Convidados Fotógrafos

Há pouco tempo eu e meu marido estávamos num casamento, na igreja, a noiva entrando linda e meu marido me perguntou se eu não iria fotografar a entrada da noiva. Respondi que não, porque afinal a foto do fotógrafo sempre fica melhor do que a minha, então eu veria a do fotógrafo depois junto com a noiva.

Estou contando essa historinha porque uma leitora enviou a seguinte pergunta: “Meu namorado é fotógrafo e desde que começamos a namorar tenho aprendido mais sobre esse assunto e hoje consigo ver como máquinas e celulares podem atrapalhar o trabalho do fotógrafo durante a cerimônia; além de ficar extremamente feio aquele mundo de mãos e braços no corredor enquanto a noiva entra… E desde que decidimos casar, estamos pensando em como podemos avisar nossos convidados de que não gostaríamos que fossem usados equipamentos fotográficos durante a cerimônia…”

O assunto é delicado então resolvi conversar com alguns dos fotógrafos que amo e saber se os “convidados fotógrafos” realmente atrapalham ou não (Obrigada Daniela Picoral, Edu Federice, Fabio Laub, Juliana Mozart, Marina Favato, Rejane Wolff, Tainá Frotas pela ajuda!)

(quem não se lembra dessa foto linda da Renata Xavier no casamento da Juliana Paes?)

Enfim, como os convidados podem atrapalhar nas fotos oficiais? O caso mais comum é na entrada da noiva, ocasião que muitos se esticam para tirar uma foto da noiva entrando na igreja. Os problemas são dois: o campo visual do fotógrafo, que está posicionado para pegar a nave inteira mas acaba tendo essas interferências de braços de convidados, e o flash usado pelos convidados, que interferem na fotometria da foto oficial, além daquela luzinha vermelha disparada antes do flash, que também prejudica a foto. Uma vez um convidado, sentado no banco da frente da igreja, tirava fotos sem parar do casal no altar. O problema é que ele usava flash, e os fotógrafos oficiais não, e o flash do convidado interferiu em várias fotos oficiais. 🙁

Após a cerimônia, muitos fotógrafos contam que durante as fotos oficiais com os padrinhos sempre tem um convidado tentando bater as mesmas fotos ao lado do fotógrafo. Isso torna o tempo muito maior, prejudicando os próprios noivos que em geral querem ir logo para a festa. Me contaram também que durante as fotos da primeira dança, bem no fim da música, na hora que o casal se beijou e a foto seria linda, uma tia entrou na frente da fotógrafa e atrapalhou a foto.

Na foto abaixo, os fotógrafos sabiam que no fim da cerimônia os convidados soltariam balões, e por isso uma fotógrafa da dupla estava perto dos noivos e a outra posicionada no fundo para pegar a vista geral, até que um convidado resolveu fazer a mesma foto que ela :-/

(foto: Chá das Duas)

Mas e agora, proibir os convidados de levarem câmeras fotógraficas na cerimônia?

Sou contra proibir. Casamento é um momento de celebração e alegria e começar com proibições é muito chato. Fabio Laub lembrou bem, hoje até nossos celulares tem excelentes câmeras e programas (eu sou viciada no Instagram): “É como se nossa memória, hoje tomada por dezenas de informações, fosse garantida com imagens.

Vale lembrar que os bons fotógrafos têm recursos técnicos e experiência para “anular” essa interferência dos convidados. Os fotógrafos saberão se re-posicionar na entrada da noiva, terão jogo de cintura para pedir para o convidado que está atrapalhando dar licença, e mesmo que uma ou outra foto sejam completamente perdidas como a da tia que entrou na frente na hora do beijo, haverá outras centenas de fotos maravilhosas para compensar. Na foto do casamento da Juliana Paes, por exemplo, a fotógrafa aproveitou a situação em que dezenas de câmeras faziam parte da cena e fez a foto ficar linda do mesmo jeito.

Se você não quer de jeito nenhum que os convidados tirem fotos durante a cerimônia e protocolos da festa (depois durante a festa vale né?! Fotos dos convidados na festa são sempre divertidas!), então acho que vale conversar com antecedência com aqueles amigos “fotógrafos” que sempre tiram mais fotos do que aproveitam a festa, avisar a assessora para ajudar na hora das fotos protocolares caso isso aconteça, e quem sabe deixar nos bancos da igreja, junto com o lencinho “lágrimas de alegria” ou programa da cerimônia, um aviso do tipo “Os noivos pedem que não seja fotografada a cerimônia religiosa para que não haja interferência no trabalho dos fotógrafos oficiais. Contamos com você! Noiva e Noivo”.

E vocês, fotógrafos, qual a opinião ou situações que já passaram? E vocês, convidadas, prestarão mais atenção para não atrapalhar o trabalho dos profissionais?

* O post de hoje foi sugestão das leitoras Mariana e Erica.

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE