Lua de Mel no Atacama | Tierra Atacama Hotel

Três dias antes de viajar para o Deserto do Atacama, Chile, comecei a ficar desesperada… O que uma pessoa como eu que toma todo cuidado do mundo contra o sol (ficar bronzeada, jamais) iria fazer num lugar de índice extremo de raios ultravioletas? Eu lia blogs de viagens que após alguns dias no Atacama a pele ficava “craquelenta”, o cabelo duro e até as unhas sujas. Bobagens sem fim. Foi uma das melhores viagens ever. Viagem para apreciar paisagens hipnotizantes e perceber como somos pequenos neste mundo.

Vou começar falando do hotel em que nos hospedamos porque eu realmente amei. E isso não é jabá, pagamos a viagem normalmente como sempre. O Tierra Atacama é incrível! Luxo  sem frescura, sabe? Na verdade eles nem se consideram hotel de luxo (rústico-chique é uma definião melhor), mas perto dos outros hotéis da região, são os melhores. Está certo que uma viagem para o Atacama não é para ficar no hotel e sim fazer os passeios, mas principalmente nisto há vantagens: quem fica hospedado no Tierra Atacama não precisa visitar agências de turismo em San Pedro de Atacama para reservar os passeios. Todos os tours são oferecidos pelo hotel e as vantagens são inúmeras: grupos pequenos (em geral 06 pessoas, e isso porque era alta temporada), os guias são excelentes, o veículo é excelente, eles se preocupam em levar água, refrigerante, frutas secas e barras de cereais para você comer no caminho. Sobre os passeios, farei um post separado.

Alguém comentou comigo que o objetivo do hotel era que os hóspedes se sentissem em casa. Nem era preciso dizer, era assim mesmo o clima no hotel. Como fazíamos os passeios com outros hóspedes, depois de um dia você já conheceu várias pessoas do mundo todo hospedadas ali, o que criava um clima de confraternização na piscina, no bar do hotel, no jantar. Você realmente se sente hospedada com outros amigos e ao mesmo tempo sem perder sua privacidade. Diferente de outros hotéis que você nunca quer ficar parada no hobby, eu adorava ficar nesta sala abaixo tomando meu suco de cherimoia (fruta local deliciosa).

Viagem_Atacama_TierraAtacama_01 Viagem_Atacama_TierraAtacama_02Viagem_Atacama_TierraAtacama_02a

Assim que você chega ao hotel, é recepcionado pela própria gerente do Tierra Atacama. Após check-in e acomodação no quarto, um horário será agendado para conversar com o Max, responsável pelos tours oferecidos pelo hotel. Em frente a um grande mapa, Max explica cada passeios e pergunta suas preferências (há passeios de nível fácil, médio e alto). Você já agenda todos os seus passeios de uma vez só. E todos os dias na lousinha da recepção estarão todos os passeios e horários do dia.

Viagem_Atacama_TierraAtacama_03

E convenhamos, não tem nada melhor do que voltar de um passeio e encontrar um lindo quarto arrumadinho e confortável te esperando. Ar condicionado, calefação, decoração rústica com conforto. Ficamos no quarto Poniente, que tem estas janelas enormes, simplesmente lindo para apreciar a vista do vulcão Licancabur. Todos os produtos no banheiro são L’Occitane e tinha até um chuveiro externo no terraço.

Viagem_Atacama_TierraAtacama_04 Viagem_Atacama_TierraAtacama_05 Viagem_Atacama_TierraAtacama_06

Nosso pacote era completo, o que incluía as 3 refeições diárias, bebidas inclusive alcoólicas, lanchinhos quando a fome bate fora de hora. As refeições eram uma delícia. Café da manhã em sistema buffet. Almoço e jantar a la carte. Em cada refeição um menu era apresentado, sempre oferencendo opções de 2 entradas, 2 pratos principais e 3 sobremesas para você escolher. Entre os pratos que mais gostei, pato com molho de cranberry e purê de maça, salada com camarões empanados, peixe com purê de alcachofras e o atum delicioso da salada. O hotel tem uma horta própria, aliás tem preocupação ecológica em todos os lados, como vocês devem ter percebido, muita iluminação natural e influência cultural local.

Viagem_Atacama_TierraAtacama_07 Viagem_Atacama_TierraAtacama_08 Viagem_Atacama_TierraAtacama_09 Viagem_Atacama_TierraAtacama_10 Viagem_Atacama_TierraAtacama_11Viagem_Atacama_TierraAtacama_12

Um dos pontos altos do hotel sem dúvidas é a piscina. Pelo visual, lógico. O cair da noite acontecia apenas lá pelas 20h, ou seja, dava para voltar dos passeios, dormir um pouco e passar o fim da tarde na piscina. Delícia. Além desta que aparece nas fotos, tinha outra interna com água quente e hidromassagem, perfeito para relaxar os músculos após os passeios. O hotel conta também com um SPA, que oferece massagens e tratamentos diversos.

Viagem_Atacama_TierraAtacama_13 Viagem_Atacama_TierraAtacama_14 Viagem_Atacama_TierraAtacama_15 Viagem_Atacama_TierraAtacama_16Viagem_Atacama_TierraAtacama_17

Antes do jantar sempre pedíamos um pisco sour (o drinque tradicional do Chile) e empanadas de queijo de cabra. A área externa do hotel proporciona esta vista de tirar o fôlego. Quando a noite chega, o staff ascende o fogo para te esquentar, e você fica observando as estrelas…

Viagem_Atacama_TierraAtacama_18 Viagem_Atacama_TierraAtacama_19

Casais em lua de mel podem agendar também a hidromassagem privativa, com vista para o vulcão. Tábua de queijos e um pôr do sol só para vocês. Aliás, o hotel é ótimo para lua de mel, eu só acho que falham aceitando crianças de menos de 08 anos. Sei que vai ter gente achando que eu não gosto de crianças, eu gosto sim! Mas das educadas (assim como só gosto dos adultos educados também, rs!). Uma família brasileira levou um bebê de 18 meses, coitado… deveria estar sofrendo com a altitude e calor, chorava dia e noite, e o irmão de uns 05 anos gritava o tempo todo, isso estraga o clima de lua de mel na minha opinião – preciso contar a verdade para vocês, né! Talvez tenha sido um pequeno azar estar lá na mesma semana desta família, o fato é que outros hóspedes também reclamaram desta família para gerência do hotel. Mas nada que tenha estragado a viagem maravilhosa.

Viagem_Atacama_TierraAtacama_20 Viagem_Atacama_TierraAtacama_21

À seguir: as dicas gerais para viajar para o Deserto do Atacama e todos os passeios que fizemos (quem me acompanha no Instagram @fernandafloret já viu um pouquinho!)

Mais informações e fotos sobre o hotel: tierraatacama.com 

Fotos: Fernanda Floret

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE