Tantos detalhes para pensar num casamento… vocês não estão esquecendo da flor na lapela do noivo, certo?

Quem usa?

A flor na lapela é usada pelo noivo, padrinhos, pai da noiva e pai do noivo, para diferenciá-los dos convidados como personagens importantes do casamento. Se noivos e padrinhos estão com a mesma roupa, por exemplo, fraque ou meio fraque, a cor da flor do noivo deve ser diferente da cor da flor dos padrinhos – o noivo merece destaque especial. Se o noivo estiver com um traje, por exemplo fraque, e os padrinhos com outra traje, como por exemplo meio fraque, a flor na lapela pode ser igual para todos – nesse caso a própria roupa já diferencia o noivo.

Especialmente hoje em dia em que muitos noivos e padrinhos tem optado por usar um bom terno ao invés de fraque, acho importante usar a flor na lapela, para diferenciá-los dos demais convidados.

A flor é sempre colocada na lapela esquerda do homem.

Qual flor usar?

Até alguns anos atrás só víamos noivos e padrinhos usando cravo. Pesquisei mas não achei exatamente uma tradição para ser cravo, a não ser pelo significado delas: amor leal, amor vivo.

Hoje em dia é normal usar outras opções de flores: rosa, mini callas, orquídea, jasmim, angélica, astromélia e até suculentas, como vocês vão ver nas fotos abaixo!

Dica: atenção ao cabinho da flor. Se for um muito fino ou “mole”, é mais fácil de quebrar, mais difícil de colocar na lapela do terno com um alfinete.

Se o noivo não quiser usar flor de jeito nenhum, não tem problema. Pode-se usar apenas um lenço no bolso. Lembrando que ou o lenço ou a flor. Os dois juntos é errado.

11

lara7

julia46

kim25

flowers3

etsyshoot15

Como escolher?

Não é uma regra absoluta, mas eu acho muito bonito a flor da lapela coordenando com o buquê da noiva.  Assim sendo, escolha seu buquê de noiva, e encomende para a mesma pessoa a quantidade de boutonnières que você precisa, coordenando com o estilo/ cor do buquê.

Se seu buquê for de rosas ou callas, a flor da lapela pode ser mini rosa ou mini callas, acho que fica perfeito!

tia53

keriannblog28

dani25

sheryl35

E se o noivo quiser ser diferente?

Hoje em dia existe opções de flores de lapela sem ser exatamente flor natural. Pode ser uma folha, uma flor seca, uma pena, flor de tecido. Mas tem que combinar com o estilo do noivo!

lapela

Estas são da Muscari, e eles fazem entrega internacional.

Fotos: todas são Stephanie Williams

converse com a gente
 0      1       1})
DEIXE SEU comentário
58 Comentários
  1. Viviane, disse:

    Pq é errado usar a flor e o lenco? Vejo vários noivos assim.

  2. Aline, disse:

    Olá! Achei muito legal a pesquisa. Bom você poderia me tirar uma duvida? Bom…existe Callas na cor vermelha? eu já vi Callas vinho, mas queria muitooo vermelha! Eu já até comprei um sapato vermelho pro casamento, me inspirei nos post do seu blog, claro! Não queria usar uma flor comum, e acho que Callas é maravilhosa, além de ter a mini callas pro terno.
    Por favor me responda!

    Bjs

  3. Fernanda Floret, disse:

    Oi Viviane, o motivo para não usar flor e lenço junto é porque fica um visual muito poluído, esteticamente feio. Veja que em nenhuma das fotos que coloquei neste post os homens estão com lenço e flor. Não fica elegante, na minha opinião e na opinião de muitos sites que tratam o assunto, se vocês pesquisar na internet. Digite no google “lenço e flor na lapela” e verá que aparece vários sites dando a mesma dica.
    Na minha opinião, o que acontece é que quando o noivo aluga a roupa, vem junto a gravata e o lenço combinando, e por isso eles acabam usando. Daí na Igreja, colocam nele a flor, e acaba ficando com os dois, mas por pura falta de informação. ;-)

  4. Cíntia, disse:

    Combinando com o buque, fica um arraso!!

    Adorei :) bjks

  5. Romina, disse:

    Taí um detalhe que eu amo Fê: as florzinhas nas lapelas. Adouro! E se forem enfeitadinhas com algum mimo eu apaixono de vez.
    Beijoca e o site está cada dia mais lindo!

  6. Silvia Camasmie, disse:

    Adorei seu post, Fe! Eu sempre insisto com as noivas que pedem bouquets para olharmos para o noivo também. É um detalhe muito charmoso, e também torna o noivo com cara de noivo – é a única oportunidade de ele usar algo assim!!
    beijos!

  7. Lorena, disse:

    Amei o post!!!!! Há dias estou pensando que flor colocar na lapela do noivo e dos padrinhos!! Mto obrigada!!!

  8. Fernanda Floret, disse:

    Oi Aline! Eu acho buquê de Callas super elegante. Não sou uma especialista em flores para te responder, talvez uma florista/ decoradora possa te ajudar melhor, mas realmente não conheço/ nunca vi callas vermelha. Que eu saiba, existe branca, preta, verde, vinho, alaranjada, rosada. Mas sinceramente? Não acho que precisa estar “combinandinho” com o sapato. Se estiver coordenando, já está ótimo. Sapato vermelho e buquê vinho, ou rosa, por exemplo, coordena perfeitamente, fica lindo.

  9. Marga, disse:

    Muito bonito, mesmo. No meu casamento ninguém usou porque optámos por um estilo extremamente informal. Mas acho lindo: é um promenor de estilo muito interessante. Só acho que é preciso ter um certo cuidado com o tamanho da flor da lapela e o tipo de flor. E claro, lenço e flor… não combina. É demais. não esqueçam da máxima: menos é mais!

  10. Paty, disse:

    Adorei o post, Fê!
    Acho lindo flor na lapela, mas meu noivo não quer usar. Ele quis alugar um fraquete pois disse q já usa o terno todo santo dia para trabalhar. Hehehe Então ele prefere o lenço combinando com a gravata.
    Além disso, ele disse q depois da cerimônia, todo mundo vai abraçar a a flor vai ficar em pedaços!

    Temos q fazer o gosto deles também né!?
    Tadinhos dos noivos, sofrem tanto com a gente!

    bjs e obrigada
    Paty

  11. Gleice, disse:

    Essa ideia da flor da lapela combinar com o buque é demais!!

  12. Mel, disse:

    Não abro mão da flor na lapela. Gosto muito de orquídea branca! Fica chique e esteticamente perfeito!

  13. micheline, disse:

    Quero muito que o meu noivo use, exatamento pelo motivo da roupa que vc citou no post, hoje muitos noivo preferem um bom terno a um fraque.E o meu noivo escolheu usar um terno.Além de que o detalhe na lapela é belissimo mesmo!Mais um post lindo!beijos,Mi

  14. Karinne, disse:

    Acho que vou ficar com a denphal, muito linda, apesar de frágil.

  15. Ge, disse:

    Advinha qual foto gostei mais?
    hehehehe
    Lindo!

  16. MaFe, disse:

    Meu buquê era de rosas ambiance e callas alaranjadas (que combinam mto com vermelho, pra noivinha aí de cima). Os padrinhos usaram boutouniéres de alstromélias laranjas lindas e o noivo, um lisianto branco,que era pra ser uma rosa, mas a decoradora deu bola-fora. Pelo menos ele “combinou” com a decoração da igreja, toda branca. Por incrivel que pareça, meu pai não usou. Ele ficou comigo em casa enquanto os padrinhos se ajeitavam e na hora, lá na porta da igreja, esqueci, obvio.

  17. Claudia Ribeiro, disse:

    Achei lindo o post, agora a ardua tarefa será convencer o Rafa de usar…

  18. Soraya, disse:

    Adoro flores na lapela, até enviei esse post a uma amiga que se casa essa semana.

  19. Ana Paula, disse:

    Fernanda, você sabe como colocar a flor na Lapela. Eu vi que eles usam um alfinete, mas como será que eles colocam. Bjs e Obrigada

  20. Fernanda Floret, disse:

    Ana Paula, normalmente é a cerimonialista quem faz isso, vc não deveria estar se preocupando com isso, mas em todo caso, dica: entre no youtube e digite “how to pin a boutonniere” que aparece vários videos demonstrando!

  21. Dani, disse:

    Oi gente. Vou casar em Ilhabela e estou procurando algum fornecedor de Boutonnière que faca entrega la. Alguma sugestao? Obrigada, Dani.

  22. AIRLA, disse:

    VOU CASAR SEMANA Q VEM ADOREI ESSA IDÈIA DA FLOR NA LAPELA, MAS È NECESSARIO MEU NOIVO USAR SO FLOR NATURAL

  23. Ana Carolina, disse:

    Acabei de ler que a função dos cravos na lapela do noivo e padrinhos além de diferenciá-los é pra representar o amor ardente aos noivos…
    o Cravo simboliza o fascínio e dom de boa sorte para uma mulher.
    Portanto acho q devemos continuar com os cravos na lapela…..rsrsrs

  24. Michelle Paradela, disse:

    Adorei suas dicas mto boas, eu estava em duvida se poderia usar o lenço com a flor. Agora sei que não pode.

  25. Débora, disse:

    Meu noivo quer usar um cravo branco no bolso é errado?

  26. Marionei, disse:

    Parabéns pelo site, ótimas dicas.
    Minha filha vai se casar em dezembro, não sei que roupa o meu marido (pai da noiva) possa usar… a cerimônia vai ser informal.
    Se puder da umas dicas também para o traje dos padrinhos, agradeço.

  27. Camis, disse:

    Fernanda,

    dá para usar flor na lapela com fraquete?

    estou em duvida porque meu noivo quis alugar um…

    bjsss

  28. Rose, disse:

    Qdo o noivo usar o lenço ele não deverá usar a flor? Pq…..mais os padrinhos poderão usar as flores caso o noivo use o lenço?

  29. Cássia Schmitt, disse:

    Oi Fê!
    Estou com um casamento em que o buquê da noiva é de rosas em tom envelhecido. Neste caso, o noivo levará à lapela a mesma rosa. Entretanto, dita a regra que os pais dos noivos devem utilizar a mesma flor, certo? Mas aí me peguei pensando no que colocar na lapela dos padrinhos que não seja o mesmo rosa e nem branco. O que você sugere?
    Beijos!

  30. Dani MM, disse:

    Poxa vida, a gente encontra tudo o que precisa no seu blog. Super obrigada. Um beijo.
    Dani

  31. Dani, disse:

    Vou me casar mês que vem (dezembro), e meu buquet será de rosas vermelhas, que flor ficaria apropriada pra usar na lapela do terno do nmeu noivo? Estou quebrando a cabeça com isso. Desde já agradeço! Beijos Dani-PE

  32. Martinha Nóbrega, disse:

    Mais uma vez seus posts me dado uma luz, Fê!!!
    Meu casamento será no fim de janeiro em Recife-PE e ainda estou na dúvida do meu buquê… no início sonhei muito com um de tulipas amarelas, depois com callas roxas, mas um amigo que trabalha com flores me desencantou explicando que janeiro não é época de nenhuma delas e muito menos aqui em PE (janeiro é um dos meses mais quentes!) que eu teria muitas dificuldades. Como sou muito prática, desisti. O que sempre tive em mente foi que a flor da lapela do noivo e afins seria o tradicional cravo branco. Daí vem esse post sobre a coordenação da flor da lapela com o buquê… adorei!! Eu já tinha visto alguns buquês de cravo e tinha gostado, agora creio que vou decidir por eles mesmo! Só resta decidir a cor, só sei que não quero todo branco. Gostei muito de um com rosas brancas e cravos verdes, só cravos róseos, ou lilás. Quero tons mais claro, nada vermelho. O que vc acha??
    Beijão Fê

  33. Marcia Silos, disse:

    Fernanda estou amando seu site,por favor me esclarece uma duvida.
    Qual é o jeito correto de coloinetes e os cabincar os cravos na lapela,seria com alf

  34. Marcia Silos, disse:

    Fernanda por favor como devo estar colocando os cravos na lapela do noivo,seria com alfinete e o cabinho é para fora?

  35. andréa, disse:

    Não achei legal,nada melhor do que os charmosos lenços de bolso,^não ficam bem essas flores para os noivos,tira o charme!.

  36. andréa, disse:

    mais vc esta de parabens por este trabalho ,vc é uma pessoa abençoada por DEus.

  37. Dariani Polin, disse:

    vou casar agora dia 09/07/11, e quero um buque de braçada de callas amarelas com gloriosas pink. Estava em duvida sobre a flor do noivo, graça ao seus posts, resolvi usar mini callas amarela. e dos padrinhos irei usar rosas brancas.
    valeu pelas dicas.

  38. Priscilla Rocha, disse:

    Olá. M e chamo Priscilla e adorei o post, gostei tanto que copie e lhe dei os creditos no blog:http://antonioepriscilla.blogspot.com/

    Se vc quiser que eu retire a postagem,sem problemas…

  39. Pingback: Flor na lapela do noivo. |

  40. Isabella Rabello, disse:

    Vi uma ideia num casamento que achei maravilhosa: ao invés do noivo já entrar com a flor, ele entrou sem nada e a própria noiva, ao chegar no altar, retirou uma flor do buquê e colocou na lapela do noivo. Gesto lindo!

  41. Elaine Magalhaes, disse:

    Adorei a ideia…
    Mas estou com uma duvida, a decoracao da igreja vai se amarela e branca (flores), o noivo vai usar cravo branco, os padrinhos e os pais tem que usar que cor de cravo. Ou fica melhor o noivo e os outos usarem lenco da cor da gravata. rsrsrs

  42. Pingback: Roupa do Noivo | Detalhes Gerais | Vestida de Noiva | Fernanda Floret | Casamentos

  43. Poliana Lopes, disse:

    Ameeei as dicas. Vou passar todas pra o meu noivo! Obg por sempre nos ajudar Fernanda!

    :D

  44. Fernadna Moreno, disse:

    Olá Fernanda,
    Meu noivo optou pelo lenço não gosta da flor e gostariamos de saber o que é mais indicadado e elegante em relação a cor do lenço. Ele deve combinar com a cor da gravata do noivo ou combinar com o a cor do buque da noiva?

    Aguardo,
    Obrigada!

  45. Pingback: Boutonnière – Flor de Lapela |

  46. Ariane, disse:

    Olá Fernanda,
    Vou me casar em dezembro e escolhi para o meu buquê a combinação de rosas liláses e astromélias e na lapela do meu noivo, escolhemos colocar uma astromélia também. Não tinha certeza se era legal combinar as flores mas arrisquei, e pela sua matéria, arrisquei certo né?!?!
    Minhas dúvidas, no entanto, são:
    1º – vamos nos casar às 17h (aqui será horário de verão, então será às 16h) e escolhemos um terno preto. É um terno nupcial com detalhes em prata. Queria saber se escolhemos certo. Vamos nos casar na Igreja.
    2º – No caso da lapela, já que o terno do noivo será completamente diferente dos padrinhos, preferimos colocar a lapela apenas no noivo mas estamos na dúvida se isso é certo. Você pode nos dar uma ajudinha?!
    Obrigada!

  47. adriana, disse:

    ola fernanda!o meu noivo nao agradou de flor na lapela e do lenco eu nao gosto rsrsr.entao eu achei uma mini guitarra como lapela e ele amou a ideia e eu tbm,so que eu nao sei como combinar o meu buque com a lapela dele.obrigada

  48. Milena, disse:

    Meu noivo usará uma casaca preta com detalhes prata, acho não combinar flor na lapela e sim o lenço. Se o noivo não usar a flor os outros convidados (pais e padrinhos) podem usar mesmo assim?

  49. Jeferson, disse:

    Vou casar em julho, a noite, escolhi para mim terno completo e para os pais e padrinhos terno “simples”.
    Como os pais e padrinhos moram em 3 cidades (2 estados) diferentes pedi que eles usem preto (para não ter confusão de tons de cor cinza chumbo, grafite, etc que em cada lugar pode ter uma interpretação diferente). Os pais e padrinhos usarão cravo vermelho e eu cravo branco.
    Dúvidas:
    1. Cor do meu terno cinza chumbo ou preto? (Li em algum lugar que chumbo emoldura melhor o cravo branco e emoldura preto cravo vermelho, o que acham?)
    2. Cor das camisas e gravatas, minha, dos pais e dos padrinhos?
    3. Cor do meu colete?
    Sou, moreno 1,72m (talvez informção ajude, rs).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>