Meninas, de todas as dicas, talvez essa seja a menos divertida, mas a mais importante.
Não é porque você é noiva e está vivendo o seu sonho que você vai ser uma deslumbrada com a cabeça na lua e assinar qualquer contrato sem ler ou revisar, certo?
Vejo muitas noivas não dando atenção suficiente para esta parte. Ficam encantadas com o vestido, ou o serviço, acham que é o melhor fornecedor do mundo, e assinam. Se der algum problema no dia da festa e tudo que você tiver combinado com a pessoa não estiver no contrato, não há assessoria no mundo que vá resolver isso pra você.
Nos meus preparativos, TODOS os contratos eu revisei, pedi para incluir claúsulas, alterar outras, etc. O contrato tem que refletir 100% do que você combinar verbalmente com o fornecedor.
DICAS:
– Nada deve ficar no verbal. O fornecedor te fez uma promessa, disse que vai te dar um brinde no final, etc, peça para colocar no contrato!
– Se o fornecedor falar que fica até o final da festa, coloque no contrato! Falar é fácil, ficar trabalhando até às 7 da manhã do dia seguinte não é.
– estabeleça o número de garçons qe irá trabalhar na festa e coloque no contrato.
– seu fotográfo diz que costuma tirar umas mil fotos por casamento? Coloque o mínimo de fotos no contrato. Vai que justo no seu casamento ele resolve tirar apenas 400 fotos…
– E seu fornecedor tiver um motivo de força maior e não puder ir ao seu casamento? No contrato tem que estar claro que ele será substituído por outra pessoa de mesmo conhecimento técnico, e de preferência nome desta outra pessoa.
– Descrição do equipamento a ser utilizado, traje da equipe, equipamento extra em caso do principal não funcionar.
– Horário de chegada para montagem, e quantas horas o serviço funcionará durante a festa.
– e lógico, nome completo dos profissionais, data e local do evento.
Caso lembrem de algo que esqueci, deixem nos comentários.
CONVERSE COM A GENTE
Achei esse post tão fundamental que coloquei um link pra ele lá no blog, tudo bem?
Beijos
Acho interessante não pagar tudo antes da festa e deixar pelo menos 20% do valor, de todos os serviços contratados, para ser pago depois da festa. Aprendi isso com alguns casais que se deram mal com o serviço e já haviam pago tudo.
Fe, outra coisa que tb tenho guardado: os emails trocados com os fornecedores. Atualmente isso é considerado como contrato, então se prometeu por email e não cumpriu… processo neles!!! rsrsrs
Espero que ninguém precise usar seus contratos e emails para resolver pendências, mas é bom se resguardar né…
bjs
Isso do email é real, um advogado me falou uma vez que o único contrato que é obrigatório ser reconhecido é o do casamento. De resto, até um bilhetinho já é prova documental. Registrem tudo.
Meninas super importante mesmo esse post!
Todos os contratos precisam ter firma reconhecida ou com assinatura simples já vale?!?!
bjo!
Adorei o blog. Vou vir sempre!
Super importante o post. Sempre falo para as noivinhas. Gostou do profissional, converse, peça referência, peça prova, deguste, leia muitíssimo bem e assine contrato, fotografe e arquive em uma pastinha.
Beijão
Parabéns Fê pelo post, assunto importantíssimo!!!
Beijo!
Olá!!! quero primeiramente parabeniza-la pelo lindo site, peguei váriaaaas dias dele. Olhei todinho!!
E, nao posso deixar de comentar e dar a dica para a demais noivinhas de que é super importante constar no contrato a qualidade das rosas dos arranjos e buque. Fui ver a decoração de um casamento em minha cidade e as 16h as flores já estavam murchas. Imagina as 19h que seria o horário da cerimonia. Acho um falta de consideracao com a noiva.
Bom, ta ai a dica, espero ter ajudado!
bjus