Na hora de pensar no convite de casamento, muitos noivos ficam confusos: quem convida? Antigamente era sempre os pais quem organizavam a festa, eram os anfitriões e por isso o nome deles aparecia no cabeçalho do convite. Hoje os tempos mudaram, as famílias mudaram, as festas de casamento mudaram, e por isso existem vários versões de convite de formas diferentes convidando, e que todas são corretas. Conversamos com nossos especialistas e preparamos este guia informativo para vocês mostrando diversas opções, escolha o que combina melhor com a história do seu casamento.

Os pais convidam: quando os pais quem estão oferecendo a festa de casamento, eles quem são os anfitriões e por isso eles convidam. Esta é a forma tradicional dos convites de casamento, já que antigamente eram sempre os pais quem arcavam com as despesas financeiras e organização do casamento.

Convite com os pais dos noivos convidando, sendo que um deles já é falecido: O nome do seu pai ou mãe continua sendo colocado no convite, acompanhado da expressão in memoriam (do latim “em lembrança de”). Atualmente alguns noivos preferem usar expressões em português como “sempre presente”, “em nossos corações” ou mesmo apenas o símbolo de um coração.

Convite com os pais dos noivos convidando, sendo que há mais do que dois de um lado convidando, por exemplo pai, mãe e padrasto. Ou o inverso, um dos noivos quer citar apenas um dos pais. Hoje em dia a realidade de muitas famílias é diferente, você pode ter sido criada pelo seu pai, mãe e padrasto, e se for o caso, sua realidade pode estar refletida no seu convite de casamento.

Convite com os noivos convidando  incluindo o nome dos pais: Hoje em dia muitos noivos quem arcam com as despesas financeiras da festa de casamento, e portanto, eles quem são os anfitriões da festa, eles quem convidam. Uma forma de convidar para o casamento mas incluir os pais, que ficarão felizes em ser mencionados no convite, é colocar “com a benção de” ou “filhos de”. E se vocês estão pagando pelo casamento mas seus pais contribuíram também? Uma opção é colocar “juntamente com”.

E se os noivos e pais estão arcando igualmente com as despesas? Nada que uma boa conversa não resolva! Não existe uma regra, converse com seus pais para entender se é importante para eles que eles sejam os anfitriões e tenham o nome convidando no convite ou não. Se for importante para eles, vale a pena seguir o modelo tradicional e deixar os pais convidar.

Convite com os noivos convidando sem citar o nome dos pais: Em casos de segundo casamento, casais que já vivem juntos ou noivos que não queiram citar os nomes individuais dos pais (em casos de “dilemas familiares” em que por algum motivo você não quer citar o nome de algum dos pais), o convite pode ser feito apenas pelos noivos, sem citar o nome dos pais.

Convite de Bodas de Casamento em que os filhos quem convidam: Nos caso de bodas de casamento de 25, 30, 50 anos, normalmente quem oferece e arca com as despesas financeiras da festa são os filhos, e portanto, o nome dos filhos que aparece como anfitriões convidando para a festa dos pais. Caso você esteja comemorando bodas, já tenha filhos pequenos e você mesma quem está arcando com as despesas da festa, é o nome do casal quem deve convidar. Não faz sentido crianças convidarem para o casamento ou bodas dos pais, visto que crianças não pagam e não são os anfitriões da festa. Neste caso o nome dos filhos podem aparecer abaixo do nome dos pais.

Imagens dos convites de Abelha Catita, About Love, Chá das Duas, Phatt Design, Scards e Susana Fujita. Veja todos em nosso Guia de Fornecedores.

converse com a gente
 0      0       0})
DEIXE SEU comentário
33 Comentários
  1. Aline, disse:

    Fernanda, no meu caso apenas meus pais estão pagando tudo, os meus sogros não se manifestam para nada, só para mandar a lista de convidados, rs. Gostaria de colocar apenas o nome dos meus pais convidando e, no máximo, citar meus sogros de maneira diferente. O q faço? Vc tem alguma dica? Bjo!

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Aline, na minha opinião o convite não deve ser usado para mostrar que os pais da noiva estão pagando e do noivo não. Releve o assunto, o que importa é o casamento! Coloque o nome dos pais da noiva e do noivo convidando, e você ficará muito mais feliz e tranquila, caso contrário poderá causar um constrangimento e transtorno bem no que deveria ser o momento mais feliz da sua vida! Beijos

  2. Heidy Monteiro, disse:

    Adorei o post. No meu caso os convites serão feitos sem citar os nomes dos pais!

  3. Rafaela Vieira, disse:

    minha maior dúvida é quanto a roupa, pois desejo que meus convidados usem branco ou bege na minha festa, como escrever isso? pode ser num cartão separado?

  4. Elisa, disse:

    Colocamos com a bencao dos pais e o nome deles. Meu sogro é falecido, mas nao colocamos IM (acreditamos que ele irá abencoar mesmo em outro plano espiritual). Coloquei o nome dos pais antes dos dos noivos (como em alguns exemplos), mas na minha interpretacao ficou claro que os pais estavam abencoando e os noivos convidando, nao?
    Financeiramente meus pais estao ajudando, mas prefiro ver isso como presentes. Minha sogra nao ofereceu ajuda financeira (nao pedimos), mas no casamento civil ela que organizou (e pagou) o chá da tarde para os familiares presentes.
    Felizmente poderíamos bancar a festa com ou sem ajuda financeira, entao nao estamos chateados ou supervalorizando isso. Acredito que pagando ou nao os pais (e irmaos) serao sempre co-anfitrioes, pois sao eles que distribuem parte dos convites e, principalmente, que recepcionam os convidados.
    Acho importante colocar os sobrenomes, seja implícito no nome completo dos pais ou junto ao nome dos noivos.

  5. Patricia, disse:

    Casei em 21/07, e mesmo sendo o noivo e eu os responsáveis pelas despesas, decidimos colocar os pais convidando, por uma questão de carinho e para que eles se sentissem orgulhosos, meus pais não teriam condições de arcar com a festa, mas tudo só foi possível por eles terem nos criado, mantido, e trazido até ali, então colocamos como eles sendo os anfitriões.

  6. Bia (convites AboutLove), disse:

    Apenas complementando este excelente post da Fernanda, acho importante citar alguns outros fatores que influenciam na decisão do texto para o convite.
    Historicamente os pais da noiva se colocavam como anfitriões principais para a festa e por isso tinham seus nomes citados com prioridade. O evento era considerado uma apresentação do casal à sociedade e a composição da lista de convidados ficava a revelia dos noivos. Nesta época até a participação dos noivos na organização geral dos casamentos era restrita e a diversidade de temas era muito menor(os casamentos eram muito parecidos). Não se esqueçam que já houve uma época em que os noivos não tinham nem mesmo a intimidade necessária para decidir por si próprios com quem iriam casar!

    Apesar de a tradição sempre ter um importante papel na etiqueta, felizmente as coisas tem mudado. Os noivos se casam um pouco mais maduros, muitos até após conquistar a independência financeira, e depois de formar um círculo de amigos em conjunto que compõem grande parte de seus convidados. A composição da lista e o estilo do casamento deveriam ser fatores mais importantes na decisão do texto adotado que a mera apuração de quem pagou mais.

    Se vocês pretendem fazer um casamento menos tradicional e sua lista de convidados não tem desconhecidos do casal, não há razão para seguir a tradição cegamente.
    Este evento é um momento para vocês expressarem quem são como casal e o texto tem que vir do coração e não do bolso. Escrevam o nome dos seus pais pelas razões certas e não porque a convenção dita isso.

    Fiquei curiosa e fiz um levantamento de como se dá a distribuição desse item entre os noivos da AboutLove. Somente 15% dos casais incluiram o nome dos pais, 60% fizeram uma menção carinhosa como “juntamente com seus pais” e os 25% restantes decidiram não escrever seus nomes.

    Minha dica fica: escrevam o que sentem e o que faz sentido para o contexto do seu casamento.

    Beijos

    Bia

  7. Lúcia, disse:

    Não concordo com a ideia de que devem aprarecer ou não os nomes dos pais de acordo com “quem pagou o quê”…..convite de casamento não é isso !! No caso de bodas de 25, 30 anos etc……os filhos convidando também não é momento de informação financeira. Acho muito bacana que adolescentes ou mesmo crianças convidem para uma missa em comemoração às bodas de seus pais ….

  8. Lari, disse:

    Concordo com a Lúcia…
    Gente, na minha opinião um convite de casamento não é a hora de deixar explícito a condiçào financeira de cada um ou a cooperação dos mesmos… Afinal, os nossos pais pagando metade, 100% ou nada já deram o principal para cada um de nós, a vida e a educação.
    Aliás, acho extrema falta de educação querer deixar implícito quem pagou o que. É a mesma coisa que ficar comentando para cada convidado quanto foi o preço do buffet por “cabeça”.
    Os pais devem receber o carinho que merecem e o que deve sim ser explícito é a importancia deles para cada um de nós.
    De qualquer forma meus pais e os pais do meu noivo vão estar no convite como “pais convidam” ou outra forma carinhosa que eu ache bonita. Mas essa distinção de quem paga o que é o fim. Casamento comemora a união, igualdade, o complemento… Essa distinção é no mínimo grosseira.

  9. Fernanda Brazileiro, disse:

    Fernanda,

    Gostaria de algumas dicas sobre o texto que se escreve no convite.

    Gostaria de algo tradicional..

    bjos e adorei o post.

  10. Elisa, disse:

    Eu fui num casamento semana passada onde nao constava o nome dos pais no convite (como quase sempre fazem aqui na Alemanha). Na hora do discurso o noivo agradeceu nominalmente os sogros e os pais por todo o suporte ao longo da vida e pela ajuda financeira para a festa. Achei muito humilde e bonito.
    Acredito que isso também possa ser uma forma de homenagear no caso onde só uma família está bancando a festa, acho que fica mais bonito e com menos chance de melindres quando é a nora ou o genro dos pais pagantes que agradecem.
    Acho que no Brasil fica muito estranho colocar o nomes dos pais com destaque diferente no convite (como fazem nos EUA onde normalmente ainda sao os pais da noiva que convidam).

  11. Mirella, disse:

    Olha o meu convite ai!! Que surpresa! rs

  12. Sarah Reis, disse:

    O meu caso é igual ao da Patrícia. Vamos colocar nossos pais como “quem convida” mesmo sendo a gente que esteja “pagando”. A Lúcia e a Lari disseram tudo. Isso é o que menos importa. Para mim eles aparecerão porque sem eles não estaríamos lá. O que somos devemos a eles. É sinal de carinho, respeito…

  13. Suelem Martins, disse:

    o nosso convite também estará como os pais convidando, mesmo sendo nós e meu pai os colaboradores financeiros da festa…acho que nessa hora o carinho da relação com a familia que deve mandar, e não quem pagou o que…também acho estranho vermos dessa forma..beijos

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi meninas, concordo com tudo! O post não foi para dizer no sentido de “quem está pagando” e sim quem é o anfitrião. Convite é para convidar, não para dizer quem está pagando, com certeza!! O que eu quis dizer é que o tradicional sempre foi os pais convidando, porque antigamente eram sempre eles os anfitriões. Mas hoje em dia os tempos mudaram, as famílias mudaram, as festas de casamento mudaram, e por isso existe vários versões de convite de formas diferentes convidando, e que todas são corretas. O que eu quis foi dar vários exemplos, porque muitos noivos ficam inseguros de fazer de um jeito ou de outro.
      Mas cada caso é um caso, cada família é uma, concordo também com a Patricia e a Suelem que mesmo sendo os noivos quem arcaram com a festa, preferiram deixar no convite os pais convidado por carinho, homenagem, tradição. Cada um escolhe o que é melhor para a sua própria história ;-) – vou alterar um pouco a introdução do post para ficar mais claro… beijos!

  14. Izabela, disse:

    Nossa, isto ja gerou uma pequena discussao aqui em casa entre mim e minha mae. Eu havia optado em nao por os nomes dos pais; nao por questão de quem esta pagando ou nao mas sim, pelo fato de que eu e meu pai nao nos falamos.Quando falei para minha mae que nao citaria o nome dos pais , ela ficou magoadissima!!Agora, nao sei como irei fazer: mesmo meu pai estando vivo, ficaria feio eu por o nome dos pais do noivo, o da minha mae e nao cita-lo?

  15. Laís, disse:

    Olá Fernanda, EU AMO, AMO AMO seu blog! E aproveitando sempre tive dúvidad sobre essa história de convite. Me caso ano que vem e eu e meu noivo estamos bancando a cerimônia e a recepção (super pequena) e o apê onde vamos morar. Como os meus pais são separados nao queria constranger minha mãe e nem os pais dele. Por mim, nem colocava nome dos pais no convite, porém os pais dele são super antigos. Como fazer??????? HELP ME!!!
    bjuuusss

  16. Fernanda, disse:

    Adorei o Post! No meu caso nao gostaria de colocar o nome do meu pai no convite. Fiquei feliz em saber que existe outra forma de convidar, sem colocar o nome dele.

  17. Deborah Rocha, disse:

    Não entendo o motivo de tanto drama. O casamento é de quem se casa, não de quem paga as contas.Até pelo simples fato de que paga a conta quem quer. Querer se intrometer nas escolhas dos filhos é uma forma grotesca de egocentrismo,desrespeito e falta de amor verdadeiro. Ninguém é obrigado a nada. Todos os detalhes do casamento devem ser decididos, única e exclusivamente pelos noivos. E , não devem, em hipótese alguma seres questionados.Por mais que esse momento seja importante para outras pessoas , jamais ele terá maior importância e melhores lembranças do que para os noivos.

  18. Manuella, disse:

    Fer, post polêmico esse, hein?! Bem… no meu caso, quem arcou com as despesas da festa foi a minha mãe, já que o meu pai nunca contribuiu muito financeiramente. E o meu noivo já está no segundo casamento. Tive muita dúvida na hora do convite, mas escolhemos com o coração. O noivo fazia questão dos pais convidando (o primeiro casamento dele foi só no civil e não teve convite). Para ele essa seria a maior demonstração de gratidão à mãe (meu sogro já é falecido). Então, apesar de pouco convencional, nossos pais convidaram com um pequeno detalhe diferente: as nossas mães eram figuras mais importantes, portanto o nome delas veio em cima e o nome dos nossos pais embaixo. Assim entendemos que estávamos homenageando-as!!!!

    Beijos

  19. Stella, disse:

    Que polêmica, hein ??? Adoro o blog…. um dia com certeza colocarei em prática todas essas dicas. Já estou morando junto com meu “namorido” há 11 anos e junto temos 4 meninos (de 15 a 5 anos) – Apesar deles não terem idade para arcar com as despesas do casamento (por motivos óbvios) acho uma ideia super legal colocar o nome deles convidando para o casamento de seus pais – daqui há 10, 15 anos com certeza será muito bem lembrado por eles !!!

  20. Celine, disse:

    Na minha opinião, tem de ser respeitada a vontade dos noivos. Se puder fazer a vontade dos pais em algumas coisas, melhor ainda!!! Caso ano que vem e estou fazendo meu convite. Fiz uma enquete e não houve problemas por não ter os nomes por extenso deles. Nada contra, mas prefiro algo mais clean.
    Minha dúvida é sobre o traje. Como deve ser colocado no convite? Não pretendemos ter a formalidade do terno + gravata, ainda mais que será final de tarde de verão, mas tbm não queremos calça jeans rasgada ou bermuda… Antes era chamado de esporte fino, existe esse termo ainda?
    Parabéns pelo blog! Tem idéias ótimas!!!
    Bjos

  21. Maisa, disse:

    Ótimo post Fernanda.Muito esclarecedor,o blog me acompanhou desde os preparativos do meu casamento que foi dia 13 desse mês,muitas dicas e inspirações…Inclusive a frase “sempre presente” coloquei no meu convite depois do nome do meu sogro (que é falecido)porque li aqui no blog!Achei uma forma elegante de demonstrar o quanto ele é amado por nós,todos os convidados adoraram e se emocionaram muito!
    Parabéns!Obrigada,mesmo casada não deixo de acompanhar seu blog…rsrs…
    Bjs
    Maisa

  22. Suellen Rodrigues, disse:

    adorei os post´s, muita coisa não sabia.

  23. elaine, disse:

    Minha amiga vai casar e nao quer por o nome do pai, e me pediu uma ajuda de bolar algo para por no convite o que devo colocar?

  24. Maiara, disse:

    Gostaria de saber como que eu posso fazer no meu convite de casamento, sendo que eu não conheço o meu pai, amo a minha mãe, mas fui criada pelos meus avós maternos… Alguma idéia?

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Maiara, se eu fosse você colocaria no convite o nome dos avós e da mãe, os 03 juntos! Beijos

  25. c.a.baltazar, disse:

    Colocar o nome dos pais no convite de casamento é um ato de carinho a quem já fez muito pelo casal e independe de contribuição financeira e sim de consideração e respeito.
    Como também discordo de pesquisas pois as minhas pesquisas em 35 anos de mercado no ramo de convites não dizem isso.
    Como também concordo que cada cabeça é uma sentença e o papel aceita tudo. Portanto, todos são livres para escrever o que bem lhes apetecer.
    Abraços,
    c.a.baltazar

  26. jessica, disse:

    ola fernanda estou com algumas duvidas meu namorado perdeu a mae eo pai como eu coloco no convite de casamento

  27. cristina martino, disse:

    Estou desesperada,fui criada por meu pai e minha madrasta(de quem gosto muito,e está me ajudando muito financeiramente e em todos os preparativos do casamento)não me relaciono muito bem com minha mãe.Como colocar os nomes nos convites sem magoar minha madrasta.

  28. Graciane Costa, disse:

    Post fantástico! Esclareceu milhares de dúvidas minhas!! =*

  29. Nanda, disse:

    Olá! Meu noivo não fala com a mãe, e o pai sempre foi ausente, sendo que ele foi criado pelo avô!! Já meus pais fazem questão do nome deles no convite! Tu acha que posso colocar o nome dos meus pais e do avô dele (sem os pais dele), convidando no convite, ou fica muito feio?? kkkkkk! preciso de ajuda!! obrigada!!!

  30. Fernanda, disse:

    Olá, tenho uma dúvida… Meu noivo não tem uma relação muito boa com os pais dele, então ele não quer que o nome dos pais estejam no convite. Mas eu tenho uma relação muito boa com os meu pais e gostaria que o nome deles estivessem lá. Eu e meu noivo que iremos pagar o casamento. Como eu posso fazer um convite sem desagradar ninguém?
    Agradeço a atenção…
    Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>