Pergunta: Fernanda, como calculo a porcentagem de faltosos média que acontece nos casamentos, para convidar o número ideal de convidados?

Resposta: Quando os noivos convidam seus parentes e amigos, entende-se que gostariam muito que todas estas pessoas estejam presentes no casamento, certo? E aí você toma todas as decisões sobre a festa baseada no número de convidados que terá, como comida, bebida, decoração, doces, lembrancinhas, etc. Como não errar?? Não seja radical nem pra mais, nem pra menos! Explico:

* Tem gente que contrata buffet para um número “X” de convidados, mas convida muito mais que isso! Outro dia uma noiva me escreveu contanto que fechou buffet para 200 pessoas, mas que na lista dela já tinham 300 pessoas. Quem sai perdendo com isso? Os noivos! Não se ache a esperta pensando que dessa forma irá pagar menos, gastar menos no casamento. O buffet irá levar comida e funcionários para atender 200 pessoas (eles sempre estão preparados para até 10% a mais) e se você tiver muito mais convidados do que isso, o atendimento será devagar e a comida pouca. Ou seja, risco grande de prejudicar toda a sua festa!!

* Alguns noivos convidam já contando que tal pessoa não virá. Sabe aquele tio que mora longe e nunca sai de casa? Pois bem, você pode ser mais querida do que imagina, e um casamento pode ser uma ótima oportunidade para a pessoa resolver viajar e vir. Portanto nunca convide achando que não vem. Se você convida, é porque quer que a pessoa venha! Teve um casamento que a noiva convidou a família de outra cidade, achando que eles não viriam. Só que a família alugou um ônibus e vieram todos – 30 pessoas – no casamento dela. Repito, se você convida, é porque quer que venha, conte com todos!

* Mas também é verdade que sempre alguém falta, por motivos de imprevisto, doença, viagens… então quando você for contratar um buffet, pode até fechar um número um pouco menor do que o total da sua lista. Esse “um pouco” é em torno de 10 a 15%. Perto da festa, se o número de confirmados tiver aumentado, você avisa ao buffet e paga a diferença.

* Cada caso é um caso, então não é uma regra absoluta, mas em geral de 15 a 20% da sua lista completa de convidados faltará. E mesmo após o RSVP ativo (ou seja, após alguém ter ligado um por um dos convidados confirmando presença), ainda considere em torno de 10% de faltosos, afinal muita gente no Brasil tem vergonha de dizer que não irá, confirma presença e não aparece. E tem os imprevistos também.  Essas porcentagens podem ser maiores se o casamento for em feriado, por exemplo. Ou menores em casamento estilo mini wedding, no qual em geral todos os convidados são queridos e vão.

As leitoras casadas do blog tiveram quantos % de faltosos? Conte sua experiência!

E as leitoras noivas, estão fazendo como?

converse com a gente
 0      5       0})
DEIXE SEU comentário
152 Comentários
  1. Rebecca, disse:

    Fernanda, sigo seu site antes mesmo de ser noiva! ahaha
    acho o máximo e suas dicas sempre me salvam!

    Tudo ia bem até que aconteceu algo suuuper imprevisto e estou desesperada. Ninguém, até agora, me deu uma sugestão plausível.

    A familia do meu noivo é da Bahia e eu fechei um salão grande porque contava com todos eles (em torno de 50 pessoas) ocorre que o primo dele que tambem é de SP marcou o casamento no mes anterior, bem proximo ao meu e o pessoal virá ao dele e não poderemos mais contar com a familia. Sem eles, meu salao ficará vazio.
    o que fazer?
    desistir desse salao e procurar outro?

    Muito obrigada pela atenção!

  2. Ana Flávia do Vale, disse:

    Olá Fernanda! Acompanho sempre seu site e agora como entrei de fato na organização do meu casamento que será em novembro de 2013, pergunto: Vou fechar meu buffet para 180 pessoas e minha lista de convidados tem 200. O casamento será em um fds prolongado (feriado na sexta) É isso mesmo? Ou devo mudar? Obrigada.

  3. Mara, disse:

    Total de convidados = 310.
    Convidados confirmados – RSVP = 270
    Convidados presentes = 272

    ATENÇÃO:
    Alguns convidados que não haviam confirmado presença, compareceram.
    Houve convidados que confirmaram e estavam ausentes.

    Buffet fechado um ano antes para 250 convidados. Número alterado para 270 vinte dias antes junto ao Buffet.
    Casei-me numa sexta feira e possuo muitos parentes distantes.
    Minha lógica:

    a) O buffet organizou-se para cobrir 110% da minha lista, ou seja, paguei para 270, mas haveria comida e assentos para 300.

    b) 10 pessoas com absoluta certeza estariam ausentes.

    c) Tinha dinheiro na carteira (caso fosse necessário pagar o excedente.

    DICA IMPORTANTE. Sempre vejo noivas pecarem com as crianças: elas podem não pagar (em alguns buffets), mas ocupam assento. Quando passar sua lista para o buffet, informe a quantidade de crianças não-pagantes(exceto as de colo).

    Ah, não convidei as crianças para recepção (apenas as da família).
    Como informei os pais: o convite foi nominal
    exemplo: João e Maria – e eles possuíam 4 filhos).
    Não coloquei Sr. João e família

    Quem entendeu, não levou
    Quem não entendeu, levou
    Quem ficou em dúvida, perguntou. Expliquei que o espaço era inapropriado para os pequenos, que teriam de ficar todo tempo à mesa com os pais, mas que o convite os incluía e seriam todos bem-vindos.

  4. Graziene, disse:

    Oi Fernanda, tudo bem!! Bom, meu nome é Graziene, me caso em maio de 2013, o casamento está marcado para um sábado as 20:30 da noite, fechei o buffet para 100 pessoas, só que minha lista tem 30 pessoas a mais, ou seja um total de 130 pessoas, vc acha que estou dentro da procentagem?? Por favor me manda a resposta por e-mail. Desde já agradeço e conto com sua opinião. Obrigado bjosss

  5. Michele, disse:

    Oi Fernanda,contratei o buffet para 150 pessoas e a lista esta dando 197 pessoas(em media 24% a mais). Porem 14 pessoas sao de outro estado e é certo” que não virão, so um milagre. Outros 19 é suspeito que nao viram…Qual sua opiniao quanto? Obrigada

  6. Vânia, disse:

    Olá Fernanda! adorei suas dicas. Eu fechei com o meu buffet para 250 convidados, e a minha lista tem 285. O que vc acha? não solicitei confirmação.

  7. Ana Carolina, disse:

    Olá Fernanda,
    Contratei o buffet para 250 pessoas e minhas lista está dando 285 convidados. Vc acha que meu excedente está dentro do percentual aceitável?
    abraço

  8. Veronica, disse:

    Olá Fernanda, td bem? Sempre visito seu site adoro as imagens e as dicas que vc colocá diariamente e na procura por dicas de porcentagem de faltosos em uma cerimônia de casamento, acabei encontrando esse post seu. Adorei a dica mais ainda estou com dificuldades para calcular o número de pessoas que possivelmente possa faltar a cerimônia do meu casamento isso porque:
    1.Vou me casar em dia 08 de fevereiro (ainda em período de férias e de viagens para muitas famílias.)
    2.Vou realizar apenas a cerimônia na igreja (não haverá festa nem coquetel)
    3.Cerca de 130 convidados são de uma cidade próxima (parentes do meu noivo)
    4.Os outros 180 convidados são da minha Cidade.
    Ou seja, tenho um total de 310 convidados, e não faço ideia de como calcular uma média de faltosos para poder alugar a igreja. Será que teria como vc me auxiliar? Ou melhor, me socorrer, já estou ficando doida, rsrsrs. Aguardo sua resposta. Tenha um final de semana abençoado.
    Att. Veronica

  9. Samara, disse:

    Oi Fernanda, tudo bem!! meu nome é Samara, me caso em novembro de 2013, o casamento está marcado para um sábado as 20:30 da noite, fechei o buffet para 150 pessoas, só que minha lista tem 25 pessoas a mais, ou seja um total de 175 pessoas, você acha que estou dentro da porcentagem??

  10. Núbia, disse:

    Bom dia, Meu casamento sera em setembro de 2013 e estou numa correria so, mas ja contratei decoração e buffet para 200 pessoas e minha lista esta dando 290 pessoas so que meu casamento vai ser no interior a 30km de onde moromos e meus familiares tbm sao de cidades diferentes nao sei como fazer, tenho medo de contratar o buffet para mais 100 pessoas e nao hora nao ir as 200.

  11. Renata, disse:

    Bom Dia,

    Me caso agora em Julho e estou na dúvida de como calcular o percentual de faltas na recepção? Eu considero as crianças não pagantes(0 a 5 anos)também?
    Fechei o buffet para 150 convidados e decoração para 22 mesas, ou seja 176 lugares.
    Qual seria a margem que eu devo trabalhar?

    Obrigada
    Renata

    • Fernanda Floret, disse:

      Renata, Está tudo explicado no texto… você não mencionou quantos convidados convidou, mas crianças não pagantes não precisam ser inclusas na conta, e como parece ser um casamentos menos (15 convidados), você pode considerar uma porcentagem de 1% de faltosos, lembrando que isso não é uma regra, varia para cada caso, afinal vocês podem ser muito queridos e todos irem. Beijos

  12. Renata, disse:

    Fernanda,
    Eu convidei 156 adultos, 13 crianças (0 a 5 anos) e 7 crianças (6 a 9 anos) em um total de 176 pessoas, conforme contratado 22 mesas com 8 lugares. Para o buffet fechei 150 pessoas.

  13. Girlane, disse:

    Olá, Fernanda.
    Meu casamento será mês que vem: Agosto. Fechei o buffet pra 150 pessoas. Só que faltam umas 15 pessoas que desejo muito convidar, porém não chamei por ter fechado para 150 e no caso chamando essas 15 a mais ficaria 165 pessoas. Será que posso convidar esses 15 sem problema?

    • Fernanda Floret, disse:

      Girlane, se fosse eu a noiva, convidaria, porque nunca vão 100% dos convidados, as pessoas têm imprevistos e infelizmente precisam faltar. Beijos

  14. Jenniffer Silva, disse:

    Olá! Me ajuda! Vou casar dia 16/11 em Cuiabá. Moro em BH, e os convidados da familia do meu noivo moram em BH e alguns amigos meus tb. Daqui de BH convidamos 200 pessoas. A gente esta sem noção se elas vão ou nao. Temos certeza de 50. E nao sabemos qual informação passar ao Buffet. De Cuiabá, meus parentes, convidei 150 pessoas, e fechei o Buffet por enquanto para 200 pessoas. Mas lá cabe até 600 pessoas . Como saber quantos de BH irão ? Pensei em um mes antes perguntar de um por um… O que acha?

    • Fernanda Floret, disse:

      Olá Jenniffer – sim, a melhor opção é confirmar diretamente com os convidados se eles vão ou não. Mas não deve ser os noivos quem devem ligar porque o convidado pode ficar encabulado de dizer para você que não poderá ir. Contrate um serviço de RSVP para fazer este trabalho, ou peça ajuda para sua mãe, uma madrinha. Beijos

  15. vanessa, disse:

    olá

    Irei me casar no ano que vem, o lugar mais barato que encontrei(em um hotel aqui da cidade) tem espaço somente para 100 pessoas(isso foi bem claro), o lugar é muito bonito e dispensa decoração, gastaremos mesmo com a decoração da cerimônia(que será no mesmo local) e o buffet. Minha lista é de 120 pessoas, e tem pessoas que tenho certeza que não virão, mas convido por educação(algumas são da família e outras amigos distantes).Não fechei com o local ainda pois estou com medo de fechar e irem todos os convidados. O que faço? Fecho com esse local? Conto com a possibilidade de faltas?

  16. Priscila Braga, disse:

    Olá Fernanda! Me caso no próximo sábado… contratei umbuffet para 200 pessos… mas convidamos 220… devo me preocupar??

    • Fernanda Floret, disse:

      Priscila, normalmente sempre tem os que não podem ir, então na teoria você não precisa se preocupar. Outro detalhe, o buffet sempre deve estar preparado para servir 10% a mais do número de convidados. Mas só você para conhecer seus convidados e saber todos confirmaram presença ou não. Beijos

  17. Vivian, disse:

    Meu casamento será em novembro em MG minha lista esta em 305 pessoas, para um um buffet de 250 pessoas. Porém, meu marido é militar e mts convidados são de outros estados e não virão com certeza. O percentual é maior, mas vc acha aceitável por causa desse diferencial das pessoas serem de outra cidade e estado? Obrigada. No aguardo ansiosa.

    • Fernanda Floret, disse:

      Vivian, não tem como eu te garantir uma resposta mágica que garanta quantas pessoas irão na sua festa. Para ter certeza de quantas pessoas não irão, melhor você contratar um serviço de RSVP, esta é minha indicação. Beijos!

  18. Flavia, disse:

    Ola Meninas,

    Eu estou muito preocupada com minha lista. Sou de Vitoria-ES, moro em BH e meu namorado é de BH, porém a festa será em Vitoria-es (depois de semanas decididimos). Meu namorado quer colocar todo mundo porque acha que assim, não deixa de convidar porem sabe ou tem quase certeza que não irão. Já percebi que isso nao vai dar certo. Minha lista começou para 200-250 e já está em 307.

  19. julia, disse:

    oi gente podem me ajudar estou preocupada por que resolvi fazer meu casamento na praia e pelo fato de ter muito convidados de longe, pensei que a maioria do pessoal nem ia confirmar presença,e na verdade está sendo ao contrario tem convidado convidando até amigos que nem conheço para companhia no evento o que vocês me dizem disto que situação que estou não sei o que dizer diante disto.

    bjos

  20. Patricia Brasil, disse:

    Olá Fernanda,sua matéria como todas as outras, ajudam muito a vida das noivinhas, assim como eu, obrigada!!! Agora Fe estou super enrolada, e sinceramente não sei o que fazer… Vou casar em 20/10 e minha lista de convidados tem 420 pessoas, porém o espaço é menor, é em uma chácara e o pessoal de lá diz que cabem 300 pessoas. Porém é ao lado da minha casa, muito perto da maioria dos convidados e eu acho que quase todos vão, tenho quase certeza por causa da comodidade de ser perto, e achamos que quem não vai por consideração vai para comer sabe? Infelizmente é uma realidade… Nesse caso o que devemos fazer, podemos fechar o buffet contando que em média 20% das pessoas não vão? E o espaço, podemos apertar mas até que ponto, pois não quero que fique todos apertados em meu casamento… Me ajuda pls

  21. André Rodrigo, disse:

    Fechei com o buffet para 250 pessoas, porém eu e minha noiva deixamos fugir do controle e nossos pais chamaram muitas pessoas. Eu coloquei um limite nos meus, mas ela infelizmente deixou que chamasse uma quantidade muito grande. Enfim foram chamadas 500 pessoas para uma festa de 250. E agora quem poderá me defender? brincadeira! Estou muito preocupado com isso e gostaria de alguma dica de quem já passou por essa mesma situação.

  22. André Rodrigo, disse:

    Eu quase briguei para que não chegasse nesse ponto, mas sempre me dobraram dizendo que tem que mandar convite pra tal pessoa por educação e tal. Somente convites por educação no final das contas foram para 150 pessoas. Detalhe meu casamento é dia 19/10.

  23. Renata, disse:

    Me casei em Julho e agora vim aqui fazer o relato do meu casamento :)
    Contratamos o buffet para 150 pessoas, no buffet eles me informaram que trabalhavam com uma margem de segurança de 20 pessoas a mais do que o contratado(para não faltar comida, bebida, lugares e garçons caso fossem convidados a mais) e lá também os fornecedores pagavam como convidados (fotógrafo, cinegrafista, dj, etc…).
    Convidamos 167 pessoas, contando com os fornecedores que trabalhariam no evento, tínhamos até mais pessoas para chamar mais não quisemos ultrapassar a margem de segurança.
    No dia do casamento, alguns convidados foram só na Igreja, outros só no buffet . Para limitar a entrada de convidados no buffet, fizemos convites individuas que deveriam ser entregues na recepção, mas mesmo assim entraram pessoas a mais do que convidamos (Nunca levem em um casamento uma pessoa que não foi convidada sem antes falar com os noivos…)
    No final, houve um percentual de faltantes de 22%, todos os convidados foram bem acomodados, bem atendidos e minha festa só elogios.
    Dica: Se prepare para imprevistos, não ultrapasse a margem de segurança informada pelo buffet !! Caso o número de convidados ultrapasse a margem, aumente o número de convidados com o buffet , assim seu evento será só elogios !!

  24. Bruna, disse:

    Olá Fernanda!
    Estou seriamente preocupada com a lista de convidados do meu casamento.
    Me caso dia 08/11/13 e fechei o buffet para 150 pessoas sendo que o pagamento foi dividido igualmente entre as famílias.
    A lista chegou a 230 pessoas convidadas.
    Infelizmente não posso retirar ninguém uma vez que já está sendo finalizada a entrega dos convites.
    Estou estimando que irão mais ou menos 180 pessoas.
    Você acredita que estou estimando muito baixo?

    Muito Obrigada pela ajuda!

    • Fernanda Floret, disse:

      Bruna, só você conhece seus convidados, somente você pode saber. Na minha opinião, se pagou buffet para 150 pessoas, deveria convidar no máximo 180. Minha sugestão é que faça o serviço de confirmação de presença e avise o buffet sobre o número maior de convidados, para não correr o risco de faltar comida/ bebida no seu casamento. Beijos

  25. Marina, disse:

    Oi Fernanda, tudo bem?
    Precisei adiantar meu casamento 4 meses do previsto e acabei ficando sem muita opção de data. Estou considerando a hipótese de realizar numa sexta-feira. Casaremos no interior, e grande maioria dos convidados é de outra cidade.
    A estimativa de quebra de convidados é muito maior nesses casos?
    Obrigada!

  26. Daniele, disse:

    Fernanda:

    Bom dia. Estou preocupada com nossa lista fechamos para 160 pessoas. Temos até agora 152 convidados confirmados (por telefone), apenas 78 no site. Ainda faltam confirmar 31 pessoas. Você acha que estamos na margem? O casamento é em 15 dias. O que você sugere? Agradeço, Daniele

  27. Talita, disse:

    Bom dia, Fernanda!!!!
    Meu casamento é para 300 pessoas.
    Ao iniciar a lista final, meu convidados subiram para 375.
    Será quer seria mais prudente aumentar o buffet??? Tenho medo de falta comida e bebida.
    Obrigada pela ajuda

  28. Alessandra, disse:

    Bom dia, Estou fechando minha festa para 200 pessoas, porém minha lista possui 247, acha uma margem muito grande? Grata.

  29. Olga, disse:

    Me casei em julho do ano passado.
    Paguei buffet para 120 pessoas,no dia foram 119, mas a lista chegou a 174 pessoas. Somente cerca de 20 convidados tiveram a delicadeza de dizer que não iam… Tinha alguns que eu já convidei sabendo que não iam, pois moram a 3 h da minha cidade.
    Quanto as crianças, chamei apenas as da família, teve gente que entendeu, teve gente que não… Paciência

  30. Luciana Chequer, disse:

    Olá! Estou fazendo a minha festa de casamento. Fechei o buffet para 200 pessoas, mas a minha lista tem 250 pessoas. Acha que está bom? Ou devo aumentar o número de pessoas com o buffet? E para não ter erro, estou entregando convite individual!

  31. Marcele, disse:

    Olá! O meu casamento será em setembro deste ano. Estou com as mesmas dúvidas das outras noivas. A minha festa é para 160 pessoas, contratado com o buffet e queria saber até quantas pessoas eu poderia convidar a mais. Sendo que na família do meu noivo a maioria são de outra cidade e alguns não virão (pelo menos achamos isso). Estou com mta dúvida, pois não quero festa vazia, mas também tenho medo de ultrapassar. Aguardo resposta por e-mail. Obrigada!

  32. Rita, disse:

    Servirei um coquitel para 120 convidados no meu casamento, mas a lista já está em 122 e se 6 pessoas (que não estavam até então prevista em nossa lista) forem acrescentadas teremos no total de 128 pessoas. Será que vale a pena arriscar ou devemos aumentar o coquitel para 130 pessoas?

  33. Rosi Nascimento, disse:

    Boa tarde!

    Fechei buffet para 80 pessoas mas minha lista tem 90.
    o que faço aumento com o buffet mais 10 pessoas ou deixo as 80 mesmo?

    Dúvida cruel , aguardo resposta.

    Obrigada.

    • Fernanda Floret, disse:

      Rosi, como disse no texto, é normal ter de 10 a 20% de faltantes, então você pode manter o buffet para 80 pessoas. Se certifique antes de que no contrato com o buffet, eles conseguem cobrir até 10% de pessoas a mais. Assim, se forem as 90 pessoas, eles conseguiram servir bem e você paga a diferença depois.

  34. Janaina, disse:

    Boa tarde Fernanda
    Me caso dia 23 de agosto de 2014 e estou pagando buffet para 200 pessoas, com 200 lugares para sentar. Só que minha lista de confirmados ja esta em 230 convidados.
    Tenho receio das pessoas que nao confirmaram, irem no casamento tbm….acha que devo me preocupar?

  35. Laisa Maia, disse:

    Olá Fernanda
    Eu me caso no dia 11 de abril de 2015. Estou pagando uma festa para 170 pessoas, o buffet me deu mais 20 de cortesia. Então a festa será para 190 pessoas. A minha lista tem 226 convidados, contudo minha família é muito desunida, provavelmente muitos faltarão. Essa estimativa que eu fiz está correta? Devo chamar mais pessoas? Outra dúvida é em relação a confirmação. Eu não tenho cerimonialista eu mesma estou fazendo tudo sozinha. As pessoas que não confirmaram presença devo pegar os convites de volta ou não?

  36. Raquel, disse:

    Me caso em dezembro de 2014 Fechei o buffet para 150 pessoas o salão é pequeno com apenas suporte para 150 pessoas e 150 assentos mas a minha lista já está em 190 pessoas oq faço ? Preciso que pessoas que casaram recentemente me diga quantos faltaram em seus casamentos to desesperada. :/

    • Fernanda Floret, disse:

      Raquel, você não pode se basear em quantas pessoas faltaram no casamento dos outros, afinal cada casamento é um casamento e só você mesma para conhecer seus convidados e saber se eles irão ou não. Normalmente faltam entre 10 e 20%, então o ideal seria você deixar sua lista com o máximo 170 pessoas, para garantir conforto para todos.

  37. Camila, disse:

    Olá!!! Irei me casar em Janeiro de 2015, e fiquei noiva este mês, ou seja, tenho 5 meses para organizar uma festa para 150 pessoas!!!

    Então, meu dilema é a lista de convidados, pois as duas famílias moram em outras cidades, e nos casaremos no “meio do caminho” entre as duas famílias. Queremos fechar 150 pessoas para contratar o Buffet o mais rápido, porém não tenho certeza quem virá ou não. É melhor eu esperar as confirmações para depois contratar o Buffet?

    Obrigada,
    Camila

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>