Dicas para escolher seu videomaker

Se você entregar o mesmo roteiro para Quentin Tarantino e Woody Allen, os filmes sairão completamente diferentes, não é? Para a filmagem do seu casamento, é a mesma coisa. O profissional, videomaker, irá contar a história do seu casamento através do video, com as cenas reais do que aconteceu no dia, mas também com a visão e estilo dele. Por isso é importante ter tanta afinidade com este profissional, igual falamos sobre o fotógrafo.

Tem gente que acha filme de casamento chato. Me desculpem, é porque não conhecem bons profissionais. Hoje em dia tem muita gente bacana na área, se especializando em cinema, fazendo cursos no exterior, ou simplesmente com um olhar diferente. Uma boa edição é fundamental se você não quer aqueles videos longos e tediosos.

video

Quando for escolher o profissional que fará o video do seu casamento, não se esqueça de:

* Ver um video inteiro de um casamento filmado e editado pelo profissional, e não apenas cenas dos melhores momentos. O que importa é como a história do casamento foi contada pelo videomaker, através da edição. Você só vai saber se gosta do estilo dele assistindo um inteiro.

* Pergunte sobre o equipamente e tecnologia a serem usadas. Hoje em dia seu video pode ser DVD ou Blu-Ray. Blu-Ray é a midia que vem substituindo o DVD, assim como o DVD substituiu o VHS. Garante melhor definição. Os aparelhos de Blu-Ray estão aos poucos cada vez mais acessíveis, e quem tem PlayStation 3 já pode assistir video em Blu-Ray, então escolha a tecnologia nova.

* Iluminação! Não é horrível um cara chegar com um holofote na sua cara para te filmar? Hoje em dia não é necessário isso, com a modernização dos equipamentos, é possível gravar muito bem sem esses holofotes atrás da camera. Aliás, aqueles fios correndo no chão, para manter acesso os holofotes, também são péssimos.

* Tão ruim quanto um holofote na sua cara são os videomakers que colocam um microfone na sua cara para fazer uma declaração “espontânea” enquanto você está comendo. Aliás, por que filmam a gente enquanto estamos comendo? Sem noção né… Não são todos que fazem isso. Pergunte antes, deixe combinando antes se você quer discurso dos convidados ou não, os instrua a não filmarem as pessoas comendo.

* Não esquecer que no contrato deve constar: nome do profissional contratado, nome de quem irá substituí-lo em caso de força maior, número de assistentes, lista de locações (cabelereiro, igreja, salão), data e horário do trabalho, traje, equipamentos a ser usado, valores, quantas cópias do video incluí, se entrega todas as fitas da gravação ou apenas a edição, prazo de entrega do video editado.

Foto: ImageBank

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE