Cartão de Participação de Casamento
Pode ser que você tenha optado por um mini-wedding, pode ser que tenha se casado no exterior, pode ser que teve que cortar da lista um monte de amigos seus, dos seus pais e seus sogros. Mas você não quer esconder seu casamento destas pessoas, o que fazer? É para isso que existe o cartão de participação. O modelo abaixo foi enviado pela Scards, que contou que tem feito bastante cartões de participação ultimamente. Devem ser enviados pelo Correio após seu casamento para as pessoas que não foram convidadas, com o objetivo de informá-los sobre o acontecimento e oferecer sua nova residência. Podem ser como no exemplo abaixo, com os pais informando, ou podem ser o próprios noivos informando sobre seu casamento.
As pessoas que recebem um cartão de participação não precisam enviar presente de casamento, mas é sempre correto agradecer e dar parabéns aos noivos.
Muito interessante, mas não fica indelicado?! Eu estou em um dilema nessa questão de convidados, pois a minha família não é grande, mas a do meu noivo é imensa e não temos condições financeiras para convidar todos. É triste!
Ai gente, me desculpem quem gosta dessa ideia, mas achei horrível.
Tipo “me casei e não te convidei”. Quando as pessoas recebem um convite de casamento, se sentem importantes, queridas de fazer parte. Já esse cartão dá ideia de que foram excluídos!
Na minha opinião, acho melhor deixar quieto!
Fê, posso ser apedrejada, mas aqui no Brasil, sabemos que temos pessoas de tudo quanto é “tipo”. Aqui será que não vão ficar comentando, falando mal, coisas do tipo “não me convidou e agora vem com cartãozinho??”.
Não sei, mas na hora que vi me deu esse receio.
Beijos
Carol
Esse costume na verdade é bem antigo! Meus tios e avós há tempos me contaram sobre isso e hoje sentem falta sim de receber esses cartões. Dizem que a juventude de hoje não entende de boa educação. Já os questionei assim: “mas não é mais mal educado avisar q casou e que não convidou ??”, e segundo eles (os mais velhos) : “Não! ao contrário, todos entendem q uma festa de casamento envolve muito dinheiro e que um casal no início da vida matrimonial não tem dinheiro, então é muito educado avisar que houve o casamento e que fomos lembrados e somos convidados a conhecer a residência. Nós nos sentimos muito felizes com isso!” .
É bem estranho sim, eu concordo ! mas eu vou fazer isso… é o jeito que tive para convidar os mais chegados e deixar os nem tão chegados assim, mas q fazem parte da família, felizes.
Entendo a opinião de vocês, só queria complementar que eu compartilho da mesma opinião do comentário da Larissa Tita. O cartão de participação sempre existiu, é antigo, está em todos os livros de etiqueta, com certeza a maioria das avós e mães de vocês conhecem. De uns tempos para cá deixou de ser usado porque as pessoas foram reduzindo o costume de enviar cartas e comunicados por Correio, principalmente cartões pessoais. De forma alguma eu acho ofensivo receber um cartão de participação, afinal o objetivo de quem manda é compartilhar do seu novo status civil e oferecer a nova residência. Entendo que os costumes mudaram e que infelizmente muita gente não entenderia receber um cartão desses, mas quis expor aqui no blog sua existência porque em alguns casos ele é super pertinente sim (como nos exemplos que citei de mini wedding, ou casal que resolve se casar fora do país apenas com familiares íntimos presentes). Concordo também com a Carol Vilas Bôas, tudo depende de conhecer o seu público.
Para Rebeca, não se trata de uma ideia nova, muito menos criada por mim, e nem questão de “trabalharem o nome”. Sempre existiu.
Beijos e obrigada por todas as opiniões!
Fe, acredita que comentei sobre isso agora?!?!?!?!
Não acho bacana pessoas que fazem festa para 1000 pessoas e querem convidar mais 500 só para a Igreja! Seja educado e mande a participação depois!!!!!
http://www.sayido.com.br
Bjos
Nossa achei super indelicado. Não iria gostar de receber um deste. Acho que fica melhor um telefonema um tempo depois comunicando ou mesmo deixar quieto…
Eu até acho uma idéia interessante, mas acho difícil de colar aqui no Brasil. Além disso, não gostei do nome com a expressão “participação”. Acho que alguém do marketing tem que trabalhar melhor essa diéia. Bjos
Quantas opiniões divergentes não é, rs! Na minha opinião, nem todos encarariam como um ato delicado e educado, ao contrário pensariam como a Marisa disse, “me casei e não te convidei”.
Infelizmente!
Um beijo,
Camila
Nossa, ainda bem que teve gente que pensou como eu! Eu não curti nem um pouco a idéia….imagine só você recebendo um desses…parece uma esnobada, eu jamais faria isso!!!
Acho que ninguém tem que ficar anunciando que casou, afinal quem é importante mesmo pra você já sabe, né?!
E outra, como bem comentou a Rebeca, “participação” no que? Deveria chamar “Cartão de Não-Participação” hehehehe, brincadeirinha! 🙂
Bjos
A idéia é boa, porém, nem todas as pessoas tem entendimento que casamento não dá para convidar todo mundo, por isso, prefiro deixar quieto e fingir que esqueci ou coisa assim ao dizer que lembrei e não chamei…
Talvez se este fosse melhor elaborado com uma lembrancinha e dizer que o casamento foi íntimo (mesmo que nao tenha sido), ai dá até para pensar!
Beijos
Eu achei super fofo! Aliás há duas semanas recebi um e achei bacana eles informarem o endereço, telefone, novos contatos!
Acho bacana que, apesar de não convidarem para a cerimônia e festa, pensaram em nós de alguma forma! 😉
Na verdade é uma questão de costumes e cultura. Acredito que a lista de convidados seja um dos picos mais estressantes na preparação de um casamento. Eu decidi fazer uma festa menor, com no máximo 100 convidados, mas seleciona-los é um grande desafio. Eu não faria este cartão, não por achar indelicado, mas porque as pessoas que o receberiam com certeza estranhariam. É uma questão de conhecer o seu público. Em se tratando de comportamento humano tudo é possível. Assim, para aqueles que eu não puder convidar, basta um telefonema e um convite para conhecer minha nova casa…
acho q isso serve bem pra quem casou só no civil. daí sim fica bacana. Ou senão destacar no convite casamento civil, daí a pessoa sabe q está somente sendo informada que houve a união do casal e não q houve uma festa e não foi convidada. Já que pelo q entendi a intenção é anunciar a união do casal.
Um assunto um tanto polêmico… não sei se eu faria, e também não sei se as pessoas ao receberem um “comunicado” desses entenderiam que não foram convidados devido ao custo que um casamento involve. As pessoas tem o péssimo habito de sempre ver o lado ruim e feio da situação, e é neste caso que ficaria indelicado!!
De qualquer maneira a Samara da Scards é um a querida, estou fazendo meus convites de casamento e cartão de agradecimento com ela!!!
bjos
Sinceramente, eu acho legal a ideia. Uma vez um casal de amigos do meu irmão e eles mandaram um desses.
Mas era mais “informal”. Vinha escrito “CASAMOS! E queremos te convidar pra conhecer nossa nova casa!”. Embaixo vinha o novo telefone e endereço.
Achei simpático.
Todo mundo sabe que não dá pra convidar todo mundo pra festa, mas com algo assim, pelo menos a pessoa vai se sentir querida.
Quer dizer, EU me sentiria assim, mas a gente sabe que tem gente que só fala mal. Desse povo, mesmo se for convidado pra festa, vai sair falando mal, então deixa fora da sua vida. hahahhahaha!
Acho chato mesmo é ficar fazendo do casamento um segredo … é uma comemoração e todos sabem da dificuldade de convidar todos.. Adorei a ideia 😉
Oi gente ! Oi Fe!
Acho que ñ tem muita funçao, a ñ ser lembrar aos convidados que ñ foram convidados, achei um pouco estranho.
Aqui na Argentina tem uma tradiçao que me deixou meio “bolada” no princípio, mas é assim. As festas aqui se pagam por “cabeça” impreterivelmnte, entao ñ tem essa coisa do Brasil de chamar todo mundo e servir o que for possível. Todas as festas incluem menu com jantares extensos, entao as pessoas reduzem ao máximo o número de convidados isso significa que a vizinha, a amiga da tia, a fulaninha do curso ñ sao convidadas. Mas diante desta situaçao, algumas noivas convidam pra “participaçao” da cerimonia religiosa na igreja. Entao em alguns casórios onde trabalho é comum ver a novia me pedindo foto na saída da igreja com a vizinha da vovó e outros conhecidos que ñ sao tao chegados e sao convidados apenas pra presenciar a cerimonia. Tb achei estranho, mas é o tal negócio, cada lugar com a sua cultura.
Em Israel , por exemplo, vc chama quem quiser pra festa que tb custa cara , mas na saída da festa cada família assina um cheque pelo valor dos que foram , tipo se tem 4 pessoas e eles calculam que por pessoa dá tantos dolares, o convidado deixa um cheque de acordo.
Cada lugar tem seus códigos, ne?
Beijos a todos.
Adri
Acho bem válido retornar um costume antigo. Cabe ao pessoal mais jovem ir introduzindo os bons costumes e educação novamente nessa era digital. Uma dica é fazer também a versão digital para aqueles amigos mais informais. O comentário da Vitória com uma forma diferente de avisar é bem legal.
Eu acho o seguinte, se você vai postar no facebok, orkut, twitter, blog que casou os “não” convidados não irao ver da mesma maneira?? Não vão ficar sabendo do mesmo modo?? E acho que nesse caso o sentimento é pior ! Tipo : poxa posta foto na internet e nem chama!!! Acho o cartão muito mais educado!
E não venham me falar que vão guardar segredo q ninguem precisa ficar sabendo pq a gente coloca sim em TODAS as redes sociais … Mal de noiva feliz!! 😀 hehehehe
Acho a ideia muito legal.
Acredito que cai muito bem para os mini casamentos. Talvez não seja legal pra quem faz uma festa para 450 convidados, aí sim dá margem pra pessoa pensar “casou e não me chamou”…
Agora, casamento civil, mini casamentos, recepções mais intimas, fica legal. Você pode escrever “participam seu casamento, realizado dia tal, numa cerimonia intima e oferecem residencia”
Daí fica bemm claro pq não convidou. Oferecer residência é algo muito carinhoso, pois, ninguem anda chamando qualquer pessoa pra visitar sua casa, então, nada de ficar chateado pq recebeu uma participação de casamento…
Vi que talvez me expressei mal e as pessoas não entenderam o que quis dizer. Não quis falar que tem que convidar todo mundo para o casamento (que eu sou contra, acho que temos que convidar quem realmente é importante pra gente). Também não quis me referir a orçamentos, que não permitem convidar todo mundo (aliás, acho mini wedding o máximo e muito mais chique).
Me referi ao cartão, que acho indelicado e sem sentido sim. Essa é minha opinião. As pessoas tem direito de ter opiniões diferentes. E respeitá-las também é uma questão de etiqueta e educação!
Olá Fernanda , sou nova nesse mundo de noivas apesar de ter me formado em eventos na puc este ano , marque a data do meu casamento mes passado e agora estou desenvolvendo uma boutique de artesanato dedicada especialmente para nós noivas que queremos a nossa casa sempre linda e util !
Quanto ao post creio que seja bacana sim mandar cartoes pós casamentos entretando nao para aqueles que nao foram convidados , acho uma grosseria , mas creio que seja possivel esperar um tempinho e convida-los com toda educaçao para ir tomar um drink ou algo do tipo em na casa nova !
Beijaooo ;***
Fê, fiz uma vez uma coisa fofa de participação, e achei muito simpático por parte da noiva, era o seguinte:
Ela tinha um cargo importante em uma multinacional e ele publicitário, então imagina a quantidade de gente! O casamento foi para 100 pessoas, mas ela encomendou na MESMA semana, bem casados diferentes e a mais, com uma tag, escrito mais ou menos assim:
que estava se casando aquela semana, que aquela pessoa era muito impostante para o casal, mas que infelizmente o local só comportava os familiares, por isso, um bem casado para cada um comemorar junto com eles e desejar coisas boas…
Eu achei delicado da parte dela e as pessoas que receberam os docinhos também!
Acho que é uma idéia fofa para esta participação…
bjs
Fe, eu concordo com voce. Eu acho o cartao de participacao o cúmulo da elegancia, educacao e consideracao. Indelicado é quem recebe e fica “ofendidinho” porque nao foi convidado pros bebes, sem entender o quanto custa. O comentario da Larissa Tita resumiu TUDO o que eu penso a respeito.
Como seu sempre digo: convidado brasileiro anda muito mal acostumado (e indelicado tambem)!
Beijos!
Eu acho interessante, embora não creia que no Brasil, pelo menos para a maioria, essa pratica sejam bem vista. No meu caso, por se tratar de um mini wedding MESMO, com apenas 30 pessoas, faremos algo desse tipo.
Realmente se fossemos convidar todo mundo, daria MUITA gente, e com todas as despesas normais do dia-a-dia, o custo do casamento e mais a compra de um apê novo (no nosso caso), definitvamente não vai dar pra convidar 300 pessoas…
Fernanda, ao invês de mandar um cartão, eu pensei em escrever como se fosse uma cartinha à mão. Você acha que pode ser assim? Compro um papel/envelope bonitos e escrevemos.
BJs
Interesantíssimo não sabia e acho a ideia muito legal…
Gente, isso não foi uma “idéia” do casal… isso é comum e muito fino.
Afinal de contas, vocês ja pensaram na possibilidade desse casal não ter feito festa alguma, ter se casado apenas no civil ou alguma coisa do tipo.
Casamento não quer dizer “festa” e sim que duas pessoas se uniram. Participar as pessoas disso é muito elegante!
Olá, eu li alguns comentários sobre o nome do convite não ser apropiado, mas para só pra esclarecer: esse “participação” aqui tem o sentido de “fazer saber; comunicar, informar” , ou seja, participar o fato do casamento, da união, aos que não estavam presentes.
Eu acho desnecessário esconder q está casando, organizar um evento tão especial todo por debaixo dos panos… feio isso… não há nada errado em reduzir a lista, até msm porque todo mundo sabe que não é nada barato! Eu adoraria convidar todas as pessoas que eu conheço no mundo ( rsrsrs), mas eu não to casando sozinha, né.. tem os convidados do meu noivo, e ele tbm tem uma família gigante e muitos amigos! resultado: cortar, cortar, cortar!
Eu gostei da ideia, é de muita delicadeza! E se alguém receber o convite e achar ruim, paciência! rsrsrs E nossa consciencia tranquila que agimos cordialmente^^
Meu casamento foi um mini wedding para 60 pessoas mais proximas. Nao escondi de ninguem que estava casando e acho que tenho o direito de convidar quem realmente eh importante pra nos dois. Isso nao quer dizer que nao gostamos dos que nao foram conviados, mas sim que a festa era uma coisa mais intima.
Achei super legal que varias pessoas com quem trabalho e nao foram convidadas mesmo assim me deram presente e nao deixaram de demontrar o quanto estavam felizes pela nossa unaio. Logo depois do casamento mandamos um cartao de agradecimento pra esses queridas pessoas. Elas estavam super felizes pela nossa uniao e nao se sentiram ofendidas pela falta do convite… Isso tmb eh educacao.
Nao moro no Brasil e as pessoas aqui (USA) tem um jeito diferente de ver as coisas que eu acho super legal.
A ideia de mandar um cartao com o novo endereco e bem-casados ehlinda!!!!
Olá meninas, Fe!!!
Adorei ler todos esses comentários sobre o cartão de participação.
E como na minha lista muitas pessoas queridas serão cortadas, acho a idéia muito boa, delicada e funcional.
Como muitas pessoas já disseram, gente pra reclamar é o que não falta, mas como diz o ditado popular, e intenção é o que vale.
O que cada um fará com meu carinho é impossível prever e com certeza uma opção de cada um!
Beijinhos
No meu caso, achei estranho isso por um motivo: minha casa só é frequentada por pessoas muito próximas/amigas, e, consequentemente, convidadas para o casamento… então, pra quê toda essa formalidade com pessoas distantes? Achei a idéia interessante apenas para quem vai casar no civil e/ou fará uma pequena comemoração (auqela que nem chega a ser um mini wedding, entende?)… bjos
Meninas,
Realmente esse assunto é polemico, como é ruim ficar reduzindo a lista, até agora estou enroscada nisso! Acho que esconder que casou é pior do que não ser chamado, mas pensei em simplesmente ficar inerte, ou seja, não esconder que casou, mas sem justificar-se. Eu sou fã das regras de etiqueta, tenho diversos livros, mas como já disseram, o segredo é conhecer o publico e no meu caso, acho que não rola.
Porém, adaptando acho que fica legal, gostei da idéia menos formal da Vitória S “casamos” e amei a dica da Fabi – entrepaper, pois convidarei somente os mais proximos na empresa.
É isso, estou amadurecendo a idéia….
Beijos
Tenho uma pergunta.
Vou me casar somente no civil, nao haverá festa.
Mandarei convite de participação a todos os meus familiares e amigos, a pergunta é, seria deselegante mandar junto a lista de presente? hahaha =(
Vou me casar e vai ser uma cerimona intima. Gostaria de mandar a participação do casamento usando somente os primeiros nomes dos noivos. Há algum problema? Parece ue os convites tem os nomes completos e não gostaria de colocar já que fiz opção de manter meu sobrenome.
Abraço
Ótimo post e ótimo ler as opiniões das pessoas. Meu casamento vai ser pra poucas pessoas, e pensei em mandar um cartão desses pra alguns familiares mais distantes.
Dado que muita gente jovem não gosta, acho que vou mandar só pra minhas tia-avós.
Mas tenho uma dúvida, o casamento vai ser no Brasil mas moro nos EU, eu coloco meu endereço de lá no cartão?
beijos
Evelyn, no cartão você coloca o endereço da sua residência. Se a residência é no exterior, coloque o endereço do exterior. Beijos
Meu casamento será só no civil e iremos oferecer um almoço aos pais, padrinhos e alguns amigos muito próximos (no max 50 pessoas). Minha mãe possui muitos irmãos (9) e todos tem filhos que já são casados e que também tem filhos… enfim familia grande (do lado do meu noivo a mesma coisa). Gostaria de saber se seria indelicado enviar um cartão de participação aos meus tios? já que vou me casa só no civil e pretendo oferecer o almoço aos pais e padrinhos?
Gosto muito dos meus tios, mas convidar um e não convidar o outro seria complicado e para chamar todos sairia totalmente do nosso orçamento.
O que acha?
bjus
Camy
Fer, eu e o meu noivo estamos pensando em nos casar em Punta Cana, e presentear os nossos pais e irmãos com essa viagem!
Um legitimo mini-wedding!Para 12 pessoas!!
Pensei na possibilidade de mandar os cartões de participação, realmente não é indelicado??
e outra pergunta, como ficaremos uns dias a mais na viagem de lua de mel, quando eu deveria mandar o convite? assim que voltar da lua de mel? ou deixar esquematizado para mandarem quando eu ainda estiver la??
Desde já agradeço!
Oi Roberta, eu não acho o cartão de participação indelicado não, ainda mais neste caso de um mini wedding fora do país. Vocês podem enviar quando voltarem da lua de mel. Beijos!
Da mesma forma que aqui em SP, por exemplo, é indelicado incluir o mini-convite porque pode ser considerado um “vale-empada”, considero também indelicada a idéia de informar o casamento aos não-convidados por meio do cartão, pelo menos da forma como está na foto.
Acho que não há necessidade de esconder o casório e que é bem bacana convidar as pessoas que não participaram da cerimônia para conhecer a casa nova.
Mas, na minha opinião, da forma como está na foto, fica parecendo sim “Casei mas não te convidei”.
Concordo com as meninas que sugeriram incluir detalhes como “em cerimônia íntima” etc.
Ou seja, não sou contra avisar em si, mas acho que existem formas mais delicadas (a idéia do bem-casado é boa).
Acho uma ÓTIMA ideia, e vejo pelo meu lado. O que os outros irão pensar é problema deles, se quiserem se ofender que se ofendam. Pior é deixar a pessoa no vácuo. Tipo “Casei, sim e daí?! Nem te avisei!” Vou fazer isso, imaginem: sou professora, meu noivo e eu temos familias grandes… Sem chance de convidar todos!
Concordo com algumas opiniões e discordo de outras. Porém, dependendo da ocasião, enviar um convite de participação é um gesto bastante polido e delicado. Para o meu casamento, eu elaborei um modelo menos formal, espero que possa ajudar algumas noivas que enfrentam o mesmo dilema que eu. Um beijo!
Noiva e Noivo
Informamos que no dia 01 de dezembro de 2012, realizaremos nosso casamento civil e gostaríamos de convidá-lo para conhecer nossa residência: Rua ….. Cidade …
Oi Fê!! Meu noivo e eu optamos por casar apenas no civil,com um jantar apenas para os pais e irmãos, estou mesmo procurando algo diferente para comunicar as pessoas que gostamos, pois acredito que devemos uma “satisfação” as pessoas que nos são queridas,e sempretorceram por nós.Achei a ideia super bacana, só que penso em além do cartão, mandar uma espécie de lembrancinha junto, será que fica bom?!! bjos
Tem este modelinho também:
————————————-
Queridos,
Comunicamos com muita alegria o nosso casamento, a realizar-se no dia (dia) de (mês) de (ano), as (hora), (local opcional), onde receberemos as bênçãos em cerimônia intima.
Gostaríamos de contar com suas bençãos.
Um grande abraço,
(nome dos noivos centralizado)
Finaliza com cidade, mês e ano do envio.
—————————————
Bjos
Fernanda, quero saber se ficaria bem mandar junto com o cartao de participação uma caixinha com bem casados, como um mimo para a familia, pois meu casório será um “micro weedding” (serão convidados só os pais e irmãos, 10 pessoas.
Obrigada desde já pela atenção!
Oi Sabrina, acho sim muito delicado de sua parte enviar junto uma caixinha de bem-casados! Beijos
Oi Fernanda!
Estou amando seu site, esta sendo meu norte!!!
Me casarei no civil no dia 31 de Maio, farei um coquetel somente para os Pais, irmãos e padrinhos, contudo, enviarei um Cartão dos Pais participando nossa União Civil aos famíliares e amigos juntamente um ímam Save the date, uma vez que, casarei no religioso em Abril de 2014. Meu questionamento é se coloco o nome de minha Mãe e ao lado (in memoriam) pois infelizmente ela já faleceu. Fico no aguardo de sua opinião! Desde já muiiito obrigada!
Não me ofendo quando recebo uma participação e, quando recebo, mando um presente. É uma questão de entender as pessoas com seus problemas e limitações. Me sinto honrada de ter sido comunicada.
Gente! Li toooodas as duvidas, respostas, comentários aqui escritos. Achei o máximo o “dialogo” entre as pessoas. Estou na duvida se envio ou nao o cartão de participação, mas confesso q tais opiniões diversas me fez refletir muitos tipos de sensações q as pessoas podem vir a ter com o recebimento ou nao do referido cartão. Abraço a todos!!!
Olá Pessoal!
Com tantas opiniões distintas, o que parecia certo agora se tornou uma grande dúvida.
Vou me casar apenas no civil, e convidar tão somente a família mesmo, mais ninguém. Achei uma forma delicada de participar as pessoas deste momento tão importante.. Pensei até em mandar junto um bem-casado. Mas já não sei mais como agir. Me caso o mês que vem. Me ajudem!!!
Penso que é delicado informar seu novo status e endereço. Eu não encaro como “me casei e não te convidei”. Nem vem ao caso se houve cerimônia ou festa.
Trata-se de uma ferramenta a ser usada quando se quer informar que se casou e seu novo endereço. Simples ! ! ! Não vamos complicar.
Verdade é um costume bem antigo, no meu primeiro casamento, a 16 anos, mandei a participação para amigos menos chegados pra poder convidar toda minha familia, acho super elegante informar a união, afinal bem poucos são os afortunados que podem dar festa pra mais de 2.000 convidados né gente! Até me surpreendi com a quantidade de pessoas que desconhecem essa opção! Estou num novo relacionamento e vamos oficializar, mas não vamos dar festa. Mandarei cartões de participaçao, estava procurando modelos.