Vira e mexe eu recebo e-mail de algumas noivinhas contando que não tem a mãe por perto para compartilhar os preparativos do casamento e não querem contar ou pedir opinião para as amigas e madrinhas porque querem que no dia tudo seja surpresa para todos! Daí me escolhem como “amiga virtual” para pedir uma dica ou opinião do vestido, da decoração, etc, etc…. Eu fico até lisonjeada de participar, mas eu quero contar uma coisa: no meu casamento eu também fui assim. De vez em quando alguma madrinha oferecia ajuda, mas como eu queria que tudo fosse surpresa, recusava a ajuda e não contava nenhum detalhe do casamento. Acho que a cor da decoração foi segredo até para minhas irmãs! E se tem algo que eu mudaria se fosse me casar hoje seria essa atitude.

Quando a gente conta os detalhes, pede ajuda ou opinião para alguma amiga, ela vai curtir tudo em dobro: na hora que você contar e na hora em que ela presenciar o detalhe compartilhado na festa! Juro, é muito mais legal. Às vezes as noivas fazem tanto segredo sobre alguma coisa que o convidado sequer identifica o detalhe na festa. Se tivesse contado antes, a pessoa teria curtido na hora que você contou e na festa iria saber o significado do detalhe, o quão é especial pra você ou quanto você se dedicou para ter isso. As pessoas valorizam muito mais cada coisinha quando sentem que fizeram parte daquilo durante os preparativos do seu casamento, quando sabem o significado, ou o quanto você teve que economizar ou batalhar para ter aquilo. É mais gostoso para todos.

Enfim, cada um é cada um e se você acha que tem que fazer segredo de tudo, tudo bem. Esse post não é nenhuma regrinha ou “tem que ser assim”. Mas vale pensar um pouquinho no assunto, não vale? Tente compartilhar algum “segredo” do seu casamento com suas madrinhas pra ver como elas vão participar e curtir tudo muito mais com você!

converse com a gente
 0      2       0})
DEIXE SEU comentário
36 Comentários
  1. Vanessa S., disse:

    Concordo plenamente em não guardar segredos, principalmente depois que passei por isso como madrinha.
    Desde que tive a experiência de ser uma madrinha ativa nos preparativos passei a ver como era gostoso saber o significado das coisas e como alguns detalhes se desenrolaram durante os preparativos que pensei que na minha vez faria o mesmo.

    Hoje, como noiva posso dizer que minhas madrinhas estão sempre atualizadas. Como cada uma mora num canto e não é tão simples marcar encontro com todas, a cada 15 ou 30 dias faço um uma “newsletter” digital com todas as novidades (idéia que peguei de um site dringo).
    Além de curiosidades e detalhes sobre os preparativos tb acabo colocando dicas sobre moda, frases bacanas e outras coisinhas… Tem sido uma troca bem gostosa!

  2. Giselle, disse:

    Tem dois lados né…

    1º quando vc faz as pessoas se sentirem importantes por participarem, tem seu laço de amizade mais estreitado… ganha sugestões, …

    2º quando vc conta pra pessoas erradas que não vão te ajudar e ainda vão tentar te fazer desistir dos seus sonhos…rsrs

    Mas acho que as noivinhas devem sim escolher verdadeiras amigas pra compartilhar os detalhes do seu tão sonhado dia… :)

  3. Juliana Machado, disse:

    Olá Fê !!!

    Aqui é a Jú que participou do bouquet de fotos com a dica dos fotógrafos participarem do encontro de padrinhos para as dicas sobre as fotos, tudo bem?!?!?!

    Concordo que deixar as pessoas que querem participar dos detalhes é MUITOOO bom! Bom porque realmente há uma interação, uma troca de experiências, e quanto aos detalhes, eles são muito mais curtidos!

    É claro que algumas surpresinhas devem existir, mas é gostoso compartilhar com aquelas que te amam o quanto está feliz com X, Y Z conquistas…

    Já fui madrinha de alguns casamentos que as noivas tb não queriam que ficássemos sabendo e no dia não me senti muito integrada…. Apesar do lado sentimental do relacionamento de amizade para ser madrinha; no dia mesmo, não sabia nada além do que todos os presentes.

    Acho que vale a pena compartilhar. A palavra de ordem hoje é COMPARTILHE !!!! =)

    Beijos

  4. Mariana, disse:

    Eu concordo com você, Fe. E concordo com a Giselle também. É uma faca de dois gumes. Elas podem te estimular como também podem te desestimular. Sem falar naquelas pessoas que ROUBAM suas idéias e executam no casamento delas (antes!!!). Infelizmente, acontece… Eu prefiro fazer segredo de algumas coisas, mas pras pessoas mais próximas eu adoro compartilhar os detalhes!

  5. Luciana, disse:

    Eu também tenho um pouco de receio de contar tudo, mas acho que alguns detalhes seria bacana compartilhar. Vanessa, poderia dizer qual site gringo fala dessa newsletter digital? Gostei da ideia.
    obrigada
    bjs

  6. Isabel Furtado, disse:

    Acho que tem que compartilhar sim!!! Vivi um pouco disso no Brunch que organizei para a minha irmã. Eu, e a amiga dela que ajudou nos preparativos, éramos as mais empolgadas. E acredito que com o casamento deva ser a mesma coisa, não?
    E fora que se minha irmã não dividir os detalhes do casamento eu esgano ela!!! rs…

  7. Michele Navega, disse:

    Eu não fiz segredo sobre muitas coisas. Apenas algumas bobagens.
    O meu maior erro mesmo foi ter tomado tudo pra mim. As pessoas sabiam a quantidade de coisas que eu tinha pra fazer, ofereciam ajuda, e eu dizia que não precisava, que estava tudo sob controle. Não conseguí delegar nada. Ou seja, fiquei mega estressada, cheia de coisas pra fazer, e na noite anterior ao casamento eu estava enchendo saquinho de arroz, que é uma coisa que poderia ter deixado à cargo de outras pessoas…
    Não aconselho ninguém a fazer isso. O melhor é dividir tudo.

    Bjs

  8. Jane, disse:

    Concordo plenamente! O unico segredo do nosso casamento foi o tango. E como ninguem esperava (e o DJ vacilou e esqueceu de anunciar a primeira danca), um monte de gente perdeu o comecinho! rsrs

    De fato compartilhar e muito gostoso. Eu compartilhei com um monte de amigas, ate foto de prova de vestido mandava! Mas so compartilhei com quem perguntou e se interessou em saber, e se mostrou disposta a participar e vibrar junto! Foi uma delicia!

  9. fernanda, disse:

    CONRODO TOTALMENTE!!! As pessoas dizem que eu tô estragando contando tudo no blog, que eu nao consigo ficar de boca fechada mas pra mim é exatamente isso, compartilhar é fazer que seus convidados façam parte de tudo e passem por cada mini detalhe e pensem ahhh aquele negocio que ela comentou que ia ter por causa disso disso e disso :) Por isso conto tudo, todo detalhezinho!

  10. Hérica, disse:

    Fê,

    Concordo com vc.
    Algumas coisas só fazem sentido se nós compartilharmos mesmo.
    Eu estou fazendo isso com alguns itens, mas confesso que tbém tenho alguns segredinhossss.

    Bjus

  11. Renata, disse:

    nunca parei pra pensar nisso, sou uma noiva mega atipica mesmo…faço segredo de nada não, até enquete pra q esmalte eu vou usar eu faço se deixar :P sou empolgada e faladeira demais, difícil ia ser eu fazer segredo, hehe

    no máximo, se eu conseguir, faço um segredinho sobre o conteúdo da cesta de boas-vindas q vou deixar nos quartos do hotel do casamento…de resto, gosto d ampla participação popular ;)

  12. Catarina, disse:

    Eu ainda não sou noiva, mas vou contar… realmente é uma delícia participar dos detalhes dos casamentos das amigas!!! No ano passado chegamos a nos reunir para fazer as argolas de guardanapos, e até colocar o laço em convites…e foi uma delícia!!! Na hora curtimos muito…ter feito parte de um jeito bem especial daquele que foi o dia mais feliz na vida dela!!!

    A única surpresa que ela guardou foi o vestido!!! E tava linda!!!

  13. Daniela Neri, disse:

    Sim, tem coisas que tem de fazer segredo…mas eu não aguento e muitas vezes acabo contando rs
    beijos

    DANI

  14. Vanessa, disse:

    Eu também fui “meio” assim na época do meu casamento… pedi algumas opiniões, mas a maioria das decisões deixei em off… queria fazer surpresa, mas também sou meio controladora… faz parte da minha personalidade…rsrsrsrsrs…

    Não sei se conseguiria fazer diferente…

    Beijos

  15. Camila Stecca, disse:

    Nossa Fernanda, concordo com absolutamente cada linha do seu post. Eu mostrei pras minhas madrinhas e até pra algumas amigas fotos de todas as provas do meu vestido e contei vários detalhes. É muuuuuito gostoso dividir com quem a gente gosta, é a melhor parte!!! Que graça tem fazer tudo sozinha e ninguém se empolgar com você?! Elas se emocionaram e vibraram junto com cada coisinha. Quando meu vestido ficou pronto, mostrei pras minhas tias e minha avó, elas choraram de emoção e ficaram tão, tão felizes e eu tbm fiquei contente! É lógico que não sai falando pra todo mundo, mas é impossível não dividir. Mesmo porque saber antecipamente e ver com os próprios olhos do “dia D” é completamente diferente!!! No dia, todo mundo lembrou o quanto foi importante pra mim fazer cada detalhezinho. Coloquei no nosso site de noivos o significado do monograma e várias outras curiosidades sobre o casamento, para os convidados mais distantes poderem entender o que aquilo representava. Quando as pessoas queridas se envolvem tudo fica mais gostoso, mas emocionante e mais alegre. AMEI AMEI AMEI o post! Parabéns. Beijos

  16. Rafaela Peres, disse:

    Oi meninas,

    No meu casamento pude compartilhar os segredos com minha mãe e minha irmã. Ainda assim sofrir bastante porque queria que tudo fosse surpresa, tudo. Principalmente a banda do meu primos que tocou. Acontece que todos começaram a investigar meu casamento, fazendo fofocas e etc, eu sofrir muito, muito mesmo.
    A minha intenção era ótima, mas as pessoas não entenderam bem, e acabou que eu me descastei sem necessidade.
    A minha opnião é que fazer surpersa de tudo não é necessário, mas uma coisinha ou outra é bacana.

    bjs

  17. Kelly Sousa, disse:

    Oi Fernanda,

    A pergunta nao eh sobre o post, mais estou desesperada.
    Estou enderecando os convites e vi seu post sobre o assunto.
    Como meu casamento eh informal vou colocar “Aos queridos” para todos da familia.

    Mas no caso dos meu primos (menores) e tios que moram na mesma casa como escrevo?

    Aos queridos tios Fulano e Fulano e ???

    Beijos e muito obrigada

  18. Kelly Sousa, disse:

    Oi Fe, desculpe esqueci de colocar no comentario de cima,

    No caso da tia que mora com a vo.

    Por favor, qual vc acha correto

    A querida avo Fulana e querida Tia ….

    Ou As queridas Avo Fulano e Tia…

    Beijooos

    • Fernanda Floret, disse:

      Kelly, no caso da tia e avó, elas devem receber convites individuais, mesmo morando na mesma casa. Faça um para a querida avó e outro para a querida tia, fica mais bonitinho!
      No caso dos tios e primos (supondo que seja uma família, certo?), escreva o nome de todos: Aos queridos João, Maria, Zezinho e Luizinho
      Beijos

  19. Maria Gabriela Silva, disse:

    Oi Fê. Acompanho seu site desde o ano passado quando comecei a planejar meu casamento. Agradeço muito a vc porque as consultas diárias ao “Vestida de noiva” foram decisivas para muitos detalhes.
    Sou uma pessoa muito ansiosa e quase nunca consigo fazer surpresas. O meu esposo falava que quando chegasse na festa as pessoas não teriam muito o que ver porque já tinha contato. Mas sempre discordei dele a esse respeito. No meu casamento cuidei de todos os detalhes. Moro em SP, mas fiz o casamento e a festa em Uberlândia porque tanto a minha família quanto a do meu esposo é natural de lá. Então, viajava mensalmente a Uberlândia para cuidar de tudo e se não fosse a ajuda das minhas amigas, não sei o que teria sido de mim Rsrsrsrsrs porque teria que abandonar muitas ideias e deixar de lado muitos detalhes. Três dias antes do casório eu e mais duas amigas estávamos finalizando algumas lembrancinhas. E isto que vc falou é verdade porque as pessoas que já sabiam de algumas coisas procuraram por elas na cerimônia e na festa. As que não sabiam não conseguiram captar um monte de coisas e ficaram chateadas por isto. Então, acredito que seja possível compartilhar várias coisas sem perder o charme porque o mais importante é que elas aconteçam. Além disso, acredito que a fase que mais aproveitamos é o antes porque durante o casamento e a festa estamos tão envolvidos e passa tão rápido que temos a sensação de que não curtimos tanto quanto deveríamos. Por isso marquei meu casamento com pouco mais de um ano de antecedência e participei ativamente de tudo sem deixar de compartilhar as minhas alegrias nos momentos que antecederam.
    Parabéns pelo site e obrigada.

  20. Samira Sheisla, disse:

    Eu concordo em gênero número e grau! Desde que eu convidei as minhas “bridesmaids” eu as matenho atualizadas sobre tudo tudo tudo…elas se sentem super felizes por participar e ajudar, eu faço terapia de graça contando tudo pra elas (rs!) e com certeza os laços de amizade entre todas vão ficar pra sempre….

    BEIJOS!

  21. Shirley, disse:

    Gosto muito do seu blog; os posts são sempre interessantes e motivam à leitura. Continue com o excelente trabalho. Shirley de Souza

  22. Pingback: Tweets that mention Vou te contar uma coisa | Vestida de Noiva -- Topsy.com

  23. Ariane Thaise, disse:

    Fernanda… concordo inteiramente em tudo que vc escreveu! Quando participamos da preparação, nem que seja de um detalhe ou outro é muito mais emocionante! Tenho uma tia que adora fazer segredo de tudo, casamento, festa de um aninho e o que mais puder… mandei esse post direto pra ela pra ver se consigo mudar! É tão legal poder ajudar e sentir parte da festa!
    Parabéns pelo blog!

  24. Vanessa S., disse:

    Luciana,

    O site gringo que comentei é o WeddingBee. Ele é na verdade um forum….
    Segue o link sobre a newsletter: http://diy.weddingbee.com/topic/bridesmaid-newsletter-i

    No começo achei que não teria oq falar ou que não teria tempo… mas depois que pega o jeito, idéias não faltam!

    Bjos

  25. Simone, disse:

    Concordo com a política de não fazer segredo. Até porque, por mais que você conte como serão as coisas e por mais que as pessoas imaginem, ver é sempre uma surpresa. E até para os diretamente envolvidos, que viram cada coisa separadamente, no dia do casamento, quando junta todo, o efeito é único! No meu casamento a única coisa que foi segredo foi o vestido, mas mesmo assim tinha contado como iria ser para algumas amigas e levei minha mãe, uma madrinha e minha irmã para as provas! = )

  26. Lili, disse:

    Fê, concordo em gênero número e grau!!
    Só tem uma coisa que eu acho que tem ainda menos sentido do que essa questão de manter TUDO em segredo.. é a frase “estou deixando o cabelo crescer para o casamento”. Hã? Como assim?! Se a noiva tiver cabelo chanel e fizer questão de usar um super coque, tudo bem, ok, dá para enteder! Mas fora isso.. para mim essa frase não faz sentido algum.. sem contar que sem que a ouvi, veio de alguém que já tinha o cabelo abaixo do ombro. Se alguém entender o sentido disso, me explica, por favor, tá? rs

    Mas voltando ao assunto “segredos”, sempre que eu compartilho algum coisa do meu casamento me deparo com algumas caras de você-não-podia-estar-contando-isso.. discordo! Pessoas queridas e escolhidas vão participar sim de tudo que eu achar que é bacana compartilhar!!

    Adorei!!

    Beijos, Lili.

  27. Nathalia, disse:

    Fê,
    Eu concordo plenamente com seu post! Desde que eu fiquei noiva e começei a ver as coisas do meu casamento faço reuniões quinzenais com minhas madrinha e “damonas” para falar sobre o meu casamento. É muito divertido, pois além de ser um motivo a mais para a gente se encontrar elas dão as opiniões e eu escuto atentamente filtrando o que eu preciso, além de ter um pensamento diferente do meu por que de verdade a gente nunca pensa em tuuuudo! Outra coisa que fazemos é quando mais de uma fornecedora por exemplo me dá mais docinhos para degustação, convoco uma reunião de urgência e fazemos a nossa degustação as cegas! hahaha Muitooo divertido! E assim levo em consideração a opinião delas e elas se sentem importantes participando, cada dia também surgem com idéias novas!
    Beijos

  28. Helen, disse:

    Q legal,,, eu no inicio fiz isso, queria segredo de TUDOOO, cheguei até mandar e-mail pra Fer sobre a cor da decoraçao, pq eu sozinha estava insegura rss…. mas durante os prepativos, conversei com uma pessoa e ela me disse exatamente oq a Fer disse, que as vezes é bom compartilhar, é gostoso, fica tudo mais facil, aí escolhi tres melhores amigas e madrinhas, e tb minha mae e vó, e comecei a compartilhar tudo, depois do casamento foi mto legal, as vi comentando todos os detalhes importantes da cerimonia e da festa, foi mto legal!!!!
    bjos bjos bjos

  29. Anna Karla, disse:

    Concordo plenamente!! Fui madrinha de uma amiga e todos os detalhes que ela me contou antes eu prestei mais atenção na festa e me senti como parte dos preparativos… é um sentimento lindo!!!

    bjuss

  30. Paula, disse:

    Eu também concordo em não guardar segredo!! Minha mãe também está bem longe, mesmo assim ligo cada vez que decido algo novo, estou contando com a ajuda da minha irmã que mora aqui em sp também e tive ajuda de uma amdrinha pra escolher as música, que ainda não estão definida, mas ainda estou no começo dos preparativos, recebi o pedido ainda não fez um mes, e marcamos a data no mesmo dia. Acho que é mais gostoso com todos participando!!

  31. Mariana, disse:

    Meu noivo me chama de “boca de gamela” pq eu não sei guardar segredos… Qria alguma surpresa no meu casamento (e terá!!!). Mas a maioria das coisas eu divido com amigas, madrinhas, irmã, etc!!! E todo mundo vibra!!! Eh tudo MTO bom!!!!! Vale a pena contar alguns detalhezinhos sim!!!! :)

  32. Pingback: VOCÊ CONTA??? | Casamentos e Festas

  33. La, disse:

    É realmente ótimo… Quando contamos para a pessoa CERTA né… rsrsrs
    Eu conto para minha mãe e para uma das minhas madrinhas, mas infelizmente me surpreendi com outra madrinha, para qual eu contaVA muitas coisas… Ela vai se casar antes do que eu, e adivinhem…
    Decidiu roubar minhas idéias e as que não roubou começou a criticar ferrenhamente…
    É nessas horas que você acaba descobrindo com quem pode ou não contar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>