Os noivos estão descobrindo as vantagens de um casamento no fim da tarde. Poder ter a cerimônia com o pôr do sol, fotos do casal e da decoração ainda com a luz do dia, convidados menos cansados que aproveitam muito mais a festa, ter as luzinhas, velas e balada de uma festa noturna, ou seja, aproveitar o melhor de cada horário no dia do seu casamento. Mas as dúvidas também são muitas, por isso perguntei para os assessores de casamento parceiros do blog as melhores dicas para vocês! Lógico que cada casamento é único e a descrição abaixo não é uma regra, apenas um roteiro base. Vamos considerar que o horário do convite é às 16:00h e a cerimônia religiosa começará às 16:30h. Veja as dicas:

Para garantir que seu casamento aconteça antes do pôr do sol e que dê tempo para tirar as fotos após a cerimônia ainda com o fim da luz do sol, marque no convite o horário às 16:00h, para a cerimônia começar às 16:30h. Em meses e cidades com horário de verão, pode ser uma hora mais tarde. Veja o post completo sobre o horário da cerimônia de casamento aqui.

Receba seus convidados com carinho. Como provavelmente estará sol e os pontuais terão que esperar pelo menos meia hora, é simpático ter um ponto com uma mesa de refrescos – água, sucos, água aromatizada – para que os convidados possam matar a sede ao chegar, antes da cerimônia começar. O Will da Santo Casamenteiro ainda complementa: “Se o casamento acontecer em outra cidade, onde seus convidados precisem de deslocamento, acho importante pensar em comidinhas e bebidas de boas vindas, pois como pegarão estrada chegarão com sede e fome. É importante pensar em todas estas situações, seus convidados devem ser recebidos sempre de forma aconchegante.

Em geral, entre cortejo, cerimônia e saída dos noivos, a cerimônia toda leva em torno de 45 minutos. Como começou às 16:30h, a estimativa é que termine às 17:15h. Neste horário os noivos saem para as fotos do casal aproveitando a luz do sol e pôr do sol. Podem já fazer as fotos com padrinhos e pais também. Os convidados são encaminhados para o local da festa. “Os convidados irão para o coquetel, para se possível também aproveitar o pôr do sol. Nesse momento o DJ deve colocar uma seleção com lounge, bossa nova e chill out“, sugere a Renata Pinheiro da Santo Glamour. “Pode-se iniciar com um Welcome Drink , que pode ser um prosecco com morangos“, complementa a Mari da Salve Sto. Antonio. Eu acho super chique os convidados aproveitando o pôr do sol, aquela música ambiente agradável, uma boa bebidinha… e neste momento inicia-se o coquetel volante.  A Sandra da Wedding Creative complementa: “Neste momento os convidados estão interagindo uns com os outros e dando os parabéns aos pais e familiares do casal. Podemos também proporcionar algo diferente para esse momento que antecedem a chegada dos noivos ao local, como intervenções de um pocket show.

O roteiro da festa depende do estilo da festa que os noivos querem. Abaixo temos uma sugestão geral de uma festa completa com jantar. Esta sugestão pode ser adapatada conforme o horário (horário de verão ou não) e vontade dos noivos.

17:30 às 18:30h: Coquetel.Não importa o horário do casamento, mas uma coisa é certa: 90% dos convidados chegam com fome! Pensem que para comparecer ao seu grande dia, eles passaram horas se arrumando, se locomovendo até a igreja/ recepção e assistindo à cerimônia“, lembrou a Mariana da MerryMakers. Por isso é importante começar imediatamente o coquetel após a cerimônia religiosa, desde a chegada do primeiro convidado na festa. O coquetel deve ter no máximo 1 hora de duração.

18:30 às 19:00-19:30h: Entrada dos Noivos.Após o término do coquetel os noivos entram ao salão, fazem o brinde, corte de bolo, 1ª dança, dança com os pais e padrinhos , agradecimentos e retrospectiva, protocolos conforme a decisão e estilo do que os noivos querem”, lembra o Will do Santo Casamenteiro.

19:00 – 19:30h: Jantar.Seja franco-americano ou em degustação volante. No meio do jantar o DJ já pode dar uma “levantada” nas músicas para que a pista comece a animar“, lembrou a Renata da Santo Glamour.

21:00 – 21:30h: Banda.Caso tenha alguma banda ou atração musical, o momento para que ela entre seria logo após o jantar“, segundo a Santo Glamour.

24:00 – 1:30h: Lanchinho da Madrugada: Geralmente 4 horas após o jantar, segundo a Salve Sto. Antonio. Acho bacana para manter alimentado o pessoal que está animado na pista e dá uma energia para a festa durar mais.

Jogar o Buquê: Todos assessores concordaram que não existe mais a impressão de que jogar o buquê é o fim da festa. Normalmente é feito quando ainda há a maioria dos convidados. “A hora ideal é depois do jantar e início do show ou no intervalo da banda“, sugere a Sandra da Wedding Creative.

Lembrando que o horário da festa acabar depende do horário acordado no contrato com seus fornecedores e da animação dos noivos. Noivos felizes e animados contagiam toda a festa e fazem durar mais, independente se a festa começou às 16:00 ou 21:00h!

Antes de falar do jantar, vale falar um pouco sobre o coquetel que antecede o jantar, importante nos casamentos no final da tarde: “Opções de canapés frios e quentes, com uma apresentação bacana, sempre com alguma opção sem carne para os vegetarianos. Panelinhas e detalhes bacanas são sempre bem  vindos já que também se come com os olhos. Nesse formato de festa, sugiro também montar umas ilhas gastronômicas com algumas opções de canapés e aperitivos, para que os convidado também vá até as ilhas sem ter que necessariamente esperar o serviço volante, além de dar mais movimento na festa“, bem indica a Re da Santo Glamour.

Sobre o jantar, você pode conversar com o buffet contratado para que eles possam sugerir um cardápio que combine com o estilo da sua festa e dos noivos. O ideal é que não seja serviço empratado, que costuma “engessar” a festa já que todos os convidados precisam ficar sentados esperando todos os pratos serem servidos, e não combina com a descontração dos casamentos que começam no fim da tarde.

Para quem ainda tem medo de marcar o casamento no fim da tarde, vale mais um argumento: “os convidados chegam mais empolgados, pois o dia ainda está na metade e as pessoas ainda não estão cansadas e nem com sono.  Os noivos terão fotos de dia, fim de tarde e de noite. No fim de tarde vocês vão ver os “vovôs e as vovós” animadíssimos e enquanto o tempo vai passando, as pessoas vão se animando e relaxando. Definitivamente são as recepções mais dinâmicas e mágicas”, é a opinião da MerryMakers.

A Mariana da MerryMakers é empolgada em relação a decoração para os casamentos no fim da tarde e vê vantagens: “os noivos terão duas decorações ou planos de fundo “diferentes” para o casamento. Conforme anoitece, as luzes vão se acendendo, as velas e lanternas aparecem brilhando. É como uma peça de teatro, os nuances vão mudando“. A Salve Sto. Antônio lembra alguns cuidados extras: “Cuidado com a decoração também é importante, afinal com o sol, pode acontecer  das flores sentirem o calor. Um cuidado extra com uso do dourado e espelho para não refletir mais ainda com o sol“.

Em relação aos convidados, a maior preocupação de todas noivas é não ter convidados com jeans e tênis, e por isso perguntam se pode especificar o traje no convite? Não, não é correto. Só se coloca o tipo de traje num convite de casamento quando a festa é black tie. Para qualquer casamento o traje é sempre passeio completo, que significa terno (costume) para os homens, vestidos em tecidos nobres para as mulheres. Já comentamos sobre vestidos para mulheres aqui. Para o noivo, veja o especial sobre roupa do noivo, eu considero a melhor opção o terno em tom grafite. Para noiva, uma boa opção são os vestidos leves em musselina e shantung, com ou sem renda. Como a festa irá entrar noite adentro, o vestido deve ser longo e pode ter detalhes bordados, fitas, drapeados, apenas tome cuidado com os exageros. A Salve Sto. Antônio também lembra: “Cuidado com brilhos e excessos“.

converse com a gente
 0      0       0})
DEIXE SEU comentário
78 Comentários
  1. joana, disse:

    ah o casamento é em uma mansao no RJ

  2. Clara Faria, disse:

    Bom dia!
    Fui convidada para um casamento às 16:00h agora em Setembro, formal em uma igreja, e gostaria de saber se um longo de tecido leve meio metalizado e com plissês bem fininhos é muito para a ocasião.
    Agradeço muito a atenção.
    Clara

  3. marcia, disse:

    serei madrinha de casamento às 18h (horario verão).qual o comprimento adequado do vestido para este horario e se posso usar estampado.

  4. Ana Tereza, disse:

    Boa tarde,vou casar as 17 horas na praia,fiz um site,gostaria de deixar no site dicas de roupa p madrinhas e padrinhos,e ate mesmo para convidados,pois a cerimonia sera na areia e a festa na grama,como colocar isso no site de uma maneira simples e sutil.

  5. Manuela, disse:

    Olá Fernanda, estou muito em dúvida se marco meu casamento para às 17:30 (horário de verão)ou para às 20:30. Gostaria de aproveitar a capela, que tem muitos vitrais e fica linda durante o dia, mas já fechei o salão e não será um casamento em local aberto e sim algo tradicional (depois da igreja, haverá recepção num salão, que é fechado, sem janelas). Quero algo formal. Verifiquei que o por-do-sol será por volta das 19:40. Você acha que o evento ficará com muita cara de dia e os convidados irão muito despojados à festa? Desde já agradeço.

  6. , disse:

    Olá! Estou escolhendo o buffet do meu casamento e me apaixonei por um em uma cidadezinha bem próxima da cidade dos meus convidados (aprox. 50km). O problema é que o contrato pede q a festa se encerre às 24h. É razoável marcar o casamento pras 16h? Ainda não sei se vou realizar a cerimônia em uma igreja, bem próxima do local, ou no próprio buffet. Me ajudeeeem!!!

  7. Larissa, disse:

    Boa tarde Fernanda,
    Parabéns pelo seu trabalho! Estou adorando!
    Sempre quis casar com vestido curto, mas ainda não decidimos o horário.. Estou na dúvida entre 11:30 ou 16:30. No segundo caso, a festa vai “varar a noite” como você disse neste post.. Nesse caso, fica nada a ver usar o vestido curto? Obrigada!

  8. Priscila Marques, disse:

    Olá, estou idealizando minha festa de casamento que acontecerá em setembro/2014. Aproveitando a primavera decidimos fazer uma festa que misture o vintage e o rústico, começando as 16h e acabando no máximo às 20h/21h, gostaria de saber o tipo ideal de buffet para servir… Gosto muito do sistema de coffee break e brunch. Ajudem-me^^

  9. Adriana, disse:

    Olá, vou me casar em outubro às 17:30 – horário de verão. Vou servir um coquetail simples, bolo docinhos e vamos ter um open bar com drinks diversos.Para o brinde serviremos prosseco.Posso servir uma massa?Qual a sugestão?

  10. Cristina, disse:

    Tenho um casamento as 16:00 horas em 28/08, em uma hípica. Minha duvida é se o meu vestido pode ser longo ou devo usar curto ? Posso usar preto ?
    Agradeço a atenção,

  11. Ana Paula, disse:

    Olá, quero me casar a tarde, não quero festa/boate, somente um dj colocando musicas como ditas acima “lounge, bossa nova e chill out”. Minha festa está marcada para março/2014 e quero que o evento seja de 15h as 20h. Sendo a cerimônia as 15:30 e no mesmo local da sala de recepção. O evento terá apenas 70 convidados. Mas estou em dúvidas se esse horário que escolhi é bom. Tem alguma sugestão, pois quero contratar buffet para servir apenas coquetel e bolo, não quero jantar, pois não quero gastar muito. Tem alguma sugestão tanto do horário, quando da comida, quanto do vestido da noiva? Adorei as dicas e o site como um todo.

  12. Bruna, disse:

    Olá. Estou planejando meu casamento na parte da tarde. Não penso em fazer festa, pensei apenas na mesa do bolo com doces mesmo. o casamento será em um local aberto. E pensei um dia depois fazer um almoço para os padrinhos e família. Fica chato não oferecer nada após o casório além do bolo? Ou que outra coisa poderia fazer p/ os convidados sem fazer o jantar?

  13. Fernanda, disse:

    Oi Fernanda! Preciso de sua ajuda: serei madrinha de casamento num sítio (condomínio fechado)às 18h bem chic. No seu ponto de vista, como seria um vestido para essa ocasião? Obrigada e parabéns pelo site!!

    • Fernanda Floret, disse:

      Fernanda, como você é madrinha, o melhor é conversar com a noiva, saber se ela vai padronizar alguma coisa referente às roupas das madrinhas, como comprimento, cor… Vestido de festa é sempre em tecidos nobres e além do vestido é muito importante o look completo como cabelo, maquiagem, bolsa, sapato. Mas é difícil responder alguma coisa sem saber o tipo físico, o estilo da festa etc. Obrigada

  14. Patrick carvalho, disse:

    Ola,
    Fui convidado para o casamento de uns amigos q acontecera em um sitio na regiao dos lagos. Gostaria de sugestoes de como me vestir,pois o casamento acontecera as 17:30, e estaremos no horario de verao.
    Aguardo contato.

    Obs:se puder mandar as sugestoes pelo meu email,agradeço.

  15. Rossana, disse:

    Pessoal, estou pensando muito em fazer meu casamento à tarde, até porque queria que fosse uma coisa mais simples mesmo. Só que não quero que se estenda até a noite, queria que fosse só até a parte do coquetel, pois não pretendo oferecer jantar. Vocês acham errado?

  16. Josiane, disse:

    Amei as dicas! Meu casamento será às 17h.

  17. eleusa, disse:

    Sou convidado para um casamento em abril deste as 16hrs. O que vesti??? Aguardo!

  18. Bruna, disse:

    oiee… Estou quase enlouquecida =D…. marcamos a data do casamento pra dezembro e já vamos estar no horário de verão, mas o padre que quero só pode realizar a cerimonia religiosa as 16h. Mesmo com o horário de verão pode sair tudo certo, não vai ser muito cedo pra festa? Meus convidados, alguns são de fora. Me ajudem !!! *-*

  19. christiane, disse:

    sou madrinha de um casamento q acontecera em uma chacara as 17 hs gostaria de saber se uso um longo estapado tecido fino ou um com brilho, sera cedo para brilho ??

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Christiane, pode ter brilho sim. Mas é sempre melhor você conversar com a noiva para ver o que ela prefere! Beijos

  20. Cíntia Raquel, disse:

    Boa noite Fernanda , to precisando muito da sua ajuda . Meu casamento é em dezembro de 2015 e será um casamento temático havaiana eu to querendo marcar a cerimonia para 18:30 por conta da alta temperatura do verão. Só que esse horario ainda está de dia , o estilo do meu vestido mullet vai se encaixar no horario e estilo da festa ?

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Cíntia, é difícil opinar sem ver o vestido, mas pela descrição, combina sim.

  21. Deys Santos, disse:

    Bom dia Quero me casar no início do ano, será um casamento simples e religioso no final da tarde e gostaria de saber que tipo de vestido fica bem para a ocasião já que não terá uma grande festa, será apenas uma pequena recepção aos padrinhos e familiares .

  22. Francisca, disse:

    Bom dia fui convidada para madrinha de casamento em setembro as 17 horas estou em duvidas o que vestis .
    obrigada desde já
    Francisca

  23. Giselle, disse:

    Olha, vim aqui dar os parabéns pelo post! Estava discutindo com o noivo e ficando nervosa por não saber organizar meu casamento! Muito obrigada mesmo! Que Deus abençoe seu trabalho! Vc me ajudou muito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>