Um Brunch Brasileiro: pão de queijo

Por Priscila Pighera

Aprendi a fazer esta receita de pão de queijo no Espaço B. Gourmet da Casa Cor 2010, com o chef Rogério Shimura, um dos melhores padeiros de São Paulo e sócio do Alex Atala.  Por aí, já podemos perceber que a receita só pode ser das melhores – e digo mais: é muito fácil de preparar.
Desde então minha casa ficou mais acolhedora e mais cheirosa.

Para preparar o pão de queijo você precisará de um bowl, uma leiteira, 2 formas de alumínio, uma espátula e uma balança.

Ingredientes:
240g polvilho azedo
60g polvilho doce
6g sal
45g óleo
165g leite
45g ovos
150g queijo meia cura
30g queijo parmesão

E agora que vocês devem estar se perguntando: mas eu tenho que pesar tudo? Até o ovo?
Sim. E o motivo é muito simples: minha xícara não é igual a sua xícara. O ovo* que você vai usar tem tamanho diferente do meu.
A única certeza de usarmos as mesmas quantias, será usando a balança.
Se você não tem uma, não pense duas vezes em colocar na sua lista de noivas, ou se já é casada, compre uma. É um item essencial numa boa cozinha – e descobri isso recentemente.
Se você usar os pesos corretos, eu garanto que seu pão de queijo vai dar certo. 🙂

Coloque os polvilhos e o sal num bowl. Ferva o leite e o óleo e depois despeje lentamente sobre os polvilhos.
Com a espátula misture os ingredientes até esfriar. Adicione o ovo e incorpore.
Por último, adicione os queijos (nesse momento você pode abandonar a espátula e misturar tudo com as mãos pois a massa já estará fria – não esqueça de tirar a aliança).

Tudo isso levará no máximo 10 minutos. Pré-aqueça o forno em 180 graus.
Enquanto aguarda o aquecimento do forno, faça pequenas bolinhas e coloque nas formas untadas, deixando espaço entre cada uma.
O tempo no forno é relativo. Eu faço bolinhas de 25g a 30g e meu é grande. Com isso, leva uns 30 minutos para ficar pronto.

Bom apetite!

* Para pesar o ovo, quebre-o num recipiente e misture a gema com a clara. Se ultrapassar 45g, retire o excesso com uma colher.

PS: Essa receita de pão de queijo pode ser congelada. Mas atenção para o truque: depois de preparar as bolinhas, leve ao freezer sem embalar ou cobrir.  Após o congelamento, aí sim você pode armazenar num ziplock ou em algum recipiente.

Fotos: Narciso Souza

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE