Cumprimentar, Comer, Dançar

Uma das perguntas que ainda mais recebo é sobre a questão de cumprimentar todos os convidados na festa ou não. As noivas que me escrevem com esta dúvida dizem que já leram algumas vezes aqui no blog que para ter pista bombando, os noivos precisam estar na pista e, portanto, acham que devem pular a parte dos cumprimentos (dizem ser longa, querem dançar etc). Bom, minha opinião: realmente os noivos devem estar na pista para ter a pista bombando… mas isso na hora da pista! Casamento não é só balada. Acho que as pessoas andam esquecendo que casamento é uma festa familiar com mais momentos e experiências inesquecíveis do que só dançar. Aliás alguns casamentos parecem prova de resistência do BBB para ver qual casal de noivos aguenta mais tempo na pista, rs!

cumprimentar

cumprimentar

Você convidou todas as pessoas porque são queridas, elas se arrumaram, deram presentes, foram lá te prestigiar, e aí você não quer cumprimentar para não perder tempo? Eu não entendo. Para mim é questão de educação cumprimentar todos. Não quer perder horas do casamento passando de mesa em mesa? OK, eu até entendo que pode ser demorado mesmo. Uma opção é passar somente na mesa dos mais idosos (isso é o mínimo!) e cumprimentá-los, e na mesa dos mais jovens dizer que já os encontra na pista, e naturalmente cumprimentá-los na pista mais tarde (eu fiz isso no meu casamento). Preciso dizer também que o que mais faz perder tempo ao passar de mesa em mesa é a foto com cada mesa, juntar todos, posar. Na verdade, nem sou fã destas fotos de mesa em mesa, afinal sempre saí posada demais, com mesa bagunçada ao fundo, são fotos que  nunca entram no álbum. Então eu gostei da opção que a fotógrafa Nellie Solitrenick me contou numa conversa, os noivos pegaram duas taças de champanhe e passaram rapidamente de mesa em mesa propondo um brinde com cada grupo. Foi uma forma rápida de cumprimentar todos, sem ter que posar para fotos e sem demorar. Mais ou menos como na foto abaixo, achei uma ideia excelente!

Casamento_Jorge Scherer_PremioWeddingBrasil_17

OK, para casamentos com mais de 500 pessoas isso pode ser complicado, daí vale o agradecimento geral no microfone (eu particularmente não gosto, só para casamentos com muitos, muitos convidados mesmo). Exceção também para os casamentos judaicos, nos quais os noivos entram na festa e já vão para as danças tradicionais.

comer

Mas tirando estes casos, no meu imaginário casamentos são sempre festas familiares, com amigos muito queridos, em que os noivos fazem questão de abraçar cada um. E que então após casarem, tirarem fotos, cortarem o bolo e tiverem a primeira dança, podem cumprimentar os convidados e sentar para jantar junto com todos (quem afinal inventou que noivos devem jantar escondidos numa salinha?!).  Acho lindo noivos numa mesa comunitária com as famílias ou padrinhos, degustando pelo menos um prato do casamento, brindando, como na foto abaixo.

Casamento_Marina-Nicolas_32

dancar

E lógico, em êxtase com tanta alegria, ninguém vai aguentar ficar sentando muito tempo, a pista logo deve começar, assim quem quiser ficar sentado jantando fica, quem quiser dançar, vai dançar, tudo naturalmente como uma boa festa deve ser. Daí sim vale a máxima “quer pista cheia e animada? Vá para a pista com seu marido, com toda alegria contagiante que vocês tiverem”. São os noivos quem dão o tom da festa – noivos felizes e animados, festa feliz e animada. Hora de dançar muito com todos os amigos, dar muitos abraços e beijos no marido, pular, cantar, se divertir como nunca porque a festa é de vocês!

Fotografia de casamento. Fotógrafa Renata Xavier

(fotos na ordem: Jorge Scherer, Ale Borges e Renata Xavier)

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE