Casamento Brasileiro
Me ajudem neste post?
Se te perguntassem o que é tradicional num casamento brasileiro, o que você adicionaria a essa lista?
– A alegria dos noivos dançando muito na pista
– Pista cheia o tempo todo, todos convidados muito animados e descontraídos
– Bem Casados no final da festa, simbolizando a união dos noivos.
– Medalhinhas de Santo Antonio no bem casado ou no buquê
– Mesa farta de docinhos, especialmente brigadeiro
– Bar de caipirinhas
– Ditribuir havaianas para as mulheres
– As músicas brasileiras, seja qual for seu estilo: pop (pista cheia quando toca Skank e Jota Quest), Forró, MPB, Bossa Nova, Axé, Samba, as batucadas.
– Festa a noite, até altas horas da madrugada (no exterior a maioria é durante o dia)
– Distribuir balangandas na pista, acessórios coloridos e divertidos
– Casal de padrinhos, ao invés de bridesmaids e best man
– Ninguém responder o RSVP.
Como o Brasil é bastante grande, acredito que deve haver várias tradições diferentes de região para região. Noivas do Sul ao Norte, participem, me contem!
Fotos: Patricia Figueira
Eu acrescentaria água-de-coco, sorvetes rochinha e algo que vc já colocou que considero indispensável: Bar de caipirinhas!!!
Fê
acredito que vc já citou tudinho, é bem assim mesmo, se lembrar mais algum te falo ok
bjs ah depois do dia 20 te passo as fotos das lembrancinhas ok.
Nossa, realmente a lista não deixou quase nada de fora! Mas como eu não sou nada tradicional, no meu casamento não tenho vontade de ter 90% dessa lista aí. Talvez os bem-casados, que eu gosto bastante. E ter respostas do RSVP, que é quase um sonho. Mas nem isso pra mim é indispensável. O resto acho “over” demais. Mas enfim, “ado, ado, ado, cada um no seu quadrado”.
Beijos!
Com certeza – Ninguém responder o RSVP – e isso deixa a maioria das noivas maluquinhas!!
Eu acrescento as amêndoas glaceadas.
Se bem que não vejo em muitos casamentos, mas no meu teve.
Ah, tem que ser em número ímpar!!!
Eu acrescentaria a chuva de arroz qdo os noivos saem da igreja, achei que não fosse tão tradicional, mas ultimamente tem em todos os casamentos que fui, até no meu e eu nem imaginava, foi surpresa!!
Costume nos casamentos pernambucanos: bolo de massa escura, feita com ameixa, vinho moscatel e frutas cristalizadas e cobertura branca toda feita de açúcar glacê (garanto que fica uma delícia!). E a gente guarda um pedaço do bolo no freezer por um ano para comer no primeiro aniversário de casamento (garanto que ele não estraga e o sabor fica ainda mais apurado).
O item mais brasileiro com certeza é o “não responder ao RSVP”. Muito bom. kkkkkkkkkk
Batucada no fim da festa. Ou se for aqui em Recife, pode ser uma orquestra de frevo.
Nome das amigas solteiras na barra do vestido.
Adorei o post! Já tinha ate feito uns manifestos lá no blog sobre o excesso de americanizacao dos casamentos por aí. A sua lista esta completinha, nao me vem nada à cabeca que nao esteja incluída. Talvez a onda de caricaturas e noivinhos de biscui personalizados, mas nao sei se isso e tipicamente brasileiro. Bjs
Não responder ao RVSP e quando responder, confirmar mais pessoas do que foram convidadas!! 😉
Fê, impossível te ajudar. Vc foi P-E-R-F-E-I-T-A!!!
Talvez seja mais fácil perguntar as características regionais, como a Alexandra citou o bolo típico pernambucano. No RJ, por exemplo, está na moda contratar o Cordão do Bola Preta, tradicional grupo de marchinhas, percebi pela reação do Miguel, que tem muito mais graça para os cariocas do que para os paulistas, pela própria tradição dos blocos de rua. Só não chamei no meu casório pq não sobrou dindim, uma pena…
Pras bandas de cá, no norte, temos os chocolates com recheio de doces de cupuaçu, ou de bacuri, ou ainda de castanha-do-pará. Uma delícia!
Bem falando-se de Rsvp quase ninguem aqui na Bahia sabe nem o significado. Um certo dia a noiva colocou meu contato no convite e do lado RSVP. Dai me ligaram e perguntaram o que era rsvp , se era a lista de presentes?
hehehehe rs…
Bem para uma festa não sei se brasileira, mas aqui na Bahia não falta os minis abaras, bobo de camarão, os Badaleiros ( coreografos de dança Axe), mini Bejú
(biju) recheado.
bjaum Fer
novidades no meu blog, cadeira bouquet conhece?
Sou do Estado do Rio, mas provei esse bolo de casamento tradicional de Pernambuco ano passado. O bolo foi guardado durante meses e mesmo assim continuava delicioso.
Em Minas colocar o nome das amigas no vestido é indispensável, guarda pedaço do bolo para comer no aniversário de um ano, levar um terço junto com o buquê.
Seu blog está cada vez mais lindo!
Beijo
Romina
Oi Fe,
Em sampa temos também as escolas de samba e os percursionistas que agitam os casamentos.
Bjokas
Jaque
Haha, ninguem responder o RSVP é super brasileira!!
infeliamente aqui em manaus uma tradição horrível é com certeza a mania dos convidados chegarem atrasadérrimos….todo mundo acha q casamento só começa meia hora depois do marcado no convite, já ví noivas esperarem dentro do carro, passeando pela cidade, mais de 45 minutoa até chegarem todos os padrinhos…achei o cumulo do absurdo!!! já avisei…meu casamento começa na hora, com convidados ou sem convidados…se não chegou na hora é pq não me considera e nem merece estar lá!
Falei!
Drica
*Nome das amigas solteiras na barra do vestido (em alguns é no sapato)
*Dia da noiva c/direito a maik of feito pelo fotógrafo
Batucadas/orquestras de frevo/grupo de samba e outros ao final da festa
*Contratar animadores como Drag Queen p/dizer que o noivo já era casado ou coisas do tipo
*Os noivos se esbaldarem na pista junto c/os convidados e NÃO “fugir” da festa antes que ela acabe
*Para as noivas católicas, entrar ao som da Ave- Maria é quase regra. A marcha nupcial, qd tocada é apenas um pequeno pedaço p/anunciar a sua chegada, mas a entrada mesmo acontece ao som da Ave-Maria.
*Ainda para as católicas entrar com um terço junto ao bouquet.
*Bolo de ameixa (essa tradição eu rezo p/que acabe…rs). No dia que eu casar vai ser de chocolate…rsrsrs.
*Muitas máquinas digitais de amigos para fazer os registros
*Padrinhos ganharem presentes especialmente feito para eles
*Não sei como é em SP ou outros estados, mas aqui no Nordeste, em especial na minha cidade (Natal/RN) os noivos entregam o convite pessoalmente. Quando não dá para ser os dois, pelo menos um deles. NUNCA pelos correios ou quase nunca por outras pessoas.
* Também aqui na minha cidade, quase nunca se usa DJ. A não ser que ele apenas anteceda uma banda principal. O que se usa aqui é banda baile em 95% das festas.
Acho que é isso…..
Achei seu blog semana passada pesquisando dicas para organizar o chá de panela de uma amiga e, como gosto muito do tema e pretendo algum dia oferecer algum serviço na área, sou mais uma viciada no seu blog.
Ele é o MÁXIMO!!Já peguei mtas dicas legais.
Não responder o RSVP com certeza é a pior… estou vivendo isso agora. Será que as pessoas acham que é enfeite no convite?
Eu sempre respondi, e agora vejo que as pessoas não fazem…
Aqui em SC tem que ter o corte da gravata. Meu noivo é carioca e ficou espantado quando meu pai perguntou pra ele se ele já escolheu uma gravata para cortar, já que vai casar de farda kkkkk. A mãe dele então, ficou passada… “Como assim? Pedir dinheiro para os convidados??” uhauhuahuhuah
As sandalinhas havaianas sao fantasticas, acho que ainda nao inventaram lembrancinha melhor! Se o din din permitir, vamos fazer no nosso casamento.
Meninas, o pessoal sempre chega atrasado mesmo, como voces anunciaram que era pra chegar no horario? (o padre ja avisou que se demorar pra comecar, a cerimonia sera curta porque ele tem missa depois)
vivo en España y mi hijo (que vive en Recife) tendrá su boda en junio y desearía me pasaran información sobre las costumbres vuestras para las bodas, de manera de poder ayudar a mi nuera y a mi hijo. No se escribir en portugués, pero entiendo muy bien al leerlo.
Desde ya muy agradecida:
Graciela Alvez
Fe, muito obrigada pelas dicas. Sou cearense e irei me casar nos EUA.Entao irei apresentar aos nossos amigos americanos um pouco da nossa cultura. Acompanho seu blog diariamente para nao esquecer nenhum detalhe… o bar de caipirinha sera dificil pois nao tem pessoas qualificadas pra fazer, mas o resto eu terei.
O noivo não pode ver a noiva antes do casamento, é uma das mais clássicas brasileiras.