Quando fiz o post sobre Mesa Posta, uma leitora questionou a posição correta de descansar os talheres enquanto ainda se come. Parece besteira mas a grande maioria das pessoas não sabe o que fazer com os talheres enquanto se come ou após finalizar o prato, mas é bem simples!  (Imaginem que o prato é o círculo interno e o sousplat é o círculo exteno)

Enquanto se come: a gente não precisa ficar o tempo todo segurando os dois talheres enquanto se come. Mas muita gente erra apoiando os talheres entre a toalha e o prato, fazendo como se fosse uma “gangorra”, sabe? O correto é descansar os talheres sobre o prato. Na opção 1, a faca fica atravessada sobre a borda superior direita, enquanto você estiver usando o garfo para comer (é a posição mais correta para quando você não estiver utilizando a faca). Na opção 2, ambos os talheres ficam descansando do centro do prato apoiados na borda. Nunca se toca talheres já usados na toalha.

Após finalizar o prato: talheres cruzados apenas nas placas de estrada. Na vida real, nunca! A opção 1 é mais elegante, faca e garfo paralelos com os cabos voltados para você e apoiados na borda do prato. Mas a opção 2 também é válida, com os talheres alinhados à direita. A faca sempre fica com o corte virado para dentro. E mesmo que você não tenha utilizado a faca na refeição, deve colocar alinhada com o garfo no prato, para que não fique “perdida” sobrando na mesa.


converse com a gente
 0      0       0})
DEIXE SEU comentário
18 Comentários
  1. Camila, disse:

    Adorei as dicas e já salvei na minha pastinha!

  2. Cristina, disse:

    E quando é um buffet, você quer se servir novamente e não tem sousplat para apoiar os talheres? Apóia os talheres no guardanapo de pano/ papel?

    • Fernanda Floret, disse:

      Cristina – se você estiver num casamento ou algum lugar mais sofisticado, o guardanapo de tecido estará no seu colo, e mesmo que você o coloque na mesa para se levantar para servir, não funciona muito colocar os talheres em cima do guardanapo neste caso. Eu deixaria os talheres dentro do prato para o garçom retirar, pegaria um novo prato no buffet e pediria novos talheres para o garçom. Mas em casa, numa situação do cotidiano, que você vai se servir novamente, daí coloco os talheres em cima do guardanapo de papel mesmo, nunca sujos em cima da toalha.

  3. Fran Huesa, disse:

    adorei….

    bjuu

    respireecase.blogspot.com.br

  4. Tatiana, disse:

    Adorei a dica, assim como todo post do blog, mas tenho uma dúvida, apesar de ser destra, adquiri o habito de cortar com a mão esquerda, já tentei mudar mas acontece catástrofes quando faço isso!Hehehehehe… Posso manter a faca enquanto como do lado esquerdo? Ao terminar, e ao montar a mesa coloco sempre na posição correta, mas durante a refeição, cortar com a direita me atrapalha…

    • Fernanda Floret, disse:

      Tatiana – não vejo problema nenhum, até porque os canhotos fazem o mesmo que você, então não pode ser considerado errado! Beijos!

  5. Sabrina Salton, disse:

    Muito bom!A parte da gangorra eu já sabia graças minha mamy!!!! =D

  6. Yoko, disse:

    Fernanda, gostaria que me ajudasse a sair de uma saia-justa…
    Na minha família sempre colocamos a faca do lado direito, e o garfo do lado esquerdo. Mas na família de meu marido fazem o contrário. Expliquei-lhes que é a regra do serviço à francesa, mas insistem que estou errada…
    Mostrei-lhes exemplos de restaurantes mais soficticados e amigos europeus, mas não se convencem.
    Não queria brigar com a família do meu noivo, mas também não queria me render a eles. O que faço?

  7. Claudia, disse:

    Fernanda, ouvi uma vez, que ao terminar, assim como a faca deve ficar com o corte para dentro, o garfo deve ficar com os “dentes” virados para baixo. Correto? Bjos

  8. Elisa, disse:

    Eu sou canhota e como com garfo na esquerda e faca na direita. Só a colher que nao tem como ser na direita. O que é de muita consideracao é deixar o canhoto num lugar da mesa onde ele tenha o lado esquerdo livre. Me sinto presa se tiver alguém na minha esquerda e a mesa for apertada.
    Yoko, que situacao! Isso de nao aceitar é muita bobeira da família dele, é como se eles insistissem que uma palavra é escrita do jeito errado e nem mostrando o dicionário se convencessem do contrário. Faz do jeito que tu aprendeu se o marido tb insistir em colocar errado na casa de vocês, assume a tarefa de colocar os talheres pra ti. Se os sogros reclamarem que na tua casa está errado faz ouvidos de mercados e muda de assunto. Na festa instrui a cerimonialista ou buffet a colocar do jeito certo (eles devem saber). Na casa dos sogros eu ficaria de boca fechada em relacao a isso, sei lá nao precisa se render, mas nao vale a pena comprar briga por causa de talher!

  9. mariana marcon, disse:

    Estou amando suas dicas !!! Sabe o que eu queria saber, como sirvo uma chá da tarde. Como montar a mesa se tiver, café, etc..

  10. Amanda, disse:

    Podia dar dicas assim semanalmente, ter um dia da semana para isso, e começar do principio nos ensinando todas as dicas de etiqueta que julgue necessaria. É uma delicia o blog, parabens…beijoss

  11. Melina, disse:

    Tenho algumas dúvidas:

    1 – Se são disponibilizados apenas um “par” de talheres (um garfo e uma faca), entendo que a entrada e o prato principal utilizarão o mesmo talher, correto? o que faço entre a troca dos pratos com os talheres? Apoio onde? (no caso de não for casamento, onde posso solicitar outro talher).

    2 – Souplat nunca sobre jogo americano. Isso é correto?

    3 – Em um restaurante, o couvert é servido com pães em cestinha e patês. Coloco os pães E os patês no pratinho à esquerda, sem colocar este pratinho sobre os outros pratos. Correto?

    Obrigada, adorei as dicas!

  12. Simone, disse:

    Yoko, isso é pura teimosia mas como já disseram, não vale comprar guerra. É claro que o garfo é na esquerda e a faca na direita. Até eu que sou esquerdina como assim (a colher é que uso a esquerda mesmo). E não é preciso ir longe, estive no Brasil e nunca trocaram os meus talheres. Aqui na Europa, claro em todo o lugar e nas nossas casas é assim (inclusive a posição de descanso dos talheres durante e depois da refeição). E já não é nem pensado, é “automatizado” mesmo. Besteiras!

  13. edna, disse:

    Eu gostei muito mesmo, principalmente porque tenho uma grande curiosidade sobre etiquetas e gosto de receber bem os meus convidado!

  14. Celio Leite, disse:

    Tenho uma dúvida, seria muito deselegante usar talheres de desenho diferente em um jantar? Tipo os garfos e facas da Tramontina e as colheres de sobremesa da Elmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>