Guia do Convite de Casamento
Orçar um convite de casamento não é tão fácil… o preço e o efeito “UAU” dependem do tamanho, tipo de papel, tipo de impressão e acabamentos. Preparamos um post especial com tudo explicado para vocês, depois de ler este Guia do Convite de Casamento ficará mais fácil definir o seu (ou não, são tantas opções bacanas!) 😉
Os indicados de convites de casamento que amamos estão no Guia de Fornecedores!
Segundo a Scards, o padrão brasileiro é 28,5x 20,5cm.
Um bom tamanho de convite é aquele calculado para ter o melhor aproveitamento do papel em formato gráfico. A Susana Fujita recomenda os tamanhos quadrados 20x20cm, 24x24cm ou 26x26cm, e retangular 30x17cm.
Segundo a Laviva Convites, os tamanhos retangulares estão em alta, como o 24 x 17 cm e 28 x 14cm.
Os papéis mais usados na Scards e na Laviva Convites são da Linha Markatto e Rives, ambos apresentam 3 cores e 3 tipos de textura.
Para noivos com preocupação ecológica, o papel ecológico, mais conhecido como papel semente ou papel plantável é a opção da Abelha Catita.
Sobre a gramatura (espessura do papel) sempre lembrar que quanto mais grossinho, mais elegante ficará seu convite.
Para convites elegantes, a recomendação de gramatura mínima é de 250g, podendo ser empastado para 500g ou até 750g. Os mais comuns são 250g e 500g para o convite e 250g para o envelope, são as dicas da Laviva Convites, Scards e Susana Fujita.
Um equívoco muito frequente é noiva pedindo orçamento de convites considerando 1 unidade por convidado. “Elas sempre ficam com o número final de convidados na cabeça e se esquecem de que para os convites, a quantidade muitas vezes cai pela metade, considerando que um convite vai pra um casal ou família“, contou a Bia Ramos da About Love. Para acertar na quantidade de convites, faça primeiro sua lista de convidados da forma como serão enviados, por exemplo, Sr. e Sra. João e Maria são duas pessoas, mas um convite só. Sempre adicione 10% a mais de convites, para os convidas adicionados em cima da hora e para ter um de lembrança para você!
(obrigada Scards por todas explicações!)
Serigrafia (chamado também de high print ou silk)
Os convites ficam sofisticados, já que o processo é extremamente manual e artesanal. O relevo fica uniforme, sem desníveis, com um leve brilho, valorizando bastante o convite. Perfeito acabamento!
Relevo Americano ou Relevo Termográfico
É feito uma impressão off-set, após este processo é jogado um pó em cima das letras, que grudam por conta da impressão não estar extremamente seca. Após passar por um forno, a tinta estufa, provocando o relevo. A qualidade varia muito conforme o tipo de letra, a letra quando é fina de mais pode vir a entupir, e quando grossa fica desnivelada que é um problema para quem busca sempre a melhor qualidade.
Relevo Timbrado ou Relevo Francês
Processo bem antigo, requer um clichê onde muitas vezes encarece o produto. Na frente do convite o relevo tem o efeito final bem semelhante o da serigrafia, porém o verso do encarte fica marcado o clichê (as letras). Um rolo de tinta é passado no clichê que marca com a pressão. A cédula do dólar é feito em relevo timbrado para difícil falsificação, mas como a cédula é fina o relevo fica mais suave.
Relevo Seco
É o mesmo efeito do relevo timbrado, porém este processo não tem aplicação de tinta. Muito usado para as iniciais ou monogramas no convite, dá um aspecto de “papel marcado”.
Impressão Digital
É o tipo de impressão com custo mais baixo e também a impressão mais rápida de fazer. Para orçamentos apertados ou quando o convite não é prioridade para você, escolha este tipo de impressão.
Letterpress ou Tipografia
Técnica conhecida desde o século XV, requer clichê (matriz), peça que encarece o processo. Um rolo de tinta é passado no clichê, que transfere a tinta para o papel, e com a pressão marca o baixo-relevo, ao contrário do relevo timbrado que é alto-relevo.
Hot Stamping
Técnica usada quando se quer um efeito metalizado. A fita metálica é pressionada pela chapa quente, aderindo ao material ao convite, formando assim o texto ou apenas o monograma.
– Forro de envelope: pode ser impresso no próprio envelope ou colado, causa o efeito “uau”.


– Moldura: no encarte do convite, pode ser simples, tripla ou dupla chanfrada.
– Corte lateral simples ou chanfrado: é um acabamento super elegante que se destaca mais quando o encarte tem a gramatura superior a 700gr. Técnica muito antiga, usado com frequência na lateral de Bíblias.
– Envelope de papel rendado: papel importado, efeito romântico.
– Carimbos: você pode dar um efeito diferente e informal no convite e ainda ganha o carimbo para usar em outros itens da papelaria e decoração do casamento.
– Lacre de cera quente: sinete personalizado (pode ser com as iniciais ou brasão) e cera quente, para fechamento do envelope. As ceras mais utilizadas são nas cores ouro velho e vermelho.
– Corte à laser: permite liberdade de corte no envelope e fica melhor em papéis escuros, já que o laser queima as bordinhas do papel.
– Tags: com o nome dos convidados, para convites informais.
Conheça todos os fornecedores de convites mencionados (por ordem alfabética): Abelha Catita, About Love, Chá das Duas, Entrepaper, Laviva Convites, Letterpress Brasil, Phatt Design, Scards, Susana Fujita
Adorei as dicas!!! Entro no blog quase todos os dias..rsrs Mesmo assim, sempre encontro algo novo que possa me ajudar para os preparativos do meu casamento!!! Bjsss!!
Fer,
Obrigada.. caiu como uma luva já que eu estou fechando meus convites essa semana…
Acho que estou no caminho certo lendo todas essas dicas.
Bjão.
Adorei o post! Estou bem nesse momento do casamento… Hoje tenho a minha primeira reunião com a empresa de convites!!!
Sempre tenho dúvidas sobre o texto…… O nosso convite, com certeza, não será ‘formal’, por isso acho que temos mais liberdade. Mas, afinal: é obrigatório colocar o contato dos noivos? Pega mal colocar onde estão as listas de presente? Já ouvi dizer que é feio colocar, mas também é uma coisa que todo mundo pergunta!! Pra mim é mais uma questão de praticidade…
Renata – não é obrigatório colocar o endereço dos noivos (endereço dos pais). Isso era mais usado quando os convidados entregavam os presentes pessoalmente na casa dos pais dos noivos ou mandavam o motorista/ entregador levar. Mas lógico que ainda acho válido colocar o endereço, é tradicional. Sobre o cartãozinho de presentes, pega mal sim! Para que ser deselegante se voce pode ser elegante? Convite é para convidar, não para pedir presentes, esta é minha opinião, mesmo muitas pessoas vindo com essa desculpa da praticidade, rs! (mas sei que é uma questão polêmica). Beijos!
Fe, ótimos comentários. Recebi ontem meus convites, no formato 21cm x 21cm, com papel markato, 250 gr.
Tenho um pouco de receio do empastado. Tem quem ter muito cuidado para ficar detalhado. O layout é mandatório na minha opinião, para isso.
Se eu puder dar uma dica, que vai além dos termos técnicos, contaria minha experiência.
Antes, eu achava que o convite poderia ser super simples e que não gastaria muito com isso. Com o tempo, fui tentando me lembrar das minhas reações e expectativas ao receber convites para diversos eventos. E caí em mim, que o convite dá o tom da festa! O convite desperta nas pessoas a vontade de estarem lá!
E dão o tom da festa: nada de um convite super formal para um churrasco…rs
Tânia, concordo super com seu comentário! 😉
Achei as dicas ótimas, mas fiquei preocupada com os tamanhos. O meu é quase metade dos tamanhos das dicas, 18X13!
Juliana, tamanhos maiores costumam ter um impacto maior (sem ser exagerado, lógico!), mas se você está feliz com o tamanho do seu convite, isso que importa!
Que post maravilhoso, Fernanda! Obrigada por nos presentear.
Sinto falta do valor dos convites ou quanto cada diferencial pode encarecer.
Já entrei em contato com alguns fornecedores pedindo orçamento e eles nunca me respondem.
Falam que o casamento está longe e parace-me que não sentem segurança que vamos fechar negócio. Isso me chateia um pouco.
Oi Rita, eu prefiro não falar de valores no blog para não haver julgamos (o que é barato para uma é caro para outra) e principalmente porque os preços mudam e a informação ficaria desatualizada no blog. Não sei quanto tempo falta para seu casamento, mas minha indicação é ver os convites faltando de 07 a 06 meses para o casamento. Antes disso realmente é perda de tempo porque sua lista pode mudar, o preço do papel pode subir ou entrar numa promoção, novos modelos serão lançados e você poderá mudar de ideia… então fazer orçamentos de convites com mais de 08 meses de antecedência realmente é perda de tempo para você e para o fornecedor, na minha opinião. Se você quiser apenas ter uma ideia do preço de algum convite para considerar no seu orçamento, mais fácil você fazer perguntas exatas para o fornecedor, por exemplo, escolher algum modelo do sit deles e perguntar exatamente quanto custa a unidade daquele modelo, assim fica mais fácil de você ter uma ideia! Beijos
Na hora certa 😉 Obrigada!!
Gostei muito do texto e acho que vou optar pela impressão digital, porque quero caprichar no envelope e infelizmente, tenho que optar por um ou outro.
Para as noivas que, assim como eu, gostam de trabalhos manuais, na internet tem vários tutoriais que ensinam a fazer os envelopes forrados e rendados. Acho que vale a pena dar uma olhada também.
Fernanda querida, é maravilhoso saber que podemos contar com você.
Obrigada por este post esclarecedor e de enorme ajuda, obrigada também por colaborar na realização de nossos sonhos!
Um beijo no seu coração e felicidades sempre!
Raíssa, obrigada pelo carinho!
Muito muito bom!
Super guia mesmo!
Ana
Ótima matéria Fernanda….. amei!! estou na fase de escolher meus convites e a matéria foi perfeita.
Bjocas
Olá Fernanda, muito obrigada pelo post! Na hora certa!
Você tem alguma indicação de fornecedores de convites de serigrafia nos EUA? Moro aqui há algum tempo e facilitaria se conseguisse resolver os convites por aqui!
Muito obrigada,
Olá, como faço para estipular no convite os trajes adequados para a festa??
Como sempre, dicas muito úteis para as noivas. Parabéns pela matéria!
Fê…
Uma duvida… ´
Também acho bem deselegante a questão dos cartoezinhos de presente, mas… é ruim escrever no convite algo sobre um site…
Por exemplo:
Eu vou criar uma pagina para mim no “icasei” para falar sobre mais detalhes e sobre minha lista de presentes que será “cotas” de lua de mel…
Como posso levar essa informação até meus convidados sem ser deselegante.
Bjs
Que guia sensacional!!! pena não precisar mais mas com certeza é um acjado para muitas noivinhas. E, claro, vale tb para outros eventos! Então com certeza será útil para mim tb!!;-)
Bjs!!
muitoooooooo obrigada!!!!!!! estava precisando disso nesse momento!
Olá Fernanda entro aqui diariamente e amo as publicações,tbm estou nesse momento dos convites.
Não vi nada sobre o papel vegetal, está fora de uso o convite com encarte em papel vegetal?
Beijos,
Camille.
Fernanda,
Eu adoro o seu site!
Esta postagem me ajudou muitooo!
É inspirador tudo o que vejo aqui!
Eu também acho deselegante colocar a tal indicação da lista de presentes no convite, mas também não deixo de achar a tal lista muito prática.
Eu e meu noivo resolvemos nosso conflito com a elaboração do site.
Temos intenção de montar a lista, mas dispor os links no site. Quem se interessar pode entrar no site, que além de conter os links para acessar a lista direto nas lojas, pode saber mais sobre a nossa história, dicas do que vestir no dia, rotas para chegar até o local e se quiserem também podem nos deixar uma mensagem.
O Site ainda está em desenvolvimento, mas concordamos que seria uma solução bastante útil.
A minha única preocupação são os convidados que tem certa dificuldade com computadores e internet, ainda assim, sei que estes têm pessoas próximas que podem auxiliá-las.
Feeeh gostaria de uma ajuda com relação a convites que o casamento seja na praia , o que me sugere?
Bjos amo o seu blog vejo todos os dias rs ! Parabéns !
Decepcionadíssima com o tratamento da Letterpress Brasil.
Foram enrolados, confusos e não deram a mínima atenção às minhas necessidades… Eles conseguiram me chocar negativamente com a falta de trato ao cliente e atenção às especificações do projeto.
Essa é uma “desindicação”, quando forem escolher um fornecedor para impressão em letterpress, lembrem-se de não escolher a Letterpress Brasil.
Olá,
Eu particularmente, estou pensando em fazer convites impressos apenas para convidados que não possuem contatos eletrônicos (aqueles tios com mais idades), e convidados mais próximos, como pais, avós e padrinhos. Para os convidados mais jovens, estou pensando em fazer um convite digital, é uma ideia bem parecida com um site de casamento, porém é um convite, com senha de acesso, assinatura eletrônica para atualizações, confirmação de presença.
Gostaria de saber se estarei indo contra a etiqueta ou esta inovação/modernidade é aceita e permitida.
Obrigada
Quelen
Quelen, Para mim, nada substitui a elegância e o carinho de um convite impresso e entregue em mãos… Casamento é uma ocasião especial e o convite é a primeira impressão que os convidados terão da sua festa. Se o casamento fosse meu, eu não trocaria um lindo convite físico pelo virtual jamais.
Olá Fernanda,
Excelente artigo. Realmente é um guia completo para não errar na hora de confeccionar o convite de casamento. Parabéns!
Meninas podem me ajudar? sou de Goiânia e vou me casar em SP, cerimonia mega intimista. Preciso de um bom fotografo, alguém para me indicar?
Gisele, todas as nossas indicações estão no Guia de Fornecedores: https://www.vestidadenoiva.com/guia-de-fornecedores
Obrigada
Bastante esclarecedor! Parabéns pelo bom trabalho, nosso mercado precisa de boas dicas!
Bjos!
Olá,
Gostei bastante da idéia dos carimbos!
Vocês tem algum local que confeccione este tipo de carimbo para indicar? Tentei em alguns lugares mas não fariam…
Obrigada!
Samanta
Olá, gostaria de saber os melhores tipos de papel para enrolar e fazer aqueles convites na garrafinha de vidro, cor, tamanho, gramatura…
Obrigada!
Oii,
eu desenhei meu próprio convite e agora estou atrás de uma gráfica que o imprima com algumas partes em alto relevo.
Você teria indicação de gráficas onde eu pudesse levar minha arte? Sou do RJ, mas pode ser qq lugar que trabalhe via email 😉
Os convites grandes estão fora de moda? Vi um de 20×28 meu casamento sera de dia. Branco linho. Ele assusta pelo tamanho?