Você já deve ter ouvido falar que Maio é o mês das noivas. Mas você sabe o porquê?

Diz as explicações históricas que vem da Grécia antiga a tese de que o primeiro banho do ano era tomado em Abril, após o rigoroso inverno europeu, portanto em Maio as noivas ainda encontravam-se limpinhas.

Há também uma explicação religiosa: Maio é para os católicos o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus, e por isso o favorito das noivas católicas.

Na Europa e EUA o mês de Maio é a plenitude da primavera, ou seja, época de muitas flores para serem usadas na decoração e clima ideal para quem não gosta de se casar com neve ou com muito calor.

Mas e no Brasil? O título de “Maio mês das Noivas” deve ter se dado com o passar dos tempos pelos fatores acima, especialmente o religioso por sermos um país de maioria católica e pela “importação” de costumes europeus. Mas a verdade é que Maio não é o mês com maior número de matrimônios no Brasil.

O mês com maior número de casamentos no Brasil é Dezembro, e as razões são as férias e décimo terceiro. Em segundo lugar, Setembro, esse sim o mês da plenitude da primavera no Brasil. As informações são do IBGE. Mas é verdade também que não só estes meses tem um número alto de casamentos. Março, Abril, Junho, Outubro e Novembro também são meses queridinhos das noivas.

O importante é que em qualquer mês, qualquer data, sempre é bom casar! ;-)

Referência: Faça a Festa e saiba o porquê, Fabio Arruda | Imagem: Kiss the Groom

converse com a gente
 0      9       0})
DEIXE SEU comentário
17 Comentários
  1. Marília Fernandes, disse:

    Adorei o post cultural, mas a explicação grega é meio nojenta né? rsrsrs
    Me caso em novembro porque queria casar no calor e estarei terminando uma especialização, podendo assim mudar de cidade com os noivos…
    BJS

  2. Say I do, disse:

    Fe!
    Adorei!
    Eu brinquei q esse ano, abril foi o mes das noivas! Só no dia do eu casamento, 9 de abril, eu sabia de mais 8 casamentos, acredita? Rs!!

    Bjs

  3. Juliana Manduca, disse:

    Olá Fernanda!
    Valeu pelas informações…vestidadenoiva.com também é cultura!
    Um abençoado restinho de domingo!

  4. Sílvia Soares, disse:

    Bom saber que meu junho querido está ai!
    =)
    Beijo Fê!

  5. Karina, disse:

    Adorei as explicações, algumas eu não conhecia :) bjs

  6. Samuel Marcondes, disse:

    Que legal, não sabia disso não… mas o meses de abril e setembro estão sendo os campeões de procura, bem mais que maio… sinal dos tempos? ;-)

  7. Nina, disse:

    o meu é dezembro, por causa do recesso do judiciário ;)

  8. Sabrina Salton, disse:

    O meu casamento será justamente em maio =)
    Só q do ano q vem!!

  9. Thaissa Vieira, disse:

    Oba!! o meu mês do casório ano que vem! Mas a escolha nao foi por ser o mês das noivas, mas por uma comodidade por conta das nossas férias mesmo!
    Adoro seu site, ja revirei deeeesde o inicio e me inspiro demais em tantas coisas lindas que vejo aqui!
    um beijo

  10. Patrícia M., disse:

    Casarei em setembro….Plenitude da primavera e sem o horário de verão…Isso realmente me fez preferir a data!!

    valeu o post!

  11. Gabriela Santos, disse:

    Oi Fe, bom dia!

    Eu me caso em Maio/2012. e sabe por que? 1 por que sou católica e quero sim casar no mês de Maria, e outra por que nos casamos na data do nosso aniversário de namoro, noivado e será o nosso casório! Lindo não? No dia 19/05/2012 estaremos nos casando e completando 3 anos de namoro e 2 de noivado, ao todo 5 anos juntinhos. Ai que lindo!!! rs
    Beijos… boa semana!

  12. Paula, disse:

    Amei Fe, não sabia que dezembro é o mes que mais tem casamentos, escolhi casar em dezembro porque é o unico mes que consigo tirar férias, e meu noivo também, pois temos menos trabalho em dezembro. E também temos amigos em Tocantins, Rondonia, BH, Santa Catarina, todos com crianças pequenas e conseguem vir pro casório nas férias das crianças.rs

  13. Nick, disse:

    Olá meninas, eu me caso em setembro desse ano, mas a escolha do mês foi devido eu terminar a faculdade em Julho e não querer casar no frio, e em agosto diz a lenda chinesa que não é um mes de sorte devido ao numero 8, mas nem é por causa disso tbm. Uma das minhas fornecedoras disse que setembro está tendo bastante procura por ter uma estação bem parecida com a de Maio. E que por maio ser o mes das noivas, os preços das coisas vão lá me cima…

    Bjos ;D

  14. gee, disse:

    o meu foi em setembro do ano passado.
    n sabia q era o 2º mes mais procurado!

  15. Narthana Jubini, disse:

    Eu e meu noivo também escolhemos o mes de setembro, porem de 2012. Pelas flores, por nao estar muito quente, nao chover muito…
    Mas é bem pertinho das eleições, e isso atrapalha.
    Muito legal a materia.

  16. Marília Brum, disse:

    Fernanda!
    Minha sobrinha tem um livro sobre a história da higiene onde falava disso e dizia também o porquê de as noivas carregarem o buquê na frente do umbigo mais ou menos naquela altura: era para disfarçar com o aroma das flores o mau cheiro das partes íntimas (justamente pela falta de banhos frequentes). Que nojinho né?
    Amo seu blog, leio todo dia. By the way, coloquei no meu facebook essa curiosidade que vc publicou aqui e indiquei seu blog como fonte. Bjks! Sucesso sempre!

  17. Luciana Teixeira, disse:

    Eu vou me casar em setembro de 2012, e escolhi a data justamente por ser primavera e não estar tão frio aqui na minha cidade (Juiz de Fora – MG)!!!
    Ouvi dizer que setembro, pelo menos aqui em JF, tem sido o mês de mais casamentos, meu fotógrafo já está com todos as datas preenchidas pro ano que vem!! Acho que é pelo motivo que eu disse acima, aqui em JF é muito frio até agosto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>