Lua de Mel na Turquia | Istambul
No café da manhã há sempre azeitona, pepino e tomate, 99% de população é mulçumana, imensa maioria jovem, o povo adora futebol, o trânsito é pior do que São Paulo e os motoristas de táxi são estressados (rs!), os doces com pistache são de comer ajoelhada, o visual das mesquitas no horizonte é lindo, a competição com a Grécia é enorme, a cultura é riquíssima. Já foi Constantinopla e Bizâncio, hoje é Istambul. Chegamos na Turquia!
(Multidão de jovens na rua, já era meia noite!)
O dia começou com um city tour pelo Hipódromo Romano, o Obelisco Egípcio, a Coluna Serpentina e a Fonte Alemã, a Mesquita Azul (absolutamente linda e única com seis minaretes) e a Basílica de Santa Sofia. Mas sem dúvida o mais interessante de andar por Istambul é ver a mistura de culturas na rua, afinal a cidade é dividida uma parte na Europa e outra na Ásia, quer coisa mais interessante que isso? Depois do tour a guia nos levou para uma loja de cerâmica e eu confesso que adorei. Quando viajo sempre procuro comprar algum objeto realmente bonito para minha casa, e não aqueles souvenires qualquer. Adorei ter um prato de cerâmica turca cheia de tradição para agora chamar de meu. Com a tarde livre, partimos para o Grand Bazar, construído no século XV, com mais de 54 mil metros quadrados e quatro mil lojas, é o maior bazar coberto do mundo, e eu estava louca para desvenda-lo. Na verdade a melhor coisa foi ter ido com a guia porque com tantas lojas é impossível você saber quais tem produtos bons e preços justos ou não. Ela nos levou numa loja de pashmina chamada Seda Tekstil, loja que é inclusive indicada no guia de viagem da Louis Vitton, me acabei de tanto comprar pashminas maravilhosas para mim e de presente para todo mundo!
Do Grand Bazaar fomos caminhando até o Mercado das Especiarias, que é de enlouquecer de tanta alegria. Eu nem sou muito de cozinhar, mas como não amar aquela mistura de aromas, sabores, cores e vendedores simpáticos? Foi lá também que provei a primeira (segunda e terceira) Baklava, doce dos mais típicos da Turquia, cheio de mel e pistache, uma maravilha. Aproveitamos a dica de almoçar num restaurante típico que fica na saída do Mercado de Especiarias chamado Pandeli (desde 1901). Durante a noite não tive sorte. Eu havia lido em muitos blogs e revistas a indicação do restaurante/ baladinha 360°, um lugar com uma bela vista da cidade para jantar e após a meia noite vira pista de dança. Bem que quando pedi para a recepção do hotel fazer a reserva eles disseram não recomendar, mas ignorei e insisti na reserva, afinal todo mundo só falava bem! Nem eu nem Mauro gostamos: atendimento péssimo, comida sem graça, exageradamente caro e cheio de turistas. Quanto à vista da cidade, na verdade vários lugares da cidade tem uma vista bonita, deveríamos ter ido no que o hotel indicou que tem a mesma vista mas atendimento e comida bem melhor, Leb-i derya, fica para próxima.
No dia seguinte já estava programada nossa viagem para Ancara (capital da Turquia) e depois Capadócia (terá post em separado). Depois ainda voltamos para um dia extra em Istambul, no qual queríamos ter ido ao Palácio TopKapi mas era justo o dia em que ele estava fechado, também ficou para próxima. Então resolvemos andar calmamente descobrindo a cidade. Fomos até Ortaköy, bairro cheio de lojinhas, artesanato, bares e restaurantes, amei. Fomos na Cisterna (palácio subterrâneo), uma das coisas mais impressionantes que já vi, um passeio com música clássica e 332 colunas de muita história. Já que estávamos perto de Santa Sofia, fomos conhecer a rua Sogukçesme Sokagi, uma ruela de casas tradicionais de madeira dos séculos 18 e 19 e vários cafés charmosos por perto.
Ficamos hospedados no Hotel Marmara Taksim, que foi ótimo e super bem localizado, mas se seu bolso permitir, não perca a oportunidade de ficar no Çiragan, uma antigo palácio transformado em hotel na beira do Bósforo. Um sonho. Se não der para se hospedar lá, não faz mal, vá numa tarde para o chá, das 15 às 19h. Imperdível. Comida maravilhosa, chá, champanhe para brindar a viagem maravilhosa. E como comer pouco e bobagem, terminamos nossa última noite no restaurante Topaz, o melhor que fomos em Istambul, Topaz, com atendimento perfeito e vista para o Bósforo.
Achamos pouco tempo em Istambul (2 dias inteiros), havia muito mais para ser visto, explorado, experimentado. Mas o que vivemos lá foi intenso, a cidade é linda. Próxima parada, Capadócia.
Fotos: Fernanda Floret
Parece outro mundo!
Olá Fernanda!
Estive na Turquia em 2008 e me encantei com Kusadasi e suas ruínas… Quando visitei a casa em que supostamente Maria mãe de Jesus viveu seus últimos dias, senti uma paz indescritível!
Os doces realmente são maravilhosos e esse lugar, tão diferente do nosso Brasil, deveria ser um destino mais acessível pois a gente volta da Turquia diferente,
Lindas fotos, parabéns!
Por favor, escreva mesmo sobre a Capadócia pois pretendendo ir lá em 2012.
Adoro seu site!
É maravilhoso né?
Ahhh sobre o 360, tbm quisermos ir pq as pessoas só falavam dele. Mas foi o pior restaurantes de todos!
Acontece nas melhores famílias ne?!?!? Rsrsrs!!!!
http://www.sayido.com.br
Ferrrr, que lugar lindo que é a Túrquia, confesso que fiquei com muita água na boca de olhar essas comidas com uma diversidade de coresss…
Achei linda as ceramicas.. Não posso ir num lugar desses que compraria váariasss…
Amei o lugar!
Eu sou como a Mariane.. as ceramicas sao meu fraco rs
Beijo
Oi Fernanda!
Fui em 2008 para a Turquia, mas apenas para Istambul, e tive impressões maravilhosas tbm!
Não fiquei em Taksim (parte nova da cidade), e sim na parte velha e histórica, bem pertinho do Top Kapi! Me hospedei no hotel Yasmak Sultan, hotel 4 estrelas muito bom, perto de tudo (só não do Ciragan, que tivemos que ir de metrô de superfície).
O Mercado de Especiarias e o Grand Bazaar são imperdíveis, assim como a Mesquita Azul e a Basília de Sta Sofia! Ah, e Top Kapi é muito legal mesmo, apesar de tomar muito tempo!
Uma dica legal, que tivemos do meu avô que é apaixonado pela Turquia, também para comprar pashminas, casacos e pulovers de cashmere, é ir na loja Silk & Cashmere no Akmerkez Shopping Mall. Comparando com os preços que vemos por aí, as peças são muito em conta e a qualidade excelente, nossa família tem peças de muitos anos e que continuam perfeitas!
Bjos!
Oi Fe,
Simplesmente maravilhoso 🙂 !!!
Fiquei louca com a diversidade de cores, definitivamente está nos meus planos.
Super beijos
Lindas fotos! Fiquei com vontade de ir para Turquia!!!
Fe, preciso ir nesse lugar lindo, cheio de pashiminas e pistache (amo os 2!!!). Bjus
Estou viajando junto com você, seus comentários, fotos e dicas!
Que lindo, adoro esses roteiros de lua de mel “fora do tradicional”. Bjs
Adorei a Turquia! Parabéns pela post e pela viagem! Bjokas!
Nossa Fê fico impressionada como você consegue retratar os lugares com tanta verdade. Amo fotografia, apesar de não entender nada e fico maravilhada com as fotos que vc posta. Os lugares são lindíssimos e vc consegue mostrar a beleza junto com as características desses lugares. Além de vc ter ótimas recordações. Beijos
Meu Deus! O que são esses doces e essas louças???!!
Que maravilha!
Realmente, Fê! A sua narrativa faz com que a gente se sinta passeando com vc por esses lugares incríveis!
Beijos
Pára tudo!!!! Azitona no café da manhã e doce de pistache??? Quero muuuuuito ir pra Turquia tbm!!!!! rs
Beijos,
Gábi
Que delicia de viagem, meu sonho de consumo é conhecer esse lugar. Suas fotos ficaram lindas.
Além de um lugar Lindo, Encantador e cheio de Cultura, a Turquia tem uma GASTRONOMIA INCRÍVEL, na minha opnião uma das melhores do mundo!!! (Passando Kebab até os doces!!!)
Meu Deus! Que lua de mel perfeita!!! Lugares exóticos, lindos… Só gostaria de ter uma idéia de quanto se gasta pra fazer um passeio como este. Alguém pode me ajudar???
Para Luana – eu prefiro não falar de valores aqui no blog porque valores dependem de muitas variáveis: época do ano, categoria dos hotéis, se os translados e city tour serão privativos ou não etc. Mas para você ter ideia de valor é fácil, basta orçar com a agência Be Happy Viagens (foi a que eu usei) ou entrar no site da operadora (Designer Tours) que lá tem o roteiro e os valores base! beijos
Adorei esse post! Estou indo pra Istambul e Capadocia na segunda feira que vem! Se tiver mais dicas importantes, pode me mandar por e mail? robertadusi@gmail.com
Ah, que tipo de moeda você mais usou por lá?
Beijocas
Beta
Para Roberta – na Turquia a moeda é a Lira Turca. No aeroporto trocamos os euros por lira turca, tudo que pagamos foi em liras turcas. Beijos e boa viagem!
Obrigada Fernanda! Também tenho um blog de casamento e irei atualizar as novidades da viagem por lá! Ficarei 2 semanas na Turquia!!!!
http://www.casamentobetaeivan.blogspot.com
Adorei suas dicas!
Muito obrigada!
Olá Fernanda.
Adoro o seu blog e aguardo ansiosamente os posts. Pena que ainda não tenhas referências de fornecedores aqui em Pernambuco, mas estou no aguardo. Gostaria de saber em que época do ano vocês foram para a Grécia e Turquia ( Quando fui para Grécia com amigas era setembro e o tempo não ajudou), a luz nas fotos está simplesmente sensacional e gostaria de poder voltar quando o tempo me oferecer o mesmo. Obrigada.
Oi Fer! UAU! As fotos estão lindas, é difícil não ficar com vontade de ir para esse lugar, com uma cultura tão diferente, com comidas tão diferentes! Certamente um passeio inesquecível! Obrigada por compartilhar Fer… Mil beijos!
Fernanda, é tudo muito encantador. Suas fotos transmitem sentimentos. Parabéns!
Oi Fer!
Que delícia de viagem hein?!! Estive na Turquia no final de abril deste ano com meu marido e ficamos 02 semanas por lá. Visitamos Istambul, Capadócia, Pamukalle, Éfeso, Casa da Virgem Maria, Izmir, Bodrum, Fethiye e Costa da Lícia. O país me surpreendeu muito, boa estrutura e lugares de tirar o fôlego. A Capadócia é incrível e ficamos hospedados no fantástico Argos in Capadocia. Bodrum é de frente para Rodhes no Mar Egeu e linda cidade. Fethiye na costa do Mediterrâneo é de babar e a costa da Lícia sem comentários com as praias de mar turquesa.
Levamos euros que tbm trocamos por lira turca no aeroporto e tbm conseguimos sacar em caixas eletrônicos diretamente do cartão de débito Mastercard, sem problemas.
Beijos!!
Fernanda, que pena que vcs trocaram o Leb-i Derya pelo 360! Uma amiga turca minha já tinha me avisado que o 360 era só para turistas e a qualidade era ruim, entao desistimos. E foi a mesma coisa: ela indicou o Leb-i Derya que tb tem uma vista linda! Gostamos tanto que acabamos indo 2 vezes (no Hotel Richmond e no outro lá perto). A comida é fantástica, o ambiente super bonito. Que pena que vcs nao foram.
Eu estava de Lua de Mel em Istambul a 20 dias atrás, realmente é fantastico. Estavamos acompanhados de amigos Turcos que mostraram a Turquia com olhos de nativos. Baklava é simplesmente tudo de bom, comi todos os dias no almoço e no jantar .. os kilos a mais no fim da viagem compensam. Sugestão … Tomei banho Turco em um lugar muito tradicional onde eram feitos os banhos do Sultão, experiência única, fica no caminho do Grand Bazar em frente a estação de metro. Lindas suas fotos .. dá voltade de voltar.
Fernanda acho seu site maravilhoso!
Amei as dicas, as fotos ….tudo!!! Eu iria me acabar nas lojas de pashimina e ceramica.
Bjs,
Sandra Valentin
Olá, parabéns, lindas fotos!
Estou indo em setembro para a Turquia e gostaria de saber se é seguro andar de noite em Istambul, vi a foto que voce postou a meia noite com muitas pessoas, onde era? Vou ficar na cidade velha.
Obrigada
Rita
Fernanda, mto interessante sua página. Adorei as fotos. Li por aí que vc teve uma guia e queria que vc me desse o nome dela ou site ou o que vc tiver pq devo ir a Istambul e acredito que uma guia local que fale pelo menos inglês deve ser mto bom. Estive na Bulgária e descolei um guia em português que foi perfeito.
Obrigada, Ivy
Voce nao vai passar as dicas sobre a Capadocia??
Eu acho que a lua de mel na Turquia é muito romântica. A Turquia é um palco de pura história e cultura! Meu noivo é turco e conheço Istambul. Em breve conhecerei outras cidades turcas.
Minha dica é que se o casal tiver tempo conhecer o pamukkale (piscinas naturais), capadócia (voo de balão), as praias turcas são banhadas pelo mar mediterrâneo (lindo)….
Vale a pena…
bjs
Olá Fernanda, tudo bem? Sei que já faz tempo essa viagem, mas será que vc ainda tem o contato ou indicação dessa guia que fala português em Istambul. Vou para Turquia e Grécia no próximo sábado, dia 7/05, e peguei varias dicas aqui!
Aguardo retorno. obrigada e bjs
Oi Lilian, a contratação da guia foi pela agência de viagens, infelizmente não tenho o contato!
Olá Fernanda, acompanho sempre seu blog e adoro, estou programando minha Lua de Mel, para Grécia e Turquia também, gostaria de saber se você foi de Istambul para Capadócia em voo direto estou com dificuldade de encontrar!
Parabéns pelo blog!
Beijos
Oi Marina, fui de ônibus porque paramos em outras cidades. Mas foi tudo organizado pela agência. Esse é um roteiro que não indico fazer sem agência. Beijos