Pergunta: Fernanda, como calculo a porcentagem de faltosos média que acontece nos casamentos, para convidar o número ideal de convidados?

Resposta: Quando os noivos convidam seus parentes e amigos, entende-se que gostariam muito que todas estas pessoas estejam presentes no casamento, certo? E aí você toma todas as decisões sobre a festa baseada no número de convidados que terá, como comida, bebida, decoração, doces, lembrancinhas, etc. Como não errar?? Não seja radical nem pra mais, nem pra menos! Explico:

* Tem gente que contrata buffet para um número “X” de convidados, mas convida muito mais que isso! Outro dia uma noiva me escreveu contanto que fechou buffet para 200 pessoas, mas que na lista dela já tinham 300 pessoas. Quem sai perdendo com isso? Os noivos! Não se ache a esperta pensando que dessa forma irá pagar menos, gastar menos no casamento. O buffet irá levar comida e funcionários para atender 200 pessoas (eles sempre estão preparados para até 10% a mais) e se você tiver muito mais convidados do que isso, o atendimento será devagar e a comida pouca. Ou seja, risco grande de prejudicar toda a sua festa!!

* Alguns noivos convidam já contando que tal pessoa não virá. Sabe aquele tio que mora longe e nunca sai de casa? Pois bem, você pode ser mais querida do que imagina, e um casamento pode ser uma ótima oportunidade para a pessoa resolver viajar e vir. Portanto nunca convide achando que não vem. Se você convida, é porque quer que a pessoa venha! Teve um casamento que a noiva convidou a família de outra cidade, achando que eles não viriam. Só que a família alugou um ônibus e vieram todos – 30 pessoas – no casamento dela. Repito, se você convida, é porque quer que venha, conte com todos!

* Mas também é verdade que sempre alguém falta, por motivos de imprevisto, doença, viagens… então quando você for contratar um buffet, pode até fechar um número um pouco menor do que o total da sua lista. Esse “um pouco” é em torno de 10 a 15%. Perto da festa, se o número de confirmados tiver aumentado, você avisa ao buffet e paga a diferença.

* Cada caso é um caso, então não é uma regra absoluta, mas em geral de 15 a 20% da sua lista completa de convidados faltará. E mesmo após o RSVP ativo (ou seja, após alguém ter ligado um por um dos convidados confirmando presença), ainda considere em torno de 10% de faltosos, afinal muita gente no Brasil tem vergonha de dizer que não irá, confirma presença e não aparece. E tem os imprevistos também.  Essas porcentagens podem ser maiores se o casamento for em feriado, por exemplo. Ou menores em casamento estilo mini wedding, no qual em geral todos os convidados são queridos e vão.

As leitoras casadas do blog tiveram quantos % de faltosos? Conte sua experiência!

E as leitoras noivas, estão fazendo como?

converse com a gente
 0             0})
DEIXE SEU comentário
183 Comentários
  1. Sandra, disse:

    Bom dia Fernanda td bem? Poderia tirar uma dúvida?
    A festa já foi realizada, fechei p 150 convidados, mas compareceram 130 convidados. Ou seja 20 pessoas não compareceram, sabe me dizer se tenho direito a receber por essas pessoas que não foram, falo isso pois a quantia não é pouca… Obrigada!!

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Sandra, não, não tem direito porque o buffet comprou alimento e equipe de funcionários calculando para 150 convidados, então não tem como devolver o dinheiro. Beijos

  2. Graziele, disse:

    Oi Fernanda,
    Gostaria que a recepção do casamento fosse íntima, somente para familiares próximos e padrinhos. Seria errado convidar as demais pessoas somente para a cerimônia, uma vez que haverá recepção? No site dos noivos, que será público, é errado mencionar a recepção uma vez que nem todos serão convidados?
    Muito obrigada.

  3. larissa, disse:

    Boa tarde Fernanda!
    Sei que é tudo sobre casamentos
    Mais estou com uma duvida muito grande pois vou fazer a festa dela mais tenho um buffet que da para 130 pessoas e minha lista é de 147 dai muitos parentes são de são paulo e eu estava pensando se ligar ou mandar um pre convite falando que iremos fazer a festa em tal dia para ver quem vai vir pois preciso fechar com o buffet já pois vou ter que pagar aquele x para não sair do meu orçamento opois tinha salão que acomoda mais ão cabe no meu orçamento e esse deu certo

  4. Emerson, disse:

    Boa tarde.ja me casei sábado passado,porém o buffet esta me cobrando 50 taças de água que quebrou.a festa foi para 300 pessoas.existe uma estimativa para a quebra??

    • Fernanda Floret, disse:

      Não existe uma estimativa, mas eles deveriam mostrar essas taças quebradas para alguém no final da festa. Esse é o trabalho da assessoria de casamento, fazer essa conferência no final. Eles deveriam ter documentado com alguém no final da festa a quebra, porque senão fica sem provas.

  5. Juliana Morais, disse:

    Eu sou noiva e tenho uma dúvida…tem várias crianças na minha lista. Elas devem ser contabilizadas normalmente ou existe alguma outra maneira?

    obrigada!

    • Fernanda Floret, disse:

      Juliana, você precisa perguntar para seu buffet. Cada buffet tem suas regras.

  6. Vicente De Marco, disse:

    Ola Fernanda, boa tarde!
    Porfavor, sabe me dar uma ideia da porcentagem média de faltosos para um casamento fora do Brasil. Numa lista de 150 convidados, que não é tão pequena e íntima, com você sugere o cálculo. E sendo em outra cidade do Brasil?
    Muito obrigado

    • Fernanda Floret, disse:

      Vicente, num casamento fora do Brasil ou mesmo outra cidade, normalmente é feito a confirmação de presença e os noivos ficam sabendo exatamente quem vai ou não, até porque as pessoas precisam reservar hotel, então é mais fácil de saber quem vai ou não. Mas não existe uma regra de porcentagem de faltosos, varia muito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>