Como escolher a seleção musical perfeita para o casamento
Se tem um fator crucial numa boa festa é a escolha da música. Eu sempre digo, “música certa, na hora certa”. Como acertar na seleção musical perfeita para a festa de casamento? Conversei com quem entende do assunto, Eduardo “Peixe” Faiguenboim, da Banda SOS (Sensacional Orchestra Sonora), uma das bandas mais bacanas e inovadoras de São Paulo. Inclusive, no site da Banda SOS tem uma lista de repertório incrível, clique aqui para conhecer.
Como escolher ou indicar um mix perfeito de músicas?
Conseguir um mix perfeito é algo bastante delicado, já que envolve muitas questões. Algumas dessas questões, inclusive, são alheias à própria música.
A questão mais importante a ser ponderada na hora da montagem de um set é o público para quem esse set se destina. Se o público é homogêneo, se ele é heterogêneo, se ele é mais jovem ou mais velho (e nesse caso não vale muito considerar a idade média), são questões que interferem diretamente na escolha das músicas.
Ainda com relação ao público, o vínculo que existe entre os anfitriões e os seus convidados é algo muito importante também. Não só porque conhecemos melhor as pessoas com quem temos vínculo mas sim porque, via de regra, quanto maior o vínculo entre as pessoas numa festa, maior é a troca de emoções entre elas e, portanto, a pessoalidade da festa.
Outro fator que deve ser relevado é o lugar onde acontece a festa. Geralmente festas em lugares pitorescos como fazendas e principalmente praias, permitem que músicas que nem sempre funcionariam em um evento num “espaço padrão” funcionem e ajudem a criar a “vibe” da festa, de uma maneira geral. Reggae, MPB, música latina são estilos, por exemplo, que nem sempre funcionam em “eventos padrão” mas que tem um apelo muito grande em lugares mais próximos da natureza.
Uma vez ponderadas essas questões, a missão de encontrar o mix perfeito fica bem mais fácil. Para mim, o mix perfeito é aquele que consegue transparecer a identidade dos anfitriões mas que, ao mesmo tempo, pensa em todos os convidados. Em outras palavras, o mix ideal deve ser o mais eclético possível, sem que os donos da festa se obriguem a tocar estilos que eles não gostem.
Quanto mais a música conseguir traduzir a vibe de seus anfitriões, maior é a chance de essa festa dar certo. É por isso mesmo, que de uma maneira geral, eu não acredito que exista uma lista infalível que funcione para qualquer festa, em qualquer situação.
Matéria perfeita e de muita ajuda para quem ainda está perdida em meio a tantas decisões a serem tomadas. Parabéns pela matéria. Amamos.