Como vocês vão entrar no cortejo?

Com seu braço esquerdo dado ao braço direito do seu pai, igual a mim:

Ou com o braço direito dado ao braço esquerdo do seu pai, como na foto abaixo?

Ultimamente aqui no Brasil as noivas tem entrado à direta do pai. Dizem que é mais prático: o pai cumprimenta o noivo e já está na posição certa para ir para seu lado no altar.
Mas a tradição diz que a noiva entra ao lado esquerdo do pai. Já li três motivos em minhas pesquisas: 1. a noiva fica mais próxima ao coração do pai; 2. quando chegam ao altar, a mão direita do pai está livre para cumprimentar o noivo; 3. Antigamente, a espada era carregada do lado direito do pai, e a mão dele tinha que estar livre para sacar a espada e proteger a noiva a qualquer instante.
Ainda segundo Fabio Arruda: “Rituais seguem tradições. Será que vale transgedir nessa hora?”
Sim, se eu fosse casar de novo, mudaria minha posição na entrada. Prefiro seguir as tradições na parte religiosa, entraria do lado esquerdo do meu avô.
De qualquer forma, hoje em dia as duas opções são consideradas corretas. Fica à critério da noiva, ou muitas vezes da própria Igreja que impõe determinada forma de cortejo.

converse com a gente
 0      0       0})
DEIXE SEU comentário
110 Comentários
  1. Cricri, disse:

    Olá! Tenho um filho de 2 anos e meio, e gostaria de entrar na igreja entre meu pai e meu filho. O que você acha disso? Obrigada, bjs.

    • Fernanda Floret, disse:

      Cricri – se esse é seu desejo, realize-o! Você pode entrar com seu pai e seu filho sim. Beijos

  2. maria luzia braga, disse:

    Tenho duas filhas uma de 16 e a outra de 18 e gostaria que as duas entrassem comigo na igreja .
    Gostaria de opiniões helpppp!
    luz

  3. Karinni Caldeira, disse:

    Minha irma vai se casar e como nosso pai ja e falecido ela quer que nossa mae entre com ela na igreja, mas temos algumas duvidas: qual a posicao para entrar na igreja.Minha mae deve dar o braco a noiva. Minha mae poderausar uma carteira na mao ou nao. Quando os noivos se encontrarem, como as maes (do noivo e da noiva) devem se dirigir ao altar. O que voce acha dessa ideia, por favor nos ajude.

  4. Jaqueline Barbeito, disse:

    Olá! Nossa preciso que vcs me deêm opiniões…
    Bom estou grávida de 2 meses de GÊMEOS rsrs e muito feliz, bom a previsão é para eles nascerem em Setembro. Vou casar na igreja em Janeiro/2012 (os bebês vão ter 4 ou 5) meses. Meus pais já são falecidos, tenho um irmão que será meu padrinho. A dúvida é se entro com os bebês nos braços ou se chamo duas amigas para serem floristas e entrarem com eles? Por favor me ajudem…Obrigada beijos³

  5. Isabel, disse:

    Olá Fernanda,
    Acho que a pergunta é um pouco complicada, mas vamos lá:
    Qual a largura de corredor ideal para caber sem problemas a noiva o pai e mãe juntos???
    Já fui lá na igreja em que vou me casar várias vezes medir e projetar como ficaria. O corredor de lá tem 2 metros de largura e estou insegura, com medo de não caber!
    Obrigada

  6. Isabel, disse:

    Jaqueline,
    Na minha opinião ficará mais bonito você colocar as duas amigas para entrarem com os bebês.
    Acho que vai ser muito emocionante você vê-los entrando com duas pessoas queridas!

  7. genesi, disse:

    Sou mãe do noivo,devo entrar com carteira de mão no cortejo ou não?
    Adorei, os outros comentarios ,são de muita ajuda.

  8. Adriana Furtado, disse:

    Já moro com meu marido à 8 anos e meio. Meu pai é falecido, tenho 1 irmão quase da minha idade (34 anos)que será meu padrinho e irmão com 3 aninhos.
    Também tenho dois filhos: 1 de 14 e outro com 8 anos. Com quem devo entrar?
    Deveria entrar sozinha?
    Obrigada e o site está de parabéns!!!

  9. Tâmara, disse:

    Olá Fernanda, iri me casar, e gostaria de entrar com minha mãe e meu pai, agora onde colocaria o buquê, de que lado cada um fica? Tem regras pra isso? Acho que minha mãe ficaria muito feliz.

  10. Luciana Teixeira, disse:

    Muito bom esse post! Apoio as idéias de todas vcs, porque o casamento é nosso e só nós sabemos quem são especiais na nossa vida né?
    No meu caso a história é diferente, pois os pais do meu noivo são separados e não se falam, então ia ficar um climão no altar!! Pra isso não acontecer nós decidimos que minha sogra vai entrar normalmente com o meu noivo, o pai dele vai entrar com a avó pq ela criou meu noivo durante um tempo e eu vou entrar com meus pais, pra minha mãe não ficar sem ninguém pra entrar com ela!
    No início eu achei que ia ser muita gente entrando, mas não vi outro jeito de todas essas pessoas que fazem parte da nossa vida se sentirem homenageadas!
    Fer e meninas acham que está demais? Como disse, todos são especiais pra mim!!
    Bjos e felicidades no grande dia de vcs!

  11. simone, disse:

    olá Fernanda, vou me casar, e gostaria de entrar com minha mãe e meu pai, de que lado cada um fica? Tem regras pra isso? e o Buquê, como fazer!!!!! e o noivo com seus pais a mesma posição da noiva….

  12. Gisele Meira dos Santos, disse:

    Olá!
    Estou num impasse em como entrar, sozinha, com meus dois filhos? Com meu esposo?
    Somos casados há 9 anos no Civil e nos casaremos no religioso daqui há 1 ano, temos 2 filhos, um de 5 anos e outro e 2 anos e meio… não sei se entro com um deles, se entro com os dois, se entro sozinha ou com meu esposo e os filhos a nossa frente!
    Me ajuda por favor?

  13. Nevinha, disse:

    Qual a forma ideal para a entrada da noiva com o pai e mae juntos? O corredor é espacoso, mas como faz com as maos e buque? A noiva fica no meio? segura na mao dos dois? E o buque?

    Agradeço.

  14. PILAR MARIANA, disse:

    Olá Fernanda! Adoro seu site e gostei da matéria sobre a entrada da noiva. Eu gostari muito de entrar na igreja com meu pai e minha mãe, mas estou com uma grande dúvida: como vou segurar o buque? Será que não vai ficar desajeitado? Obrigada, beijinhos

  15. Pamela, disse:

    Site tudo de bom o seu Fernanda Floret!!!
    Bom, meu pai já é falecido, a principio pensava em entrar sozinha, mas então decidi chamar meu padrinho – sempre presente e irmão de meu pai, para entrar comigo na igreja.
    Como tenho mania de princesa vou entrar a direita e sair a esquerda, assim espero.

  16. Angela, disse:

    Meu filho vai casar e quer que eu e a vó dele o conduzimos ao altar. Isto é pode?

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Angela, pode sim, por que não?

  17. Rosangela Cidade, disse:

    O que vc acha dos casmentos que inventaram .Todo mundo entra dançando como foi na novela ? Pois já tem muitos casmentos postados assim no Brasil e em outros paises.

  18. lidiane, disse:

    Tenho um filho de 8 anos, meu pai é falecido. Vou me casar agora em março, e tenho o desejo que meu filho me leve no altar, será que é válido???

  19. ana, disse:

    oi Fernanda, meu irmão vai se casar no mês que vem,só que meus pais tem muita vergonha de entrar na igreja vestir roupas mais social etc…minha mãe disse q vai mais vai ficar la nos fundos, a gente conversa com eles mais eles são muito teimosos! uma pergunta quem poderia entrar com o noivo? pode ser uma tia?e vai ser muito mico a mãe nao acompanhar o noivo?as pessoas vão achar q ela morreu? é bem complicado isso porque nossa familia nao colabora com nada e nao é unida!se puder dar uma opinião sobre isso vou aguaradar!!bjs

  20. angela, disse:

    vou ser madrinha de casamento,posso ir com um vestido longo,rosinha com decote, um pouco aberto nas costas o vestido é clarinho sera que pod ofuscar o vestido da noiva?

  21. Patricia, disse:

    Minha mãe faleceu a quase 5 anos. Imaginar meu casamento sem ela, me deixa um tanto perdida. Como ficará a entrada na igreja sem ela? Meu pai casou de novo mas não me dou bem com a mulher dele. Me ajude!!!

  22. Silvana, disse:

    Olá Fernanda, tenho uma dúvida:
    Meu pai é falecido, e tenho uma filha de 16 anos, como entro na igreja? com minha mãe ou sozinha? Em que posição posso deixar minha filha de 16 anos à participar da cerimonia??? Obrigada pela atenção desde já.

  23. Antonio Carlos, disse:

    Por favor tenho uma duvida!
    O pai da noiva entra pela porta com ela ou vai ao seu encontro no meio da pista da igreja?
    Obrigado pela atenção desde já.

  24. Nathália Santos, disse:

    Oi.. Vou me casar agora em julho.. Tenho uma grande duvida, os pais do meu noivo são separados, minha sogra entra com meu noivo. Mas eu não quero que minha mãe entre com meu sogro. Acho horrível de feio.. e também não tem nada haver, pois eles nem se conhecem. E meu sogro é muito complicado. Pode entrar meu sogro com minha cunhada e minha mãe com meu irmão mais novo? Aguardo retorno!

  25. Patricia Bauer, disse:

    Fer, eu pretendo entrar sozinha e estou perdida com meus braços e mãos. Eu estarei com meu buquê, mas devo segurar o buquê com as duas mãos ou uma mão só? Bjs

  26. andressa, disse:

    oi!!!
    moro junto com meu marido a 3 anos vamos casar e temos 2 filhos uma de 5 anos e um moço de 9 meses…como devo entar na igreja? com meu pai? ou com meu filhos? gostaria de entar com meus filhos mas tenho medo de meu pai ficar magoado? oq faço?

  27. jéssica, disse:

    vou casar em maio e minha mãe não quer entrar como pai do meu noivo…com quem mais ela pode entrar?

  28. Fernanda Souza, disse:

    Fernanda, muito bom seu site! Estou auxiliando uma amiga em seu casamento, gostaria de saber como a Noiva entra na igreja com relação as mãos e ao buque , querendo ela entrar com seus dois filhos um de 18 e um de 16, o buque é entregue no altar ? por favor, obrigada!

    • Fernanda Floret, disse:

      Fernanda – a noiva pode segurar o buquê e estar de braços dados com um dos filhos, enquanto a outra mão está com o outro filho. Beijos

  29. fabiana, disse:

    eu tenho um filho de 3 anos e uma sobrinha tambe da mesma idade vou me casar em abril de 2013 meu pai ja e falecido posso entrar de maos dadas co os dois ou naum queria entrar pelo menos co meu filho

  30. Aline Oliveira, disse:

    Ei Fernanda, também me caso em abril/2013, durante o dia, e gostaria de entrar na igreja com meu pai e minha mãe, porém a igreja é pequena e o corredor é estreito, e entrando com os dois ao meu lado ficaria muito apertado, então pensei em entrar mais a frente sozinha e os dois logo atrás de mim, me acompanhando até o altar, o que você acha!?

  31. julia, disse:

    oie,irei me casar inicio do mes de outubro,ja ouvi varios comentarios,sobre para quem a noiva deve olhar quando entra,deve focar apenas no noivo ou olhar para os convidados tambem??obrigada ju

  32. Herica Castro, disse:

    Olá, Fernanda! Tenho uma dúvida, moro junto com o meu marido há alguns anos, agora resolvi casar na igreja, tenho um filho de 16 anos, gostaria de saber se tenho que entrar com o meu pai, ou seria melhor que eu entrasse com o meu filho?

    • Fernanda Floret, disse:

      Herica, na minha opinião faz mais sentido entrar com seu filho. Mas é a sua opinião que importa, pode fazer como quiser…. Beijos!

  33. Cristiane, disse:

    Oi, vou me casar agora em abril e estou com muitas duvidas, ja moro com meu marido a uns 6 meses e agora vamos fazer uma festa e cerimonia, porém nao sabemos o que fazer pq ele foi criado um tempo pela mae e depois com 2 tias, nao teria como escolher apenas uma ou duas para entrar com ele, teria que ser as tres, como fariamos? Por favor nos ajudem.. Qual a melhor forma de entrar com as tres. Obrigada e bjs

  34. Liliane, disse:

    Olá, acredito que o pai deve estar a direita da noiva, lado da segurança , e o noivo do lado esquerdo da noiva, lado do coração. Abraço.

  35. Natália Campos, disse:

    Oi Fe , primeiramente adoro seu blog e seu aplicativo (AMei Amei)…
    Eu já moro com meu Futuro marido a 4 anos rs , temos um filho que terá quase 4 anos no dia do casamento (nosso casamento será dia 25/10/2014) , e nós decidimos que o casamento será uma comemoração do nosso amor que deu certo ! e por isso decidimos que vamos entrar os tres de mãos dadas :) , meus pais são separados e cada um tem seu esposo/esposa e eles estarão no altar (terei um casal de padrinhos a menos para equilibrar) …
    No começo fiquei em duvida do que fazer , pois meu pai estava se sentindo rejeitado, mas na verdade eu já tenho a minha familia e sinto que tera mais a nossa cara se a entrada for assim …. O que você acha ?
    Bjs

  36. Stela Maris, disse:

    Olá, Sou casada no civil há 16 anos, tenho uma filha de 9 anos e um filho de 13, eu e meu esposo decidimos nos casar na igreja no próximo mês, meu pai é separado de minha mãe mas se dão bem! Devido ao tempo que passou para nos casarmos não tenho mais vontade de cumprir certos rituais, como a entrada na igreja, seja acompanhada ou não, você tem alguma sugestão? Apesar de não querer fazer a famosa entrada… não quero que fique “estranho”. Pensei em ultimo caso, em entrar com meu esposo. O que você acha?
    Obrigada!

  37. Fernanda, disse:

    Olá
    Minha mãe faleceu e sempre quis que o meu noivo entrasse com ela, fica muito feio ele entrar com a minha avó materna? E os pais dele entrarem juntos???

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Fernanda – normalmente o noivo entra com a mãe dele. E o pai do noivo entra com a mãe da noiva (que como faleceu, pode ser representada pela sua avó). Se você e seu noivo quiserem alterar essa ordem, desde que todos da família estejam confortáveis com a decisão, não tem problema. Beijos

  38. Vivian, disse:

    Tenho dois filhos 6 e 11 anos, pensei em minha filha de 6 anos ser a daminha e meu filho de 11 entrar comigo, só que o problema é que não são filhos da pessoa com quem vou casar. O que Acha?

  39. MICHELE, disse:

    BOA TARDE…
    GOSTARIA DE ESCLARECER UMA DÚVIDA FUI CASADA E TENHO DOIS FILHOS UM DE 9 ANOS E O OUTRO DE 2 ANOS, HOJE NAMORO UM OUTRO RAPAZ QUE TEM 1 FILHA DE 8 ANOS E NUNCA FOI CASADO. CONVERSAMOS E QUEREMOS NOS CASAR ANO QUE VEM, GOSTARIA MUITO DE ENTRAR COM MEU PAI E MEUS FILHOS, GOSTARIA DE SABER COMO FAZER ISSO?

    • Fernanda Floret, disse:

      Olá Michele,
      Seus filhos podem entrar na sua frente, e você de braços dados com seu pai.
      Beijos

  40. claudia, disse:

    Olá Fernanda,
    Eu e meu marido já temos 25 anos de união,dessa união temos uma filha de 23 anos e outra com 21 anos.Iremos nos casar em outubro, nossos pais são falecidos, minha filha mais velha pode entrar com o pai na igreja?

  41. Paty, disse:

    Oi Fernanda
    Vou me casar em dezembro, meu pai é falecido,tenho dois irmaos ,mas quero entrar com um deles apos chegar no altar onde ele deve ficar ao lado da nossa mae ou sentar com os comvidados, ele nao vai ser padrinho

  42. Milena, disse:

    Vou me casar em dezembro, e como o meu pai já é falecido quero entrar com a minha mãe e avó, como vou segurar o buquê??
    Fica legal? Pois quero entrar com as duas!!
    Bj….

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Milena,
      Com uma delas você fica de mãos dadas, com a outra você fica de braços dados. Com a que você estiver de braços dados, consegue segurar o buquê! Beijos, Fernanda Floret

  43. Karina, disse:

    Gostaria de saber em qual bibiografia você encontrou que o lado seria o esquerdo. Todo livro que pesquisei sobre o assunto, coloca a mulher, noiva ou madrinha, do lado direito do homem. ( O livro do Roberto Cohen Cerimonial e Cerimonial do Casamento,Wolff, Maria de L.de Faria M./Wb Editores ). Obrigada

    • Fernanda Floret, disse:

      Karina, aprendi com a Vera Simão, maior expert de casamentos no Brasil. Mas aprendi também com ela que hoje em dia as duas formas são aceitas e corretas. A noiva entrar do lado esquerdo do pai tem origem histórica, quando a espada ficava no lado direito do homem, e por isso a mulher do lado esquerdo. Muitos consideram também que assim a noiva fica mais perto do coração do pai. Beijos

  44. Jéssica, disse:

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida.
    Meu casamento civil será realizado junto com a festa, ou seja, no próprio salão de festas, porém não vou casar na igreja. Para a entrada no salão, eu devo entrar com o meu pai ou já devo entrar com o meu noivo?

    • Fernanda Floret, disse:

      Jéssica, é um casamento! Mesmo que apenas no civil, não deixa de ser um casamento! Então se você quiser entrar com seu pai, pode sim!

  45. Cristiane, disse:

    Fernanda, minha mãe não quer entrar com o pai do noivo na igreja.
    Eles não se conhecem e ela acha que será constrangedor. Ela pode entrar com meu irmão mais velho ao invés de ser com o pai do noivo?
    No caso o pai dele entraria com uma neta.

    Obrigada

  46. Ana Carolina, disse:

    Olá Fernanda! Casarei em novembro e minha cerimonia será no mesmo local da festa. Meu noivo me disse semana passada que quer entrar com a avó e com a mãe. O pai dele não irá ao casamento, como minha mãe vai entrar? Beijos

    • Fernanda Floret, disse:

      Você pode convidar um familiar seu para entrar com sua mãe. Essa pessoa pode apenas acompanhar no cortejo de entrada e depois sentar no primeiro banco, não precisa ficar no altar, já que sua mãe irá sair com seu pai. Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>