Bolo sem Cobertura
Quem costuma pesquisar em blogs americanos já deve ter visto em vários casamentos o bolo sem cobertura. É uma proposta mais informal e definitivamente com cara de “quero meu pedaço agora!“. Aqui no Vestida de Noiva já publicamos dois casamentos que tinham bolos assim, o casamento da Rochelle e o da Livia. O fato é que a grande maioria das noivas preferem o bolo clássico com cobertura impecável, mas nada nos impede de fazer um bolo diferente no aniversário ou para um chá da tarde, certo? E foi exatamente isso que fiz domingo passado! Deu certo e fez o maior sucesso e por isso compartilho aqui com vocês, mas como sou amiga, vou abrir o jogo e falar até o que deu errado!
No domingo postei as fotos no Instagram e ontem no facebook e muita gente me perguntou da onde são os pratinhos – afinal comigo não basta o bolo ser belo, os pratinhos precisam ser incríveis também! Comprei tanto o prato do bolo como os pratinhos de servir na loja virtual Maria Presenteira.
Para a massa de pão de ló, segui uma receita do site Dedo de Moça:
6 ovos separados
1 pitada de sal
6 colheres (sopa) de açúcar refinado
6 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de fermento em pó
Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 180°C já antes de começar. Na batedeira, coloque as 6 claras com uma pitada de sal e bata até ponto de neve. Adicione o açúcar nas claras em neve, uma colher de cada vez. Agora adicione as gemas, uma a uma. Bata até que tudo fique bem misturado. Fora da batedeira junte a farinha de trigo e o fermento em pó. Misture delicadamente até que todos os ingredientes tenham se misturado. Unte e enfarinhe uma assadeira redonda de 30cm de diâmetro e despeje a massa sobre ela. Leve ao forno pré aquecido e asse até que ao enfiar um palito de dente ele saia limpo. (no meu forno ficou pronto em exatos 25 minutos).
Cuidado para não deixar começar a queimar o fundo e laterais, afinal não terá cobertura para esconder. Tem que ficar de olho no forno, começou a dourar, eu já tirei (estava bem cozido por dentro, lógic0). Esperei esfriar bem para desenformar e deu tudo certo, ficou lindo nas laterais, sem estar queimado.
Fiz duas formas, afinal eu queria que o bolo ficasse alto e bonito.
Para o recheio, escolhi um creme que adoro, o mesmo que eu já tinha postado na receita do doce de morango.
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 copo de leite
3 gemas
1 colher de sopa de maizena
Levar ao fogo o leite condensado, o leite, as gemas e a maizena, até formar um creme consistente (mexer bem e o tempo todo, dura só uns minutinhos). Tirar do fogo e juntar o creme de leite. Esperei o creme esfriar para começar a montar o bolo.
A Montagem:
Coloquei a primeira parte do bolo no prato, depois enchi de recheio de creme (com cuidado para não escorrer), piquei morango e junto com amoras, mirtilo e groselhas adicionei ao recheio. Coloquei a segunda parte do bolo. Com cuidado, fui inserindo amoras na lateral do bolo, entre as camadas. Com uma peneira, polvilhei açúcar de confeiteiro em cima do bolo e decorei com mais frutinhas vermelhas. Prontinho!
E o que eu acho que deu errado? Bom, estava tudo uma delícia, mas acho que se eu fosse fazer novamente, teria escolhido outro recheio mais firme (com a firmeza do doce de leite, por exemplo), porque meu creme não ficou tão firme assim e depois que cortei o bolo começou a escorrer para fora (ou deveria ter colocado um pouco mais de maizena). Mas se eu tivesse usado doce de leite, teria ficado muito seco, e como eu gosto de bolo bem recheado, talvez tivesse sido melhor ter cortado cada parte do bolo ao meio (no sentido horizontal) e colocado mais recheio, ou seja, o bolo ficaria com 3 camadas de recheio. Enfim, se alguém tiver alguma dica de recheio, pode deixar nos comentários 😉
Com certeza indico para todo mundo fazer em casa e surpreender o noivo/ namorado/ marido/ amigos… e me contem se deu certo!
Fotos: Fernanda Floret
Bom dia Fe,
Ficou lindo o seu bolo e a apresentação também, pois as coisinhas da Maria Presenteira valorizam qualquer mesa e através de uma indicação do blog já comprei várias fofuras por lá.
Então vamos ás dicas!
Devo dizer que intuitivamente vc mesma, aqui no finalzinho do post, acabou dando a resposta para o pequeno errinho do seu bolo: o modo de rechear!
Como a minha mãe sempre fazia nossos bolos em casa mesmo, com a minha tia que era boleira, eu aprendi vários truques para alcançar a tão sonhada perfeição bolística, rs…
Uma delas é cortar em mais discos sim, como vc mencionou, pois comporta mais camadas de recheio e teria dado o efeito que vc esperava.
Outra coisa que pode fazer toda a diferença é regar o bolo, e generosamente por sinal, pois isso além de dar o aspecto úmido que a gente adora, ainda ajuda o recheio a aderir à massa. Eu uso uma água com pouco açúcar ou suquinho de laranja feito em casa mesmo, sem açúcar, com algumas gotinhas de Cointreau, na maioria das vezes.
Tem gente que faz até com refrigerante, mas depende do paladar, pois eu acho que fica muito doce.
E, por fim, mas não menos importante, vc pode usar o recheio mesmo que vc fez, mas com as frutas levemente reduzidas em uma calda de água e açucar, até o ponto de uma geléia encorpada que deve ficar apurando no fogo e depois esperar esfriar.
Além disso tem o tradicional creme de confeiteiro, que possui várias versões disponíveis em blogs de culinária na internet e pode ser misturado às frutas de sua preferência.
Espero ter ajudado com as dicas, pois acabei me estendendo muito, sorry!
Bjs e boa sorte nos próximos bolos!
Fernanda,
Eu já fiz esse bolo e gosto do mesmo jeito que você, molhadinho e bem recheado.
Fiz com recheio de doce de leite com ameixa.
Peguei a ameixa seca e fiz uma calda com pouco açúcar, depois misturei a ameixa cozida com uma lata de doce de leite, uma colher de maisena e um copo de leite (200ml), levei ao fogo e mexi até ficar cremoso.
Como o leite e a maisena tiram um pouco do açúcar do doce de leite, usei a calda da ameixa para regar o pão de ló.
Cortar o bolo em discos faz toda diferença pq a “casquinha” dificulta um pouco a penetração do recheio na massa.
Seus pratos são lindos!
Bjo!
Adorei a dica!
Realmente parece ficar maravilhoso! Vou testar no próximo chá lá em casa!
Agora tenho que concordar com a Ge, realmente os pratinhos valorizaram muito, amei! Quero também!!!
Beijos.
Ficou lindo e parece ser fácil de fazer….!!
Será que ao invés de cortar o bolo ao meio não daria para colocar menos massa na assadeira, assim teria que assar 4 vezes e ele ficaria mais baixo….será que dá certo ou ainda não entendo nada de bolos e afins???? rsrs…
A apresentação dele ficou ótima….vontade de experimentar =)
beijos!!
Huumm…me deu água na boca!!! Adorei!!
Vou estar aqui tb!!;-)
Obrigada por dividir tdas as dicas!!:-DD
Bjs
Aiiiiiiii Fernanda! Depois de tanta belezura só me restou arrematar um conjunto de sobremesa igualzinho ao seu! bjos
Fernanda que lindo o bolo… vc nao tem uma verssao diet ?? risus desesperados, faça alguma coisa diet pras noivas, alias agora eu ja estou casada para as casadas diabeticas como eu !!!! mas o bolo esta LINDO Parabens bjos
Nossa mas ta com uma cara de gostosooooooooo!!! Nossa como me deu agua na boca!!!
Para que fique molhadinho o bolo, use um pouco de calda de doces (figo, laranja, mamão) molhando o bolo depois de frio. Daí sim o recheio ficará melhor… Adorei, mas tb amo com coberturas!
Receita anotada! Fê, eu quero um jogo de pratos igual ao seu! Muito lindooooooooo! Em qual loja posso achar?
Adorei tudo, especialmente a dica da loja virtual Maria Presenteira. Já entrei no site e comprei algumas coisinhas para o meu chá-bar. Bjos!
Adoro cozinhar, e amo fazer bolos! Bom, o recheio geralmente não serve para molhar o bolo, porque se não escorre mesmo. Eu molharia o bolo como a moça acima disse, e rechearia com chantily de creme de leite fresco. Acho essa combinação de frutas com chantily fantátisca… e dá pra controlar o açúcar de acordo com o que deseja.. E ficaria no lugar, sem escorrer! Ahhh, adorei os pratos! 🙂
Beijos!
Fer, a gorda que está postando este comentário, trocaria o recheio por chocolate meio amargo derretido misturado com creme de leite… kkkk…
Pro bolo fikr mais molhadinho… é só fazer uns furinhos e regar com leite fervido + açúcar.. pra parte de cima não fikr feia… é só molhar o bolo de ponta cabeça… kkkk… e em cima… polvilharia chocolate em pó!
Decoração de morangOO!!!
Ai.. deu fome de bolo!
=P
Bjo, Fer!
Amo seu blog! (meu vício!)
Fernanda, Parabens pelo bolo, ficou lindo e tinha certeza que um DE_LI_CIA tambem…rsrsr
Parabens tb pelo seu blog… Acompanho todos os dias… Vou me asar ano que ver e ai fico vindo ver as dicas eos pots que vc poe….
Voltando ao bolo, faço um creme parecido com o seu, mais deixo ele no fogo ate engrossar bem (sempre mexendo para nao grudar). Mas nao ponho o creme de leite.
Vou provar em breve a receita do seu bolo….:-)
Beijosss
Adorei o bolo… mas principalmente, os pratinhos! Coisa mais linda! Pena que estão um pouquinho fora do meu atual orçamento… rsrs!
Bjs!
Gostei da ideia de colocar menos massa na assadeira…
Acho que o bolo fica mais bonito se não cortar ele ao meio.. kkkk
Bjim!
Ai que delíciaaaa! Vou fazer em casa!
Feee, já tinha visto no Instagram e adorei! A massa tá com cara de muitooo fofa e saborosa. Gosto de bolos assim, principalmente dessa combinação do creme com as frutas, hummmm! Parabéns, ficou lindo!
Pão de ló é uma massa naturalmente mais sequinha mesmo. Eu pessoalmente sou contra regar o bolo com refrigerante, suco de laranja ou mesmo água com açúcar… Acho que se perde em sabor e em textura, e se ganha em calorias.
Pessoalmente gente.. É só minha opinião e gosto pessoal.
Prefiro usar uma receita que seja por ela mesma mais úmida e aerada, assim se tem o sabor molhadinho sem estragar a textura do bolo.
Um truque simples pra deixar a massa mais úmida é acrescentar a receita 2 colheres de vinagre de maçã, ou mesmo de vinho branco. Truque antigo, de avó! Mas que sempre funciona.
Eu acrescentaria um pouco de manteiga e açúcar de baunilha pra somar sabor no recheio!
Bjos!
Para fazer o creme de confeiteiro também tem truque!
Ferva o leite (1/2 litro aproximadamente) com uma fava de baunilha, ou use no final da receita uma colher de sopa de extrato natural.
A parte, misture numa tigelinha 2 gemas, 1 colher de sopa (bem cheia) de amido de milho e uma colher de sobremesa de farinha de trigo. Bata bem essa mistura com fouet para misturar.
Coloque essa mistura no leite quente aos poucos, enquanto mexe muito bem, para encorporar tudo sem criar grumos.
Para adoçar fica ao gosto de cada um usar açúcar ou leite condensado.
É preciso cozinhar bem o creme para não ficar com sabor de amido ou farinha, mas é preciso cuidar para não talhar o creme, por conta das gemas. É só manter o fogo sempre de médio para baixo.
Assim o creme ficar firme e não derrama em volta do bolo! :*
Fernanda, eu AMEI seu bolo. Mesmo que você que estava ao lado tenho encontrado probleminhas, eu o achei PERFEITO e aparentemente delicioso! Vou fazer também qualquer dia desses… Ah, a apresentação com nossos pratinho ficou espetacular juntamente com suas lindas fotos.
Um grande beijo e conte sempre comigo e minha equipe
Maria Presenteira
Fiquei apaixonada quando vi o bolo, ele ficou lindo demais, uma ótima opção para servir os amigos na casa nova! E esses pratos são apaixonantes! Fiquei enlouquecida no site da Presenteira!
Ah, perfeito!!!! Que delicia!!!! Amei o site dos pratinhos tb… Tudo lindo!!!!
Ficou muito bonito! e com uma aparência deliciosa. Nós (Brasil)estamos vivendo um momento onde a nota “tônica” é criatividade e bom gosto. Você reuniu as duas no seu bolo.
Parabéns!!!
Nilde Lima.
http://atelienildelimablogspot.com
Nossa, que delícia!!!
Vou tentar fazer para o maridão.
bjs
Cleid
Eu achei que o recheio escorrendo fosse de propósito, nem precisaria ter falado rsrsrsrs
Oi Fernanda! Você sempre com idéias lindas e ainda por cima sabporosas…hehehe Particularmente, apesar das sugestões acima, gosto mais da sua receita mesmo….acho que se os discos fossem um pouco mais finos, vc não precisaria molhar as camadas pois acredito que mudam mesmo a textura do pão de ló (apesar de funcionar bem para bolos mais densos). Um única alteração tb deixaria seu recheio mais firme: tire o leite e use apenas o creme de leite e deixe dar mais ponto no fogo. Garanto que ficará mais firme! Tb prefiro as frutas in natura como vc colocou! Perfeição absoluta! Parabéns!
Hum, adorei a receita! Deve ter ficado uma delícia!bjos
O bolo, os pratos, tudo muito lindo. Eu também amo esse creme, e realmente acho que o que faltou foi mais maizena, ele fica delicioso.
É uma ótima opção para sairmos da mesmisse, e pra um chá com as amigas é o ideal.
Seu bolo ficou lindo, se você gosta dele molhadinho faça uma calda com 1 l. de água, 1 x. de açúcar, 1 maçã e 1 laranja. Fica muito bom. O doce de leite para quebrar um pouco o doce, acrescente creme de leite, ele fica consistente e gostoso, se acrescentar morango e abacaxi em calda, você terá um recheio surpreendente. Experimente!
Olá, achei bem legal o bolo, os pratos, ficou tudo muito bonito. Mas, eu teria cortado o bolo em mais camadas (como vc mencionou) e ao invés das frutas inteiras e fruscas teria feito um coullie mais consinstente e daria um efeito super bonito. Vou fazer e depois postar. bjo
Uau, fê! Tudo o que você faz é mega carpichoso! hehehe
Vi ontem a foto no face e fiquei com água na boca!
Terça-feira eu fui degustar bem-casados pro meu casamento e aproveitei e perguntei se a confeiteira faria um bolo assim pro meu casamento. Todo mundo achou estranho, mas eu e meu noivo conversamos sobre o bolo e decidimos que vai ser assim! Bem rústico, caseirão mesmo!
Só o sabor e recheio que vai ser surpresa! Deixo pra contar quando eu tiver com as fotos em mãos hehehe
Vou fazer essa sua receita pro meu aniversário em abril! Amooo frutas vermelhas, amo pão de ló, amo doces! Sou uma verdadeira formiga! rs
Tô amando me aventurar na cozinha e adoro receitas gostosas e novas 😀
Eu tava querendo me arriscar a fazer macarons… Mas pelo o que eu vi, demora bastante… Tem que deixar as claras “descansando” na geladeira uns dias antes de usar, tem a temperatura certinha do forno, sei lá… São tantos detalhes! Mas eu vou tentar, quem sabe dá certo? 🙂
Obrigada por compartilhar com a gente essas dicas de ouro!
Um beijooo enorme!
Olá sou a mais nova noivinha no pedaço!
É a 1º vez q comento aqui no vestida de noiva, mas pode ter certeza q estou amando tudo começei a organizar meu casamento q será fim do ano.
Sou cake designer e pode ter certeza seu bolo ficou muito bem apresentável e o jogo de pratinhos deu arremate muito chique-simples ao bolo.
Ps:sou de recife e gostaria de saber qndo e onde será o proximo sarau das noivas.Sou louca pra ter um aqui na minha terra…Bjs
PARABÉNS pelo bolo!!! Dá vontade de comer só de olhar pela tela…. miiiinha nossa senhora dos bolos!
*eu tinha visto no seu Instagram (e até cheguei a comentar e havia me lembrado do casamento da Lívia (q vi por aqui e me apaixonei pelo bolo).
Ah, e PARABÉNS pelas lindas fotos tbm!!!!
Coooom certeza vou fazer, p/ por enquanto namorado…q está qs virando noivo 😉
bjs
Fe,
AMEI de paixão os pratinhos, que coisa mais delicada e diferente!
Beijos
Lindo seu bolo,amei! Amo pão-de-ló, e frutas vermelhas então?! Nem se fala…rsrs, infelizmente tenho dificuldades de encontrar frutas vermelhas frescas aqui no Rio, então acabo ficando só com os morangos e as amoras, mas vou tentar fazer assim mesmo!
Parabéns e obrigada pela receita!
O simples,é sempre perfeito e muito mas elegante.Parabéns!
Fernanda, que bolo lindo!!! Hummm com frutas vermelhas ainda, nem se fala… Arrasou. Com certeza deve ter ficado delicioso.
Amo essas dicas!!!!!!!!!!!!!
Fernanda, parabéns pelo site!! Me casei em 14/Janeiro desse ano e seu site passou a ser dos meus favoritos não só antes do casamento para pegar as várias dicas que usei no meu, mas agora também para ver todas as dicas para as casadas!!
Acho que já deram essa dica, mas para não escorrer o creme eu colocaria um pouquinho mais de maizena (no máximo meia colher) e não colocaria o creme de leite. Eu adoro esse creme e faço sempre com outras combinações e uma boa dica é acrescentar essência ou fava de baunilha…dá um toque especial e fica uma delícia! Parabéns e sucesso sempre!!
Meninas, adorei todas as dicas postadas, amei essa interatividade toda no blog, vocês são o máximo! Fiquei com vontade de fazer o bolo novamente, seguindo algumas das sugestões! Beijos
Oi Fer!!
Ficou lindo o bolo! Eu, já faz um tempo, procuro uma opção para não ter que usar pasta americana!
Outro dia teste umas receitas com buttercream tanto pra cobertura qnto pra recheio, que vi no site da martha stewart. Mas o que meu noivo mais gostou foi uma versão mais brasileira, com ovomaltine e um pouco de creme de leite fresco. Para o recheio ficou ótimo, pq ficou mais molhadinho.
Bjus!!
PS: faz um mês só que estou noiva, mas ja acompanho o blog faz uns 3 anos eheheh! já fiz várias festas e reuniõezinhas com suas dicas!
Fernanda, fiquei imaginando esse bolo recheado com um creme que faço, é o predileto do meu noivo…rs
Vou deixar a receitinha aqui…..rs
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
500 ml de leite
2col. de sopa de amido de milho
1col. de sopa de essência de baunilia
Açucar a gosto.
Coloque todos os ingredientes em uma panela(dissolva o amido de milho com um pouco do leite para não empelotar), leve ao fogo, mexa até engrossar, demora um pouquinho mas vale a pena esperar…rs
Dou uma espiadinha no seu site todos os dias, adorooo…rs
bjus
Esse creme é muuuiito bom…
Nossa Fe, que delícia e que lindo que ficou!!!
Eu sou apaixonada por bolos nesse estilo, tanto q já tenho várias referências salvas na minha pastinha e o seu já está lá hehehe
Os pratinhos tbm são um charme… parabéns pelo capricho!!!
bjoosss
Oi Fernanda! Tudo bom?
Vou me casar, conheci seu site semana passada e ontém fiz o seu bolo…ficou maravilhoso!!!
Parabéns pelo blog e pelas dicas!
Oi,
Eu fiz a receita e ficou boa. É bem fácil de fazer.
A única coisa que não gostei mto é do recheio. Achei o creme super doce mas acho que é só colocar menos leite condensado ne..
Valeu pela dica
Bjos
Fe, sabe que amooo o seu site, vício total.. Me caso em Junho e desde o ano passado não deixo de abri-lo todos os dias. Farei este bolo no meu chá de cozinha e vou tentar alguns recheios diferentes.. sou viciada em chocolate vou experimentar fazer um recheio de chocolate e também farei o seu com as dicas acima das meninas para testar antes.. bjos,
Nanda
Eu fizzzzz, receita fácil e deliciosa.
Haaaa, foi o primeiro bolo que fiz na minha vida e deu super certo, meu noivo amou!!
Obrigada pela dica Fê.
Bjoo