O que aprender com a fase dos preparativos do casamento

Tem noivas que curtem o máximo a fase dos preparativos do casamento, outras não tem tempo de se dedicar tanto, algumas não veem a hora de acabar, mas o fato é que depois do casamento dá uma saudades enorme dos dias de organizar  a festa com carinho, provar vestidos, enviar convites, comentar sobre os fornecedores com as amigas.

O que muita gente nunca parou para pensar é que além de organizar o próprio casamento, esta é uma fase em que aprendemos muito! Normalmente a maioria das noivam passam mais de um ano se dedicando aos preparativos com muita intensidade, mas entre docinhos, caligrafia, roteiro da festa e lua de mel, você já parou para refletir sobre como isso tudo está te tornando uma pessoa melhor?

preparativos_casamento

lacotwitter Decisões, decisões, decisões, é uma atrás da outra, qual dia casar, qual dos fornecedores contratar, quem cortar da lista de convidados. Aproveite para aprender a pesquisar, ouvir a opinião dos outros, dialogar com o noivo, analisar, encarar os desafios e decidir com firmeza! Aproveite para aplicar em outras situações da vida, mulher decidida é mais feliz!

lacotwitter Lidar com as finanças: você sabia que o maior motivo de brigas dos casais é sobre dinheiro? Durante os preparativos lidamos com orçamento, negociações, pagamentos. Se não sabe ainda, aproveite essa fase para aprender a fazer planilhas e controlar o orçamento. Tome gosto por essa parte também, eu sei que é difícil para quem não gosta de finanças, mas vai ficar tão mais fácil você controlar as despesas da casa depois! Conversar abertamente sobre finanças com o noivo ajuda muito numa transição tranquila para a vida de casada! (aproveitando, na nossa página de downloads temos uma planilha para controlar o orçamento familiar)

lacotwitter Organização é tudo, se você está noiva há alguns meses, já deve ter percebido. Aposto que muitas noivas saem dos preparativos mais organizadas, experts em planilhas, checklist, pasta para os contratos e afins. O lado bom, sua vida de casada ficará mais fácil também, porque depois que a festa de casamento passa, entram as listas de supermercado, os contratos do apartamento, os orçamentos de mobiliário e decoração, tudo igualmente delicioso afinal são para o novo lar, para você e o marido.

lacotwitter Valorizar mais quem gosta de você. Casamento é uma etapa tão cheia de amor, que envolve tanto investimento de tempo e dinheiro, que passamos a valorizar mais quem também nos enche de amor. Às vezes aquele amigo que você nem considerava tão amigo assim é o que mais vai te oferecer ajuda com o casamento, que vai ficar feliz e curtir com você. Depois que o stress e ansiedade passam, você consegue valorizar mais os familiares e amigos que mais dedicaram amor no dia do seu casamento. Lógico que depois que tudo passa também aprendemos a importância do RSVP, em dar um bom presente, em oferecer ajuda para outras noivas… rs!

lacotwitter Cuidar mais de você mesma! É verdade que toda noiva é linda, afinal ficamos lindas quando apaixonadas. E justamente por estarmos apaixonadas, cuidamos mais de nós durante essa fase: regime, idas ao dentista, procedimentos estéticos para o rosto, mais ginástica e alimentação balanceada para estar maravilhosa no grande dia. Nos sentimos melhores, mais saudáveis e aprendemos a manter a rotina assim depois de casadas.

Perguntei para algumas recém-casadas leitoras do blog o que elas aprenderam durante a fase dos preparativos e aplicam até hoje. Ainda esta semana compartilho com vocês!

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE