Galeria Vintage: o Vestido
Quem viu o post sobre a Operti, deve ter percebido que um vestido chamou a atenção, o da terceira foto. Pois esse vestido tem história, linda por sinal!
A noiva, Gabi, me contou:
“Meus pais se casaram em 1973. O vestido original eram 2 peças, o vestido de manga comprida de point d’esprit e um tomará-que-caia liso de baixo…. o vestido de baixo a minha mãe deu para uma noiva conhecida que não teria condições de fazer um vestido de noiva.
A opção pelo vestido da minha mãe foi primeiro o fascínio que eu sempre tive por ele. Meus pais tem no quarto deles um quadro com uma foto linda do casamento e o vestido da minha mãe SEMPRE me chamou a atenção, desde criança eu dizia que ia me casar com aquele vestido… Segundo que particularmente eu acho ele lindo! Terceiro que seria uma linda e merecida homenagem aos meus pais!!! Sim, porque meu pai também acho o máximo. Ele contava para todo mundo que ele tinha saído da igreja com a minha mãe levando aquele vestido e que agora ia entrar comigo usando o mesmo vestido.
No fim das contas, eu optei pelo mais fácil, uni o útil ao agradável!
Já de casamento marcado eu falava em usar o vestido, mas eu acho que a minha mãe não tinha levado muito a sério… Até o dia da verdade, eu precisava ver se o vestido ia caber em mim….Pegamos o vestido eu vesti, e ficou ótimo! Só precisaria mandar lavar o vestido e fazer o tomará-que-caia de baixo….
Lavamos o vestido e o vestido encolheu! (Fernanda: pausa para as lágrimas, morri nessa hora!) Quando vesti novamente ele estava MUITO APERTADO!!!!! Sério, não dava nem para respirar, quanto mais vestir por cima de OUTRO vestido!
Por sorte o vestido tinha dois dedinhos de pano sobrando, DAVA para abrir!!!! Encontrei uma costureira em quem eu confiei essa missão mais importante do meu casamento!!!!!
Enfim… essa é só uma das histórias do meu casamento, a história do meu vestido, que tem 36 anos, 158 botões forrados, 6 camadas de tule, e toda a emoção do casamento de 2 gerações….” (Fernanda: agora já estou em cachoeiras de lágrimas, achei linda essa última frase da Gabi!)
Casamento da mãe da Gabi em 1973
Mãe da Gabi à esquerda e Gabi com o mesmo vestido à direita
Gabi linda na frente do Copacabana Palace e durante a prova do vestido.
Obrigada Gabi por compartilhar! E agora, você está guardando o vestido para sua filha? 😉
Uau!! AMEI a história (dava para fazer um filme!!). Eu tb adoro as fts da minha mãe, mas o vestido dela não entraria nem na minha coxa.
Parabens Gabi. Imagino a emoção dos seus pais.
bjks
Mas que história mais linda! Emocionante mesmo… parabéns a Gabi pela linda ideia!
Nossa, linda ahistória, lembra a da Angélica do All star rosa.
beijocas e pana que não fazem mais vestidos como esse.
ah, me fez lembrar o da minha mae. eu queria casar com o dela, mas ela casou de azul-turquesa e nao deixou, porque eu tinha que casar de branco! acabou me convencendo…
Parabéns pela história ! ! !
Que DEUS os abençoe!
Minha mãe foi uma noiva deslumbrante.
Assim como minha irmã tb.
Casei antes ,mas não tive esta ideia.
Hihihihihi
Fiquei feliz de ver minha grande amiga Angelica no blog.
A noiva do all star rosa que tb casou com o vestido que foi de sua mãe :o)
O blog todo é lindo!!!
Parabens!!!
Tb quase morri na parte em que o vestido encolhe ! rsrsrs
Muito legal a história !
beijo
Também tive uma noiva que usou o vestido da mãe e ficou linda, cheia de “guipir”. Ela se chama Angelica Morais e casou de All Star rosa… está no site da fotógrafa Fabrícia Soares!
Parabéns pelo blog,
beijos
Juliana
A noiva Angelica, que também casou com o vestido da mãe e estão comentando aqui nos comentários acima, também já apareceu aqui no blog! Aqui: https://vestidadenoiva.com/noiva-all-star
Linda história, eu sempre quis casar com o vestido de minha mãe, apesar de ele não ser tão atemporal, pensava em remontá-lo, mas infelizmente ele está amarelo, isso me animou, vou ver se há chance de recuperá-lo. Alguém sabe como?
Fê, vc sempre me emociona.
Bjos, parabéns, eu fico tão triste em saber que em menos de 3 meses estarei casada e afastada do mundo do casamento.
Infelizmente minha mãe só se casou no civil com meu pai… e eles tb se separaram; ou seja msm que houvesse vestido não o usaria… mas queria taaaaaaaanto poder ter visto fotos da minha mãe de noiva! Olho as da minha sogra e acho tão lindo! AMO casamentos e histórias de casamentos felizes! AMO td relacionada a casamento! Lindo o vestido! Muito bonita a homenagem! Parabéns a noiva! Bjus Fê
Minha Mãe faleceu muito nova, eu sendo a caçula convivi muito pouco com ela, mas as lembranças são doces e eternas.
Mas mesmo tendo um tempo tão curto nesta vida, ela deixou algumas heranças líndas para as filhas.
Quando sairam do nordeste para o sudeste com 7 filhos, a bagagem era muito grande , então o vestido fícou com sua írmã caçula que estava noiva [minha tia] mas pode trazer uma parte muito simbolica, o seu véu de renda bordado que estava intacto.
Mesmo depois de 30 anos continua líndo, minha írmã soube aproveita-lo e depois sua filha, que já o quardou para sua filha , quando vier…[gerações]
Ou seja, estas historias são líndas e carregadas de emoção e muito amor.
Podemos ter toda beleza especial de uma época …
Adoro estas historias, já fotografei noivinhas com vestidos de herança, e sempre me emociono, pq me lembro da minha historia de familia.
Beijos doces para Gabi e sua mãe e para todas mulheres que sabem valorizar o que realmente importa…
sandra
Nooossa, muito lindaa sua história Gabii!!!
Isso que é um casamento com muitas emoções..rs
BJinho Fê!
Adoro história com final feliz!
Feliz e linda a noiva Gabi!! Parabéns.
Beijosss
Linda história… PARABÉNS
Falar de mãe sempre me deixa muito emocionada, e poder homenageá-las é tudo! Eu fiz uma tattoo no pulso escrito “Thanks Mom Dad”,para poder demonstrar um tantinho do amor e do agradecimento que tenho por eles. Na verdade o “Dad” da minha tattoo foi pro meu PAIdrasto que me criou desde os 3 anos. Amo mto meu pai também, mas optei por entrar na igreja com meu padrasto. Eu amaria se minha mãe tivesse casado de noiva para mim poder usar o vestido! 🙁
E outra, hoje em dia com essa moda de alugar por causa do preço, muitas de nossas filhas terão que optar por ter mesmo seu próprio vestido!
Amei todas as histórias meninas! Beijos
Que história cheia de emoção…imagine o coração da mãe e do pai dela na hora de entrar! Bela homenagem! O vestido é lindo mesmo…
Beijos e Parabéns pela história
Linda a noiva! Linda história! A minha mãe não se casou de noiva, na igreja e tal, daí não tive a oportunidade de usar um vestido dela… mas ela fez um para mim. O vestido maravilhoso que eu usei no meu casamento, foi feito por ela! Isso foi muito emocionante…
Beijos!
Lindoooooooooooo demais fiquei emocionada!!!!
Minha querida amiga Gabizita, cujo casamento foi o nosso primeiro, nosso contrato 001. Muita honra e orgulho disso!
Só um obs importante: as fotos da Gabi de noiva foram feitas pelo super Marcos Felice e equipe (www.marcosfelice.com).
As nossas foram o ‘lado B’. 🙂
Que lindo…….estou em lágrimas!!!
Gabi parabéns!lindo casamento!!!
bJÙss
Gabi, que linda a história do seu vestido e imagino o desespero que te deu.
Que bom que deu tudo certo.
Abs
Mariana
Booom, eu sinceramente nunca entendi direito essa história de usar o vestido da mãe. Se a noiva achar o modelo bonito e o vestido ainda estiver em boas condiçoes, vá lá. Mas já vi muita foto de casamentos que vc pensa “pelo amor de Deus, pra que fazer isso?”. Acho que todas que já casaram sabem que uma das partes mais gostosas é ir atrás do vestido, procurar fotos, experimentar, fazer as provas…eu pelo menos adorei tudo isso!!!
A Rafaela comentou sobre a moda de alugar, o meu foi aluguel e eu nao me arrependo nem um pouco. Ao invés de gastar 60% a mais no vestido, resolvi investir em um brinco bonito. Um solitário, bem clássico…que com certeza nao sairá de moda e eu poderei usar e ter pra sempre como lembrança do casamento.
Já tinha amado esse vestido em algum post anterior, agora estou suspirando….Gabi você estava muito linda!!! Parabéns!!
Acho lindo histórias assim… mas minha mãe não se casou então não posso sonhar com o vestido dela…. mas se tudo correr bem o meu vai ser meu mesmo, quem sabe um dia uma filha mnha use….
Que história mais linda! Emociona mesmo. Minah mãe também não se casou e então pra mim também não é possível usar o vestido dela. E o meu será 1º aluguel, pois é o mais prático hoje em dia. Mas quem tem a possiblidade de viver histórias assim deve aproveitar! Isso é muito especial!
Viviane… Por que vc acha que não é emocionante experimentar o vestido que foi da sua mãe e acha emocionante alugar um e no dia seguinte correr pra devolver ?!
Sinceramente… as pessoas são diferentes e não cabe a ninguém julgar sentimentos… pra mim o vestido da minha mãe vale muiiiiito mais que qualquer brinco !!! que terei todos os dias do resto da vida pra comprar um, mas o vestido é só no dia do casamento…
Testemunha ocular do casamento da Gaby, incentivadora da idéia de usar o vestido a mãe, tia babona, achei a idéia de contar aqui o resgate da delicadeza, da sutileza, do aproveitamento das boas energias uma idéia otima.
Fui madrinha do casamento da mãe da Gabyzinha e senmpre adorei a elegancia desse vestido. Estava no gargarejo da igreja, vendo a minha princesinha entrar.
Muito feliz a ideia de mostrar aqui que elegância é atemporal. Tomara que ela guarde o vestido e que sua filha tenha a mesma inteligencia de usa-lo.
Fernanda, leio seu blog quase diariamente e nunca havia comentado, mas achei muiiito linda a história! Parabéns a noiva que não se rendeu aos modismos e optou pelo belíssimo vestido de sua mãe!!
Angélica, nao quis julgar ninguém nao! Me desculpo se ofendi um alguma leitora, principalmente a noiva do post, que sim, estava muito bonita. Respeito que cada um tem seu sentimento e suas vontades. Só vi todo mundo falando “que lindo, que máximo” e eu nao me sinto assim…É que eu nao sou apegada a esse tipo de coisa, e como disse nunca tive essa vontade de usar o vestido da minha mae. Cada um é cada um!
Eu concordo com a Viviane. E com a Angelica tambem! Acho lindo casar com o vestido da mae. E tambem acho uma delicia experimentar vestido por aí, em busca daquele que combina com você. Tem muitas questoes, sentimentos, histórias e significados implicitos nas duas situacoes que so a propria noiva pode avaliar. Eu mesma critiquei a Angelica em um post por ai uma vez e me arrependi horrores depois. Especialmente quando li em outro blog sobre a historia e sobre o vestido da mae. Cada noiva é cada noiva, né? Umas práticas, modernas e sensuais, outras românticas e nostálgicas, outras são feitas para um vestido bem amplo e bem princesa, e outras nem querem lá uma grande festa de casamento.
O vestido da Gaby/mae da Gaby é uma graciosidade de romantico!
ERRATA: Gabi.
Sendo o vestido da mãe ou não, o que importa é que este vestido em questão, da Gabi, é lindo, clássico, romantico, nostalgico.
E ela fícou muito línda, acho que ela não acharia um vestido tão perfeito .
É como se diz: Cada um é cada um…rs
bjsssss
sandra
A galeria Vintage mais linda eeeeveeer
AAAIIII…eu choro de emoção quando leio essas histórias…e confesso que até sinto um tiquinho de inveja…quem fez o vestido da minha mãe foi minha avó, era uma costureira de mão cheia quando nova, e é claro que eu não caberia no vestido da minha mãe, mas eu teria amado usar um pedaço do vestido dela pra fazer qq coisa do meu…mas ela deu pouco depois de casar! 🙁
Linda a história.
Minha Mãe também deu o vestido dela. E como meus pais são separados, acho que para mim não daria certo.
Mas eu me acabei em lagrimas.
Ai ai….ADOOOOOREI me ver no blog! Adorei todos os comentários, muito obrigada a todas pelo carinho, especialmente a Fê!!!!!
Casar é tão bom mas tão bom que mesmo depois que passa a gente continua assim, suspirendo por esse mundo mágico das noivas!!!
Beijo a todas!!
Nossa que história… Me emocionei. Mas a mãe da Gabi era muito moderna para a época né? As fotos que aparecem da mãe dela primeiro eu já achei que era dela.
Saibam que minha nora Gabi e o seu vestido de casamento, que tinha sido usado por sua mãe, realmente formaram um elegante conjunto. Acompanho com orgulho e admiração que o casamento deles ainda está sendo curtido a cada momento. Um recado: Gabi, faça como sua mãe, guarde seu vestido com carinho para o casamento da Valentina.
Abçs
Amei sua história!
Minha mãe tinha o vestido dela guardado também… Ele era lindo!!!
Mas aí com o tempo ela viu que nem eu nem minha irmã poderíamos usá-lo porque crescemos demais… ai ela se desfez dele… sniffff, sem contar que ia dar uma briga para ver quem ia usar primeiro…