Noiva à distância

Se já é complicado organizar um casamento pessoalmente, imagina ter que resolver tudo à distância! Mas essa é a realidade de muitas noivas: esse blog recebe muitas leitoras de Portugal, EUA, Alemanha, França, Espanha, Itália, Inglaterra, Suiça, Canadá e muitos outros.

brideairplane

Algumas eu conheço um pouco a história, a Jane de Berlim, a Susane de Munique que me escreveu outro dia, e tem a querida Tati Silvestri, que mora em Barcelona, e sempre me enviou vários e-mails. Daí conversa-vai, conversa-vem, resolvei entrevistá-la para saber um pouco mais sobre como é organizar um casamento no Brasil morando no exterior:

1) A noiva sempre se depara com muitas decisões a tomar: a cor do lacinho do bem-casado, o tipo da toalha, etc, etc… como é tomar estas decisões sem ver de fato as amostras?

Fotos, fotos e fotos! Para que eu pudesse decidir tudo pedia para que os fornecedores me enviassem fotos por email ou ainda mesmo pedia para que minha minha mâe (que está organizando o casamento para mim no Brasil) me mostrasse as amostras pelo skype!  Além disso, para que o fornecedor entendesse bem o que meu noivo e eu queríamos, preparei um briefing para cada um deles com muitas fotos de referência e, no caso do DJ, com uma listinha dos nossos gostos musicais e sugestões de músicas.

2) Como confiar nos fornecedores sem conhece-los pessoalmente?

Eu tive a sorte de conhecer alguns fornecedores pessoalmente. Porque eu sempre passo o Natal no Brasil e combinei com minha mãe de marcar com os possíveis fornecedores um dia depois que eu cheguei. Mas muitos não tive tempo de visitar porque como cheguei dias antes do Natal, a maioria dos fornecedores estavam em férias coletivas. As meninas fornecedoras da decoraçao, por exemplo, só conhecerei duas semanas antes do casório! O jeito é pedir sempre indicação para pessoas que conhecem bem o assunto casamento (como assessoras, blogueiras etc.). Depois de escolhidos, a noivinha tem que ter total confiança neles e conversar muito por email/skype/msn, o que seja! E o ideal é pedir que te enviem fotos/vídeos de referência por email! Uma imagem vale mais que mil palavras sempre!

3) Qual a importância e o quanto você delega para as pessoas que estão aqui no Brasil ajudando, como a sua mãe?

Para poder organizar um casamento à distância, é fundamental que você escolha uma pessoa de sua família ou amiga que esteja 100% disposta a te ajudar com carinho e amor! Porque é muita coisa e muito detalhe que tomarão demais o tempo dessa pessoa. Por mais que a decisão seja sempre sua, você tem que ter alguém que vá aos fornecedores, converse e negocie com eles e que, principlamente, conheça seu gosto e que saiba exatamente como você quer tudinho… Apesar de ser a minha mãe que esteja organizando tudo, eu tenho muita sorte porque todo mundo da minha família está envolvido! O gostoso é que será um casamento com um pedacinho de cada um!

4) Quanto tempo você pretende vir antes para o Brasil e o que pretende resolver nestes dias?

Chegarei no Brasil com apenas duas semanas de atencedência (porque foram os dias que consegui no meu trabalho). Vou resolver as roupinhas dos pagens (dois são de Barcelona e um de Florianópolis), o menu, os detalhes da decoração, conhecer a minha cerimonialista, vou no estúdio do DJ para decidir algunas músicas dos momentos da festa e cerimônia e ainda fazer a prova do cabelo!

5) Alguma história engraçada que vivenciou com essa experiência de organizar à distância?

Como vou casar em um jardim tivemos que orçar uma cobertura. Minha mãe foi ao espaço com o fornecedor e como o jardim é repleto de árvores, a cobertura teria de ser entre algumas árvores, ocupando um espaço bem menor do que se fosse ao ar livre. Minha mãe e eu ficamos horas no telefone para eu poder entender entre quais árvores ficaria a tal da cobertura e onde exatamente do jardim! Abri fotos do site do espaço, descrevemos cada detalle do lugar, mas não pude visualizar onde raios seria colocada a essa cobertura! É horrivel essa sensaçao! Até hoje, eu e minha mãe não conseguimos estabelecer uma comunicação efetiva e nao sei onde ficará a cobertura para a ceremônia! Toda vez que nos falamos por telefone ela me diz com jeitinho “Filhinha, quer que a gente fale hoje com mais calma sobre a cobertura?”. E nunca entramos num acordo de comunicação! Como sempre fico irritada com essa minha limitação, evitamos o assunto cobertura até a morte!

6) Com quanto tempo de antecedência você começou os preparativos? Como se organizou?

Eu me arrependo porque me organizei com pouco tempo de antecedência. Somente 9 meses. Talvez se eu tivesse me organizado melhor, poderia ter ido mais vezes ao Brasil e ter resolvido alguns assuntos importantes pessoalmente. Mas deleguei as tarefas a minha mãe e primeiro definimos o celebrante e o espaço (até entao só o tinha visto por fotos). Depois coordenamos as datas disponíveis dos dois e decidimos a data. A partir daí, mil emails entre minha mãe e eu por dia, fora os telefonemas diários! O bom é que ela curte muito tudo isso!

7) Quais as dicas que você daria para quem pretende organizar um casamento à distância?

Organizar um casamento à distância pode estressar muito mais uma noivinha! Porque você nao está lá vendo tudo de pertinho e e as fotos às vezes nao sao suficientes. Por isso, se der para planejar o casamento com mais atencedência, melhor.  Confiar muito na pessoa que está organizando o casório para você, ser super organizada e contar com pessoas que entendam muito do assunto é essencial. Uma assesora é uma salvação numa situaçao dessas porque ela te ajudará na escolha dos fornecedores, na negociação e em alinhar a linguagem do seu casamento e transmitir essa linguagem para cada fornecedor. É preciso ter muita calma nessa hora! E quando tudo parece estar incontrolável, entre na internet e leia os depoimentos de noivinhas dizendo que no final, dá sempre tudo certo e o dia D é o mais perfeito de suas vidas!

E esse conselho vale pra todo mundo! Obrigada pelas palavras, Tati!

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE