Casamento Re e Caco | Decoração

Lembro de que no dia do casamento a decoradora Tais Puntel me ligou de manhã cedo da montagem na Casa Panamericana e disse: “Está tudo encantado por aqui!“. Estava mesmo.

Das três irmãs (eu sou a mais velha, a Marina é a do meio e casou em 2011 e a Renata é a mais nova), a Renata é a mais clássica, assim como o noivo. Eu já sabia que o casamento dela teria um toque clássico, mas um clássico leve. Não era para ser um casamento clássico pomposo e até exagerado como temos visto algumas vezes. Nosso ponto de partida eram as palavras-chave “encantado – sofisticado – alegre”. O clima “encantado” foi criado com as muitas luzinhas penduradas e a chuva de luzinhas da  Iluminax na cerimônia. Também pelos muitos porta retratos com fotos de todos os convidados, falo disso mais abaixo. O “sofisticado” veio com as peças de prata da Ella Arts, as cores branco e verde, o mobiliário impecável com jeito de casa da Festah.  O lado “alegre” era os arranjos bem cheios e ao mesmo tempo soltos, desestruturados, feitos pela Tais Punteltudo sem exageros, tudo equilibrado entre o formal e informal, sem mesa posta, muito mais lounges do que mesas.

Cerimônia Religiosa
Diversos bancos, cadeiras, poltronas e sofás misturados. Nada de grandes arranjos no caminho da noiva, para não tampar a visão dos convidados. Apenas ramos de eucaliptos amarrados nas cadeiras e pequenos vasos de flores. Simples e lindo.

Mesa de Doces
Não é novidade porta retrato na decoração das festas de casamento. Só que potencializamos um pouco a quantidade, rs! Não apenas fotos dos pais, da família, mas simplesmente 80 porta retratos com fotos de todos os convidados (por sugestão da Salve Sto Antônio, fizemos as fotos em preto e branco para ficar mais bonito). Foi uma delícia cada um se achar na mesa de doces, as pessoas sempre ficam honradas com o carinho de serem lembradas, essa era a intenção. Ao invés de uma monte de fotos dos noivos, colocamos fotos dos convidados com os noivos, uma forma de dizer como todos são importantes. E lembra aquelas estantes de casa cheias de porta retratos, sabe? Tudo a ver com o clima de “receber em casa”. O bolo maravilhoso é Isabella Suplicy, com massa de cenoura e especiarias por dentro! Doces Isabella Suplicy e Petite Fleur, chocolates da CAU Chocolates. Acreditam que compramos muitos doces, cerca de 8 por pessoa, para sobrar bastante, e não sobrou quase nada? A mesa ficou cheia de doces (repostos pelas copeiras) o tempo todo e os convidados puderam comer doce a hora que quisessem até o fim da festa. Os bem-casados tiveram sabores especiais escolhidos pela noiva, de capim-limão e caramelo com flor de sal, da Fina Nata, uma delícia e com embalagem transparente para dar mais vontade de devorar!

Sala dos Padrinhos
A festa era para ser alegre, com clima de casa, ou seja, pessoas circulando felizes, dançando, e não sentadas numa mesa por horas. Os padrinhos costumam ser os mais animados, que mais passam tempo com os noivos nas fotos protocolares e depois na pista de dança. Para quê deixar então uma mesa reservada para eles e depois esta mesa ficar vazia? Decidimos não reservar uma mesa, mas sim uma sala para os padrinhos ao lado da pista de dança.

Mesa não posta
A forma de serviço no casamento foi menu degustação (vou falar sobre isso depois). Para mim, não faz o menor sentido querer uma festa descontraída e ao mesmo tempo mesa posta. Amo mesa posta, mas quando o jantar é formal, o que não era o caso. Também não vejo sentido em fazer um meio termo, deixar apenas guardanapos e taças na mesa, mas sem sousplat, prato, talheres. Ou faz uma linda e completa mesa posta, ou deixa sem mesa posta (é minha opinião). Afinal o guardanapo de tecido e talheres eram trazidos pelo garçom junto com cada prato da degustação. E as taças são também passadas pelos garçons. Acho lindo assim, lindos arranjos (bem cheios, flores bonitas, peças de bom gosto) no centro da mesa e pronto.

Relações profissionais

Fotos: Renata Xavier (RJ)

Vídeo: Guilherme Coelho (RS)

Local de Cerimônia e Festa: Casa Panamericana (SP)

Assessoria: Salve Sto. Antônio (SP)

Decoração e Arranjos Florais: Tais Puntel (SP)

Buffet: Marcelo Gussoni Buffet (SP)

Bolo: Isabella Suplicy (SP)

Doces: Isabella Suplicy e Petite Fleur (SP)

Chocolates: CAU Chocolates (SP)

Bem-Casados: Fina Nata, sabor capim limão e caramelo com flor de sal (SP)

Noivinhos: Lladró (acervo pessoal)

Bar: Help Bar (SP)

Peças Decorativas: Ella Arts (SP)

Mobiliário: Festah Móveis (SP)

Orquestra da Cerimônia: Coral Del Chiaro (SP)

Som e DJ: DB2 Produção (SP)

Iluminação Cênica e Chuva de Luzinhas: Iluminax (SP)

Convites e Papelaria: Barnard & Westwood (SP)

Caligrafia: Fabio Maca (SP)

Rasteirinhas: Gift Chic (SP)

Garrafa de Água Personalizada: Cadô Presentes (SP)

Recreação Infantil: Fadas Madrinhas (SP)

Vestido de Noiva: Carla Gaspar (SP)

Beleza: Agência First, Marco de Barros (SP)

Tiara e Brincos: Renata Bernardo (SP)

Traje do Noivo: Black Tie (SP)

Smoking dos Padrinhos: Black Tie (SP)

Celebrante: Reverendo Domingos (SP)

Alianças: Tiffany&Co.

CONVERSE COM A GENTE