O que aprender com a fase dos preparativos do casamento
Tem noivas que curtem o máximo a fase dos preparativos do casamento, outras não tem tempo de se dedicar tanto, algumas não veem a hora de acabar, mas o fato é que depois do casamento dá uma saudades enorme dos dias de organizar a festa com carinho, provar vestidos, enviar convites, comentar sobre os fornecedores com as amigas.
O que muita gente nunca parou para pensar é que além de organizar o próprio casamento, esta é uma fase em que aprendemos muito! Normalmente a maioria das noivam passam mais de um ano se dedicando aos preparativos com muita intensidade, mas entre docinhos, caligrafia, roteiro da festa e lua de mel, você já parou para refletir sobre como isso tudo está te tornando uma pessoa melhor?
Decisões, decisões, decisões, é uma atrás da outra, qual dia casar, qual dos fornecedores contratar, quem cortar da lista de convidados. Aproveite para aprender a pesquisar, ouvir a opinião dos outros, dialogar com o noivo, analisar, encarar os desafios e decidir com firmeza! Aproveite para aplicar em outras situações da vida, mulher decidida é mais feliz!
Lidar com as finanças: você sabia que o maior motivo de brigas dos casais é sobre dinheiro? Durante os preparativos lidamos com orçamento, negociações, pagamentos. Se não sabe ainda, aproveite essa fase para aprender a fazer planilhas e controlar o orçamento. Tome gosto por essa parte também, eu sei que é difícil para quem não gosta de finanças, mas vai ficar tão mais fácil você controlar as despesas da casa depois! Conversar abertamente sobre finanças com o noivo ajuda muito numa transição tranquila para a vida de casada! (aproveitando, na nossa página de downloads temos uma planilha para controlar o orçamento familiar)
Organização é tudo, se você está noiva há alguns meses, já deve ter percebido. Aposto que muitas noivas saem dos preparativos mais organizadas, experts em planilhas, checklist, pasta para os contratos e afins. O lado bom, sua vida de casada ficará mais fácil também, porque depois que a festa de casamento passa, entram as listas de supermercado, os contratos do apartamento, os orçamentos de mobiliário e decoração, tudo igualmente delicioso afinal são para o novo lar, para você e o marido.
Valorizar mais quem gosta de você. Casamento é uma etapa tão cheia de amor, que envolve tanto investimento de tempo e dinheiro, que passamos a valorizar mais quem também nos enche de amor. Às vezes aquele amigo que você nem considerava tão amigo assim é o que mais vai te oferecer ajuda com o casamento, que vai ficar feliz e curtir com você. Depois que o stress e ansiedade passam, você consegue valorizar mais os familiares e amigos que mais dedicaram amor no dia do seu casamento. Lógico que depois que tudo passa também aprendemos a importância do RSVP, em dar um bom presente, em oferecer ajuda para outras noivas… rs!
Cuidar mais de você mesma! É verdade que toda noiva é linda, afinal ficamos lindas quando apaixonadas. E justamente por estarmos apaixonadas, cuidamos mais de nós durante essa fase: regime, idas ao dentista, procedimentos estéticos para o rosto, mais ginástica e alimentação balanceada para estar maravilhosa no grande dia. Nos sentimos melhores, mais saudáveis e aprendemos a manter a rotina assim depois de casadas.
Perguntei para algumas recém-casadas leitoras do blog o que elas aprenderam durante a fase dos preparativos e aplicam até hoje. Ainda esta semana compartilho com vocês!
Fernanda, veio em boa hora esse post viu… faltam 2 meses e alguns dias para meu casamento, e imagina a ansiedade e insegurançca que rodeiam esta fase! As vezes me permito esquecer completamente das finanças e me dedido a sonhar com o tão esperado dia, pois a preocupação com as contas é demais, e juntando com as emoções a flor da pele… Só rezando mesmo rsrs. Obrigada Fernanda, agora vou pensar mais em aproveitar mais!
Fernanda, eu aprendi a controlar a ansiedade! Comecei a planejar meu casamento com 18 meses de antecedencia, agora faltam 5 meses… Eu descobri que não adianta eu querer tudo de uma vez, cada etapa, cada fornecedor tem sua hora certa… aprendi mto a ter paciencia e ser menos ansiosa e querer tudo p\ ontem rs… e uma das melhores coisas que aconteceram nesses meses foi ver o quanto meu noivo se dedica pela minha felicidade, desde participar de todas as reunioes com os fornecedores ate escolher a cor do porta guardanapo. Bom demais ver meu noivo curtindo juntinho cmg… e tendo a maior paciencia do mundo, me acalmando nos dias de desespero dizendo: calma gata, tudo vai dar certo!
Interessante o que você disse no começo, “tem noivas que não veem a hora de acabar tudo”. Eu fui uma dessas… e hoje sinto falta rsrsrs … Aprendi muitas coisas, principalmente, a ceder.. a noiva as vezes tem uma opinião e o noivo tem outra, sempre tem que haver um consenso…aprendi a priorizar as coisas mais importantes, mesmo que fossem as mais simples… Enfim, você passa um ano planejando e no dia passa tudo tão rápido, muito rápido! Então noivinhas aproveitem até o último minuto!
Adorei o post! Aliás eu adoro seu site! Meu casamento será em setembro e muitas vezes me acordo no meio da noite pensando em algo que esqueci ou tenho que fazer….ai então eu converso com as minhas amigas casadas que dizem que sentirei falta desta fase! Mas realmente é muito bom ler as mensagens postas no site do casamento (montamos em razão de ser em outra cidade a festa); ver a emoção da minha mãe quando experimento o vestido…enfim…já estou chorando!!
Oi Fernanda,
Casei em abril e o seu blog me ajudou muito nos preparativos!
Como você bem descreveu, eu estou com uma saudade imensa daquela correria, das provas do vestido, e da expectativa…dizem que o melhor da festa é esperar por ela, é um pouco isso…rs
Tive 1 ano e 2 meses para preparar meu casamento e o que eu aprendi é que não dá para fazermos tudo sozinha, não podemos abraçar o mundo, senão acaba ficando desgastante e chato; que a família deve fazer parte dos acontecimentos, tive muita ajuda da minha mãe e madrinha de batismo, elas foram maravilhosas; e o mais importante, aprendi a me conhecer, a saber o que eu queria ou não, o que eu gostava ou não e isso me deu coragem para fazer somente o que eu queria ou sonhava, sem me preocupar apenas em agradar as pessoas.
Dizem que nessa época muitos casais brigam, se desentendem, nós não tivemos esse problema, aprendemos também a ter paciência e a respeitar o gosto e vontade um do outro!
Estou a 4 meses do meu casamento e as vezes me arrependo por estar dando uma festa cheia de pompas, as vezes queria mini wedding familiar a luz do dia sem tantas velas ou lustres mas sei que essa fase vai passar e depois vou olhar pra trás com satisfação e dizer, valeu a pena!!
Oi Fernanda! Estou noiva há pouco mais de 1 mês, e você acredita que já resolvi grande parte dos detalhes do casamento? A sensação é ótima, pois daqui uns meses, serão poucas coisas para me preocupar. 😉
Adorei o post e concordo principalmente com os dois primeiros itens. Acho que quanto mais organizada e determinada for a noiva, menos nervosismo e stress, principalmente com o orçamento. A noivinha que sabe o que quer consegue tomar decisões numa boa e tem mais pique para pechinchar, pesquisar e decidir. 🙂
Beijos!
Casei há 10 meses e sinto uma saudade absurda dos meus preparativos. Fiquei um pouco mais de 1 ano nessa função maravilhosa e só tive boas experiências. Aprendi a ouvir as pessoas que amo, compartilhei sonhos e desejos com o noivo, conheci ótimos profissionais, descobri o quanto é importante ser gentil e tratar bem um cliente, me descobri – olhei pra dentro de mim e vi o que realmente queria, deixando assim os modismos e tendências de lado, aprendi a ser organizada, aprendi a compartilhar funções com meu noivo (que sentou comigo em todos os pagamentos de fornecedores, em todas as escolhas, em todas as etapas), e aprendi principalmente a lidar com nosso dinheiro, pois casei sem nenhuma dívida, com um apartamento próprio e móveis planejados em todos os ambientes! Isso foi fruto de muita persistência, cuidado e o tal “pensar duas vezes antes de comprar mais um sapato”…
Sem falar que trouxe benefícios para muitos familiares. Meus pais fizeram tratamento para emagrecer, exercícios, pilates… isso tudo com 60 anos! Minha mãe fez peeling, sobrancelha definitiva e passou a se cuidar mais, meu noivo fez dieta pra ficar bonitão no terno, algumas tias fizeram a tão sonhada plástica, minhas irmãs emagreceram e eu passei a cuidar mais da pele, unhas e cabelo… Foi um esforço coletivo. E no dia todos estavam lindos e felizes…
Enfim, meu casamento realmente foi um divisor de águas para muitas pessoas. Essas lições vou levar pra vida toda!
Faltam 5 meses para o meu casamento, e a ansiedade e quase que incontrolável! Aprendi muita coisa com a fase dos preparativos e continuo aprendendo, porque ainda não acabou. Aprendi a ser paciente com as pessoas e esperar o tempo de indecisão de cada um, aprendi a pedir e respeitar as opiniões, aprendi que para realização de um sonho não a obstaculo que te empeça, aprendi que não há nada mais gratificante do que a construção do seu lar, aprendi que é possível apaixonar-se três vezes por dia pela a mesma pessoa.E o mais importante, aprendi a valorizar e a entender o que significa FAMÍLIA.
Post muito bom mesmo Fernanda, acho mesmo que estou melhorando algumas habilidade com os preparativos, seu blog me ajuda muito e amo preparar, sonhar, sonhar e sonhar. Ainda não tinha parado para pensar nesses pontos, a menos de 2 meses! Obrigada.
Faz 3 dias que comecei realmente os preparativos para o grande dia e já aprendi a não fechar a mente para novas perspectivas.
Fechei meu vestido de noiva, e ele não tem nada do que eu imaginava, experimentei porque era diferente dos outros que havia experimentado e não haviam me agradado. E assim que me vesti minha amiga começou a chorar na hora. A partir desse momento, meus olhos e mente estão abertos para as possibilidades.
Primeiramente parabéns! Seu blog, sem dúvida, orienta e ajuda muito às noivas.
Sugiro que faça essa pergunta também às mães das noivas, pois, apesar de estar acostumada com o tema casamento no meu dia-a-dia (atendendo as noivas que me procuram para confeccionar seu casquete ou para criar a sua comunicação visual), confesso que fiquei muito mais nervosa do que minha filha que se casou recentemente.
Aprendi que devemos controlar a ansiedade, pois ela só atrapalha!
Olá, Fernanda!
Adoro o seu site e muito do que preparei para o meu casamento foi inspirado nos seus posts. Meu casamento tá quaseee…será dia 13/07/13, em um sitio da família em Teresópolis – RJ! Posso dizer que aprendi muito, mesmo, com esta etapa de planejar, preparar e executar o casamento. É uma etapa de descobertas…sempre fui organizada e determinada e, no início dos preparativos, há seis meses atrás, eu pus a mão na massa, não contratei cerimonialista etc. Mas, com a rotina de trabalho intensa, faltando 2 meses para o casamento, tive que pedir ajuda a uma profissional, apesar de que quase tudo eu já tinha resolvido, fornecedores, buffet, decoração…aff! Como moro longe de minha família e vou casar na minha cidade natal, foi uma maratona…resolver tudo quase de longe. Mas, descobri grandes tesouros em minha família: minha mãe, minhas tias que sempre se mostraram dispostas a ajudar, parentes nem tão próximos que ofereceram ajuda, amigos sinceros e verdadeiros que me deram a mão, isto emociona… Tb tive contragostos: alguns amigos que vc julgava tão amigos, somem, nem respondem suas ligações e vc queria tanto convidá-los… O vestido de noiva escolhi tudo sozinha…todas as provas, arranjo de cabelo, bouquet, isso deu um “vazio”, queria minha mãe perto, mas não deu e tive que seguir em frente. Mas, aprendi que as pequenas coisas significam muito, um detalhe aqui, uma renda, um bordado, uma escolha de cor, tudo vai resultar no seu grande dia…Estou ansiosa para ver como ficará! Torça por mim…Depois eu conto. Mas, certamente a grande msg deste tempo de construção é: acredite e se organize, faça com amor e dará certo! Sonhos são assim, é preciso acreditar e ir atrás! Obrigada por suas dicas maravilhosas! Grande beijo!
Achei ótimo esse post. Casei em abril deste ano e também senti que a organização do casamento mudou muito comigo e com a forma como vejo muitas coisas. Foi um ano e um mês de preparação.
Aprendi muita coisa sobre organização de festas, pois acompanhei minha cerimonialista de perto. Eu tinha curiosidade, queria saber mais, saber o que ia acontecer nesse dia tão especial nas nossas vidas. Descobri que o mundo dos casamentos é imenso, que se tu não te controla, pode se perder fácil, pois são mil idéias lindas e maravilhosas que dá vontade de ter tudo, mas nem sempre é possível.
Comecei a dar muito mais valor para pequenas coisas na organização de festas, todo o cuidado que as pessoas tem em fazer o melhor para os convidados. Da escolha de um cardápio que contemple todos os gostos até a localização de cada coisa na festa e cada mimo dado para as pessoas.
Aprendi a me organizar ainda mais financeiramente, utilizei as planilhas aqui do blog que foram salvadoras. Consegui fazer milagres com dinheiro para pagar todas as minhas idéias para o grande dia.
Valorizei ainda mais a família e os amigos, aprendi que nem sempre quantidade de pessoas é sinônimo de qualidade. Que temos que ser meio diplomáticas nessa hora quando é preciso cortar convidados em razão do orçamento. Mas também descobri amigas maravilhosas, que eu jamais imaginava!
Aprendi a dividir tarefas, a deixar as pessoas fazerem as coisas por mim e confiar que ficariam ótimas. Me surpreendi com habilidades manuais minhas e das amigas.
Mas o principal é que passado o casamento, a lua de mel foi um momento de total sintonia entre eu e meu marido e agora nossa vida a dois tem sido cada dia melhor. Sabemos que realizamos um sonho e que trabalhando duro conseguimos realizar nossos projetos.
Estou aprendendo a controlar minha ansiedade, ainda faltam 05 meses.
Está sendo muito gostoso e gratificante esse momento, mas ao mesmo tempo não vejo a hora de ver tudo pronto.
Amei o post.
Aprendi, com os preparativos, a valorizar ainda mais o meu noivo. Ele se mostrou um super companheiro. Me ajudou com tudo. Falta 1 mês pro meu casamento. Estou muito ansiosa, e ele está me dando um super apoio. Noivas, aprendam com os seus noivos. Eles têm muito a ensinar!
Aprendi a valorizar mais ainda meu noivo, que está se dedicando ao máximo aos preparativos do nosso casamento, sempre junto comigo. Estou tentando a aprender a lidar com essa ansiedade (faltam menos de 20 dias) e juntos estamos aprendendo um pouco mais de artesanato, já que optamos por fazer mta coisa juntos, em casa, e está sendo uma experiência única e enriquecedora..
Fiquei noiva em dez/2011 e me caso em nov/2013.
Parece muitoooo tempo para os preparativos, mas agora com apenas 5 meses faltando parece que essa etapa passou muito rápido.
Tenho tido apoio de pessoas muito importantes e queridas, e por incrível que pareça o noivo é SUPER participativo!!!
Adorei o post 😉
Penso em meu casamento antes mesmo de ter um noivo…rss
Mas hoje, com a organização “oficial“, percebi que nem tudo que a gente sonha é possivel ou combina com a nossa festa e personalidade!E este momento deve e mto combinar com a gente!
Uma dica para as noivinhas como eu…comece a organizar com antecedência, 1 ano e meio eu acho que é um bom tempo para definir suas inspirações e gostos junto com seu noivo e daí partir para as contratações!
Afinal mesmo com toda a antecedência, ainda parece que falta tempo…rss
Outro detalhe, muito importante é incluir o noivo nos preparativos, fazer ele se sentir importante e parte disso, muda tudo e torna tudo mais fácil!
Fernanda….amo o blog e ele uso muito ele para minha inspiração!Parabéns!!!
Bjos
A fase de preparativos do casamento é mesmo muito gostosa! A minha durou mais ou menos 6 meses. E nossa, aprendi tanta coisa!
Aprendi a ter equilíbrio nas decisões. A abrir mão de algumas coisas e lutar com todas as forças por outras.
Eu sempre soube que eu e o meu marido somos diferentes em muitos aspectos, mas nesse período eu descobri que temos mais coisas em comum do que eu imaginava. Foi bom dividir com o noivo meus sonhos e ideias principais. Ele não topou o naked cake, eu achei ruim, fiquei brava, dei piti e depois coloquei a mão na consciência, percebi que mais importante do que o bolo era eu estar bem com ele, meu futuro (e agora) marido.
Aprendi a controlar minhas frustrações, a ver os imprevistos mais positivamente. Pode ter certeza de que para cada coisa ruim ou chata que acontece você tem vários motivos para sorrir e se alegrar. E principalmente, aprendi que por mais que o “evento” casamento seja importante, o foco deve ser a união do casal, o amor, a alegria de estarem juntos 🙂
Beijos, Paola
Oi Fê! Realmente passei a valorizar mais quem eu gosto e as noivas amigas que estão na fase da correria. Acrescento uma coisa à lista: passei a organizar sozinha, e com muito mais prática e criatividade, as festas da família.
Eu me emocionei lendo o seu post! Obrigada! 🙂
Caso em Setembro/14, ainda tenho bastante tempo, mas muitas das decisões mais importantes já estão concluídas… É um aprendizado e tanto, principalmente, no meu caso, a conviver mais com minha mãe, a entender que os anos de experiência dela são muito válidos, e que ela também sonha com esse dia desde quando o médico disse “é uma menina!”
É uma nova fase, e eu estou aproveitando cada minuto! É uma oportunidade pra se conhecer melhor, entender quem é você e quais são seus gostos… Sonhei por anos com um estilo de vestido, e quando o provei, não achei a minha cara… Acabei optando por outro que tenho certeza que é “mais eu”. Isso que importa!
Em um mês faremos uma festa de noivado, pq qualquer desculpa pra comemorar tudo isso é super válida! Já tenho planejado chá da noiva, chá bar, casamento civil, casamento religioso… Brincamos com as nossas assessoras que já vamos começar a planejar a festa de bodas de 10 anos (ou menos, se a gente não aguentar até lá…rs)!
Enquanto o grande dia não chega, sigo aproveitando cada minuto dos preparativos! E recomendo que toda noiva faça o mesmo! 🙂
Os preparativos nos ensinam muito mesmo, principalmente na relação entre o casal, são muitas decisões a serem tomadas juntos, e nem sempre os dois pensam exatamente igual.
Fe
Concordo plenamento com vc em todos os pontos!
O que mais me tocou e percebi que mudei minha forma de pensar pra sempre foi “valorizar quem mais gosta de mim”.
É incrível poder reconhecer de verdade quem nos ama…
Beijos
Nossa, que post verdadeiríssimo. Eu me vi em cada coisa que você escreveu. Faltam 7 meses para meu casamento e ainda faltam tantas coisas a fazer. Já chorei e fiquei triste, mas percebi que não vale a pena. Muitas coisas saíram um pouco diferente do que queríamos, mas sei que será lindo e muito feliz nosso dia. Esse é um momento que com certeza temos que estar perto da nossa família, nossos pais e nossa, como é bom essa fase e para ser melhor temos que realmente viver cada minuto e principalmente do lado da pessoa que mais amamos.
Seu blog é muito bom mesmo. Nos faz perceber que o que acontece conosco é mais normal do que pensamos e não só nosso casamento, como nossa vida, é fruto das nossas escolhas e ações! Parabéns!
Eu estou amandoooooo organizar meu casamento! Aproveitando todos os segundos!
Estou aprendendo a estimar melhor custos (minha planilha inicial dava um valor X, agora já está em 2X..hahaha), a me cuidar melhor – já marquei limpeza dental, clareamento, drenagem linfática, etc. Mas principalmente, eu e meu noivo estamos aprendendo a lidar com a vida a dois antes mesmo de casar! E olha que a gente já namora há anos. :O)
Que perfeição essa matéria.
Estou casada há 2 meses e meio e sinto uma saudade enorme da fase maravilhosa de ser noiva! Acho que é por estas saudades que eu continuo acessando o blog, vendo casamentos reais e a orgulhar-me de ter o nosso casamento publicado aqui no blog!
Pra mim além da parte organizacional de aprendizados, descobri uma nova paixão na minha vida: organizar um casamento, uma festa surpresa, e todos os detalhes que envolvem um GRANDE DIA. Eu me descobri fazendo isso. Hoje trabalho com Moda e acho que num futuro pode ser que eu tome rumos diferentes… Outro grande aprendizado: VALORIZAR QUEM GOSTA DE MIM. Desde quem colaborou, deu carinho, ajudou, ou simplesmente esteve ao lado o tempo todo, seja para ouvir. Foi um divisor de águas e ao mesmo tempo descobri bons amigos em quem eu nunca imaginaria que na gratuidade da amizade fariam tanto por nós dois. E eu SEMPRE digo: só entende quem é NOIVA. Quem não passou por isso não entende. Não entende o significado do choro por alguém que você gosta tanto não vai á festa.Não entende que a noiva adora falar sobre os preparativos do casamento. Não entende que é tão importante esse dia..Não entende que é um momento único e que a noiva aproveita cada segundo dele.
Achei perfeito tudo o que comentastes na matéria. ME vi em diversos momentos. E agora que tudo passou? O que ficou e o que não quero mais? 🙂
Fernanda, que post lindo : ) Realmente estou aprendendo muitas coisas legais nesta fase e sentirei muita falta destes momentos tão especiais…conhecer noivinhas, fornecedores, trocar idéias, sonhar, sonhar, sonhar, até o lindo dia de realizar. Bjs
Concordo plenamento com vc em todos os pontos!
O que mais me tocou e percebi que mudei minha forma de pensar pra sempre foi “valorizar quem mais gosta de mim”.
É incrível poder reconhecer de verdade quem nos ama…
Beijos
Oi meu nome é Raquel eu estou namorando fez um mês só casarei no ano que vem em que eu faço aniversário em janeiro , só que tem umas coisas que não aprendi ainda preparativos de casamento, lua de mel enfim..
Oi Fernanda,
Amei este post e me sinto assim, com saudades do grande dia, mas muito mais de todo o processo!
Falo que vou aplicar para uma dupla jornada e me candidatar a trabalhar em uma assessoria bacana para poder curtir e compartilhar com outras noivinhas!
Se tiver em tempo, queria participar da sua pesquisa…
Beijos.
Olá Fernanda!
Parabéns pelo post, adoro suas dicas. Vou me casar a exatamente daqui três meses e um dia. Estou com praticamente tudo organizado. Sou nuito ancioasa, e sofri mto no início, pois queria td e naquele momento, com o passar dos dias fui me acalmando e tudo foi se ajeitando. A dica da planilha financeira é excelente, sempre fui bem organizada nas minhas finanças, e agora com os gastos do casamento não foi diferente.
Um beijo para vc.
Acho que aprendi a olhar pra dentro, ver o que realmente eu queria. Aprendi a olhar mais para o meu marido, prestar a atencao nele, nas vontades dele. Aprendemos a ceder para o outro e a sonhar juntos.
Aprendi a separar o essencial do superfluo e com isso possibilitar alguns superfluos que eram importantes para gente. Tb teve as questoes mais práticas de orcamentos e organizacao.
Acho que esses foram as coisas mais importantes. Agora que eu estou grávida estou vendo como essa blindagem nossa como casal é fundamental. Nossas famílias (como todas) palpitam e vao palpitar mais ainda depois que o bebe nascer, mas a opiniao que conta é a nossa.
Meninass, eu estou completamente apaixonada por esse blog, essa matéria me deu calma, e pude ver que “realmente eu estou aprendendo com isso tudo” faltam 6 meses pro meu casamento e já está quase tudo pronto, tenho uma amiga que gosta dessas coisas de organizar e ela se disponibilizou a ser minha “Assistente de noiva” não é o máximo!! ela quem está fazendo os orçamentos, ela quem fez o convite do jeito que a gente queria! Ela descobriu sua criatividade, e eu estou adorando, ela me ajuda muito. Estamos aprendendo muuiiiito com esses preparativos, e no dia ela quem vai fazer a decoração do jeitinho que eu ela sonhamos nesses 8 meses…! TA SENDO MÁGICO ISSO TUDO…! Gaby tu é demais!!!! 😉
Boa noite Fernanda!
Me casarei daqui a 5 meses, e estou com um probleminha é que a mae do noivo quer fazer uma festa p noivado veja so !! Estou ficando loucaaaa pq n tem sentido a mae do noivo inventar de fazer festa de noivado???
Ela esta trocando as coisas eu sou a noiva e nao o noivo !!!
Como a Pessoa no caso eu pode ter paciencia ?? To ficando doida pq nao existe festa de noivado ainda mais a mae do noivo fzr ???????? ja n sei como lidar pode me ajudar?
Oi Rachel, tradicionalmente quem oferece a festa de noivado é a família da noiva. Mas as intenções dela podem ser as melhores, ela deve estar muito feliz e animada com o casamento de vocês e quer oferecer uma festa, não vejo nada de errado. Basta vocês conversarem para alinharem as expectativas! Beijos
olá daqui 5 meses me caso e minha ansiedade é tanta que brigo muito com meu noivo,poís são gostos diferentes, opinioes diferentes, e toda hora estamos discutindo, agora estou tentando me controlar com meu nervosismo, tantas coisas pra resolver,,,decoração de buffet, temos que tirra passaporte pra fazer lua de mel, mobiliar apartamento, parece que tudo fica sobre o controle da noiva e com isso fico mais nervosa ainda… mas estou conseguindo me organizar, vai dar tudo certo…