Ter ido para o Deserto do Atacama foi uma das melhores viagens que já fizemos! Procurando um destino diferente de lua de mel ou comemoração do aniversário de casamento? Reuni aqui todas as dicas para que a sua viagem seja também perfeita:

Quando ir: Dizem que o sol brilha 300 dias por ano no Atacama, ou seja, você pode ir para lá em qualquer época do ano! Mesmo assim perguntei para os guias de turismo de lá o que eles consideram a melhor e pior época. A resposta para melhor época é entre Setembro e Outubro, meses que não são nem muito quente nem muito frio, os animais estão mais fácil de vê-los e não é alta temporada. Em Junho e Julho é bastante frio. Como muitos passeios são em altitudes muito elevadas, como Lagunas Altiplânicas, Salar de Tara e Geisers (lá costuma fazer -17°C, sim, negativos), você deve estar preparado para muito frio. A semana que eu fui, entre Natal e Réveillon, é considerada alta temporada, o que costuma ser ruim para quem fica nos hotéis em San Pedro de Atacama e tem que contratar passeios nas agências da cidade. Como estávamos no Tierra Atacama Hotel, nem sentimos esta lotação. E Fevereiro costuma ser a única época do ano que pode chover. Em 2012 choveu forte e até fechou o acesso a vários passeios, melhor evitar.

Temperatura: Você estará indo para o deserto mais alto e mais árido do mundo! As temperaturas variam bastante ao longo do dia. Em Dezembro, quando fui, tinha um ventinho gelado de manhã cedo, sol forte durante o dia, friozinho à noite após 18h. Veja mais informações no site de San Pedro de Atacama.

Quanto tempo ficar: pelos menos 5 dias inteiros, sem contar o dia que chega e que vai embora, é o ideal para fazer todos os passeios com tranquilidade e ter tempo livre para descansar, aproveitar a piscina do hotel (afinal alguns passeios são bem cansativos!).

O que levar – Kit Básico:  San Pedro de Atacama fica a 2450 metros de altitude (só para efeito comparativo, São Paulo está a 760 metros de altitude). Muito alto, muito seco… você vai sentir na sua pele, cabelo, olhos, nariz etc todos os efeitos. Por isso prepare um Kit Básico para fica tranquila e linda. Eu levava todos estes itens da foto abaixo dentro de um saquinho ziploc na mochila do marido durante os passeios, assim você sempre se hidrata e se protege:

Viagem_Atacama_TierraAtacama_26

1. Creme hidradante para mãos | 2. Protetor labial hidradante | 3. Rinossoro ou similar para hidratar o nariz | 4. Protetor Solar para o rosto (eu passava umas 6 vezes por dia, rs) | 5. Colírio que imita lágrima para os olhos | 6. Protetor solar para o corpo. É sério, não é frescura de mulherzinha, leve estes itens com você o tempo todo, aplique o tempo todo e seja feliz.

Além dos itens acima, garrafa de água, muita água o tempo todo. No Tierra Atacama Hotel todos os hóspedes ganham este squeeze vermelho abaixo e haviam galões de água para enche-lo antes de sair para os passeios.

Viagem_Atacama_TierraAtacama_25

Roupas: Apesar das altas temperaturas, é deserto, é árido, você não vai ficar suando. Se você reparar as pessoas locais estão sempre de calça e camiseta de manga comprida para se proteger do sol, esta é a decisão mais inteligente, afinal estamos falando de índices extremos de raios ultravioletas. Por isso se eu fosse para lá novamente, passaria na Hering e compraria várias camisetas de manga longa branca, a melhor coisa. Se você não tem aquelas calças de aventura, leve suas calças legging de ginástica, servem perfeitamente (para mulheres, claro). Alguns passeios são para lugares de altitude mais elevada, até 4.800 metros de altitude. É mais frio, leve seu casaco, ou uma blusa polar. Para o passeios dos Geisers, a temperatura é negativa, leve seu casaco pesado de inverno, luvas, gorro, cachecol. Coloque também na mala o biquíni/ sunga para entrar na Lagoa de Cejas e na piscina do hotel. Resumindo, você tem que levar um pouco de tudo, rs.

Indispensável: óculos de sol e chapéu ou boné. Um bom tênis para caminhada de aventura/ trekking faz diferença. E ele vai voltar todo sujo, como o que você vê na foto! Também acho importante um bom creme hidratante para passar no corpo depois do banho e um ótimo leave in para o cabelo, porque depois do 3º dia no deserto vão estar bem secos! (eu uso o creme da Neutrogena no corpo e Moroccanoil no cabelo, são excelentes).

Remédios e Seguro Saúde: Não há hospitais na cidade, o mais próximo fica em Calama, cerca de 100km de San Pedro de Atacama. Leve todos os remédios que você costuma tomar para não ter que se preocupar em achar isso por lá em alguma emergência. Eu levei tudo, não usei nada, mas não importa, é melhor sempre se prevenir. Um bom seguro saúde também é indicado, veja se está incluso no seu pacote caso você faça através de agência.

Moeda: Peso Chileno. Como no nosso pacote estava tudo incluso, levamos dinheiro em peso chileno que foi usado somente para gorjetas do guias/ motorista/ carregador das malas.

Onde Ficar: Tierra Atacama Hotel, sem dúvidas!

Quem leva: Be Happy Viagens

Voo: Você precisar ir para o aeroporto de Calama, através de conexão em Santiago, Chile. Do aeroporto de Calama até San Pedro de Atacama leva cerca de 1h20m. O transfer já estava incluso no nosso pacote.

Lua de Mel: perfeito para casais aventureiros, casais que gostam da natureza, casais querendo uma experiência diferente de viagem, casais com apenas 1 semana livre para lua de mel.

Viagem_Atacama_TierraAtacama_24

Fotos: Fernanda Floret

converse com a gente
 0      0       0})
DEIXE SEU comentário
14 Comentários
  1. Manuella, disse:

    Fer, já falei isso e vou repetir… Todas as suas viagens viram meu “sonho de consumo”!!! Passei a lua de mel em Mauritius e agora estou indo para Foz do Iguaçu, sempre seguindo as suas dicas!! Adoro esses post!!

    Beijosss

  2. Dalila, disse:

    Demaisssssssssssssssssssss!!! Post TOP, lugar TOP!!! Valeuuuuuuuuuu!!!

  3. Fê Dias, disse:

    Fefe, adorei ver o Atacama no Vestida de Noiva, local escolhido para a nossa Lua de Mel… :)
    No nosso caso, ficamos no Explora e amamos tanto, mas tanto, que quero visitar os outros hotéis da rede, na Patagônia e na Ilha de Páscoa. Como vi que falou super bem do Tierra e sei que eles tb tem lá na Patagônia, vou dar uma olhadinha! ;)
    Como as outras “comentaristas”, tb sigo suas dicas! No Carnaval vamos para Gramado e estamos pensando seriamente no Nannai Beach Resort para bodas de 2 anos…
    Ai, ai, bateu uma saudade! Na época, também fiz alguns posts no meu (humilde, porém querido) blog: http://descobertasdafe.blogspot.com.br/2011/07/atacama-roteirinho-6-noites.html
    e
    http://descobertasdafe.blogspot.com.br/2011/07/atacama-roteirinho-6-noites-continua.html

    Bjinhos!

  4. Mariana, disse:

    Adorei a dica como lua de mel… Fiquei com muita vontade de me aventurar no deserto!!,
    Abs

  5. Vanessa, disse:

    Nao conheço voces, mas pelas fotos acho que voce combina tanto com o seu marido. Casal bonito, que se completa, tipo feijao com arroz.

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Vanessa, obrigada pelo comentário, até li para meu marido! :-)

  6. Samuel Marcondes, disse:

    O Atacama é realmente um lugar fantástico! Fomos para lá em setembro de 2008, e pegamos muuuuito frio (nos Geisers fez -14ºC), e mesmo no Salar e em outros lugares estava bem frio, especialmente depois do por do sol. Como vc disse, é melhor levar de tudo um pouco e estar preparado para extremos (tanto de frio qto de sol e aridez).

  7. Mariana, disse:

    Oii Fer, adoro muito seu blog, sou apaixonada em casamentos e sempre choro com seus post.. voce posta histórias lindas, casamentos perfeitos, romances de livros.. mas nunca vi um post sobre o seu casamento. Como foi? onde foi? o que voce sentiu? seu vestido tinha muita renda? ou era de seda? foi num salão como de uma princesa, ou no campo ?? Adoraria saber mais sobre seu casório..
    Beijos

    • Fernanda Floret, disse:

      Mariana – na verdade já postei diversas fotos do meu casamento aqui no blog, mas bem no comecinho. Já vai fazer 05 anos que casei, se fosse me casar hoje, seria um pouco diferente, por isso prefiro não falar mais do meu próprio casamento…. mas tem um vídeo de 1 minutinho que você pode ver aqui: http://www.vestidadenoiva.com/casamento-fernanda-mauro

  8. Luciana, disse:

    Fê, Lindo!!!
    Amei! Já fui pra lá, mas como mochileira, sem nada de conforto. Meu marido já gosta de um conforto, seria um ótimo lugar pra gente ir. Muito obrigada!
    Vc é demais!
    bjs

  9. Anna Rachel, disse:

    Fernanda, q dicas mais preciosas para quem deseja visitar esse lugar maravilhoso.
    Eu e emu marido estamos nos programando para fazermos esse roteiro, mas estamos num processo calmo e lento, pois eu sou a aventureira e desbravadore e ele gosta do conforto. já viu né?! Hsss
    Adorei de monntão todas as suas preciosas dicas.
    Bjs e sucesso sempre e sempre. ;D

  10. ALEXANDRE, disse:

    Valeram as dicas. Apesar de ser do sexo masculino (sou homem mesmo, espada, garanhão, rsrrsr)sou super vaidoso e não descuido de minha aparencia e do meu corpo. Brigadão!

  11. Ana Luiza Neves, disse:

    Fernadaa, que viagem perfeita, meu agente de viagens sugeriu minha lua de mel para o Deserto do Atacama, no começo não fiz muita questão mas comecei a pesquisar na internet, li todos os teus posts sobre a sua viagem e agora sem duvida nenhuma quero ir pra lá. Me caso em Maio e na mesma semana do casamento embarco rumo ao deserto! Muuuuuuuuuuuito Obrigada pelas suas dicas! A-M-E-I!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>