Lua de Mel | Florença
De Veneza pegamos novamente o trem rumo à Florença e em duas horas estávamos na cidade conhecida como “museu a céu aberto”.
Assim que entramos em nosso quarto meu marido olhou pra mim e disse: “Você está ficando boa nisso.” (em achar os hotéis certos pra ficar, hehe). Amei o comentário né? Eu havia escolhido um lugar que é uma mistura de hotel e apartamento – não tem recepção 24hs, por exemplo. Chama-se Granduomo Apartments. Eles te dão a chave da porta do prédio e pronto. Mas advinha a localização? Ao lado do Duomo, literalmente. Nosso quarto tinha vista para o Duomo, e era o único com varanda, para aproveitarmos a vista. Quarto grande e janela à prova de som. O dia começava assim (foto tirada com tripé e controle remoto):
Ainda não falamos de Gelato e agora é uma boa hora. A Miyuki Operti já morou em Florença e ela quem passou a dica. Existem sorveterias em cada esquina, mas na cidade duas se destacam: Vivoli (desde 1930) e Perchè No! (desde 1939) – vá descobrir qual a sua favorita, são pra lá de incríveis!
Um prato também é típico da região: Bisteca à Fiorentina. Provamos e amamos.
O melhor jantar, simples, barato, caseiro, foi no Del Fagioli. A dica está no Guia Michelin, uma família que comanda esse pequeno restaurante e não abre aos fins de semana. Atendimento simpático, preço honesto e comida dos deuses. Saudades.
Ande bastante, a maioria das atrações se concentram no centro da cidade, de graça e tudo a pé (entrar no Duomo, passear pela Ponte Vecchio, ver as estátuas na Piaza della Signoria). Outro programa imperdivel é ir de manhã ao Mercado Central, ótima oportunidade de provar queijos, azeites, vinhos e comprar tudo com um bom preço.
O maior museu de arte da Itália fica em Florença, o Uffizi, e já que você não quer ficar parada numa fila em plena lua de mel, compre suas entradas online, como eu fiz, é perfeito. Compre aqui.
E falando em compras, tem uma loja ótima de lenços de cashemere na Rua Borgo de Greci, excelente opção de presente pra trazer pra mãe, irmã, etc. E tem que comprar um pinocchio, claro! Vocês vão ver muitos! Para quem não sabe, Carlo Collodi, criador do Pinocchio, nasceu em Florença.
E já que nós gostamos de histórias românticas, perto da Ponte Vecchio tem uma corrente com vários cadeados. Um morador local me contou que toda vez que um casal casa, vão lá e prendem um cadeado, que significa que o amor está guardado.
Fotos: Fernanda Floret
Ae!! Sou a primeira a comentar? 😉
Minha Firenze amada e irresistivel c/ seus gelati… Ai… Adorei colaborar no seu roteiro!
S/ os cadeados, eles estao em varias cidades da Italia. Pelo que sei – e me corrijam se houver outras versoes – foi uma moda que comecou c/ o filme/livro do Federico Moccia (“Scusa se ti amo”, se nao me engano), em que os protagonistas fazem isso p/ selar o amore. Ate hj da p/ ver um monte de casais fazendo isso, a noite, meio sorrateiros. :)*
Oi Fernanda,
To amando os posts da Itália!!! Ai, dá uma vontade…
bjinhos
Teca
http://www.leschosesdemarie.blogspot.com
Bom dia Fê!!!
Amei vez as fotos de Firenze. Que saudade…
No meu último post falei sobre os cadeados e vc tirou foto deles!
Vc foi a Piazzale Micchelangelo? Tem uma vista linda…
Bjos
Q BOM q vc falou de Florença! A maioria das pessoas se preocupa em passar vários dias em Roma e acabando deixando Florença um pouco de lado, reservando poucos dias para a cidade, o que acaba por ser insuficiente!
A vantagem é q as atrações são bem próximas e a cidade não é mto grande, mas, mesmo assim, é difícil ver td numa viagem só =)
Ah! Não sabia dessa história do cadeado na Ponte Vecchia! Só sabia da Pont des Arts em Paris. E eu concordo c vc (e sei q serei criticada por tds): Itália é mil vezes melhor q a França! Mas devo dizer q a Alemanha será sempre meu país do coração!
Adoroooo seu blog, passo por aqui to-dos os dias, só n comento, pq fico c vergonha: n sou casada, n sou noiva e nem tenho namorado! To meio “peixe fora d’água” aqui! rs.
bjs!
Anna, obrigada pelo seu comentário, amei, não precisa ficar com vergonha pq tem várias que não são noivas nem casadas!
Só preciso fazer uma correçãozinha… eu não disse que prefiro Itália do que França tá? 😉 Só disse que achei Veneza mais fotogênica do que Paris. Mas Provence está no meu coração!! Da Alemanha conheço muito pouco para comentar, só Nuremberg. Beijos!!
Dsc!!! Esqueci de te agradecer!
Em Junho fiz um curso de francês em Paris (tô mto chique! rs) e peguei a sua dica sobre a loja de frascos de perfumes! Q loja lin-da!!! Fiquei louca lá dentro! Comprei alguns e fiz de enfeite no meu lavabo, sendo q às vezes uso cm vasinho de flor tb =)
Anna Beatriz – que ótima ideia você teve de usar os frascos de perfume como vasinhos! Por que eu não pensei nisso antes! Eu tenho 3 na pia do meu banheiro!
Ana, sabe que eu não sou apaixonada pela França e tb amo a Alemanha? Na verdade, só conheci Berlim, mas é minha cidade preferida!
Ai, que romântica essa história dos cadeados…
Fê, preciso dizer que você está alimentando o sonho de uma lua de mel na Europa com estes posts sobre a viagem de férias!!
Eu não conheço a Europa, mas meu noivo conhece e amou a viagem.. ainda não pensamos na lua de mel pq o casamento é só em novembro do ano que vem, mas já tenho sonhado acordada!!
Um beijo e obrigada.
eu amei o tamanho da sacada rs!
Olá
Meu sonho é ir a Italia, com estes posts, eu viajo…rssssss e tenho mais certezas
E tenho muita fé que um dia irei, se Deus me ajudar.
Seu blog é fantastico
bjão de Maputo
Halima
Menina do céu!! que lugar fantástico!!!
Ameiii e a varanda??? que visão…rs. Ficou toda orgulhasa né?! com muita razão!
Amei a viagem de hj… tô amando a Itália… França… mas vamos ver mais para decidir qula é a preferida…rs.
Bjocas
Li
Que legal… um sorvetes :P´
Deu uma vontade de correr para Florença…
Humn…
Os Pinóquios são lindos,
mês passado estive em Buenos Aires,
e a cidade estava repleta de Mafalda e sua turma,
por que no Brasil não há vários Zé Carioca enfeitando as cidades?
Mas que linda tradição a dos cadeados,
será que eu posso prender um para mim??
Adoro os post sobre viagens! Principalmente as viagens pela Europa…tão romântico!
Meu marido e eu estamos pensando em fazer uma viagem pela Europa no ano que vem para comemorar um ano de casados!
Qual é melhor para passear e apreciar paisagens…Paris e Provence ou Itália???
Bjus
ah…vc tem alguns blogs sobre as viagens para indicar??
Para Paris vc indicou o conexão Paris, que já estou lendo inteiro!
bjus e obrigada!
Emanuele, eu tenho meu blog de viagens: http://www.inquietosblog.com.br
Ele está em manutenção pois estréia layout novo na segunda. Bjs
To amando as dicas! Ainda nao fui na Italia, vou anotar tudo pra ir com o Rafa. A historia do cadeado tem aqui na Alemanha tambem. Eu e o Rafa colocamos o nosso aqui perto de casa. 🙂
Fernanda que viagem mais gostosa!
Quando estive em Florença, tive (na minha humilde opinião, claro) muita sorte! Peguei neve! Depois fiquei sabendo que era algo muito raro….Além da cidade ficar linda, é vendido da rua castanha portuguesa assada.
Para quem não tem problemas com comida comprada na rua (barraquinha mesmo!), como eu, que amo um quitute e amo uma castanha portuguesa, vale muito a pena.
Amei a dica do apartamento/hotel. Anotada para a próxima viagem.
Beijinhos
Eu visito o blog todos os dias, mas nunca tive coragem de comentar. So que como vou para Veneza, Florença, Pisa, Viena e Paris na minha lua de mel agora no inicio de novembro tive que comentar…esses posts caíram do céu! Obrigada pelas dicas e pelos sites recomendados! Já anotei tudo!
Fê, estou adorando seus posts da viagem.
Tb já estive em Florença e foi, realmente, bárbaro.
Adorei ver o Davi de perto!! Passar pela Ponte Veccia e tomar um café na Dilli.
É maravilhoso. Pretendo voltar em breve para curtir um pouco mais.
Bjs e ótimo fim de semana p/ vc.
Oi Fer!! Boa tarde!!!
Vi seu post ontem, mas só hj consegui comentar…Que fotos lindas, dicas ótimas, se eu conseguir mais dias para lua de mel vou pensar seriamente em ir para a Itália…meu noiva vai adorar..mas meus antepassados são da Toscana e os dele da Calábria…aiaiia
Parabéns pelos posts!!
Beijinhos!!
Ótimo fim de semana!!!!!!!!!
Oi Fernanda! Faz alguns dias que não passava por aqui e fiquei impressionada com as novidades e fotos que estou conferindo! Tud muuuuito lindo! Já que eu ( ainda) não tenho planos ( mas tenho o desejo) em ir para a Europa, eu me realizo vendo essas imagens apaixonantes! Que coisa boa hein !
Amei a história dos cadeados com um significado MUITO lindo!
Aqui no Brasil poderíamos ter também…quem sabe em algum viaduto da minha amada São Paulo rsrs
Nossa!!! Não acredito que estávamos na mesma cidade e não te encontrei para pegar mais e mais dicas pessoalmente! rsrsrrs
Acabei de sair de Florença e peguei um trem para Paris. Cheguei em Paris quase meia-noite, então ainda não conheci nada!
Mas sobre Florença, faltou falar sobre a Fontana del Porcellino (que é um javali de bronze). Tem que colocar uma moeda na boca dele para dar sorte!!! Fica em frente ao Mercato del Porcellino.
De Florença eu dei uma escapada em Pisa e AMEI!!! É linda demais!
Que lindoooooooo… quero muito conhecer!!!
Ainda li o livro da Liz e to mais louca de vontade de conhecer tudo por lá!!!!
Beijosss
Aiiiiiii, que lindooooooooo!!!
Sempre tive verdadeira paixão pra conhecer Florença (ainda não tive oportunidade) mas é meu grande sonho. Não me pergunte por quê (e acho que terei que ir lá pra descobrir) mas sempre tive vontade desde novinha. Fiquei encantada com suas dicas e garanto que quando finalmente for até lá seguirei todas elas.
Obrigada, Fernanda!! Estou encantada!!
Beijinhos…
Veja só… Caminhando por Paris, sabe qual foi a primeira coisa que encontrei? Os cadeados… rsrsrs Na ponte que leva ao Petit Palais, eles estão lá! Nunca tinha ouvido falar nessa tradição, li pela primeira vez ontem à noite aqui no blog e hoje dou de cara com eles logo de manhã! Pena que essa viagem estou fazendo só com a minha mãe…
Mas voltarei com o Allen para deixarmos nosso cadeado em algum lugar da Europa!
Olá, Fernanda!
Venho no seu blog quase todos os dias e também não sou noiva, nem casada. Tenho namorado, mas os planos de casamento ainda estão um pouco distantes! De qualquer maneira, adoro o seu blog e a energia boa que envolve os assuntos que você trata, sempre com muita delicadeza! Parabéns pelo seu trabalho!
Hoje não tive como não comentar, pois as suas fotos me encantam!!!! Não somente as paisagens, mas a maneira como você fotografa! Estou viajando para o exterior a trabalho e pensei em comprar uma boa máquina… você me diz qual o modelo da sua?
Muito obrigada!!!!!
Bjs
Oi Xará, obrigada! Compra sim, fotografar vale muito a pena! A minha camera é uma Nikon D80 (acho que agora você só vai encontrar a partir da D90 para vender), e eu fiz um curso básico de fotografia no Território da Foto – http://www.territoriodafoto.com.br/
Nossa, as tuas fotos estão realmente muito lindas..
Veneza nos enche os olhos, sempre muito e muito linda!!
http://blogdavitoriaportes.blogspot.com/
Oi Fernanda, Parabéns pelas fotos, estão realmente lindas..e vou guardar todas essas dicas, quem sabe nas minhas próximas férias eu consigo me programar pra ir pra Itália!!
Beijos
Oi Fê!
Lindíssimas as fotos, amei tudo!
Minha lua de mel será na Europa. Me caso no inicio de janeiro mas a viagem será apenas em fevereiro, visitaremos Roma, Florença, Veneza, Zurique, Berna e Paris. Adorei as dicas, com certeza irei aproveitá-las bem. Fiquei curiosa em saber qual a fábrica de cristais de murano que vocês visitaram, pois gostaria muito de conhece-la também.
Obrigada por dividir isso conosco, e parabéns novamente pelas lindas fotos!
Bjuus.
Florença é muito legal!!! E os gelatos e a comida em geral é maravilhosa! 🙂
Comi a bisteca fiorentina no Il Latini! Super recomendo!!! Atendimento e comida nota 1000!
Beijos
Obrigada pela resposta com relação à máquina e ao curso! Vou pesquisar os preços!
Bjs!
Adorei o artigo, se eu não morasse aqui na Toscana teria vontade de vir passar uns tempos. 🙂
Ótima dica de hospedageml, realmente a área ao redor do Duomo é considerada a melhor da cidade e acordar olhando para o Duomo é um privilégio!
Bem, a minha janela do escritório tem vista para o Duomo, também vale, né? Até a próxima. abs, Barbara
Estivemos (eu e meu marido) em setembro na Europa, conhecemos várias cidades, mas Florença e Paris são especiais. Entrei aqui para saber o significado dos cadeados em ambas as cidades. Muito romântico. Se vc puder conhecer um lugar na Europa, vá prá Toscana. Florença, San Gimignano, Siena, são imperdíveis. Se puder ir a dois, Toscana e Paris.
Fernanda,
So uma dúvidfa: vc acha que se eu manter a base em Florença fica longe para conhecer essas cidades em volta na região da Toscana? Estava pensando em fazer isso, mas qndo vi que você se hopedou em outro local para fazer essas pequenas viagens me bateu uma dúvida.
Parabéns pelo seu blog, tb sou leitora assídua. beijinhos
Olá
Eu sou de Moçambique, e agora de lua-se-mel (maio2012)vou a Itália por 8dias, 3 ficarei em roma, 2 em florença e 3 em veneza, você andou de trem de cidade para cidade? sai muito em conta ou avião é mais barato?
bjos
P.S. adorei seu blog
Realmente que vista é essa do Granduomo Apartments! Visitar Florença e usufruir de uma vista dessas é realmente único. Recomendo bastante e esse site pode ajudar: http://www.themostperfectview.com/florence-hotel-views/
Del Fagioli… Tipicamente italiano e sem pretensão. Comida boa demais! (Água na boca)
Ansioso por voltar a Florença!