Guia do Convite de Casamento

Orçar um convite de casamento não é tão fácil… o preço e o efeito “UAU” dependem do tamanho, tipo de papel, tipo de impressão e acabamentos. Preparamos um post especial com tudo explicado para vocês, depois de ler este Guia do Convite de Casamento ficará mais fácil definir o seu (ou não, são tantas opções bacanas!) 😉

Os indicados de convites de casamento que amamos estão no Guia de Fornecedores!

Guia_Convite_Casamento_1

Segundo a Scards, o padrão brasileiro é 28,5x 20,5cm.

Um bom tamanho de convite é aquele calculado para ter o melhor aproveitamento do papel em formato gráfico. A Susana Fujita recomenda os tamanhos quadrados 20x20cm, 24x24cm ou 26x26cm, e retangular 30x17cm.

Segundo a Laviva Convites, os tamanhos retangulares estão em alta, como o 24 x 17 cm e 28 x 14cm.

Guia_Convite_Casamento_2

Os papéis mais usados na Scards e na Laviva Convites são da Linha Markatto e Rives, ambos apresentam 3 cores e 3 tipos de textura.

Para noivos com preocupação ecológica, o papel ecológico, mais conhecido como papel semente ou papel plantável é a opção da Abelha Catita.

Sobre a gramatura (espessura do papel) sempre lembrar que quanto mais grossinho, mais elegante ficará seu convite.

Para convites elegantes, a recomendação de gramatura mínima é de 250g, podendo ser empastado para 500g ou até 750g. Os mais comuns são 250g e 500g para o convite e 250g para o envelope, são as dicas da Laviva Convites, Scards e Susana Fujita.

Guia_convite_casamento_3

Um equívoco muito frequente é noiva pedindo orçamento de convites considerando 1 unidade por convidado. “Elas sempre ficam com o número final de convidados na cabeça e se esquecem de que para os convites, a quantidade muitas vezes cai pela metade, considerando que um convite vai pra um casal ou família“, contou a Bia Ramos da About Love. Para acertar na quantidade de convites, faça primeiro sua lista de convidados da forma como serão enviados, por exemplo, Sr. e Sra. João e Maria são duas pessoas, mas um convite só. Sempre adicione 10% a mais de convites, para os convidas adicionados em cima da hora e para ter um de lembrança para você!

Guia_convite_Casamento_4

(obrigada Scards por todas explicações!)

Serigrafia (chamado também de high print ou silk)
Os convites ficam sofisticados, já que o processo é extremamente manual e artesanal. O relevo fica uniforme, sem desníveis, com um leve brilho, valorizando bastante o convite. Perfeito acabamento!

SERIGRAFIA

Relevo Americano ou Relevo Termográfico
É feito uma impressão off-set, após este processo é jogado um pó em cima das letras,  que grudam por conta da impressão não estar extremamente seca.  Após passar por um forno, a tinta estufa, provocando o relevo. A qualidade varia muito conforme o tipo de letra, a letra quando é fina de mais pode vir a entupir, e quando  grossa fica desnivelada que é um problema para quem busca sempre a melhor qualidade.

Relevo Timbrado ou Relevo Francês
Processo bem antigo, requer um clichê onde muitas vezes encarece o produto. Na frente do convite o relevo tem o efeito final bem semelhante o da serigrafia,  porém o verso do encarte fica marcado o clichê (as letras). Um rolo de tinta é passado no clichê que marca com a pressão. A cédula do dólar é feito em relevo timbrado para difícil falsificação, mas como a cédula é fina o relevo fica mais suave.

Relevo Seco
É o mesmo efeito do relevo timbrado, porém este processo não tem aplicação de tinta. Muito usado para as iniciais ou monogramas no convite, dá um aspecto de “papel marcado”.

Relevo_seco

Impressão Digital
É o tipo de impressão com custo mais baixo e também a impressão mais rápida de fazer. Para orçamentos apertados ou quando o convite não é prioridade para você, escolha este tipo de impressão.

digital

Letterpress ou Tipografia
Técnica conhecida desde o século XV, requer clichê (matriz), peça que encarece o processo. Um rolo de tinta é passado no clichê, que transfere a tinta para o papel, e com a pressão marca o baixo-relevo, ao contrário do relevo timbrado que é alto-relevo.

LETTERPRESS

Hot Stamping
Técnica usada quando se quer um efeito metalizado. A fita metálica é pressionada pela chapa quente, aderindo ao material ao convite, formando assim o texto ou apenas o monograma.

hot stamping

guia_convite_casamento_5

Forro de envelope: pode ser impresso no próprio envelope ou colado, causa o efeito “uau”.

FORRO_ENVELOPE FORRO_ENVELOPE_2

Laço: fita de cetim ou gorgorão com laço Chanel ou laço borboleta.
LACOS_CONVITE
Cinta: faixa de tecido ou tecido, em geral estampado, para combinar com a identidade visual da sua festa.
Convite_Cinta

Moldura: no encarte do convite, pode ser simples, tripla ou dupla chanfrada.

Corte lateral simples ou chanfrado: é um acabamento super elegante que se destaca mais quando o encarte tem a gramatura superior a 700gr.  Técnica muito antiga, usado com frequência na lateral de Bíblias.

MOLDURA_TRIPLA

Envelope de papel rendado: papel importado, efeito romântico.

Carimbos: você pode dar um efeito diferente e informal no convite e ainda ganha o carimbo para usar em outros itens da papelaria e decoração do casamento.

carimbo

Lacre de cera quente:  sinete personalizado (pode ser com as iniciais ou brasão) e cera quente, para fechamento do envelope. As ceras mais utilizadas são nas cores ouro velho e vermelho.

CERAQUENTE

Corte à laser: permite liberdade de corte no envelope e fica melhor em papéis escuros, já que o laser queima as bordinhas do papel.

CORTE_A_LASER

Tags: com o nome dos convidados, para convites informais.

tag

Conheça todos os fornecedores de convites mencionados (por ordem alfabética): Abelha Catita, About Love, Chá das Duas, Entrepaper, Laviva Convites, Letterpress Brasil, Phatt Design, Scards, Susana Fujita

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE