Na hora de pensar no convite de casamento, muitos noivos ficam confusos: quem convida? Antigamente era sempre os pais quem organizavam a festa, eram os anfitriões e por isso o nome deles aparecia no cabeçalho do convite. Hoje os tempos mudaram, as famílias mudaram, as festas de casamento mudaram, e por isso existem vários versões de convite de formas diferentes convidando, e que todas são corretas. Conversamos com nossos especialistas e preparamos este guia informativo para vocês mostrando diversas opções, escolha o que combina melhor com a história do seu casamento.

Os pais convidam: quando os pais quem estão oferecendo a festa de casamento, eles quem são os anfitriões e por isso eles convidam. Esta é a forma tradicional dos convites de casamento, já que antigamente eram sempre os pais quem arcavam com as despesas financeiras e organização do casamento.

Convite com os pais dos noivos convidando, sendo que um deles já é falecido: O nome do seu pai ou mãe continua sendo colocado no convite, acompanhado da expressão in memoriam (do latim “em lembrança de”). Atualmente alguns noivos preferem usar expressões em português como “sempre presente”, “em nossos corações” ou mesmo apenas o símbolo de um coração.

Convite com os pais dos noivos convidando, sendo que há mais do que dois de um lado convidando, por exemplo pai, mãe e padrasto. Ou o inverso, um dos noivos quer citar apenas um dos pais. Hoje em dia a realidade de muitas famílias é diferente, você pode ter sido criada pelo seu pai, mãe e padrasto, e se for o caso, sua realidade pode estar refletida no seu convite de casamento.

Convite com os noivos convidando  incluindo o nome dos pais: Hoje em dia muitos noivos quem arcam com as despesas financeiras da festa de casamento, e portanto, eles quem são os anfitriões da festa, eles quem convidam. Uma forma de convidar para o casamento mas incluir os pais, que ficarão felizes em ser mencionados no convite, é colocar “com a benção de” ou “filhos de”. E se vocês estão pagando pelo casamento mas seus pais contribuíram também? Uma opção é colocar “juntamente com”.

E se os noivos e pais estão arcando igualmente com as despesas? Nada que uma boa conversa não resolva! Não existe uma regra, converse com seus pais para entender se é importante para eles que eles sejam os anfitriões e tenham o nome convidando no convite ou não. Se for importante para eles, vale a pena seguir o modelo tradicional e deixar os pais convidar.

Convite com os noivos convidando sem citar o nome dos pais: Em casos de segundo casamento, casais que já vivem juntos ou noivos que não queiram citar os nomes individuais dos pais (em casos de “dilemas familiares” em que por algum motivo você não quer citar o nome de algum dos pais), o convite pode ser feito apenas pelos noivos, sem citar o nome dos pais.

Convite de Bodas de Casamento em que os filhos quem convidam: Nos caso de bodas de casamento de 25, 30, 50 anos, normalmente quem oferece e arca com as despesas financeiras da festa são os filhos, e portanto, o nome dos filhos que aparece como anfitriões convidando para a festa dos pais. Caso você esteja comemorando bodas, já tenha filhos pequenos e você mesma quem está arcando com as despesas da festa, é o nome do casal quem deve convidar. Não faz sentido crianças convidarem para o casamento ou bodas dos pais, visto que crianças não pagam e não são os anfitriões da festa. Neste caso o nome dos filhos podem aparecer abaixo do nome dos pais.

Imagens dos convites de Abelha Catita, About Love, Chá das Duas, Phatt Design, Scards e Susana Fujita. Veja todos em nosso Guia de Fornecedores.

converse com a gente
 0             12})
DEIXE SEU comentário
62 Comentários
  1. Camila Takahashi, disse:

    Olá! Não consigo encontrar uma letra que eu goste para o convite e adorei o convite 03 (Letícia e Samuel) e 13 ( Mirella e Rodrigo). Quais as fontes das letras dos nomes dos noivos nesses convites, por favor?
    Obrigada! Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>