Quando eu comentei no twitter que iria passar o feriado da Páscoa em Gramado, RS, muita gente me passou dicas bacanas, entre elas a Kênia, que é apaixonada pro Gramado porque passou a lua de mel dela lá. Ela disse uma grande verdade: “onde você passa sua lua de mel será o destino mais incrível para o casal para sempre!”. Muita gente escolhe passar a lua de mel em Gramado por causa do friozinho gostoso, da gastronomia deliciosa, dos passeios. Eu gostei disso tudo, mas gostei também do fato da cidade ser extremamente limpa, com pessoas educadas que param o carro para os pedestres atravessarem a rua (que não tem semáforos), uma coisa bem de 1º mundo mesmo!

Hotel

Ficamos hospedados no Varanda das Bromélias Boutique Hotel e recomendo. O Hotel fica localizado dentro de um bosque no ponto mais alto da cidade, o que proporcionava uma vista linda na varanda do meu quarto. Fica também a 5 minutinhos a pé do centrinho da cidade, perto de tudo. São apenas 17 quartos, sendo 5 super suítes, 5 lofts e 7 refúgios, cada um com uma decoração completamente diferente. Entrem no site deles que tem as fotos de cada quarto para que você possa escolher a decoração que preferir. Eu fiquei no loft 41, Inverno, com cama com dossel, lareira, decoração em azul, um charme! Casais em lua de mel ganham um café da manhã completo no quarto, com direito a crepe quentinho de maça – eu ganhei esse presente e amamos. O hotel tem piscina aquecida, massagens, fitness, sauna, café da manhã completo e é lindo.

Passeios

Preciso antes dizer que fiquei apenas 3 dias na cidade, então não deu tempo de conhecer a região vinícola e outras maravilhas das serras gaúchas, ficamos concentrados apenas em Gramado e Canela mesmo. E fiquei apaixonada por tudo! Começamos com um passeio no Lago Negro, um local onde claramente você percebe quem é turista e quem é morador local (os que levam cadeira, garrafa térmica e chimarrão, rs!). Passear de pedalinho não é brega, é romântico, eu adorei e o lago com os pinheiros trazidos da Floresta Negra, na Alemanha, são um charme.

Há muitos passeios turísticos como mini mundo, aldeia do papai noel, mundo a vapor, etc… mas esses não são os que gostamos, definitivamente não são românticos para lua de mel. Nós gostamos muito de ter ido ao Parque do Caracol, em Canela, onde tem a Cascata do Caracol. Você pode apreciá-la do mirante ou pode descer (e depois subir!) os 730 degraus para chegar até a base dela! É uma altura correspondente a um prédio de 44 andares. Nós descemos e depois subimos os 730 degraus, e a boa notícia é que depois de fazer esse exercício todo você pode comer o resto do dia sem culpa, rs! Então aproveite e no caminho de volta para Gramado pare no Castelinho Caracol, uma casa de 1913, hoje museu aberto, com um salão de chá com o doce mais incrível que comi ultimamente, o Apfelstrudel (torta de maça), acompanhado de creme de leite ou sorvete – infelizmente esqueci de tirar foto mas estou salivando só de lembrar, maravilhoso.

No dia seguinte pegamos o carro e fomos conhecer o Cânion Itaimbezinho, em Cambarâ do Sul, há 2 horas de Gramado. Há 3 trilhas no local e a sensação única de avistar um cânion. Vou abrir um parênsteses para dizer, vá de roupa esportiva, obviamente. Não consigo entender o que um monte de meninas vai fazer num passeio desses com roupa de passeio e bota com saltinho…

O terceiro dia foi dedicado às lojas de chocolate (minhas favoritas são Prawer e Lugano) e andar pelas lojas da Avenida das Hortênsias e Borges Medeiros.

Gastronomia

Peguei muitas indicações no blog Destemperados e eu desejava ficar lá por uma semana para poder conhecer mais restaurantes. Os mais românticos para lua de mel são Belle du Valais (eleito pelo guia quatro rodas o melhor restaurante suiço do Brasil, onde comemos o La Pierrade), o Bouquet Garni (o local é lindo e todo mundo fala super bem, ma achamos tão, mas tão caro que não foi nosso favorito) e o Le Petit Clos (bom para fondues e raclette). Adoramos muito também o restaurante oriental San Tao (nosso Pad Thai estava excelente) e para almoço, o melhor foi o Moscerino (onde comemos um ossobuco com risoto alla milanesa e uma lasagna, e o local é muito agradável). Fomos também na Cantina Pastasciutta, um clássico de Gramado, onde comemos o nhoque. Exceto esse último que não aceita reservas, todos os outros fizemos reserva com antecedência e não tivemos que esperar por mesa, mesmo a cidade estando lotada por causa do feriado. Não se esqueçam, sempre façam reservas!

E para terminar a viagem, nada melhor do que dirigir de volta para Porto Alegre (para o aeroporto) pela Rota Romântica, que passeio agradável!

Espero poder voltar logo e quem tiver mais dicas pode deixar nos comentários!

Fotos: Fernanda Floret

converse com a gente
 0      5       0})
DEIXE SEU comentário
79 Comentários
  1. Elen Mazon, disse:

    Embora eu seja gaucha (suspeitíssima em falar), mas Gramado é mesmo tuuuudo de bom!!!!!!

  2. Nayara Araujo, disse:

    Ei Fernanda, todos os dias sem exceção venho aqui no Vestida de Noiva. Apesar de não ser casada,já tenho 5 anos e 4 meses de namoro,mas sem data prevista para o casamento!E claro, sonhando com o grande dia!!!Rs… Adoro ler os seus posts, adoro o seu capricho! Está de parabéns! Que Deus abençõe vc e sua família! E por favor continue postando muito e sempre!!!Rsrs! Gosto do seu ponto de vista e dos seus comentários! Beijos, Nayara.

  3. Karla, disse:

    Eu tb sou gaúcha ( e por isso tb super suspeita) mas Gramado é maravilhosa em qquer época do ano! É realmente incrível isso, como sempre tem atrações com a calmaria do interior, com gastronomia impecável, ruas lindas, pessoas sempre educadas. Tens que voltar mais vezes sim Fê e conhecer o resto da serra gaúcha tb, as vinícolas, os passeios, as tradições… Vale a pena!

  4. cristina Nudelman, disse:

    Adoro este lugar! Meu filho e a noiva estiveram pela este fim de semana e tb adoraram. Lindo Post!
    bjokas
    Cristina

  5. Camila Santana, disse:

    Ai que lindo!!! Já decidi: minha lua de mel vai ser lá mesmo! Já tava pensando nisso, mas depois dessas dicas… Tô até ansiosa agora!!!

    Bjus! (Adoro o “Vestida de Noiva”! Não fico um dia sem entrar no site!)

  6. Manuela, disse:

    Fê, vc não conheceu a rua coberta não? nossa é lindíssima!! Morri de saudades aqui vendo seu post. Gramado é inesquecível!

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Manuela, Fomos na Rua Coberta sim! Beijos

  7. Ayla Nascimento, disse:

    Oi Fernanda !

    Nossa que lugar maravilhoso. Bom, eu sou louca para conhecer o Rio G. do Sul. Amo esse clima gostoso que ele parece ter. E Gramado está linda de montão! Mas meu noivo gosta de calor. Quem sabe nas próximas luas de mel! O que eu acho maior barato e muuuito maneiro e admiro de montão é você Fernanda, sempre curtindo o casamento com Luas de mel lindas. Isso mesmo, tem gente que acha que a Lua de mel só é 1 vez ! Magina, tem que mais aproveitar essa vida. Parabéns viu, e poxa, agradeço muito por compartilhar com agente aqui do blog.
    Curto seu blog há um bom tempinho.. vou me casar em dezembro, e estou aqui vivendo essa vida de noiva que taaaaaaanto li aqui no seu bloge admito: noiva é isso ai que você fala mesmo! rs
    Estamos super empolgados, graças a Deus!
    Minha vontade de conhecer o RS ficou maior ainda.. ai que delícia essas fotos!

    Beijos Fernanda!

  8. Lívia, disse:

    Outro restaurante bacana é o Edelweiss (na beira do lago negro), especializado em comida alemã, mas conta também com o tradicional fondue!

  9. Erika, disse:

    Aaaaaaiii como eu amo esse lugar!! Visitei qndo ainda não conhecia o marido…mas sonho voltar lá com ele…o lugar é romântico e inspirador demais!
    Fê, aposto que vc não encarou o café colonial….rs…fico aqui imaginando, vc toda da gastronomia “fina”….ficando praticamente escondida atrás daquele monte de comida misturada (bolinhos de fritura, bolos diversos, tabua de frios, vinho, e tantas outras coisas, tudo “junto e misturado” de uma vez só!)… Eu não conhecia e achei super engraçado qndo começou a chegar aquela comida toda na mesa, os garçons literalmente empilhando um pratinho no outro pra caber…gente, sério, achei que era pegadinha…kkkk
    Mas enfim, a gastrononia, a educação dos nativos, aquelas delícias de chocolate e comprinhas, o visual… são únicos no Brasil…amoo
    Haaa Fê, e apesar de não-tão-romântico assim o Mini mundo, eu adorei aquele lugar! Muito bonitinho!!

    Beijão, super amei o post!

  10. Andreia, disse:

    Oi, Fer!! Amei o seu post e as fotos!! Eu já fui a Gramado e a cidade é realmente linda!! Meu noivo e eu fomos na época do Natal Luz, é maravilhoso!! Postei várias fotos no meu face para os meus amigos verem e eles também adoraram!! Meu noivo e eu saímos de SP de carro e fomos até Gramado, fizemos paradas em Curitiba, Floripa, Blumenau, Joinville, Camburiu. Foi uma viagem muito gostosa, uma lua de mel antecipada!! rs Esperamos voltar em breve pra lá, de preferência no inverno!! Bj

  11. Liége, disse:

    Ai, que saudade!! Foi lá que passamos a nossa Lua de Mel! Como casamos em dezembro, quando fomos estava tudo decorado para o Natal. Nem preciso dizer que estava lindo! E quem puder dar um pulinho em Canela para ver a lindíssima catedral de lá, faça isso! Ah, e jantamos em um restaurante de lá chamado Colosseo que era muito bom. Uma coisa bacana de fazer é se hospedar em Canela, que tem ótimos hotéis também mas um pouco mais baratos. As duas cidades são muito próximas,então é uma boa opção. Ficamos na pousada Blumenberg em Canela, muito aconchegante e ótimo atendimento.

  12. Ana Paula, disse:

    Oi Fernanda, tdo bem?
    Irei para gramado na minha lua de mel e ameiii as dicas.
    Flor, as coisas são muito caras lá? Precisava de uma media do quanto levar de dinheiro ao ir para lá, vc tem alguma noção? Ficaremos lá 5 dias!
    bjO

  13. Daniella Saito, disse:

    Oi, Fê,
    Também estive em Gramado na Páscoa, e entendi o porquê desta cidade ser escolhida como destino de Lua-de-Mel!
    Amei a cidade, muito bonita, limpa e com pessoas educadas, assim como você citou.
    Ficamos na Estalagem St. Hubertus, hotel dos recém-casados e não é à tôa! Hotel do Roteiros de Charme com muitos mimos para os hóspedes!
    Se fosse recomendar a alguém que irá se casar, com certeza Gramado é um destino perfeito!
    Boa comida, muitos passeios (também fomos aos cânions, cenário incrível e maravilhoso) e romantismo no ar.
    Bjos

  14. Andrea, disse:

    minha lua de mel foi lá!!!
    Só tivemos 4 dias de lua de mel e gramado caiu como uma luva!
    friozinho gostoso, cidade organizada (coisa de primeiro mundo), gastronomia variada e hotel confortável!!!!!!
    eu super indico!

  15. Tássia Seidel, disse:

    Ai que saudade deste lugar! Amo de paixão, de longe um dos lugares mais aconchegantes do brasil, e como vc disse povo super educado!
    Vale muito a pena…

    Bjo!

  16. Karol, disse:

    Oi Fê!! Eu e o meu namorado adoramos Gramado, não é a toa que já fomos 3 vezes pra lá e tb fomos no feriado de Páscoa!
    Um restaurante que é muito bom e está sempre nos planos qd vamos pra lá é o Taverna del Nono, quase em frente ao Pastasciutta. É um restaurante pequeno, acho que não chega a ter 10 mesas, com um clima bem romantico, luz de velas.Vale muito a pena mesmo!!
    Beijos

  17. Danii, disse:

    Aiin que roteiro M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O !
    Vou pensar minha lua de mel lá.. já está decidido ! ?

  18. Cássia Delmiro Vieira, disse:

    Decidimos passar a lua de mel em Gramado. Casamos dia 01/12/2012 e a programação de natal de lá é imperdível. Adorei as fotos e vou anotar os passeios.
    Beijossss

  19. Bruna, disse:

    Fê.. vou pra Gramado em fevereito e já estou anotando suas dicas. Esse canion é lindo hein? Dei uma pesquisada e vi que tem 2 trilhas que chegam lá.. a Trilha do Cotovelo e a Trilha do Vértice… qual vc fez?? bjs!!!

    • Fernanda Floret, disse:

      Bruna, eu não lembro pelo nome, mas uma trilha é mais fácil e curtinha e a outra é mais longa, nós fizemos a mais longa (na mais curta tinha muitas crianças, estava muito cheia, não achamos romântico então fomos na mais longa, bem mais vazia e gostosa!)

  20. Saulo David, disse:

    Muito obrigado pelas dicas! Adorei as fotos e as indicações. Assim já nos poupa tempo para aproveitar outros locais. Estamos de viagem marcada para fim de abril e estamos com as expectativas bem altas.
    Mais uma vez, parabéns e obrigado!

  21. RAFAELA PEREIRA MENDES, disse:

    NOSSA! ME FEZ RECORDAR MINHA LUA DE MEL, QUE NÃO TEM MUITO TEMPO. ME CASEI EM 31 DE MARÇO DE 2012, E NOSSA LUA DE MEL FOI EM GRAMADO, LUGAR LINDO DE CULINÁRIA PERFEITA. DEIXO A DICA DA CARNE NA PEDRA E A TORTA DE MAÇÃ QUE ESTOU TENTANDO APRENDER PRA FAZER NA MINHA CASA.

  22. Fernanda de Barros Cardoso Wandekoken, disse:

    Minha lua de Mel em Gramado foi agora em Julho… SUPER RECOMENDO!

  23. Eliana Moura, disse:

    Adorei o post. Estou planejando meu casamento em gramado para ano que vem no inverno estou muito tentada em fazer no varanda das bromélias. <3

  24. IO, disse:

    Ola parabens, eu estou noivo e estou me preparando pra lua de mel, e escolhi Gramado, pois ela adora Frio, mas antes fiz uma pergunta super legal…CALOR, FRIO ou FLORES….(chuveiro gelado, chuveiro quente e mangueira no jardim….kkk), claro que foi uma brincadeira, mas escolhi GRAMADO pra nossa Lua de Mel, oque voces acham?????!

  25. Fernanda Gervu, disse:

    Me caso em junho, acabei de fechar minha lua de mel, vou para Gramado! Amei as dicas! Estou super ansiosa…

  26. Thayse Fideles, disse:

    Adorei as dicas e gostaria de saber mais ou menos qual o valor de 3 ou 5 dias e quanto vocês gastaram em média em uma viagem dessas?.. quero ter uma noção de valores p/ poder me organizar!! me ajudeeeem, Pliiiiis!! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>