Entrevista com Carol Hungria | 10 anos de Vestido de Noiva

A estilista Carol Hungria completou recentemente 10 anos de carreira criando vestidos de noiva com desfile da coleção nova e super festa. Aproveitamos para entrevistá-la e conhecer um pouco mais sobre as mudanças nos vestidos de noiva durante essa uma década.

1) Mesmo sendo uma estilista de vanguarda, nestes 10 anos Carol Hungria passou por várias tendências em vestidos de noiva. Quais foram as mais marcantes e mais pedidas em seu atelier?
Realmente passaram muitas tendências de vestidos por mim nesses últimos 10 anos. Eu lembro que desde o comecinho as noivas chegavam e falavam que queriam qualquer coisa menos tomara que caia. É engraçado como rolou uma aversão tão forte que até hoje eu escuto isso. Depois de 10 anos as pessoas ainda não querem saber dele. Agora que está começando a aparecer algumas noivas que pedem.

No começo do Atelier, os mais pedidos eram vestidos bem clássicos de zibeline, vestidos de fita com não tanta renda, aquela grinalda mais dura e mais metálica no cabelo… Com os anos os vestidos foram ficando mais delicados, mais “fadas”, mais campo, praia, uma coisa muito fluida de mousseline, rendas mais delicadas, teve a época das aplicações de renda, muita aplicação em saias de tule, e agora eu acho que estamos em uma fase mais moderninha de rendas arabescadas, fundo nude, aplicações de flores 3D que eu sempre amei, mas agora está super em alta! Foram realmente muitas fases!

2) Em 10 anos, o próprio perfil da noiva também mudou bastante. Como era a noiva que chegava 10 anos atrás em seu atelier e a noiva de hoje?
A noiva de 10 anos atrás era uma noiva que sempre vinha com a família, era mais insegura nas escolhas, sempre queria ouvir a mãe em relação ao que ela tinha que usar, ao que era tradicional, o que realmente combinava para uma festa de casamento. Então realmente tinha uma pegada muito tradicional implícita na festa de casamento. Hoje, não que as noivas não queiram ser tradicionais, mas elas se sentem muito mais seguras de criarem suas próprias histórias e festas com o que elas querem colocar. Eu acho que hoje o que mudou um pouco é que não existem mais regras, existe uma vontade de fazer algo que tenha tudo a ver com ela.

3) Conte para gente o que torna um vestido de noiva memorável?
Para mim um vestido de noiva memorável é aquele que quando a noiva entra na igreja todos suspiram, tem um impacto. É claro que isso pode ser feito de diversas formas e depende muito da noiva. Tem noiva que às vezes só de botar um saião maravilhoso e super cheio já dá esse impacto. Tem noiva que precisa de muito brilho, outras preferem apostar em uma gola diferente… Mas para mim o impacto é a impressão que fica para sempre. No dia seguinte a pessoa vai lembrar e falar “nossa, como ela estava linda entrando na igreja”. Realmente o vestido de noiva tem que ser uma coisa muito inesquecível para os convidados também!

4) Entre tantos vestidos de noiva criados, teve algum que se destacou e virou queridinho das noivas, sendo o mais pedido no atelier?
Foram muitos vestidos criados, mas tiveram alguns que entraram no “hall dos queridinhos”. Teve um que fizemos que era todo bordado de pérolas nas costas ao redor da renda. Apostamos em um decotão profundo e bordamos muitas pérolas em volta. Acho que essa cliente já casou há uns seis anos e até hoje as noivas me pedem esse tipo de bordado com um salpicado de pérolas nas costas. Outro que também fez muito sucesso foi um dos primeiros com fundo nude que fizemos, há uns 4 anos. A noiva querida também algum detalhe xadrez no vestido e eu peguei numa fábrica de renda francesa um detalhezinho de uma renda que tinha xadrez e mandei fazer um tule inteiro corrido com ele. Hoje esse tule está no auge do sucesso, muitas pedem.

Já tiveram vestidos também com mega decotes nas costas, que também são muito pedidos. As manguinhas da Carol que começaram com aquela ideia dos fiozinhos de pérolas que inventamos para uma noiva que tinha um braço mais gordinho mas não queria uma manga. Tiveram alguns detalhes de alguns modelos criados que realmente viraram referência durante muitos anos.

5) Carol sempre esteve fazendo experimentações com materiais, eu lembro inclusive do vestido com luzinhas de led. Qual a importância dos novos materiais e tecnologias num processo tão artesanal como o vestido de noiva?
Eu acho que os novos materiais são sempre bem vindos porque eles dão um ar mais fresco aos vestidos, e é muito importante que a gente realmente tenha esse ar fresco para não cair naquele vestido que todo mundo já viu, já conhece, e perder aquela surpresa quando a noiva entra na cerimônia. Por isso eu sempre estou em busca de novos materiais, novas estampas, novas misturas, novas cores. Já passamos pela fase do LED nos vestidos de noiva, que foi bem bacana. Hoje em dia eu tenho visto algumas meninas de 15 anos, mas as noivas ainda não estão nessa vibe. Eu acho algo super autêntico, super diferente, mas tem que ser realmente uma noiva muito extravagante para gostar dessa ideia do LED no lugar do brilho. Mas sim, eu acho super importante nesse processo artesanal ter materiais diferentes, e sempre ter novidades para a gente realmente se renovar o tempo todo.

6) Sobre a nova coleção Stars, o que as noivas devem reparar?
Na coleção Stars as noivas vão ver muito bordado à mão fugindo um pouco da história de ter uma renda como base para um bordado. As noivas vão continuar vendo meu tule xadrez telado, que é um sucesso total. Mangas longas com detalhes um pouco diferentes, às vezes com acabamentos em babado, para fugir um pouco do comum. Bordados de franjas no lugar de plumas para dar movimento e fazer aquele vestido mais pesadão. Muita transparência, decote nas costas, saias bem sequinhas, bem retas, aquela saia que desenha o corpo mas não marca. De tão sequinha ela valoriza muito mas ela não chega a ser aquela saia sereiona, acho que por aí. E a ideia de um brilho um pouco mais prateado, um pouco menos discreto que o tradicional.

A estilista Carol Hungria tem atelier no Rio de Janeiro e São Paulo. Veja mais em nosso Guia de Fornecedores21 3874 0067 | 11 ?2776 0520 | atelier@carolhungria.com.br

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE