Lua de Mel | Fernando de Noronha
E agora, como começar um post sobre Fernando de Noronha sem ser óbvia? Sim, o lugar é um paraíso! Para as férias deste ano eu e meu marido resolvemos conhecer um lugar no Brasil que nunca havíamos estado antes. Sendo bem sincera, eu não sou uma pessoa muito de praia, mergulho etc, mas amei a experiência! Experiência aliás é uma palavra que define bem a viagem. A sensação que eu tinha era de estar descobrindo o Brasil. Um lugar natural, virgem, onde a natureza é equilibrada como eu nunca havia visto antes. Acho que eu nunca havia estado numa praia onde na frente só há mato (e não resorts, barracas de praia, prédios), onde você dá dois passos no mar e já vê cardumes de peixes.
Um dia antes de embarcar, perguntei no Instagram (@fernandafloret) quem tinha dicas! A melhor dica, com certeza, é não ter dica, apenas relaxar e descobrir o local. Quem organizou tudo para mim foi a agência Cinqtour. Abaixo conto um pouquinho de como foi a viagem.
Chegamos numa segunda feira, fim de tarde (de sol, claro). Fomos para a Pousada Maravilha, onde a equipe nos recebeu (com champanhe) super bem e já passou dicas do local, dicas de passeios etc. Eles mesmos cuidam de tudo, como aluguel do buggy (para se locomover pela ilha) e reserva nos restaurantes para os jantares. Optamos por jantar lá no hotel mesmo (sendo bem sincera, não achamos grande coisa. Se quiser conhecer o hotel, vá no almoço, porque a vista é o ponto forte. A noite não dá para ver nada da vista e a comida não vale o preço) e descansar.
Terça-feira, primeiro dia efetivo de passeio. Optamos por contratar o serviço de guia do hotel para fazer um tour pela ilha. A vantagem é descobrir todas as praias com uma pessoa local, que conhece todas as histórias de cada canto. Para quem vai ficar poucos dias, pode ser uma boa opção de conhecer todos os caminhos e praias de uma vez. Não era bem nosso caso, tínhamos uma semana inteira pela frente, mas depois desse tour já me senti em casa, conhecendo todas as praias e podendo voltar com calma nas favoritas. Depois do tour, almoçamos um peixe na folha de bananeira nas barracas que tem na praia Cacimba do Padre. No fim da tarde todos da ilha se encontram no mirante do Boldró, onde é possível assistir um pôr de sol daqueles de bater palmas. O jantar foi pizza no Namoita.
Algumas pessoas dizem que hotel pode ser qualquer um, afinal é só para tomar banho e dormir. Esta afirmação com certeza não vale para mim. Eu adoro conhecer um bom hotel, faz parte da experiência de viagem! E como não sei se vou voltar tão cedo para Fernando de Noronha, quis me hospedar logo no mais famoso, a Pousada Maravilha. É cara, muito cara (como tudo na ilha). Mas compensa o atendimento atencioso, o café da manhã fresquinho, o bangalô espaçoso, a piscina com borda infinita, a massagem relaxante no fim do dia e a vista para baia do Sueste… Ah, a vista, linda! Abrir a cortina do quarto e ter uma varanda com jacuzzi para aquela vista, é incrível. Ah, para uma pessoa “online” como eu, ter wi-fi gratuito nas áreas comuns também conta pontos, rs!
Quarta-feira, este dia começou com tudo dando errado, se é que se pode dizer isso. Havíamos agendado com nosso guia de conhecer a praia do Atalaia (entrada controlada, precisa de agendamento), e na sequência, a trilha longa com nosso guia. Porém me atrapalhei toda com o fuso horário, o celular estava marcando a hora de São Paulo, simplesmente perdemos a hora sem perceber! Nem com as indiretas do guia nos apressando no café da manhã, rs! Conclusão, não conseguimos entrar na Praia do Atalaia. Perdemos a manhã inteira com isso, mas como estávamos num paraíso, obviamente nada estava perdido. Decidimos seguir para a Praia dos Porcos, a qual você precisa caminhar em um trecho de pedras para ter acesso. Vejam pelo lado bom, como íamos fazer a trilha longa, eu estava de tênis, então foi mais fácil caminhar pelas pedras para chegar na Praia dos Porcos! É realmente linda, com piscinas de águas transparentes, cheias de peixes… Só não foi tão romântico (nem a minha preferida) porque tinha um grupo grande de homens falando alto e fazendo bagunça, o que estragou um pouco o clima. Mergulhamos de snorkel (eu já tinha, levei de casa, super compensou!) e depois seguimos para a praia que é considerada a mais linda do Brasil, Praia do Sancho. Gente do céu, o que é aquilo!! O acesso não é fácil, precisa descer dois lances de escada entre pedras. Mas é tranquilo, eu desci carregando guarda-sol e tudo! Não sei nem o que escrever, é simplesmente linda naturalmente.
O dia terminou com a experiência gastronômica no festival da Pousada Zé Maria. Faça reserva por e-mail uma semana antes de viajar (foi o que eu fiz, e como a ilha estava cheia naquela semana, foi fundamental!). O festival gastronômico acontece às quartas e sábados e vale a pena. Eu e meu marido amamos. Não só pela comida, mas pelo ambiente e carisma do Zé Maria. Clima de festa, mesas comunitárias para interagir com outras pessoas, comida farta e deliciosa.
Quinta-feira foi um dos melhores dias! Acompanhamos a captura intencional de tartarugas na praia do Porto, projeto do Tamar para monitorar o animal. Aliás, todos do Tamar estão de parabéns pelo trabalho realizado na ilha. Em seguida, já tínhamos agendado o serviço de passeio de barco exclusivo (só eu e o marido, para curtir com calma, bem romântico, rs!). Eu lembro que quando cheguei de volta no hotel, postei uma foto dos golfinhos no Instagram, eu estava completamente emocionada! Durante as 04 horas do passeio é possível ver um monte de golfinhos, apreciar o visual da Ponta da Sapata, parada para mergulho snorkel na Praia do Sancho, almoçar um peixe grelhado com champanhe no barco e o mais legal de tudo, fazer a pracha (você coloca o óculos e snorkel e, segurando uma prancha transparente, o barco te puxa). É incrível, dá para ver todo o fundo do mar, o navio afundado no Porto, peixes, raias, tartarugas… foi demais! Gostamos tanto que mesmo depois que o passeio acabou, ficamos por ali mesmo no Porto mergulhando sobre o navio afundado. Depois de pausa e banho tomado no hotel, voltamos para ver o pôr de sol no Porto, no restaurante Mergulhão, e por ali ficamos para saborear um ótimo peixe com banana. É um dos melhores restaurantes na minha opinião, pela comida, vista e clima alegre.
Sexta feira, dia de passear pela ilha, curtir praia e mergulhar no Sueste. Vale dizer que ficamos um tempão na Praia do Leão, uma das mais lindas da ilha e totalmente deserta. No período da tarde, meu marido foi fazer mergulho com cilindro. Vale dizer que Setembro e Outubro são considerados os melhores meses para mergulho na ilha. O jantar foi outra experiência gastronômica deliciosa: por sugestão do nosso guia no hotel, fomos ao restaurante Ecologiku’s. Ele não é muito divulgado, o que o torna muito mais especial. É como jantar no quintal de casa, com a porta da cozinha aberta (literalmente). Dona Iraci quem prepara toda a comida do jeito bem caseiro, enquanto o marido recebe os visitantes. Me contaram que os turistas estrangeiros adoram justamente pela simplicidade, entram na cozinha para aprender com Dona Iraci como preparar os pratos. Estava muito bom!
Sábado seria o último dia inteiro na ilha e eu já estava preocupada por não ter conseguido agendar novamente o passeio da Praia do Atalaia (o que perdemos no começo da viagem!). Localizado no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, a entrada é limitada por dia e de acordo com a maré. Neste dia, somente iria abrir às 15:00h, e como nós não tínhamos a reserva, precisávamos esperar numa lista de espera. Como seria só a tarde, de manhã fomos até a Praia do Meio. Foi na minha opinião a mais bonita, depois da Praia do Sancho! Estava vazia, tranquila, deu para mergulhar bastante e ainda encontrei um coração feito de pedras na areia. Paramos para almoçar no Mergulhão (o que é aquele queijo coalho com mel?!) e seguimos para a lista de espera da Praia do Atalaia. No fim tudo deu certo, conseguiram encaixar a gente no primeiro grupo, fiquei feliz! Os recifes formam piscinas rasas cheias de vida marinha, com diversos peixes e tubarões (pequenos). O jantar foi no Varanda, um camarão ao creme de abóbora delicioso.
Domingo, último dia! Fui me despedir das tartarugas no Sueste, rs! Nadar com tartarugas é realmente demais, e foi neste último mergulho que vimos a maior de todas da viagem, foi emocionante. Com preguiça de pensar em um novo lugar para almoçar, fomos novamente no Varanda. Depois buscar as malas no hotel e aeroporto.
Fotos: Fernanda Floret | Agência de Viagem: Cinqtours Viagens e Turismo
Nossa que viagem maravilhosa! Quero ir também.
De-mais! Tartaruga, golfinho, peixe, mergulho! Tudo que mais amo, com certeza quando for para lá vou seguir suas dicas!
Beijos
Lindas fotos! Paisagem sensacional!!! Amor + viagem = tudo de bom!!!
Lindo, Lindo, maravilhoso o brasil com toda certeza tem lugares perfeitos para ser apreciado, tudo de bom.
Nossa Emocionante!
Bom dia, Fer!
Vou me casar em Noronha em 2015.
Naquela capelinha, no alto da Colina, será uma bênção do Padre, estou super ansiosa.
Parabéns pelas fotos, lindas!
Beijos
Que lindo Fernanda! Já fui em Noronha, mas como foi por meio de cruzeiro não aproveitei tanto como você.. mas enfim, Noronha é um paraíso mesmo!
Simplesmente encantada! Até pensei em passar minha Lua de Mel aí mas acabei optando pelo Nannai… com certeza Fernando de Noronha tem um lugar especial na minha “Wish List”. ^^
Boa tarde Fernanda! Passei uma semana em Noronha, há um mês atrás.. também em lua-de-mel… Foi basicamente tudo muito parecido com o que você explicou. Assim fica fácil para quem pretende ir pra lá! Vi que aproveitou bem… Parabéns pelas dicas!!
Alucinante, e com suas dicas, melhor ainda!! Bjs!
Que lindo lugar!!!!
Vontade de conhecer JÁ
Nossa! Nao sei o q mais gostei…se foram as fotos ou a forma com q vc escreveu. Lindo! Lindo demais! Não conheço mas quero conhecer um dia. E tem uma foto q vc tirou q aparecem os barcos q pensei. “Nossa! Deus exite e mora ai, só pode”.
Passei minha lua de mel em Fernando de Noronha , um lugar inexplicável,maravilhoso,um sonho que consegui realizar.Vale muito a pena conhecer.
adoreiiiiiiiii as dicas!!!
enriquecedor!
Fer, depois de ler esse post incrível com tamanha riqueza de detalhes, vai ser difícil jantar o que tem em casa rs….rs…. louca por camarões!!
beijos
Fernanda! show! suas fotos são perfeitas! adoro!
bjs Nellie
Fernanda veio super a calhar esse post! Otimas dicas! Casei sabado agora 19 out e to indo amanha pra passar 10 dias, pelo visto maravilhosos!!
Bjos
Que lindo Fernanda!! Adorei a dica!! 🙂
Lindo Lindo! Sem palavras!
SEM FOLEGO DIANTE DE TANTA BELEZA!!!!
Mesmo sendo casada a quase um ano, impossivel nao continuar te seguindo para aprender cada dica de bom gosto que vc nos passa com suas experiencias. Obrigada por compartilhar conosco. Bjs
Quanto custou tudo isso? você fez as contas? perfeito o passeio.
Thatiane, eu não falo de valores no blog. Você pode fazer cotação com a agência de viagem. Mas custou caro, muito caro. Viajar para Fernando de Noronha é caro, tudo lá custa caro. Beijos
Fiz as fotos pre casamento em fernando de noronha em agosto desse ano e realmente vc reproduziu o espirito do local, um lugar de paz e muito romantico.
Aiiii Fernanda!!! Revivi minha lua de mel!! Noronha êh mesmo linda, um pedaço de paraíso aí no nosso Brasil!!
Dois anos se passaram e tive a impressão de reviver tudo lendo seu post!!
Bjss
Maria Antônia, bom ver (ler!) você por aqui!!
Muito boa a reportagem. Parabéns!!!Fui para Noronha com meu noivo na época e agora marido rsrs. Fui aos mesmos lugares que vc, mas fiquei em uma pousada simples, de pescadores… só ia para comer e dormir. Acho que valeu a pena, pois conheci a vida dos moradores da ilha mais de perto. Noronha é um lugar incrivellllll e com certeza voltarei pra lá. Beijos!
Morri com esse post! rs… Eu e meu marido tomamos coragem e fechamos nossa tao sonhada viagem para Noronha! Estamos pensando em levar nosso filho de 2 anos… O qie acha? Da para aproveitar com uma criança pequena?
beijos
Olá Fernanda…meu noivo sonha com esse destino para nossa lua de mel…eu estava justamente pensando na pousada maravilha, mas assim como você disse, li em outros lugares que é uma boa pousada mas não vale o preço…você indicaria alguma outra que tenha visto por lá???
obrigada pelas dicas!!! 😉
Renata, eu só conheci a Pousada Maravilha e adorei. É muito cara sim, mas tudo lá na ilha é cara. As agências de viagens indicadas no blog podem te ajudar com outras sugestões! https://www.vestidadenoiva.com/categoria/lua-de-mel
realmente o destino é maravilhoso. como deve ter sido a sua viagem de lua de mel! lindas fotos!
fizemos uma viagem para lá e acho que concorda, que Fernando de Noronha é uma viagem além do sonho
Olá, adorei o post se não fosse um porém, o Hotel Maravilha foi construído de forma ilegal e em área onde não poderia ter sido construído.
O arquipélago é protegido por legislação ambiental e é dividido em APA (Área de Proteção Ambiental, onde se pode construir obedecendo uma série de pré-requisitos) e o Parque Nacional, de proteção total. O hotel fica na fronteira entre a APA e o parque.
Não acho muito bom ficar divulgando esse tipo de empreendimento que de nada colabora com o desenvolvimento do turismo sustentável e correto no nosso país.
Obrigada. Jacque
Fernanda, você mencionou sobre o serviço de passeio de barco exclusivo, você se recorda com qual empresa fez ou tem indicações deles? Somente encontrei os passeios em grupo, e amei essa ideia!
Obrigada
Thais
Thais, Eu só lembro que o nome era Paulo, e quem me indicou (e agendou) foi a própria recepção da pousada! Beijos!
Coisa rara é “ver” homem visitando site de casamento, né?! [rs] Mas, como estou prestes a me casar e ainda estou num dilema cruel quanto ao lugar onde passaremos a lua-de-mel, procurei diversas opções e descobri no seu site, Fernanda, sugestões interessantes e muito bem detalhadas por você. Me “amarrei” nas fotos de Fernando de Noronha e confesso que fiquei fascinado com tudo. Quem sabe não acabo levando a minha princesa lá… Ah! Antes que me esqueça, poderia, por gentileza, nos informar quanto (aproximadamente) custou a sua viagem de férias para Fernando de Noronha? Abraço.
Gabriel, Fernando de Noronha é um paraíso, vale muito a pena! Não falo sobre valores aqui no blog, mas voc6e pode entrar em contato com a agência que indiquei no post e orçar. É uma viagem cara, mas voc6e pode optar por outras pousadas mais baratas do que essa que eu fiquei. Abraço!
blog é realmente muito interessante, muitas dicas legais e inspiradoras
Adorei o post! Em qual mês você ficou em Noronha?