Convidados Fotógrafos
Há pouco tempo eu e meu marido estávamos num casamento, na igreja, a noiva entrando linda e meu marido me perguntou se eu não iria fotografar a entrada da noiva. Respondi que não, porque afinal a foto do fotógrafo sempre fica melhor do que a minha, então eu veria a do fotógrafo depois junto com a noiva.
Estou contando essa historinha porque uma leitora enviou a seguinte pergunta: “Meu namorado é fotógrafo e desde que começamos a namorar tenho aprendido mais sobre esse assunto e hoje consigo ver como máquinas e celulares podem atrapalhar o trabalho do fotógrafo durante a cerimônia; além de ficar extremamente feio aquele mundo de mãos e braços no corredor enquanto a noiva entra… E desde que decidimos casar, estamos pensando em como podemos avisar nossos convidados de que não gostaríamos que fossem usados equipamentos fotográficos durante a cerimônia…”
O assunto é delicado então resolvi conversar com alguns dos fotógrafos que amo e saber se os “convidados fotógrafos” realmente atrapalham ou não (Obrigada Daniela Picoral, Edu Federice, Fabio Laub, Juliana Mozart, Marina Favato, Rejane Wolff, Tainá Frotas pela ajuda!)
(quem não se lembra dessa foto linda da Renata Xavier no casamento da Juliana Paes?)
Enfim, como os convidados podem atrapalhar nas fotos oficiais? O caso mais comum é na entrada da noiva, ocasião que muitos se esticam para tirar uma foto da noiva entrando na igreja. Os problemas são dois: o campo visual do fotógrafo, que está posicionado para pegar a nave inteira mas acaba tendo essas interferências de braços de convidados, e o flash usado pelos convidados, que interferem na fotometria da foto oficial, além daquela luzinha vermelha disparada antes do flash, que também prejudica a foto. Uma vez um convidado, sentado no banco da frente da igreja, tirava fotos sem parar do casal no altar. O problema é que ele usava flash, e os fotógrafos oficiais não, e o flash do convidado interferiu em várias fotos oficiais. 🙁
Após a cerimônia, muitos fotógrafos contam que durante as fotos oficiais com os padrinhos sempre tem um convidado tentando bater as mesmas fotos ao lado do fotógrafo. Isso torna o tempo muito maior, prejudicando os próprios noivos que em geral querem ir logo para a festa. Me contaram também que durante as fotos da primeira dança, bem no fim da música, na hora que o casal se beijou e a foto seria linda, uma tia entrou na frente da fotógrafa e atrapalhou a foto.
Na foto abaixo, os fotógrafos sabiam que no fim da cerimônia os convidados soltariam balões, e por isso uma fotógrafa da dupla estava perto dos noivos e a outra posicionada no fundo para pegar a vista geral, até que um convidado resolveu fazer a mesma foto que ela :-/
(foto: Chá das Duas)
Mas e agora, proibir os convidados de levarem câmeras fotógraficas na cerimônia?
Sou contra proibir. Casamento é um momento de celebração e alegria e começar com proibições é muito chato. Fabio Laub lembrou bem, hoje até nossos celulares tem excelentes câmeras e programas (eu sou viciada no Instagram): “É como se nossa memória, hoje tomada por dezenas de informações, fosse garantida com imagens.“
Vale lembrar que os bons fotógrafos têm recursos técnicos e experiência para “anular” essa interferência dos convidados. Os fotógrafos saberão se re-posicionar na entrada da noiva, terão jogo de cintura para pedir para o convidado que está atrapalhando dar licença, e mesmo que uma ou outra foto sejam completamente perdidas como a da tia que entrou na frente na hora do beijo, haverá outras centenas de fotos maravilhosas para compensar. Na foto do casamento da Juliana Paes, por exemplo, a fotógrafa aproveitou a situação em que dezenas de câmeras faziam parte da cena e fez a foto ficar linda do mesmo jeito.
Se você não quer de jeito nenhum que os convidados tirem fotos durante a cerimônia e protocolos da festa (depois durante a festa vale né?! Fotos dos convidados na festa são sempre divertidas!), então acho que vale conversar com antecedência com aqueles amigos “fotógrafos” que sempre tiram mais fotos do que aproveitam a festa, avisar a assessora para ajudar na hora das fotos protocolares caso isso aconteça, e quem sabe deixar nos bancos da igreja, junto com o lencinho “lágrimas de alegria” ou programa da cerimônia, um aviso do tipo “Os noivos pedem que não seja fotografada a cerimônia religiosa para que não haja interferência no trabalho dos fotógrafos oficiais. Contamos com você! Noiva e Noivo”.
E vocês, fotógrafos, qual a opinião ou situações que já passaram? E vocês, convidadas, prestarão mais atenção para não atrapalhar o trabalho dos profissionais?
* O post de hoje foi sugestão das leitoras Mariana e Erica.
Muito legal esse post, sou uma fotógrafa amadora de carteirinha, sempre tomei o maior cuidado pra não atrapalhar os fotógrafos oficiais, mas agora vou redobrar minha atenção. Não pedirei que meus convidados não tirem fotos durante a cerimônia, mas essas dicas valeram muito pra mim, quando for a um casamento como convidada. Bjos
Na época, perguntei para o fotógrafo sobre isso, pois temos vários “amadores” na família.Ele me disse que todo mundo poderia fotografar e isso não atrapalharia em nada o trabalho dele. Achei ele super confiante e realmente não percebi nenhuma influência no trabalho. Inclusive, tenho ótimas fotos de parentes e amigos. Beijo
Ótimo post Fer!
Nunca tinha parado para pensar em tudo isto, e confesso que sou uma das “fotógrafas” de vários eventos da família e amigos.
Vou me policiar daqui pra frente quando for convidada!
Quanto ao meu casamento, confio muito no fotógrafo que contratamos, mas de qualquer maneira vou questioná-lo a respeito disto…e concordo com vc, as fotos dos convidados na festa são realmente as mais divertidas, jamais impediria! Beijos
Adorei!!!!!
Obrigada pelo post, Fer!
Não vamos proibir, mas pensamos em dar alguns toques para os mais “afobados” rs
E durante a festa, pensamos em colocar nas mesas aquelas maquinas mais antiguinhas, de filme (acho que são até descartaveis), pois queremos montar um album com o olhar dos convidados sobre a festa! O que você acha?!?!
Beijos
Mari
Oi Pessoal,
Vou me casar e contratei um excelente fotografo, que além de mto bom profissional é tambm mto simpatico com tds e consegue fotos incriveis.
Pedi para todos meu amigos levarem suas maquinas, pois quero ver no dia seguinte a visao que cada um teve da festa!
Bjos!
Muito relevante o texto.
Bom pra gente que é convidada e noiva 🙂
Acho que vou indicar pros meus convidados a leitura… HEHE
Fe, eu sou meio mal humorada com essa mania CHATA que hoje em dia as pessoas pegaram de ter que fotografar tudo a todo momento.
(Agora que ando frequentando mais festas infantis que casamentos, é comum ver uma criança brincando e, em volta, uns cinco adultos fotografando. Chato, chato.)
Acho completamente sem noção essas pessoas desesperadas fotografando a noiva na entrada da igreja. GENTE, vamos assistir a entrada da noiva, olha só que momento lindo e emocionante! Parece que registrar ficou mais importante que VIVER aquele momento. Eu fico tão emocionada com a noiva entrando que nem lembro de máquina fotográfica, celular e etc.
No meio da pista, na festa, o convidado tirar fotos ok, realmente elas costumam ser bem divertidas. Mas na cerimonia e nas protocolares, acho totalmente sem noção e olha, entendo quem proíbe, viu?
Ah, outra coisa: e quem vai lá e no dia seguinte ao casamento coloca foto dos noivos no facebook? Perguntou para os noivos se podia? (geralmente não). Acho mal educado também. Uma coisa é você colocar uma foto SUA no casamento, outra é colocar a dos noivos sem pedir permissão antes.
(*fala e sai correndo da sala, porque sabe que vai ser apedrejada).
Olá,
na nossa opinião os convidados fazem isso porque estão felizes e tem muito carinho pelos noivos.
Não vemos problemas nos convidados fotógrafos.
Na maioria das vezes eles sempre perguntam se estão atrapalhando, pedem desculpas e etc…
É claro que uma vez ou outra atrapalham mesmo, mas como já foi falado o número de fotos incríveis que entregamos é muito grande e se perder uma não será um grande problema.
Para aqueles convidados que não tem muito bom senso é só pedir com jeitinho que dá tudo certo e muitas vezes até usamos isso a nosso favor.
Acho totalmente desnecessário a noiva ter que se preocupar em proibir fotos.
Quanto mais fotos melhor.
Um abraço.
Renata e Yuri Fotografia.
Ai Fer td é questão de noção, né? Mas hj em dia isso é item q falta na maioria das pessoas…eu NUNCA fico dando uma de fotógrafa em cerimônias de casamento…minha foto nunca vai ficar boa feito a do fotógrafo, os noivos já pagaram alguém pra isso e assim, pra q né? Ficar fotografando ao invés de assistir a cerimônia…essa obsessão full time hj em dia com fotos me cansa…o pessoal ao invés de viver o momento fica preocupado em ficar fotografando o tempo INTEIRO…e os shows q hj em dia o pessoal ao invés d aproveitar fica com aquelas câmeras de celular filmando o tempo todo (sendo q em qqr portal da internet vc vai achar um vídeo só um milhão de vezes melhor) ? Ou encontros de amigos em q geralmente as namoradas ficam naquela chatiiiiiiiiiice de “tira uma foto assim” “agora assado” afffe…cansa…minha vontade é dizer “aproveite, converse, dê risada, tome um chopp, ESQUECE a p*$#@ dessa máquina”…mas é a era do exibicionismo né, pessoa quer colocar no facebook o quaaaaanto ela sai, o quaaaaanto ela é feliz ao invés de efetivamente viver bem os momentos…ela prefere simplesmente fotografar pra provar alguma coisa pra alguém -_-
Conselho para a vida, não só em casamentos: vivam mais e fotografem menos rs…fotos são legais pra registrar um momento e tal mas isso não deve tomar a maioria do tempo de seja lá o q vc estiver fazendo, se não já é exagero…vc não é repórter investigativo para fotografar tudo, principalmente qd já há profissionais contratados para isso e corre o risco d vc atrapalhar, nem q seja um pouco
Quanto ao meu casamento, nunca tinha pensado especificamente nisso apesar d já ter ficado perplexa ao ver exageros d convidados nos casamentos alheios…talvez seja caso d deixar um bilhetinho como foi sugerido, questionarei o fotógrafo a respeito disso 🙂
:***
Concordo muito com a Dani Freitas! Vamos viver o casamento e principalmente a entrada da noiva, ficar fotografando é ridiculo! as fotos da festa são ótimas, mas na cerimonia, corte de bolo, brinde, só atrapalha! eu adorei a dica Fer, e vou usar no meu casamento sim, porque tenho vários convidados que vão querer tirar foto até da ponta do meu cabelo! ooo gente chata!
Beijos
Eu também sou da opinião de que proibir é muito “forte”. Sempre que alguma noiva me pergunta se os fotógrafos da família podem clicar, eu libero. Mas peço para não entrarem na minha frente e para preferencialmente ficarem mais afastados. Bom senso é tudo!!
É necessário ter jogo de cintura e as vezes até um pouco de jogo de corpo para segurar a melhor posição. Já aconteceu de um convidado fotógrafo tentar me tirar da minha posição na hora em que a noiva ia jogar o buquê.
Expliquei que eu precisava ficar ali. Ele não entendeu e me empurrava com o corpo para o lado. Nós dois queríamos clicar a noiva de frente.A noiva já estava quase jogando o buquê e não daria tempo para chamar ninguém do cerimonial. Tive que me manter firme na posição, empurrando o convidado com meu ombro, bem discretamente. Deu certo, ninguém percebeu e a foto oficial ficou linda! Acho que a do convidado não ficou tão boa, mas paciência né!
Nunca tinha pensado nisso! Sou a favor de dar uns toques nos convidados mais afoitos, até porque sempre tem aquele parente que fica andando de um lado para o outro querendo registrar os momentos. Como conheço bem os parentes que tenho vou pedir delicadamente para não sairem de seus lugares e nem fotografarem com flash durante a cerimonia.
Hum, assunto delicado, e muito interessante!
Eu sinceramente acho que fica desagradàvel e pega mal pedir pra nao tirar fotos….acho que a tendencia è que os noivos fiquem com fama de chatos…e cà entre nòs: vcs realmente acham que as pessoas iriam obedecer ao pedido?!
E outra coisa: acho que, se o fotògrafo for bom, ele vai saber tirar proveito da situaçao, seja enquadrando os celulares e cameras na foto, seja escondendo os mesmos! Se a situaçao se tornar insuportàvel (do tipo semi-fotografo que atrapalha os verdadeiros profissionais) , com certeza o fotografo usarà todo o seu profissionalismo para pedir com jeito ao mal-educado de dar licença! Bjos
Bom… eu amo fotografia e tenho sonho de ser fotografa. Sempre que ia a um casamento queria dar uma de fotografa para praticar. Nunca me tocava que estava atrapalhando. Até o dia em que fui convidada para fazer as fotos oficiais de uma amiga que não tinha condições de contratar um fotografo.
Os amigos fotografos me incomodaram tanto, mas tanto… que fiquei com vontade até de chorar!!! Todas as vezes que eu praticava nos casamento, as minhas fotos saiam mto boas, mas qdo eu fui a oficial elas ficaram todas ruins. A tal luz vermelha e o flash alheio deixaram minhas fotos mto estranhas, sem falar que os noivos não sabiam pra que maquina olhar. =[
Bom… agora aprendi a lição. Não levo mais maquina fotografica para casamento, a menos que eu seja a fotografa oficial!!! Se levo, tiro sem flash e do meu lugar, sem entrar na frente do fotografo.
Bjs…
Oi meninas!!!
Realmente esta questão dos “convidados fotógrafos” é bem delicada. Entendo que os convidados gostariam de ter uma recordação do casamento, até para relembrarem os bons momentos deste grande dia que também foi especialmente preparado para eles, mas tenho visto muitas fotos que deveriam ter ficado perfeitas com uma maquininha esticada ao fundo… Esses dias vi uma foto dos noivos entrando no carro, com a praça da igreja ao fundo, e ela estaria deserta e seria um click lindo se ao fundo nao estivesse, mesmo que fora de foco, um garotinho de uns 8 anos fotografando a mesma cena! Às vezes, o fotógrafo não tem tempo suficiente para pedir que os convidados se retirem para que ele possa fotografar, pois perderá o momento. E não só o fotógrafo, mas o videomaker contratado também questionou esse assunto comigo, que as máquinas “pessoais” costumam atrapalhar o trabalho deles. No meu caso, vou me casar em uma igreja que não permite fotos com flash (é uma igreja de altar barroco, tomabada pelo patrimônio histórico e tem algumas regras para que isso tudo seja mantido) e pretendo avisar de maneira educada aos meus convidados, que seria melhor que não fotografassem no interior da igreja, para evitar constrangimentos (multa para os noivos). Na festa tudo pode!
Boa semana à todos!
Isso é questão de bom senso (se desse pra comprar bom senso)
Já tive que disputar espaço com convidado em uma cerimonia muito intima e pequena (apertadinho mesmo), eu acabei tendo um unico angulo de visão e ele foi super chato comigo. Em outro casamento pedi licença educadamente para um convidado para fotografar a noiva jogando o buque (ele estava bem na frente dela) e ele respondeu “mas você atrapalha né?”. Eu fiquei sem ação, não esperava aquela grosseria sabe?
Normalmente os convidados não atrapalham não, estes foram casos bem isolados mesmo.
As vezes aproveito para incluir os amigos-fotografos na cena, pode ficar interessante.
É claro que educação e bom senso sempre ajudam.
Se os noivos pagaram para os fotógrafos e você está atrapalhando o trabalho deles na verdade você acaba atrapalhando seus amigos noivos, já pensou nisso? 🙁
Sempre tiro foto quando vou a um casamento…e sabe o que os noivos falam para mim?!? Tire foto de tuuudo e depois passe pra gente! Quem não quer ver logo as fotos do casamento?!? Acho mais acessível dessa forma do que esperar pelo fotógrafo! Agora, todo cuidado é pouco…sempre tomo o cuidado para não atrapalhar os fotógrafos, na maioria das vezes tiro fotos sem flash (adoro!) e costumo ficar sempre na ponta do banco, mas sem sair do lugar. Em pé ou sentada, sigo o fluxo da cerimônia, nunca fico em pé quando todos estão sentados. Para tudo, bom-senso sempre!!!
Beijo
Eu fico extremamente constrangida (agoniada mesmo) com essa mania dos convidados ficarem fotografando a cerimônia. Casamento, batizado, formatura… realmente ninguém mais aproveita o momento, fica aquela disputa terrível, uma guerra de flash, terrível, uma falta de respeito.
Eu sou a favor de pedir, educadamente, aos convidados que não fotografem a cerimônia, quanto à festa, tudo bem.
Oi, Fernanda! Minhas fotos acabaram de ficar prontas e eu ando pensando muito sobre esse assunto. A questão tem dois lados, como tudo na vida. Eu realmente acho que os convidados acabam atrapalhando. Tenho várias fotos que teriam ficado mais bonitas ainda se não mostrassem um monte de câmeras. A qualidade da imagem permaneceu a mesma, pois o Leandro Joras deve saber anular essa interferência, mas visualmente, achei que poluiu a imagem. Na hora das fotos posadas, cada padrinho queria olhar pra câmera do amigo que tb fotografava, em vez de olhar pra do nosso fotógrafo. E eu, que optei pelo fotojornalismo justamente pra evitar aquela chatice de “olha pra cá”, “mais uma pra garantir” etc, me irritei com a insistência dos amigos pedindo pra eu posar e tirarem fotos. Numa hora, falei na boa, mas falei, que o Leandro estava lá pra isso e que eles não se preocupassem, pois quando as fotos dele estivessem prontas eu compartilharia com todos. rsrs
Por outro lado, foi uma delícia entrar no facebook no dia seguinte ao casamento e já me deparar com tantas fotos, já que as oficiias demoram um pouco mais. E ainda por outro lado, tb é chato ver as fotos do seu casamento expostas no facebook de outras pessoas, eu não gosto muito. Mas infelizmente, a opção a isso é proibir, e concordo que fica mto chato. O jeito é relaxar e olhar o lado bom – o de termos mtas fotos legais, além das que o fotógrafo tira.
Olá!
Adorei este post, já pensei em fazer um parecido para meu blog mas desisti por que já ouvi muitos convidados comentarem que o fotógrafo tem essa opinião porque querem vender mais fotos. Já foi o tempo em que fotógrafo “ganhava por foto”, viu tias!
Gostei muito da ideia do bilhetinho na igreja pedindo para fotografar somente na recepção. Em cerimônias religiosas nunca nenhum convidado me atrapalhou, pq somente os profissionais ficam no altar, o problema é no corredor, acho horrível aqueles braços esticados com celulares de câmeras. Quem perde é a noiva… não tem jeito.
Coloquei no meu contrato que não me responsabilizo pelo mau andamento da cerimônia por causa de câmeras dos convidados, pois já vi um padre parar a cerimônia para pedir para os convidados pararem de fotografar… eles estavam em volta do altar.
Gente… confesso que fotografar a entrada da noiva é muito difícil, mesmo para nós fotógrafos, eu duvido que alguma foto tirada de celular ou câmera amadora de algum convidados fique boa. Principalmente pq eles esticam o braço e nem vê oq está clicando…
Outro momento que eles atrapalham é na hora das fotos formais com pais e padrinhos. Muitas vezes tive que esperar os convidados fazerem as fotos para depois eu fotografar. Eles ficam do nosso lado esticam o braço e no cantinho da nosso foto aparece a câmera dele. Além de tudo ainda tiram a atenção de quem está sendo fotografado, pedem para sorrir, olhar pra ca ou pra la, fazem piadinhas…
Seria tão bom se os convidados seguissem blogs sobre casamentos… :o)
Bom… o mês que vem será o meu casamento, e vou adorar receber fotos dos meus convidados NA PISTA!
Beijos para “todos” (pq homem tb lê esse blog, meu noivo é um deles!)
Ótimo post, Fê!
Temos uma foto do nosso casamento – bem da hora do beijo no altar – que seria MARAVILHOSA, se não fosse os braços de umas das convidadas (a mais altas que tivemos!) levantados pro alto pra tirar uma foto. A foto é linda, mas com aqueles braços chamando mais atenção do que os noivos. 🙁
Outra coisa complicada foi uma outra convidada que concorria com a fotógrafa. Ela grudou e tirava todas as fotos que a fotógrafa tirava. Chegava a pedir licença pra fotografar…. Oi?
Enfim, acho complicado proibir as fotos dos convidados…. Eles podem acham falta de delicadeza, ficar magoados. Mas ao mesmo tempo, as pessoas precisam ter um pouco mais de bom senso.
As fotos de nenhuma das duas convidadas ficaram boas. Óbvio que as fotos da fotógrafa ficam infinitamente melhores. As máquinas delas só serviram pra atrapalhar. Então, porque não deixar o fotógrafo trabalhar em paz?
Beijos.
Já fui atrapalhada muitas e muitas vezes pelos convidados, mas não fico brava, porque é por pura falta de conhecimento ou noção mesmo que está atrapalhando. O máximo que faço é dar uma cutucadinha no ombro e pedir que se afaste.. As vezes brinco e chego gritando “Minha vez!Minha vez!”. rs pra não perder o clima de festa, pois o que mata um casal de noivos é um fotografo de mau humor e arrogante.
E Dani Freitas, concordo também com sua colocação sobre a publicação das fotos dos noivos em facebooks e afins sem a permissão…acho de uma indelicadeza tremenda…eu sou uma pessoa q procuro me preservar por N motivos…desde não dar bandeira sobre situação financeira e até pq já fui vítima de algumas pessoas invejosas q levaram esse sentimento ruim para um ponto q me afetou…desde então ao contrário da maioria das pessoas q gosta d se exibir, prefiro me preservar…em redes sociais só estão adicionadas pessoas com quem efetivamente tenho algum relacionamento…pessoas como ex colegas de classe, amigas d igreja da minha mãe eu não adiciono mesmo, não sei com que esse povo está metido/que tipo de pessoa se tornou, eu é q não vou ficar abrindo minha vida pra gente q eu não confio, tudo q é possível e imaginável ser bloqueado para o público geral, assim está nas minhas redes sociais…pode até parecer paranóia no mundo de hj em dia, mas quem já sofreu por ser alvo de inveja doente e tem um mínimo de senso d preservação pode entender minhas “paranóias”
aí vc tem toda essa preocupação pra depois ter gente escancarando aí uma coisa particular para Deus e o mundo (já q a maioria das pessoas gosta é mesmo de provar q “não está na pior” e dá acesso a gato e cachorro nessas redes sociais), e gente q vc nem conhece estar tendo acesso a isso, acho de uma indelicadeza enorme…
e no fim das contas acho q inibir as fotos de cerimônia e protocolos inibe por consequência q os convidados publiquem fotos q não as deles próprios/amigos do evento…realmente acho q adotarei a política no meu casamento…claro q nunca dá 100% certo e é inevitável q um ou outro não leia/finja q não entendeu e uma ou outra escape, mas acho q só de evitar a montanha generalizada de flashs e excesso de publicações de imagens suas ñ consentidas em facebooks alheios já vale a tentativa!
Ahhhh esqueci de contar que já levei um tapa de um convidado que disse que eu estava atrapalhando…
Oi Fernanda,
O Post está ótimo, muito esclarecedor.
Mas ainda tenho uma dúvida:
Como avisar aos convidados para não publicarem as fotos que tiraram nas redes sociais antes dos noivos fazerem isso ou até mesmo autorizarem?
Obrigada
Adorei o comentário da fotógrafa Renata Vignoni.
Eu acho que você tem que sentir o clima da noiva, se ela gostaria ou não de ter fotos “extras” do seu casamento. No meu caso, costuma ir a muuuitos casamentos. E em todos eles, costumo escutar dos noivos o pedido de registrar tudo para eles. E no outro dia após a festa, convidados, familiares e até els… os noivos, me cobram a divulgação das fotos no facebokk e orkut. Mas é claro que educação é sempre bem vinda. Não adianta em nada contratar um execelente fotógrafo e os convidados atrapalharem as fotos deles. Mas tenho certeza que os bons fotógrafos já estão sabendo se adequar a essa nova realidade. Se fosse no meu, ia querer sim, que meu amigos fotografassem tudo. Além do mais, é pra ser o momento feliz. E as pessoas que lá estão, apenas compartilham dessa felicidade. Mas, adorei o post, tomarei ainda mais cuidado nos próximos.
Ótimo texto. Meu casamento vai demorar um pouquinho pra acontecer, mas esse tema definitivamente vai entrar na lista de assuntos para conversar com o fotógrafo. A dica de recadinho para os convidados é uma opção. Mas a minha maior reflexão agora é com certeza como convidada. Tenho a preocupação de não ser “sem noção” nos eventos, mas agora minha atenção será redobrada.
Concordo com que acha que o fotógrafo de casamento já está acostumado com a presença dos fotógrafos amadores e sabe contornar esse tipo de problema. Inclusive, no último casamento que eu fui, meu noivo, que estava tirando muitas fotos, perguntou pro fotógrafo oficial se ele estava atrapalhando e ele disse que não tinha problema nenhum. Ele passou muita segurança no que estava fazendo e realmente o resultado das fotos oficiais foi excelente! Claro que um pouco de bom senso por parte dos convidados não faria mal. bjos.
Só completando o que disse acima: outra solução para esse problema é sempre contratar um fotógrafo que possua um assistente. Dessa forma, pelo menos um dos dois terá um foto boa dos momentos importantes do evento.
Adorei esse post Fer… nunca tinha pensado nisso, eu sou apaixonada por foto, quero fotos lindas, mas tbm quem faz a festa do nosso casamento?
Se o convidado está lá atrapalhando é só falar com jeitinho e pronto.
Afinal, se ele e todo mundo não estivesse lá, não haveria motivo para fazer a cerimonia neh.
Queremos que todos que amamos lá participando desse momento tão especial, então relaxa, e curta os momentos desse dia tão importante! =)
Contrate um bom profissional que ele certamente saberá lidar com essa situação…. =)
bjs
Eu fiquei mto feliz de ver meus amigos e familiares tirarem fotos do casamento e todos loucos para tirar fotos com os noivos..isso é carinho e se isso nao tivesse acontecido eu teria ficado muito triste. Meus fotografos foram super profissionais e os amadores não atrapalharam em nada, mto pelo contrario, como ja disseram aqui, é maravilhoso o feedback do dia seguinte no facebook, orkut, e-mails..td mundo mostrando as fotos e fazendo aqueles comentários incríveis que fazem vc ter a certeza de que todo seu esforço Valeu a Pena!! Beijos Feeeeeeee!!!
Nunca tinha parado pra pensar nisso! Mas realmente atrapalha, principalmente os convidados sem noção!
Ótima dica!!
Realmente complica bastante o trabalho quando tem muita gente fotografando junto… todos querem ter o seu registro pessoal do evento, mas deve-se respeitar para que isso não implique em prejudicar o trabalho do fotógrafo.
Parabéns pelo post!
Diogo Ramos
Adorei o post Fer! Eu sofri isso no meu casório! Tive muitooooosss amigos que levaram máquinas e é lógico a foto oficial da entrada da noiva ficou cheio de maozinhas esticadas!!!! rsrsrsrsrrrs Mas meu fotógrafo que é um fofo soube contornar a situação e deu tudo certo!Bom, acho que os convidados tem que ter bom senso! Depois pede as fotinhos oficiais para os noivos, eu tenho certeza que eles não vão se importar em fazer uma cópia do CD com as fotos para todos! Bjs
Amei o post. finalmente alguem falando sobre isso…
Vc me inspirou a escrever sobre tbm.. logo te mando o link. Ta tenso escrever pouco num assunto tao delicado. Beijinhos Fer
Não gosto dessa coisa de fotografar tudo tb… eu sempre estou com minha câmera, mas não fotografo tudo não (mesmo pq morro de vergonha quando esqueço de desligar o flash num momento inapropiado!!)
No meu casamento vou pedir pras pessoas desligarem a câmera durante a cerimônia! =)
Ah! pra quem pretende fazer o mesmo, no offbeat bride tem algumas idéias de como fazer esse pedido sem ser indelicado:
http://offbeatbride.com/2011/06/unplugged-wedding-templates
Tati Correa, como assim, o que aconteceu?!?!?! Conta mais!
No meu casamento perdi fotos lindas da minha entrada porque uma convidada resolveu se posicionar atrás de mim (em cima do tapete) para fotografar. Muito sem noção! Tive vários convidados assim… Convidado fotógrafo atrapalha muito!
Nossa Tati Correa, fiquei curiosa também!? rsrs
Sarah, obrigada por compartilhar esse link, tem várias sugestões de textos ótimos para quem deseja pedir isso aos convidados!
E depois de tantos relatos aqui de convidados nonsense eu estou decidida a tentar implementar a prática da abstenção de câmeras alheias na cerimônia…vamos ver se dá certo
Então, tudo depende né?
No meu casamento tinham dois convidados-fotógrafos. O meu avô e um outro. Meu avô estava na ponta da escada quando eu entrei, fotografou a cerimônia, e em várias fotos ele aparece com a câmera dele (que era minha). E na segunda feira já tinha revelado uma das fotos que fez, bem grandona, comprado um porta-retratos enorme e colocado na sala da casa dele. Ele está bem velhinho e é “meu fotógrafo” desde o dia em que eu nasci (metade das fotos na casa dele eu apareço). Eu tenho certeza que quando eu mostrar as fotos do casamento pros meus netos eu vou ter carinho de mostrar que ele estava ali, no meu casamento, fazendo o que ele sempre fez quando eu estava perto. E não, não incomodou, nem apareceu de papagaio de pirata nas fotos dos momentos “importantes”.
Aí tem o outro convidado fotógrafo. Que é agregado recente da família do noivo, e ficava perto e apareceu em UMA foto que teria ficado linda sem ele lá atrás. O que me deixou brava foi que ele é só conhecido nosso. Não é uma pessoa que seja muito importante, nem para mim, nem para o noivo. Aposto que as fotos vão ficar no computador dele e daqui a uns três anos, se ele mudar de computador, ele vai apagar tudo. Isso me incomodou. Quando eu mostrar o álbum para os meus netos, eles vão perguntar quem é e eu vou dizer “ah, era um qualquer”. Ou seja…
Acho que é por aí. Ninguém morre por ficar no seu lugar na hora da cerimônia. A minha fotógrafa foi ótima, e no álbum, as fotos dos convidados fazem parte. Porque é parte da história da festa, todo mundo tirando foto. Só não pode atrapalhar. E tem que ter noção. É bem diferente você estar no casamento da sua neta, ou da sua melhor amiga, e ter algum protagonismo nisso e você estar lá em um lugar que nem é sua família, ou seu círculo mais íntimo, e querer causar. Odeio gente que causa.
Sobre facebooks e afins: meu casamento no outro dia já estava lá. Confesso que me deixou um pouco chateada. Mas é a vida. Para mim não é uma questão. Se fosse, talvez falasse. De qualquer forma, eu não coloco no meu facebook fotos de outras pessoas que não me autorizem. E também me incomoda essa mania de tirar foto de tudo e todos, o tempo todo. Pombas, vai viver um pouco!
Adoro fotos, e depois do meu casamento pedi para que todos me mandassem as fotos que tiraram e até fiz um álbum só das fotos amadoras!
Na hora das fotos na mesa do bolo, além dos fotógrafos oficiais tinham uns 30 amigos, mais umas 40 tias tirando fotos e falando “não mexe! Espera! Agora a minha…” Até que meu marido stressou e falou “Pessoal, tem os fotógrafos oficiais, que foram pagos para fazer o serviço deles. As poses são para eles. Se formos parar para cada um tirar a foto com a su máquina, infelizmente não vamos poder curtir a nossa festa de casamento.”
Aí o povo parou de “pedir”, tiraram as fotos da maneira que deu, e mesmo assim foi bem legal, tivemos fotos ótimas.
Na igreja não tivemos muitos problemas com isso, a não ser um tio chato que ficou com 5 máquinas na cola do fotógrafo querendo tirar as fotos melhores que a dele, mas na festa, o depois foi bem legal!
Um exemplo foi meus amigos de escola me jogando no chão do salão e fazendo montinho, igual fazíamos na oitava série, e a foto quem fez foi uma amiga, e acabou indo para o álbum oficial!
Minha fotografa soube lidar muito bem com essa situação na cerimônia. Mas na recepção, quem ficou irritada fui eu! Não aguentava mais sorrir, nem ficar em pé, nem queria mais tirar fotos. Na minha família, temos vááários amadores, então todos queriam tirar trinta fotos aproveitando o embalo da fotográfa, mas eu já naão dava mais conta. Mas eles fazem parte, não dei “piti” nem nada do tipo, mas seria bem mais conveniente se as pessoas, pudessem esperar pelas fotos oficiais.
Tenho muitos amigos fotógrafos e adoramos levar nossas câmeras para todos os lugares para compartilhar registros e informações sobre o assunto. Sou apaixonada por imagens incríveis e momentos memoráveis, incluindo casamentos.
Se as pessoas são convidadas para uma festa, devem estar felizes em participar! A meu ver, essa é uma maneira de cada um guardar um pedacinho, uma recordação de um momento que foi especial, então pareceria um tanto antipático que os noivos tirassem esse prazer dos familiares e dos amigos. Contanto que os convidados respeitem o trabalho do fotógrafo, não vejo mal algum em clicarem o evento! Um bom profissional saberá contonar essa situação, mesmo que seja necessário pedir com jeitinho para aquele seu amigo meio desligado dar licença.
Dia desses estava admirando o álbum de casamento de uma amiga e, numa foto super importante, na entrada da noiva do altar, tá lá uma terceira pessoa, além da noiva e do seu pai, fazendo poses com a sua câmera. A convidada não se contentou de tirar a foto do banco, mas se levantou e só
(..) faltou rolar no chão para tirar a foto.
Enfim…
Como tudo na vida, tem de haver bom senso e uma dose de educação também (coisas que infelizmente não se vendem por aí!) Eu AMO fotografar, mas quase nunca levo câmeras para eventos assim. E, quando levo, prefiro usá-la com fotos onde eu apareço, em que estou com os noivos, com os amigos (isso tudo na recepção).
E dizer somente que o fotógrafo que contorne essa situação já que ele é profissional, eu acho que não é bem assim. No caso da minha amiga, o fotógrafo era maravilhoso, mas não houve milagre que apagasse a convidada rolando no chão com a sua câmera no fundo da foto.
Mas proibir pode ser chato. Confesso que não acho uma solução viável. Não sei mesmo.
Beijos e foi mal os posts cortados… Batí no enter sem querer! hihihi
Adorei o assunto! Me caso agora em setembro e quero sim fotos extra oficiais, até pra enxergar a festa com os olhos dos convidados (alguém disse isso por aqui).
As fotos dos convidados geralmente chegam antes as mãos dos noivos e dá pra reviver o clima da festa, principalmente naquela resenha do dia seguinte.
Acho que o profissional sempre precisa ter postura e tentar não dar abertura ao convidados-fotografos mais animadinhos. Há duas semanas tivemos um casamento na familia e os fotografos ficaram na pista de dança seguindo os noivos e curtindo a festa com todo mundo que estava em volta, gostei bastante e acabei percebendo que os convidados gostam de fotografar fotos posadas, enquanto os profissionais têm olhos para fotografar as fotos espontaneas e mais jornaliticas.
Ainda neste assunto, no final do ano passado fui ao casamento de uma amiga minha, que aconteceu pela manhã. A noiva demorou a entrar, entrou toda linda e estonteante e qdo chegou ao altar o celebrante pegou o microfone e disse: “Fotografos amadores, peguem suas maquina e tomem seus lugares porque o profissional não veio!”
Casamento salvo pelas maquinas amadoras dos convidados. Eu me prontifiquei imediatamente e fui lá dar uma de fotografa. Tirei boas fotos, mas nada profissional né!
Acho que tudo é válido. A alegria dividida é sempre multiplicadora,
Estou sempre lendo os posts por aqui, adoro.
Fefe
Oi meninas, eu falo por experiência própria. Eu fiquei super chateada com alguns convidados que nao souberam respeitar o fotografo e fizeram fila com suas máquinas qd estávamos tirando fotos com convidados.
Com isso nao tirei fotos com todo mundo, o que já era previsto e ficou chato o fato de eles terem nos “dominado”.
Mas são coisas que acontecem e se eu tivesse lido algo sobre o assunto antes certamente eu teria me preparado no dia.
Beijos