O que podemos aprender com o casamento do Harry + Meghan

Foi o casamento mais visto do ano, além de ter sido surpreendentemente apaixonante. E, com certeza, vale algumas reflexões!

O que podemos aprender com Princípe Harry?

Case, mesmo que a noiva tenha uma parte da família meio complicada, envolvida em venda de fotos para paparazzis. Afinal, a família do noivo também é meio complicada, né?! Quebre alguns protocolos para que reflita a sua história. Não queira ser diferente bem no dia do casamento! Então, que bom que não fez a barba, para ser exatamente como estamos acostumados a amá-lo.

O que podemos aprender com Meghan?

Algumas pessoas preocupadas com o vestido da noiva lançar tendência ou não. Mas, o significado deste casamento de Harry e Meghan é muito maior do que o vestido. Por aqui, em 10 anos de blog, sempre falei: ame cada uma de suas escolhas, porque o casamento deve refletir exatamente o estilo dos noivos.

E eis que a gente vê, em pleno casamento da realeza, cheio de protocolos e tradições, escolhas com significado que refletem esse casal moderno. Ela, minimalista, contemporânea, feminista, divorciada, californiana, atriz, descendente de uma afro-americana, entrando sozinha na capela para o casamento da realeza.

Imaginaríamos isso em nossas brincadeiras de princesa? Maravilhosa de vestido minimalista e maquiagem leve, além do bouquet com flores escolhidas pelo noivo em homenagem à mãe. Que mensagem linda que ela passa de “Ame suas escolhas”.

O que podemos aprender com a cerimônia?

Vocês repararam em cerimonialistas, fotógrafos e cinegrafistas? Não, em momento nenhum, certo? Sobre foto e vídeo, havíam muitas câmeras previamente instaladas. Acredito que ensaios devem ter sido feito para posicionar cada câmera à exaustão. Tudo capturado e transmitido para o mundo todo com estrutura de mega produção hollywoodiana. Então, não vou comentar porque não é o caso de reproduzir nos casamentos por aqui.

E o cerimonial? Claro que tinha uma equipe profissional com maestria conduzindo tudo, fundamental em qualquer casamento, ainda mais num casamento cheio de protocolos como esse. No caso de casamento da realeza, também é feito ensaio prévio! Todos sabiam exatamente aonde se posicionar.

Mas, sabe o que acho interessante observar e refletir? Aqui no Brasil muitas noivas gostam de ser “paparicas à perfeição”. O véu precisa estar perfeitamente estendido, alguém precisa limpar o suor, alguém precisa colocar as crianças no lugar delas etc. Não vejo isso nos casamentos da realeza, mesmo sendo realeza!

O véu estava naturalmente estendido, sem perfeição. A noiva saiu do carro, a cerimonialista levemente à arrumou, posicionou os pagens que iriam segurar o véu e saiu de cena. Eu gosto desta naturalidade. Eu gosto de pensar que o trabalho do cerimonial é de backstage, para conduzir a logística do evento. E não de mimar os noivos e estar como um sombra o tempo todo por perto.

Acho que vale essa reflexão!

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE