderá ser contado sobre como foi o pedido ou história do namoro, agradecendo os pais, informando a data do casamento. Neste momento o noivo pode presentear a noiva com um anel de noivado. Caso os noivos já tenham trocado alianças ou anel de noivado no pedido de casamento, não é necessário fazer novamente! Todos brindam e então inicia-se o almoço ou jantar. Após a refeição, pode-se cortar o bolo e depois servir o café e licor. A mesa de doces e lembrancinhas ficam à disposição dos convidados.

Cardápio

As boas comemorações sempre têm boa comida e boa bebida. Comida tem um papel agregador e deixa todo mundo feliz. A escolha do cardápio tem relação com o estilo que você definiu para seu noivado, número de pessoas e local. Pode ser churrasco, pode ser um brunch, pode ser um almoço preparado em casa com o prato favorito dos noivos, pode ser um jantar à francesa bem chique. Se possível, contrate um serviço de buffet, temos algumas indicações no nosso Guia de Fornecedores.

Bolo e doces

Precisar, não precisa. Mas que todo mundo ama, é verdade! Considere ter uma mesa bonita com seleção de docinhos e um bolo de noivado. Dá uma cara de festa e faz sucesso.

Lembrancinhas

Novamente, precisar, não precisa. Mas considerando que seus convidados são pessoas muito queridas, é gostoso pensar em algo especial de presente. Lembre-se sempre de ser algo útil ou comestível, caso contrário ficará esquecido no fundo de alguma gaveta.

E a trilha sonora?

Quando a festa é em casa ou salão de festas do prédio, muita gente acaba esquecendo de pensar na trilha sonora, deixa para colocar CDs para tocar na hora, mas é ruim o anfitrião ter que ficar se preocupando em trocar o CD, isso quebra a festa. E festa boa tem que ter música boa tocando o tempo todo. Mesmo que seja um almoço ou jantar simples, é importante ter uma trilha musical pré-selecionanda para deixar tocando em som ambiente, isso deixa qualquer festa mais feliz!

Para facilitar para vocês, pedi para meu amigo DJ Diego Briganti, da DB2 Produção, preparar uma trilha sonora para uma festa de noivado. Na verdade, essa foi a trilha que usamos no noivado da minha irmã (vou mostrar tudo no próximo post!) e quero compartilhar com vocês! São quase 04 horas de música, começando mais tranquilo e finalizando estilo baladinha bem animado! É só fazer o download nos links abaixo!!

1) Set Mixado Music Cool

2) Set Mixado Musica Cool 002

3) Set Verão 2013

O que vestir?

O traje tem relação com o estilo de festa que você escolheu, horário, local. Deve ser do passeio ao passeio completo, dependendo do grau de formalidade da sua festa. Se for um churrasco, o traje é esporte. Mas é como eu sempre falo, a festa é sua, esteja linda! Não precisa usar vestido branco, afinal não é ainda o casamento, mas também não tem nada de errado em usar branco se ficar bem em você. Sugiro sempre para as meninas um vestido bonito, em tecidos nobres, pode ser na sua cor favorita. E para os homens, calça social e camisa.

Dicas Extras

– considere contratar um fotógrafo profissional, vale a pena! Afinal é uma ótima oportunidade para ter fotos lindas dos noivos com as famílias.

– se vai ser um almoço ou jantar com todos sentados à mesa, considere fazer lugares marcados. As pessoas se sentem até mais à vontade quando já está definido o lugar onde elas irão se sentar do que ficar aquela situação de um esperando o outro dizer onde sentar.

– se a festa vai ser em casa ou salão de festas, não esqueça de dar uma atenção especial ao toalete. Gosto da ideia de várias toalhas de mão dobradas numa bandeja, que cada pessoa que usar, descarta num cesto. Assim não fica aquela única toalha de rosto pendurada sempre molhada. Não se esqueça de rolos de papel higiênico extras e um bonito sabonete líquido na pia.

– obviamente, esteja com as unhas impecáveis, todo mundo vai querer ver sua aliança ou anel de noivado.

Fotos: Giselly Gonçalves

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE