Especial Finanças 4

Resolveram casar!!! A primeira coisa a se pensar, antes de data, igreja, bem casados e vestido é quem vai pagar a conta?
Todo mundo sabe que tradicionalmente a família da noiva quem paga a festa (enquanto a do noivo a nova residência e lua de mel), mas todo mundo sabe também que os tempos são modernos e que hoje em dia isso é resolvido de acordo com a coerência e realidade de cada casal.
Um casamento é também saber conversar, e discutir esses assuntos de dinheiro é um bom exercício de companherismo e realidade da nova fase.

1) Noivos que pagam tudo: muitas vezes o casal tem melhores condições financeiras do que os pais, ou preferem a liberdade de resolver tudo, ou não precisam de ajuda financeira, ou não é o primeiro casamento. O lado bom de pagar o próprio casamento é que vocês tem a liberdade de fazer tudo da forma que quiserem, lista de convidados do tamanho que quiserem, e assim por diante. Não significa que não envolverão seus pais, é sempre bom nessa momento de celebração da união envolver as famílias, mas todas as decisões são 100% suas. A dica aqui é fazer a planilha de gastos para controlar orçamento e abrir uma conta investimento em conjunto para juntar o dinheiro e faze-lo render até pagar todas as contas no final.

2) Quando os pais pagam: tanto faz se a família da noiva, ou do noivo, ou ambas famílias dividindo tudo, eu concordo com a Vera Simão de quem paga a conta dá palpite sim, e deve ser ouvido. Tudo bem, eu sei que a festa é sua, para celebrar a sua união, mas se os pais pagam, eles são os anfitriões, é normal que queiram convidar todos os amigos para presenciar esse momento importante e dar palpite em tudo. O importante é você escutá-los e saber lidar com a situação até o fim. Não estou dizendo que precisa aceitar tudo mesmo a contra gosto, mas faz parte abrir mão de algumas coisas, de outras não, praticar o exercício de uma boa conversa e não uma disputa.

Nessa situação, os noivos devem ter uma conversa franca com os pais para saberem quanto é o orçamento do casamento, e poderem adaptar o sonho nesta realidade.

Quem vai pagar e o orçamento decidido, é hora de pensar em como será a festa. Procure sempre oferecer o melhor, mas dentro das possibilidades do orçamento. Começar a vida a dois cheia de dívidas não deve ser uma possibilidade.

Pesquisa: Chique e Útil, de Fabio Arruda e Casar: do planejament à celebração em grande estilo, de Vera Simão + minha opinião…

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE