Recebo muitos e-mails de noivas contanto que o pai já é falecido, ou que não tem contato com o pai, e não tem nenhum irmão, tio, presença masculina importante o suficiente para levá-las até o altar.

E por que não entrar com a mãe? Linda homenagem para a pessoa mais importante da sua vida.

marie-labb2

Foto: Marie Labbancz

converse com a gente
 0      1       0})
DEIXE SEU comentário
100 Comentários
  1. Lucelia, disse:

    Olá, gostaria de entrar com minha mãe já que meu pai é falecido, neste caso, quem entra com o pai do noivo, pois ficaria chato ele entrar sozinho.

  2. Jailma, disse:

    Olá, tenho a mesma dúvida da noiva Lucelia, queria muito entrar com minha mãe, pois meu pai já é falecido.Mas tenho dúvidas de quem irá entrar com o pai do noivo?
    Fica chato ele entrar sozinho?

  3. Luana, disse:

    Pois é.. quem irá entrar com o noivo????????????????
    preciso de uma respotaa!!

    • Fernanda Floret, disse:

      Luana, o noivo pode entrar com o pai e mãe dele juntos. Ou pode não ter entrada, podem noivo, pais e padrinhos já ficarem posicionados desde o começo no altar, sem cortejo, como antigamente. Beijos

  4. Debora, disse:

    Fernanda,também quero entrar na igreja com minha mãe, já que meu pai é falecido.Meu noivo tem pais separados e só a mãe casou-se novamente. Como ficaria a entrada do pai do noivo? Pois no altar pensei dele ficar com a minha mãe.

  5. Viviane, disse:

    Olá Fernanda, vou me casar em Abril, e meu pai é falecido, vou entrar com a minha mãe, será que fica feio na hora da saida da igreja, ela sair com a minha irmã e meu cunhado, os três juntos? Obrigada!

  6. Bárbara Mello, disse:

    Fernanda, não tenho pai e o pai do meu noivo já faleceu. Não tenho nenhuma figura masculina importante para entrar comigo na igreja. Seria deselegante se minha mãe e minha sogra ficassem sozinhas no altar?

  7. Tati, disse:

    Olá,Vou me casar ano que vem, e quero muito entrar na igreja com minha mãe. Meu pai faleceu ha oito anos. desde este momento minha mãe que fez o papel de pai e mãe, não tive mais nenha presença masculina forte assim e nunca existira alguém q possa substituir meu pai. então a decisão de entrar com minha mãe. O que acham da minha decisão?

    • Fernanda Floret, disse:

      Tati, eu acho perfeitamente normal, várias noivas têm entrado com a mãe. É isso que reflete sua história e seu desejo, então não tem nada de errado. Beijos

  8. Raquel Monteiro, disse:

    Gostaria de saber nos casos em que a mae do noivo já falaceu, como devemos fazer??

    • Fernanda Floret, disse:

      Raquel, tem várias opções:
      - o noivo entrar sozinho;
      - o noivo entrar com uma familiar (tia, prima, avó) no lugar da mãe;
      - não ter cortejo do noivo, pais e padrinhos, todos podem entrar pela sacrestia e já se posicionarem no altar, como era antigamente. Apenas a noiva tem cortejo.

  9. Juliana, disse:

    Gostaria de saber se fica estranho ter uma pessoa a mais ou a menos no altar do lado do noivo, já que a minha cunhada terminou com o namorado e não temos ninguém para entrar juntamente com ela. Ela poderia entrar junto com a minha sogra e o meu noivo? Ou por exemplo junto com a minha mãe e o pai dela? Ou ela entrar com o pai dela e eu entrar com os meus pais??
    Ter uma dama de honra de 34 anos não seria legal né? Ou seria?
    Gostaria de ter o cortejo normal pois já enviei a lista de músicas da entrada de pais e padrinhos.
    O que faço nessa situação, me ajudem por favor.
    Obrigada

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Juliana, hoje em dia é normal ter dama de honra adulta, como na tradição americana das bridesmaid! Se você for ter cortejo de crianças (daminhas), sua cunhada pode até entrar após elas. Ou pode entrar juntamente com um casal de padrinhos. Ou também pode não ter mais cortejo de entrada, todos entrarem pela sacristia e se posicionarem no altar, como era antigamente. Beijos!

  10. Solange, disse:

    Olá! Gostaria de saber se posso entrar na igreja acompanhada pela minha mãe e pelo meu irmão. Meu pai já é falecido. E gostaria de compartilhar esse momento com os dois. Obrigada! bjos

    • Fernanda Floret, disse:

      Olá Solange, pode sim, por que não?!! Não existe certo ou errado, seu casamento deve refletir sua história!

  11. Katy, disse:

    Vou casar em janeiro de 2014. Meu casamento será na praia. Minha cerimonialista diz não fazer sentido entrar com minha mãe, meu noivo também…
    Eu tenho pai vivo, mas não irá ao meu casório. Meu irmão tem 13 anos, e já fui vetada de entrar com ele pela “seriedade do casamento”.
    descartei esse, e voltei a ideia inicial: mãe na entrada.
    Eles são contra, mas… eu quero! rs será que é irreverente na praia, ou nao combina? ou fica muito moderninho… eu não sei o que fazer! pessoas conservadoras estarão presente, enfim…

    • Fernanda Floret, disse:

      Katy, se eu fose você, trocaria de cerimonialista, isso sim. O seu casamento deve refletir a sua família, a sua história, a sua verdade. Se para você faz mais sentido entrar com a mãe ou o irmão mais novo, isso é correto sim! Não tem nada a ver com ser irreverente, moderninho, ou ser na praia… tem a ver com a sua história! Veja também esse post: http://www.vestidadenoiva.com/entrada-da-noiva-2

  12. Jussara Oliveira, disse:

    Olá Fernanda. Meu pai é vivo e meu contato com ele é pouco, minha mãe que cuidou de mim e das minhas irmãs apos a separação onde eu tinha 7 anos. Me caso dia 28/12/2013 e gostaria de saber se fica chato entrar com a minha mãe, mesmo ele estando no evento?

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Jussara, eu não acho que é questão de “ficar chato” ou não, e sim o que é mais significativo para você. Se na sua história de vida faz mais sentido sua mãe entrar com você, converse com seu pai para ele não ficar ofendido e convide sua mãe para entrar. Beijos!

  13. Carla Nogueira, disse:

    Oi Fernanda, me caso em novembro, minha sogra faleceu fazem 4 anos, minhas cunhadas e meu sogro ainda sentem muita falta dela, meu noivo gostaria de entrar na igreja com meu sogro até porque se alguém outra pessoa, mesmo minhas cunhadas, entrassem no lugar dela se emocionariam muito, ficaria correto? Como eles entrariam apenas um ao lado do outro? Não fica muito frio? O que eu faço?

    • Fernanda Floret, disse:

      Carla, cada família é uma e o importante é que no casamento de vocês reflita a sua história. Acho corretíssimo sim o noivo entrar com o pai dele. E sobre entrar um ao lado do outro, de mãos dadas, abraçados… isso não importa, não precisa combinar antes, melhor ser natural no dia. Beijos

  14. Marilucia, disse:

    Oi Fernanda, me caso em outubro e vou entrar com a minha mãe por motivos pessoais, só quero saber como fica no cortejo de entrada, o meu noivo entra sozinho? ou com a mãe e o pai dele entra com quem?

  15. Cintia, disse:

    Oi Fernanda!Vou me casar em setembro,tenho mae falecida e meu pai nao estara presente….quero muito entrar com as minhas duas irmas.é possivel?
    Obrigada

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Cintia,
      Se para você faz sentido entrar com suas irmãs, isso que importa, pode sim. Seu casamento deve refletir a sua história. Outra opção seria suas irmãs serem damas de honra e você entrar sozinha. Beijos!

  16. Rah, disse:

    Oi Fernanda, meu pai faleceu quando eu ia completar 4 anos, estava pensando em entrar com minha mãe, mas gostaria de saber como fica a entrada do pai do noivo e a saída da minha mãe.
    Obrigada

  17. Aline, disse:

    Oi, Fernanda. Minha dúvida é a mesma da Rah, com quem entra o pai do noivo e com quem minha mãe sairá. Obrigada.

  18. VILMA BATISTA, disse:

    MINHA FILHA VAI CASAR AGORA DIA 14/09/13 .E ATE HOJE NÃO DECIDIU COM QUEM ENTRAR , POIS SOU SEPARADA DO PAI DELA , E ELE NUNCA TEVE RESPONSABILIDADES COM AS FILHAS , ELA NUNCA DIVERAM MUITO CONTATO COM ELE ,
    SOU CASADA COM OUTRO HA 17 ANOS QUEM ME AJUDOU A CUIDAR DELAS . ELA (24 ANOS HOJE) .
    MAS COMO ELE VEM NO CASAMENTO . MEU MARIDO NÃO QUER ENTRAR COM ELA , POIS ACHA SEM JEITO . ENTÃO GOSTARIA DE SABER SE FICA CHATO EU (MÃE ) ENTRAR COM ELA . ALIAS CHATO E FEIO .

    • Fernanda Floret, disse:

      Vilma, de forma alguma ficará chato e feio. Se é o que faz sentido para vocês, isso que importa! Será lindo!

  19. Yndaia, disse:

    Fernanda, voce já viu algum casamento que o pai e a mãe da noiva entraram com ela, pois meus pais são pessoas tão especiais que acharia injusto deixar minha mãe de fora! Obrigada

  20. Beatriz, disse:

    Olá, eu vou casar, e estou escolhendo a ordem de entrada. Mas não quero que minha mãe entre com a mãe do noivo, quero que meus pais entrem juntos. Como faço a ordem então.
    Me ajudaa?
    obrigado

  21. angela, disse:

    bom dia vou me casar em novembro e tenho 45 anos não tenho pai tenho uma unica filha de 27 anos pois sou viuva eu gostaria muito de entrar com ela na igreja sera que e brega gostaria de uma opinião bjs

  22. edilene, disse:

    Bom dia vou entra na igreja com minha filha e o que fazer com o pai do noivo????

  23. sandra, disse:

    como fica a mãe do noivo no altar quando ela é separada e vive sozinha,com quem ela fica no altar?

  24. Débora, disse:

    Olá Fernanda.
    Me caso em junho do ano que vem e minha história é um pouco diferente. No meu caso, minha mãe que já nao esta mais presente. Queria muito um cortejo, mas fiquei pensando como seria a entrada e saída dos pais,com essa ausência! Pensei do pai do meu noivo entrar com uma flor amarela e meu pai sair com a mesma, mas minha irmã acha fúnebre para casamento. Pensei então em chamar uma tia para entrar no lugar da minha mãe, mas fico com receio disso “roubar” a honra e lembrança dela. O que posso fazer para que o cortejo saia, mas ao mesmo tempo se tenha a lembrança da minha mar neste momento?
    Obrigada! Bjs

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Débora,
      Eu já fui num casamento de uma amiga também com a mãe falecida, e uma tia querida da noiva entrou e saio no lugar da mãe. Não é “roubando o lugar”, mas sim a representando. Outra opção, se você tiver daminhas e pagens, seria seu pai sair junto com as crianças. No meu casamento, meu pai quem é falecido, então minha mãe saio com as damas. Outra opção seria seu pai ficar sozinho no altar, mas na hora da saída, sua avó, ou tia querida, ou irmã (se não for madrinha) ficar ali no primeiro banco e levantar e sair com ele.
      Se sua irmã for madrinha, seu pai pode sair também com ela e o par dela, saem os 3 juntos.
      Beijos

  25. ana clarice, disse:

    Oi. Vou me casar em dezembro , meu já faleceu e pensei em entrar na igreja com minha mãe. Tenho meu irmão, mas vou convidá-lo para ser meu padrinho juntamente com a noiva, e realmente quero entrar com minha mãe, porém , os pais do meu noivo são separados e não se falam , com isso não sei o que fazer. acho que minha sogra não vai querer ficar no altar com o pai do meu noivo, talvez o pai do meu noivo nem queira ir… não sei. mas caso ele vá , como faço. ? Quem entra com ele? e quem vai ficar com minha mãe no altar? Deixo minha mãe e minha sogra sozinhas , ou fica feio?

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Ana Clarice,
      A primeira coisa é perguntar para os pais do noivo se eles aceitam ficar no altar e saírem juntos, mesmo que não seja de braços dados. Eles precisam entender que estarão lá como pai e mãe, e não como marido e mulher. Já fui em casamento em que os pais nem se falavam, mas ficaram juntos no altar e sairam juntos (sem braços dados) em consideração ao filho/ noivo.
      Meu pai também é falecido e no meu casamento minha mãe ficou sozinha no altar e saiu com as damas de honra.
      Beijos!

  26. BARBARA, disse:

    Olá, tenho uma dúvida. Vou entrar com a minha mãe na igreja pois meu pai é falecido. Queria saber se a mãe pode usar uma bolsinha clutch ou fica melhor sem a bolsa?

  27. aline, disse:

    Fernanda, bom dia!! Vou me casar em fevereiro, porém tenho a seguinte dúvida: meus pais são separados há muitos anos e não se falam e, meu pai nunca foi presente. Porém quero que ele entre comigo, afinal é meu pai e está vivo. Minha mãe será minha madrinha com um amigo muito especial e meu pai só entrará comigo. Tem algum problema?

    • Fernanda Floret, disse:

      Aline, não, não tem nenhum problema, a cerimônia religiosa deve ser do jeito que você quiser. Beijos

  28. GERALDA RODRIGUES DE SOUSA, disse:

    Oi, Fernanda!
    Vou me casar 20 de dezembro de 2014.
    O pai do noivo já é falecido. E a minha mãe não tem com quem entrar, gostaria de saber se ela pode entrar depois do noivo com a biblia? ou se ela pode entrar comigo junto com meu pai? Me ajude por favor
    abs
    geralda

  29. larissa, disse:

    Ola Fernanda, vou casar dia trinta e ta a maior confusão em relação a entrada. Quero entra com meu irmão e minha mae quer entrar com meu padrasto. E meu sogro com quem vai entrar???? Me ajude pois não sei o que fazer e com quem meu irmão vai voltar??????

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Larissa, o tradicional no cortejo é sua mãe entrar junto com o pai do noivo. O Padrasto não participaria do cortejo, ele pode ficar no primeiro banco da igreja. No altar, sua mãe ficaria ao lado do seu irmão, e ambos sairiam juntos. Essa é a forma tradicional. Se vocês quiserem fazer diferente, pode, só que realmente ficaria mais confuso arranjar uma outra pessoa para o pai do noivo entrar. Uma opção então seria o noivo entrar com pai e mãe juntos. E na saída, sua mãe, padrasto e seu irmão também saírem os três juntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>