Lua de Mel em Gramado

Quando eu comentei no twitter que iria passar o feriado da Páscoa em Gramado, RS, muita gente me passou dicas bacanas, entre elas a Kênia, que é apaixonada pro Gramado porque passou a lua de mel dela lá. Ela disse uma grande verdade: “onde você passa sua lua de mel será o destino mais incrível para o casal para sempre!”. Muita gente escolhe passar a lua de mel em Gramado por causa do friozinho gostoso, da gastronomia deliciosa, dos passeios. Eu gostei disso tudo, mas gostei também do fato da cidade ser extremamente limpa, com pessoas educadas que param o carro para os pedestres atravessarem a rua (que não tem semáforos), uma coisa bem de 1º mundo mesmo!

Hotel

Ficamos hospedados no Varanda das Bromélias Boutique Hotel e recomendo. O Hotel fica localizado dentro de um bosque no ponto mais alto da cidade, o que proporcionava uma vista linda na varanda do meu quarto. Fica também a 5 minutinhos a pé do centrinho da cidade, perto de tudo. São apenas 17 quartos, sendo 5 super suítes, 5 lofts e 7 refúgios, cada um com uma decoração completamente diferente. Entrem no site deles que tem as fotos de cada quarto para que você possa escolher a decoração que preferir. Eu fiquei no loft 41, Inverno, com cama com dossel, lareira, decoração em azul, um charme! Casais em lua de mel ganham um café da manhã completo no quarto, com direito a crepe quentinho de maça – eu ganhei esse presente e amamos. O hotel tem piscina aquecida, massagens, fitness, sauna, café da manhã completo e é lindo.

Passeios

Preciso antes dizer que fiquei apenas 3 dias na cidade, então não deu tempo de conhecer a região vinícola e outras maravilhas das serras gaúchas, ficamos concentrados apenas em Gramado e Canela mesmo. E fiquei apaixonada por tudo! Começamos com um passeio no Lago Negro, um local onde claramente você percebe quem é turista e quem é morador local (os que levam cadeira, garrafa térmica e chimarrão, rs!). Passear de pedalinho não é brega, é romântico, eu adorei e o lago com os pinheiros trazidos da Floresta Negra, na Alemanha, são um charme.

Há muitos passeios turísticos como mini mundo, aldeia do papai noel, mundo a vapor, etc… mas esses não são os que gostamos, definitivamente não são românticos para lua de mel. Nós gostamos muito de ter ido ao Parque do Caracol, em Canela, onde tem a Cascata do Caracol. Você pode apreciá-la do mirante ou pode descer (e depois subir!) os 730 degraus para chegar até a base dela! É uma altura correspondente a um prédio de 44 andares. Nós descemos e depois subimos os 730 degraus, e a boa notícia é que depois de fazer esse exercício todo você pode comer o resto do dia sem culpa, rs! Então aproveite e no caminho de volta para Gramado pare no Castelinho Caracol, uma casa de 1913, hoje museu aberto, com um salão de chá com o doce mais incrível que comi ultimamente, o Apfelstrudel (torta de maça), acompanhado de creme de leite ou sorvete – infelizmente esqueci de tirar foto mas estou salivando só de lembrar, maravilhoso.

No dia seguinte pegamos o carro e fomos conhecer o Cânion Itaimbezinho, em Cambarâ do Sul, há 2 horas de Gramado. Há 3 trilhas no local e a sensação única de avistar um cânion. Vou abrir um parênsteses para dizer, vá de roupa esportiva, obviamente. Não consigo entender o que um monte de meninas vai fazer num passeio desses com roupa de passeio e bota com saltinho…

O terceiro dia foi dedicado às lojas de chocolate (minhas favoritas são Prawer e Lugano) e andar pelas lojas da Avenida das Hortênsias e Borges Medeiros.

Gastronomia

Peguei muitas indicações no blog Destemperados e eu desejava ficar lá por uma semana para poder conhecer mais restaurantes. Os mais românticos para lua de mel são Belle du Valais (eleito pelo guia quatro rodas o melhor restaurante suiço do Brasil, onde comemos o La Pierrade), o Bouquet Garni (o local é lindo e todo mundo fala super bem, ma achamos tão, mas tão caro que não foi nosso favorito) e o Le Petit Clos (bom para fondues e raclette). Adoramos muito também o restaurante oriental San Tao (nosso Pad Thai estava excelente) e para almoço, o melhor foi o Moscerino (onde comemos um ossobuco com risoto alla milanesa e uma lasagna, e o local é muito agradável). Fomos também na Cantina Pastasciutta, um clássico de Gramado, onde comemos o nhoque. Exceto esse último que não aceita reservas, todos os outros fizemos reserva com antecedência e não tivemos que esperar por mesa, mesmo a cidade estando lotada por causa do feriado. Não se esqueçam, sempre façam reservas!

E para terminar a viagem, nada melhor do que dirigir de volta para Porto Alegre (para o aeroporto) pela Rota Romântica, que passeio agradável!

Espero poder voltar logo e quem tiver mais dicas pode deixar nos comentários!

Fotos: Fernanda Floret

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE