Três dias antes de viajar para o Deserto do Atacama, Chile, comecei a ficar desesperada… O que uma pessoa como eu que toma todo cuidado do mundo contra o sol (ficar bronzeada, jamais) iria fazer num lugar de índice extremo de raios ultravioletas? Eu lia blogs de viagens que após alguns dias no Atacama a pele ficava “craquelenta”, o cabelo duro e até as unhas sujas. Bobagens sem fim. Foi uma das melhores viagens ever. Viagem para apreciar paisagens hipnotizantes e perceber como somos pequenos neste mundo.

Vou começar falando do hotel em que nos hospedamos porque eu realmente amei. E isso não é jabá, pagamos a viagem normalmente como sempre. O Tierra Atacama é incrível! Luxo  sem frescura, sabe? Na verdade eles nem se consideram hotel de luxo (rústico-chique é uma definião melhor), mas perto dos outros hotéis da região, são os melhores. Está certo que uma viagem para o Atacama não é para ficar no hotel e sim fazer os passeios, mas principalmente nisto há vantagens: quem fica hospedado no Tierra Atacama não precisa visitar agências de turismo em San Pedro de Atacama para reservar os passeios. Todos os tours são oferecidos pelo hotel e as vantagens são inúmeras: grupos pequenos (em geral 06 pessoas, e isso porque era alta temporada), os guias são excelentes, o veículo é excelente, eles se preocupam em levar água, refrigerante, frutas secas e barras de cereais para você comer no caminho. Sobre os passeios, farei um post separado.

Alguém comentou comigo que o objetivo do hotel era que os hóspedes se sentissem em casa. Nem era preciso dizer, era assim mesmo o clima no hotel. Como fazíamos os passeios com outros hóspedes, depois de um dia você já conheceu várias pessoas do mundo todo hospedadas ali, o que criava um clima de confraternização na piscina, no bar do hotel, no jantar. Você realmente se sente hospedada com outros amigos e ao mesmo tempo sem perder sua privacidade. Diferente de outros hotéis que você nunca quer ficar parada no hobby, eu adorava ficar nesta sala abaixo tomando meu suco de cherimoia (fruta local deliciosa).

Viagem_Atacama_TierraAtacama_01 Viagem_Atacama_TierraAtacama_02Viagem_Atacama_TierraAtacama_02a

Assim que você chega ao hotel, é recepcionado pela própria gerente do Tierra Atacama. Após check-in e acomodação no quarto, um horário será agendado para conversar com o Max, responsável pelos tours oferecidos pelo hotel. Em frente a um grande mapa, Max explica cada passeios e pergunta suas preferências (há passeios de nível fácil, médio e alto). Você já agenda todos os seus passeios de uma vez só. E todos os dias na lousinha da recepção estarão todos os passeios e horários do dia.

Viagem_Atacama_TierraAtacama_03

E convenhamos, não tem nada melhor do que voltar de um passeio e encontrar um lindo quarto arrumadinho e confortável te esperando. Ar condicionado, calefação, decoração rústica com conforto. Ficamos no quarto Poniente, que tem estas janelas enormes, simplesmente lindo para apreciar a vista do vulcão Licancabur. Todos os produtos no banheiro são L’Occitane e tinha até um chuveiro externo no terraço.

Viagem_Atacama_TierraAtacama_04 Viagem_Atacama_TierraAtacama_05 Viagem_Atacama_TierraAtacama_06

Nosso pacote era completo, o que incluía as 3 refeições diárias, bebidas inclusive alcoólicas, lanchinhos quando a fome bate fora de hora. As refeições eram uma delícia. Café da manhã em sistema buffet. Almoço e jantar a la carte. Em cada refeição um menu era apresentado, sempre oferencendo opções de 2 entradas, 2 pratos principais e 3 sobremesas para você escolher. Entre os pratos que mais gostei, pato com molho de cranberry e purê de maça, salada com camarões empanados, peixe com purê de alcachofras e o atum delicioso da salada. O hotel tem uma horta própria, aliás tem preocupação ecológica em todos os lados, como vocês devem ter percebido, muita iluminação natural e influência cultural local.

Viagem_Atacama_TierraAtacama_07 Viagem_Atacama_TierraAtacama_08 Viagem_Atacama_TierraAtacama_09 Viagem_Atacama_TierraAtacama_10 Viagem_Atacama_TierraAtacama_11Viagem_Atacama_TierraAtacama_12

Um dos pontos altos do hotel sem dúvidas é a piscina. Pelo visual, lógico. O cair da noite acontecia apenas lá pelas 20h, ou seja, dava para voltar dos passeios, dormir um pouco e passar o fim da tarde na piscina. Delícia. Além desta que aparece nas fotos, tinha outra interna com água quente e hidromassagem, perfeito para relaxar os músculos após os passeios. O hotel conta também com um SPA, que oferece massagens e tratamentos diversos.

Viagem_Atacama_TierraAtacama_13 Viagem_Atacama_TierraAtacama_14 Viagem_Atacama_TierraAtacama_15 Viagem_Atacama_TierraAtacama_16Viagem_Atacama_TierraAtacama_17

Antes do jantar sempre pedíamos um pisco sour (o drinque tradicional do Chile) e empanadas de queijo de cabra. A área externa do hotel proporciona esta vista de tirar o fôlego. Quando a noite chega, o staff ascende o fogo para te esquentar, e você fica observando as estrelas…

Viagem_Atacama_TierraAtacama_18 Viagem_Atacama_TierraAtacama_19

Casais em lua de mel podem agendar também a hidromassagem privativa, com vista para o vulcão. Tábua de queijos e um pôr do sol só para vocês. Aliás, o hotel é ótimo para lua de mel, eu só acho que falham aceitando crianças de menos de 08 anos. Sei que vai ter gente achando que eu não gosto de crianças, eu gosto sim! Mas das educadas (assim como só gosto dos adultos educados também, rs!). Uma família brasileira levou um bebê de 18 meses, coitado… deveria estar sofrendo com a altitude e calor, chorava dia e noite, e o irmão de uns 05 anos gritava o tempo todo, isso estraga o clima de lua de mel na minha opinião – preciso contar a verdade para vocês, né! Talvez tenha sido um pequeno azar estar lá na mesma semana desta família, o fato é que outros hóspedes também reclamaram desta família para gerência do hotel. Mas nada que tenha estragado a viagem maravilhosa.

Viagem_Atacama_TierraAtacama_20 Viagem_Atacama_TierraAtacama_21

À seguir: as dicas gerais para viajar para o Deserto do Atacama e todos os passeios que fizemos (quem me acompanha no Instagram @fernandafloret já viu um pouquinho!)

Mais informações e fotos sobre o hotel: tierraatacama.com 

Fotos: Fernanda Floret

converse com a gente
 0      0       0})
DEIXE SEU comentário
28 Comentários
  1. Fernanda M, disse:

    Nossa que hotel lindooo!!! Fe vc é a terceira pessoa que eu conheço que foi para o deserto nestas ferias, todos falaram maravilhas do local… fiquei com muita vontade de conhecer.
    Estou aguardando as dicas dos passeios!
    Bjos

  2. Mayra Boppre, disse:

    Nossa Fernanda, suas fotos estão a cada dia mais bonitas! Parabéns!
    Vou adorar “viajar” nos seus posts!!
    Bjssss

  3. Marianna patta, disse:

    Nossa Fernanda
    Fiquei encantada com as fotos e com muita vontade de conhecer este lugar
    Já sou casada mas continuo acompanhado o blog pq vc dá dicas de viagem como ninguém
    Bjosss

  4. Juliana, disse:

    Fernanda,

    Quanto tempo vocês passaram em atacama e qual o trajeto que vocês fizeram para chegara até lá.

  5. Dani Freitas, disse:

    Fe, lindíssimo o lugar! Sobre as crianças realmente é falha do hotel em aceitar, pois nós q temos filhos também queremos conhecer os lugares incríveis do mundo! Quem não tem com quem deixar a cria acaba realmente levando! E às vezes não é falta de educação não, criança chora mesmo, às vezes sem motivo aparente (ainda mais com 18 meses!!). Mas que bom q vc aproveitou mesmo assim :)

  6. Dalila, disse:

    Nossa, vocÊs são demais! Viajam tanto, servem como inspiração pra mim! Adoro seus posts completos, cheios de dicas e observações, dá tanta vontade de viajar… Obrigada por nos proporcionar essas oportunidades de agregar novos roteiros à vida a dois! Parabéns! Adorei o lugar!

  7. Patricia, disse:

    Fer,
    Estarei em lua de mel em Julho, sabe me falar sobre o clima do local? Deve ser bem frio né?

    Bjs aguardo (lindas fotos, adorei)

  8. Lívia Lisbôa, disse:

    Nossa, que lindo! Sei que não é o foco por aqui, no blog, mas será que você poderia dar uma ideia de valores de uma viagem dessa, Fê? Quantos dias vocês ficaram? Bjs de feliz ano novo!!

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi meninas, todas as perguntas sobre clima, aeroporto etc, estarão respondidas no próximo post com todas as dicas gerais! Hoje no fim da tarde no blog, fiquem de olho! ;-)

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Lívia! Eu prefiro não falar de valores porque não quero ninguém me julgando se gastei pouco, se gastei muito… como fui na altíssima temporada, a diária do hotel devia estar mais cara do que o normal, enfim, tudo vária da época do ano que viaja, se consegue alguma promoção com a passagem aérea, se vai de milhas… por isso prefiro que você entre em contato com o hotel ou a agência de viagens indicados no post para orçar! Beijos!

  9. Marise Massa, disse:

    Uauuuuu…… Que vontade de ir para lá!!! Já entrou na lista de lugares que temos que visitar!!!
    Beijos

  10. Jacque - Be Happy, disse:

    Querida Fernanda! A cada dia me encanto mais com a sua postura ética, sensibilidade e talento! Parabéns ! O post ficou maravilhoso! Bjos. Jacque

  11. Natália Flores, disse:

    Lindas fotos. Post incrível. Parabéns!

  12. Maisa, disse:

    Uau!!!Que lugar lindo!Esse hotel para ser o máximo ,adorei a fotos…Adoro seus post sobre viagens Fernanda,você realmente sabe passar boas dicas

  13. Thais, disse:

    Que lugar incrível Fernanda, to babando nas fotos. Por sinal, a qualidade das suas fotos são maravilhosas. Que câmera você usa? Alguma lente específica?

  14. Natália, disse:

    Nossa fiquei encantada com o hotel, com tudo o que vc falou, sobre a gastronomia, os passeios e a hospedagem.

    Dá vontade mesmo de conhecer o Deserto do Atacama

  15. Catia, disse:

    Engraçado Fernanda, vc disse que o hotel é bem ecológico, mas em umas das fotos do seu quarto se não me engano, vi uma mesinha em cima de um tapete de pele de urso.

    Foi impressão minha?

    • Fernanda Floret, disse:

      Catia, não assuma que é pele de urso, hoje em dia a imensa maioria das “peles” usadas são falsas. Repare também que os tecidos que aparecem são artesanato local. Beijos

  16. Maria Antonia, disse:

    Nossa, Fê!!
    Bom, antes de tudo, feliz 2013! Que seja repleto de muita saúe e amor!!
    Adorei esse post (aliás como todos, vc sabe!). Mas eu que sou admiradora de hotéis e serviço impecável, adoro conhecer lugares novos que ofereçam tdo isso. Valeu a dica! ;-)
    Beijos

  17. Aline Brentegani, disse:

    Fê, trocamos mensagens pelo instagram e ja estava curiosa pra ver as fotos e seu post sobre o Atacama. Como te falei estive lá em agosto e sai tão encantada como as pessoas que relatam a experiencia. É sensacional. Uma das mais lindas que já tive. E olha q sou daquelas loucas por comprinhas… tenho um blog aqui em Santos e tbem fiz um post dedicado ao Atacama. Qdo puder, dá uma olhada: http://www.juicysantos.com.br/2012/09/o-deserto-do-atacama/
    Bjs

  18. Ge Martins Bueno, disse:

    Lindo post Fe!
    Lugar e hotel incríveis!
    Mas também concordo em relação às crianças, mesmo sendo professora na educação infantil, convivendo com os pequenos todos os dias e me divertindo muito com o jeitinho deles.
    Acredito que deve haver lugares diferenciados para casais sem filhos e famílias com crianças, pois casais querem sossego e privacidade, o que definitivamente não combina com a energia e agitação peculiar as crianças.
    Ultimamente, quando vou pesquisar e planejar as viagens com meu marido temos notado uma crescente preocupação do setor hoteleiro em relação a essa questão. Muitos destinos oferecem opções para esses dois tipos de público, hotéis mais charmosos e intimistas para casais e outras opções como resorts com recreação e monitores para as famílias, o que viabiliza que todas as pessoas possam conhecer os mesmos lugares no Brasil e no mundo, tendo suas necessidades atendidas. Acho perfeito assim!

  19. Ana Ferreira, disse:

    Fer,
    O Chile é um roteiro sempre encantador! Fomos ano passado para Santiago e Vinã Del Mar e voltamos apaixonados pelo passeio. Prometi para o Jorge que voltaríamos para ir ao deserto…agora aumentou mais ainda minha vontade! Linda as fotos.. bjs

  20. bella lanzillo, disse:

    Que paz senti só de olhar as imagens…

  21. Claudia Sotelo, disse:

    Nossa, Fernanda! Amei as fotos… Deu muita vontade de conhecer esse paraíso! Bjo grande pra vc!

  22. Pingback: Lua de Mel no Atacama | Passeios | Vestida de Noiva | Fernanda Floret | Casamentos

  23. alyne, disse:

    Fê! Que delícia, estou encantada com este hotel! E estou no maior dilema entre atacama e Mauricius para minha lua de mel! Como você já foi nos dois, me dê sua opinião! Sei que são muito diferentes, mas… Nada como a experiência para me contar!
    Abraços,
    Alyne

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Alyne! Nossa, muito difícil responder sua pergunta… mas para lua de mel eu iria para Mauricius, para descansar bastante. O Atacama você pode ir de comemoração de um ano de casada, já que é mais perto! Ou até em algum feriado grande como o carnaval ou reveillon. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>