Casamento Elegante
Uma das dúvidas mais frequentes é como ter um casamento elegante. Servir churrasco num casamento pode ser elegante? Qual flor usar para que aquele salão fique elegante? Meninas, não é o cardápio, a flor a ser usada ou a lembrancinha a ser entregue que deixará seu casamento elegante ou não! Na minha opinião, casamento elegante tem esses detalhes abaixo:
Convites entregues no prazo certo e pessoalmente. Demonstrar que você escolheu aquelas pessoas para o dia mais especial da sua vida é elegante.
Não atrasar mais do que meia hora para começar a cerimônia. Deixar as pessoas esperando nunca é elegante, ainda mais se sua igreja tiver outros casamentos após. Elegância tem a ver com pontualidade.
Se o casamento é na igreja, tem que vestir-se com respeito adequado ao local. Decotes excessivos e modelos parecendo um corselet de lingerie são sexy demais para uma noiva elegante.
Oferecer um espaço com conforto para os convidados: não ser quente demais nem frio demais, ter lugar para todos se sentarem. A elegância está no conforto oferecido.
Cardápio para todos. Escolha sim um cardápio que os noivos gostem, mas não se esqueça dos vegetarianos, dos diabéticos, das crianças. O mesmo para as bebidas.
Os noivos cumprimentam todos os convidados na festa. Sim, você quis convidar todas aqueles pessoas, todos se arrumaram e colocaram uma roupa especial para te prestigiar. O mínimo da educação é cumprimentar todos, mas principalmente os idosos (que vão embora mais cedo) e os que vieram de longe só para te prestigiar. Elegância tem a ver com educação.
Dançar, comer, beber, ser feliz, mas ficar bêbada não né? Elegância tem a ver com postura.
Sem excessos. Não há elegância onde há excessos de flores, comida, atrações e lembrancinhas a serem jogadas fora.
Sonho adequado ao bolso. Fazer dívidas para ter uma festa fora da sua realidade não é elegante.
Cartão de agradecimento enviado para todos os convidados após a lua de mel, agradecendo a presença na festa e o presente recebido. É sempre elegante agradecer.
São os detalhes da educação, postura e gentileza que deixam sua festa elegante. 😉
Adorei o post! Dicas super importantes que estão se perdendo ultimamente!! Vejo as pessoas muito preocupadas em curtir a festa, dar milhões de lembrancinhas pra parecer que se preocupou com o convidado, e até noiva meio alterada pela bebida eu já vi!!! Um absurdo e muito feio!
Gostei de saber que elegancia não ter nada a ver com a festa que vc vai dar, pq no meu caso não teremos festa! Faremos só a cerimônia na igreja e daremos bem casados após os cumprimentos! Pois como vc disse: “Sonho adequado ao bolso. Fazer dívidas para ter uma festa fora da sua realidade não é elegante.”
Bjos e parabéns pelo post, vc sim é muito elegante!!
Adorei as suas dicas. No meu casamento, como será para só 200 pessoas, acho que devo cumprimentar todo mundo, ainda mais que já morei em várias cidades e acho que virão pessoas de todas elas (espero rsrs)
Sobre a entrega do convite para quem mora longe, discutida em comentários acima, vou fazer algo bem simples e legal: um selo pelos Correios. Como vários dos convites serão enviados pelos Correios, nada mais interessante que colocar seu próprio selo neles. O envelope será mais bonito que os envelopes normais, claro. E o preço que os Correios cobram por isso é muito bom, a meu ver: R$32 a folha com 12 selos (se for uma folha só, se forem mais, diminui o preço unitário). E não precisa pagar mais pela postagem, é o valor do selo mesmo.
O chato é que é feito assim: selo base + selo personalizado. Mas daí é só escolher um selo base simples. Tem um de alianças que é bem bonito. Eu devo escolher esse ou um de Minas Gerais, que é meu estado e onde será realizada a cerimônia.
Pra quem se animar tb, aqui tem mais informações http://www.correios.com.br/produtosaz/produto.cfm?id=B3780279-D99E-46DA-0DFF8541F32964A3
Já que não conseguirei entregar os convites em tantas cidades em mãos, acho elegante fazer algo discreto, mas diferente.
Muito boas as dicas Fernanda!!
Vou tomar muito cuidado com todas elas!!
Detalhes que as vezes não observamos!!
Parabéns!
Adoro seu site.. tem me ajudado muitoo em minha escolhas !!
Muito Obrigada Fernanda !!
Olá, estou em dúvida sobre um espaço que visitei e gostei bastante. O problema é que o restaurante fica no térreo e o espaço reservado para o evento no mezanino e os convidados terão que descer um lance de escada para se servirem. Nâo é deselegante? Além da preocupação com os idosos. Abraços
Fê, adoro seu blog, e como pode ver entro em todas as matérias, não importa a data em que foram publicadas! Meu casamento será no ano que vem e estou com uma duvida quanto à questão de “ter lugar em mesa para todos sentarem” . Como queremos fazer algo mais a nossa cara, pensamos em reduzir o numero de mesas, tornar o sistema de buffet em sistema volante COM ILHAS para os convidados também se servirem à vontade, e incluir um lounge bem bacana para os mais jovens… incluindo também bistrôs e aparadores altos com banquetas para quem quiser comer sentado!
Nosso buffet tem chapelaria para aquelas convidadas (como eu!rs) que sempre guardam a mesa com bolsa mas não a ocupam durante toda a festa… e fica aquela mesa vazia o tempo inteiro…
você acha esta decisão ruim? Acha que temos que colocar mesas para todos ? Qual a maior preocupação que devemos ter quanto à isso??
Um grande beijo e muito obrigada!
Lendo seu post, fiquei com uma dúvida, será que você pode me ajudar? O salão onde quero me casar não comporta mesas com cadeiras para todos os convidados, mas cabem tranquilamente algumas mesas e alguns lounges. Fica muito ruim ter mesas para apenas parte dos convidados? Entre lounges e mesas, todos terão lugar para sentar. Penso em servir um menu degustação.
Em São Paulo é bem comum ter casamentos assim como você mencionou. Beijos