Esta é talvez uma das perguntas que mais recebo por e-mail. E toda vez que recebo esta pergunta me vem na cabeça a imagem de uma noiva tirando um coelho de dentro da cartola no meio da pista de dança, sabe? Porque um número de mágica seria sim surpreendente. Só que meio sem noção, rs! Eu fico pensando: “mas a noiva está lá para casar ou para surpreender?”.

Não entendo esta neura por querer surpreender no próprio casamento. É preciso lembrar, antes de tudo, que casamento é uma cerimônia religiosa (seja lá qual religião for), ou uma cerimônia de amor (para os que não seguem exatamente uma religião), ou ainda um ato civil (no caso do casamento civil), todos representando a união de duas pessoas. E para celebrar esta nova fase da vida, costumamos oferecer uma festa. E hoje em dia o bacana é esta festa ser a cara dos noivos.

Você tem outros momentos da vida para surpreender, na festa de 15 anos, num aniversário qualquer, um baile de fantasia, sei lá! Mas em minha opinião “surpreender” não é a melhor palavra para uma festa de casamento. Simplesmente porque o legal é seus convidados perceberem as preferências dos noivos em cada detalhe e não ser surpreendido por um acontecimento diferente, como uma competição de quem faz algo mais incomum. Eu prefiro a palavra “encantar”.

Seus convidados estão lá para celebrarem a união de vocês, aproveitarem a festa, terem uma boa experiência de entretenimento, se encantarem com tudo o que foi preparado para este dia perfeito.

Casamento_Encantar

E como vocês encantam os convidados?

1 Esqueça o que suas amigas fizeram no casamento delas e defina que são vocês como um casal? Qual lugar vocês frequentam, qual é sua flor favorita, qual a música que vocês amam dançar, qual a sua comida favorita do mundo, qual é aquele drinque que beberam na primeira festa juntos, qual a época do ano que preferem, qual horário do dia preferem, o que vocês colecionam… são estas respostas que irão definir o estilo do seu casamento, e são também nestas respostas que seus amigos e familiares vão definir seu casamento como a sua cara!

2 Coloque o máximo de qualidade que você puder em itens como comida, bebida e música. Uma boa festa é sempre uma festa que tem comida gostosa, bebida gelada e música certa na hora certa.

3 Personalize com detalhes que tenham significado para você. Aquele livro que você amou ler e faz parte da decoração, a identidade visual criada pelo noivo designer, a lembrancinha que você mesma fez, as plaquinhas de tirar foto na pista com as “piadas internas” da turma, a mesa de queijos na saída porque você ama queijos…

4 Proporcione conforto para os convidados. Detalhes que não são novidades e nem surpreendem mais, mas sempre arrancam elogios, são aqueles detalhes que demonstram que você se preocupou com o conforto do convidado. Mantinhas de lembrancinha para os casamentos no inverno, toalhinhas úmidas distribuídas na pista para aliviar o calor, as havaianas (rasteirinhas, sapatilhas) na saída da festa para aliviar os pés, a mesa de café expresso e chás na saída, aquela garrafinha de água te esperando dentro do carro.

5 Divirta-se! Se você não se divertir, não der o “tom da festa”, ninguém irá se divertir. Os noivos encantam os convidados com sorrisos, beijos e abraços.

Com um pouquinho de cada item acima (e muito do último item), seu casamento irá encantar e deixar todos felizes, sem você precisar “tirar nenhum coelho de dentro da cartola”. ;-)

Foto: Anna Quast e Fabio Laub

converse com a gente
 0      0       0})
DEIXE SEU comentário
22 Comentários
  1. Má Tocalino, disse:

    PERFEITO! Resumiu em poucas palavras o verdadeiro sentido do evento!

  2. Karina, disse:

    Nossa, concordo plenamente com você!!!
    A festa deve ter o estilo e a cara dos noivos!
    Fui em um casamento, em que a noiva ficou tão preocupada com o que tinha ou não no meu casamento, que eu praticamente revivi o meu casamento no dela! rs

  3. Paula, disse:

    Fe, sempre dando dicas maravilhosas!!! Eu concordo com tudo o que disse. No meu casamento não teve nada de diferente, nada para surpreender. Demos preferência para a boa comida, bebida e música e o que teve para dar e vender na nossa festa foi o nosso amor e felicidade. Bjos

  4. Nathália, disse:

    Adorei!! Amo esse blog, me encanta a cada dia com esses casamentos lindos e com tantas dicas preciosas como essa! Beijos

  5. Jaciara Guimarães, disse:

    Ótimas dicas! O meu casamento foi feito com muito carinho, com elementos simples feitos por mim com ajuda de outras pessoas. Contratamos um bom Dj e servimos comidas que gostamos. O resultado foi convidados dizendo que foi ótimo e tudo muito chique, rs. Depois de quase 4 meses continuam falando que foi o melhor casamento que foram.

  6. Celia Lopes cerimonialista, disse:

    Perfeitooooo!!!!!!!!!!!!! gostaria que mtas noivas lessem isso pra ficarem mais focadas na sua festa e nenos preocupadas em fazer o que as amigas fizeram canso de dizer a festa tem que ter seu estilo nem que seja de um churrascao no fundo do quintal se bem elaborado vira um mega evento!!!! noivinhas de plantao o olhar do seu convidado fala tdo fiquem espertas!!!!!!!! Parabens !!vestidadenoiva pela dica!!

  7. Rafa, disse:

    Perfeito! Temos priorizado exatamente isto! Apesar que tem sempre os comentários quando vamos escolher alguma coisa, como: ahhh fulana fez isso no casamento e ficou lindo, faz assim! Temos ouvido isso demais!!!!! É uma celebração, um momento de bençãos acima de tudo e por si só já é inesquecível e surpreendente está ao lado de quem se ama celebrando o nosso amor!

  8. Helen, disse:

    Excelente post, Fernanda, um dos melhores que já li neste blog.

  9. Vanessa Martins, disse:

    Olá Fe, creio que uma vez você havia postado algo parecido e pode ter certeza foi de grandeeee ajuda, neste último dezembro passei para o outro lado, porém não deixo de passar por aqui, quando fechamos o contrato segui suas dicas e fechei fornecedores excelentes, tenho certeza porque quando encontro com os convidados me perguntam quem fez a comida, os doces, as bebidas, as músicas e isso me dá uma tranquilidade de que tudo saiu perfeito! Comemoramos todos os dias e aliás faz 01 mês hoje :)

  10. Dah A., disse:

    Fernanda, parabéns pelo post. Acesso outros sites sobre casamento e não são todos que tratam o casamento como algo voltado pro amr, sempre exaltam o evento, a decoração, os vestidos, raramente vejo post sobre o amor dos noivos! Esse post só ratificou o que eu pensava sobre o casamento ser dos noivos para os convidados e meu amor pelo vestidadenoiva.com.!

  11. Maria, disse:

    Muito bom o post!
    Adorei a ideia das garrafinhas de água no carro! Perfeita para casamentos no verão, principalmente aqueles que os convidados precisam se deslocar muito. Encantador!

  12. Lo, disse:

    Encantador é a forma direta como você abordou o assunto. Perfeito! Espero que muitas noivas se tranquilizem agora e sintam qual o verdadeiro sentido do casamento.

  13. Luciana Z., disse:

    Post excelente. Temos que pensar em nos divertir e curtir no nosso casamento e não pensar em surpreender os outros.

  14. Ge Martins Bueno, disse:

    Amei o post Fe!
    As dicas são excelentes, além de serem utilidade pública nos tempos atuais, rs…
    Bjs linda.

  15. Lorena, disse:

    Eu bem que gostaria de ver os casamentos serem casamentos novamente… Era muito mais gostoso! Hoje criaram taaaaaanta coisinha, tanta modinha, que as pessoas já vão para os casamentos esperando o bendito do coelho… Sem contar que gasta-se muito mais para ter as modinhas e no fim a comida, bebida e música acabam não tendo a qualidade q poderiam ter pq se gastou com um milhão de surpresinhas…

  16. Dalila Carneiro, disse:

    Adorei a matéria!

  17. Bruna, disse:

    Perfeito!! ?

  18. Marcielle, disse:

    Foi o casamento mais glamour que eu já fui!! Perfeitoooo!

  19. Cora, disse:

    Repito todos os comentários acima!
    Parabéns por ter um blog único!

  20. JULIANA, disse:

    VC ARRASOU!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>